A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Ágil de Projetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Ágil de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Ágil de Projetos
scrum Gestão Ágil de Projetos

2 SCRUM É NÓIS! Engenharia de Software 2012.1 Frederico Roberto
Sanderson

3 SCRUM MOTIVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE 31% são cancelados
53% custam o dobro do estimado Apenas 16% são completados no prazo e custo estimados * dados do CHAOS report

4 SCRUM MOTIVAÇÃO Mas por que? Requisitos e especificações incompletas
Falta de envolvimento do usuário Requisitos e especificações incompletas Falta de suporte da direção Falta de Pessoas e Recursos

5 SCRUM MUDANÇA DE METOLOGIA

6 SCRUM HISTÓRICO Inicialmente, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo "The New Product Development Game" (O Novo Jogo de Desenvolvimento de Produtos), (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986).

7 SCRUM HISTÓRICO Eles notaram que projetos usando equipes pequenas e multidisciplinares (cross-functional) produziram os melhores resultados, e associaram estas equipes altamente eficazes à formação Scrum do Rugby (utilizada para reinício do jogo em certos casos).

8 SCRUM HISTÓRICO

9 SCRUM HISTÓRICO No Scrum do Rugby, apenas oito jogadores de cada time se formam frente a frente e encaixam suas cabeças formando um túnel. O jogador Scrum-half insere a bola no meio do túnel para que o hooker, que tem toda a responsabilidade do Scrum, a recue para o jogador número 8, e o Scrum termina quando a bola sai deste túnel.

10 SCRUM HISTÓRICO Jeff Sutherland, John Scumniotales e Jeff McKenna conceberam, documentaram e implementaram o Scrum, na empresa Easel Corporation em 1993, incorporando os estilos de gerenciamento observados por Takeuchi e Nonaka. Em 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo no desenvolvimento de softwares em todo o mundo.

11 SCRUM DEFINIÇÕES O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. O objetivo é entregar o máximo de valor de negócio possível no menor tempo

12 SCRUM CARACTERÍSTICAS
Scrum não descreve o que fazer em cada situação. Ele é usado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer. Apesar de Scrum ter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos/programas.

13 SCRUM CARACTERÍSTICAS
MITOS DO SCRUM É um processo que não possui documentação nenhuma; Os "caras" gerenciam projetos com um monte de post-its; É um processo que não possui gerente de projetos, logo, foi uma metodologia criada por programadores que tinham problemas com autoridade; Precisa de um time muito especialista pra funcionar direito; Não dá para estimar e metrificar, logo é impossível de vender; É feito para atender projetos pequenos e não complexos;

14 SCRUM BASE METODOLÓGICA
O processo não é avaliado enquanto está rodando.

15 SCRUM CICLO

16 SCRUM CICLO Os Artefatos...
Product Backlog é a lista que contém os requisitos do projeto. Impediment List é a lista com os impedimentos do Time, na qual o S.M deverá trabalhar. Sprint Backlog possui as atividades nas quais o Time vai atuar dentro de uma Sprint.

17 SCRUM CICLO Os Artefatos...
Product e Sprint Burndown são gráficos que mostram a tendência planejada para atendimento da Sprint / Product Backlog e como o time está evoluindo diariamente no caso da Sprint e a cada Sprint no caso do projeto.

18 SCRUM RESUMINDO

19 SCRUM ENTENDENDO...

20 SCRUM ENTENDENDO...

21 SCRUM ENTENDENDO...

22 SCRUM ENTENDENDO...

23 SCRUM ENTENDENDO...

24 SCRUM ENTENDENDO... Os Papeis no Scrum

25 SCRUM PAPÉIS

26 SCRUM PAPÉIS

27 SCRUM PAPÉIS

28 SCRUM COMO FUNCIONA? Definição do Backlog: todas as funcionalidades ou mudanças no produto são definidas pelo Product Owner no Product Backlog. Esta lista é priorizada para refletir a necessidade dos clientes ou demandas do mercado. Os itens do topo da lista são destacados para serem entregues no final do próximo Sprint.

29 SCRUM COMO FUNCIONA? Andamento do Sprint: durante o Sprint, os itens do Product Backlog que devem ser entregues são agora tratados no Sprint Backlog. As tarefas agora são responsabilidade da Equipe, que tem autonomia para decidir como elas devem ser executadas.

30 SCRUM COMO FUNCIONA? Reuniões Diárias: o Scrum Master se reune diariamente com a Equipe num mesmo horário, para que se reporte: O que foi feito ontem? O que se pretende fazer hoje? Quais são os impedimentos que estão atrapalhando a execução das tarefas?

31 SCRUM COMO FUNCIONA? Revisões: no final do Sprint a Equipe demonstra os resultados para o Product Owner e demais interessados, de forma que os itens do Backlog sejam considerados prontos e então possa se iniciar um novo Sprint.

32 SCRUM ESCALABILIDADE

33 SCRUM ESCALABILIDADE

34 SCRUM ESCALABILIDADE

35 SCRUM REFERÊNCIAS http://scrumalliance.org
em-2-minutos/


Carregar ppt "Gestão Ágil de Projetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google