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Métodos Ágeis de Desenvolvimento

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Apresentação em tema: "Métodos Ágeis de Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Ágeis de Desenvolvimento
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

2 Desenvolvimento de Software
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

3 Desenvolvimento de Software
Atender necessidades do cliente Prazo x Custo aceitáveis Crise do Software – desenvolvimento caótico Relatório de 1969 50 a 80% dos projetos não concluídos 90% dos concluídos com orçamento 150 a 400% superior ao previsto ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

4 Desenvolvimento de Software
Chaos Report (Standish Group) Fonte: Teles (2004) ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

5 Desenvolvimento de Software
Utilização das Funcionalidades Fonte: Teles (2004) ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

6 Desenvolvimento de Software
Crise continua atualmente Pressman: “...crise é uma contradição de termos. [...] O que temos é uma calamidade crônica.” ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

7 Metodologias Tradicionais
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

8 Metodologias Tradicionais
Clássicas ou em cascata Origem na década de 70 Engenharia do Software Criada por Royce, que argumentava “ser um risco e um convite para falhas” ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

9 Metodologias Tradicionais
Baseadas na engenharia Idéias originárias do pensamento industrial e técnicas de construção Ampla quantidade de documentação Burocráticas ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

10 Metodologias Tradicionais
Custo das mudanças aumenta com o tempo Fonte: Beck (2000) ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

11 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Metodologias Ágeis ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

12 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Metodologias Ágeis Leves Equilíbrio entre muito e nenhum processo Décadas de evolução das metodologias Criadas com o manifesto ágil Reunião com 17 especialistas em 2001 Métodos próprios de desenvolvimento Princípios comuns aos métodos de cada um Base filosófica para desenvolvimento ágil ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

13 Metodologias Ágeis Manifesto Ágil
“Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através deste trabalho, passamos a valorizar: Indivíduos e interações MAIS QUE processos e ferramentas; Software funcionando MAIS QUE documentação completa e detalhada; Colaboração com o cliente MAIS QUE negociação de contratos; Adaptação a mudanças MAIS QUE seguir o plano inicial. Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda” ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

14 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Metodologias Ágeis Características comuns Foco na comunicação Desenvolvimento interativo Testes Qualidade do código Objetivos Minimizar os riscos do desenvolvimento (mini-ciclos) Satisfazer o cliente com entregas periódicas Preparar a equipe para requisitos “mutantes” Incentivar a troca de informações ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

15 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Metodologias Ágeis Custo se mantém “constante” após determinado tempo Fonte: Beck (2000) ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

16 eXtreme Programming (XP) e Scrum
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17 eXtreme Programming (XP)
Destina-se a equipes pequenas e médias Ambientes onde requisitos mudam com frequência Criada por Kent Beck, em 1996, no projeto C3 da Chrysler Cliente deve receber o máximo de valor de cada dia de trabalho da equipe de desenvolvimento Baseada em valores e práticas ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

18 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Valores da XP Comunicação Deve ser feita face-a-face ou como for mais viável Entre os membros da equipe e entre a equipe e o cliente Prevenir mal entendidos Sanar dúvidas imediatamente Evitar que estas influenciem negativamente as decisões do projeto ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

19 Valores da XP - Comunicação
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

20 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Valores da XP Feedback Retorno que o cliente fornece à equipe Feita com base no uso que o cliente faz do software Evita trabalho com funcionalidades supérfluas Simplicidade Adotar solução simples para alcançar o objetivo Sem adivinhar as necessidades futuras ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

21 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Valores da XP Coragem Acreditar nas práticas e valores XP Evoluir o software com segurança e agilidade Simplificar os códigos complexos ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

22 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Práticas da XP Cliente Presente Cliente deve participar do desenvolvimento Feedback para direcionar a equipe ao que lhe agrega mais valor Jogo do Planejamento XP é dividido em ciclos: iterações e releases Cliente prioriza as funcionalidades em cartões (estórias) Estimativa do tempo de desenvolvimento Definição das estórias que farão parte da iteração ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

23 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Práticas da XP Reunião Diária Feita em pé com duração máxima de 15 minutos Troca de conhecimento: O que fiz ontem? O que farei hoje? Tenho impedimentos? Programação em Pares Técnica controversa Implementação feita em duplas Código mais simples e eficaz: um codifica e o outro revisa o código Menor número de erros ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

24 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Práticas da XP Desenvolvimento Guiado por Testes Testes guiam o desenvolvimento Desenvolver testes antes de codificar Validação do sistema e qualidade maior Refatoração Simplificar o código sem alterar funcionamento Facilitar entendimento e manutenção Testes evitam que à refatoração interrompa o funcionamento do software ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

25 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Práticas da XP Propriedade Coletiva Responsável “simbólico” pelos módulos Qualquer membro da equipe pode alterar o código sem pedir autorização Padrões de Codificação Equipe deve possuir um padrão a ser usado por todos Sistema homogêneo Manutenção do código facilitada ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

26 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Práticas da XP Design Simples Implementar o suficiente para suprir a necessidade (simplicidade) Apoiada por testes e refatorações Metáfora Facilitar a comunicação com o cliente Transmitir idéias complexas de forma simplificada ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

27 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Práticas da XP Ritmo Sustentável Trabalhar 8 horas por dia – evitar horas-extras Desenvolver software é um trabalho criativo Mente descansada para o dia seguinte Produção de código com qualidade e sem erros Integração Contínua Integração do código ao repositório várias vezes ao dia Não quebrar harmonia das partes prontas ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

28 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Práticas da XP Releases Curtos Entrega de um conjunto reduzido de funcionalidades Gerar fluxo contínuo de valor para o cliente Cliente não precisa esperar o software ser totalmente concluído para começar a usá-lo (feedback) ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

29 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Práticas da XP Fonte: adaptado de XProgramming.com ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

30 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Ambiente de Trabalho Aberto e público Todos os membros da equipe trabalhar próximos Escutar as perguntas dos colegas Escutar uma conversa “acidentalmente” que possa contribuir Mesas que permitam programação em par Quadro branco: comunicação e troca de idéias ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

31 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Ambiente de Trabalho Mural ou kanban: estórias não iniciadas, em andamento e finalizadas Visualização do andamento da iteração Fonte: adaptado de Kniberg (2009) ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

32 Quando a XP não deve ser utilizada
Empresa premia o funcionário individualmente Contratos de escopo fechado (prazo e escopo rígido) Clientes exigem extensa documentação Ambiente de trabalho que não facilite colaboração Equipes grandes e espalhadas geograficamente Falta de apoio da direção para uso da XP ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

33 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Scrum Baseado na XP Enfoque no gerenciamento de projeto Criado na década de 90 Por Jeff Sutherland e Ken Schwaber ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

34 ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Papéis no Scrum Product Owner: patrocinador do projeto Scrum Master: líder técnico Scrum Team: equipe de desenvolvimento ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

35 Práticas e Componentes do Scrum
Sprint: período de tempo de 2 a 4 semanas Dividido em: – Planejamento – Revisão – Execução – Retrospectiva ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

36 Práticas e Componentes do Scrum
Reunião de Planejamento (Sprint Planning Meeting) Reunião Diária (Scrum Daily Meeting) Reunião de Revisão (Sprint Review Meeting) Reunião de Retrospectiva (Sprint Retrospective) Product Backlog ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti

37 Práticas e Componentes do Scrum
Sprint Backlog Dividido em tarefas Acompanhamento feito com gráficos Burn-Up ou Burn- Down Chart ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti


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