A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Scrum Israel M. Santos Rafael Mendonça. Agenda O que é Scrum ? Papéis no Scrum Principais artefatos do Scrum Qual é o critério para decidir a estória.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Scrum Israel M. Santos Rafael Mendonça. Agenda O que é Scrum ? Papéis no Scrum Principais artefatos do Scrum Qual é o critério para decidir a estória."— Transcrição da apresentação:

1 Scrum Israel M. Santos Rafael Mendonça

2 Agenda O que é Scrum ? Papéis no Scrum Principais artefatos do Scrum Qual é o critério para decidir a estória que será incluída no Sprint ? Comparação Scrum Com Gerencia de projetos visto em aula

3 O que é Scrum ? Metodologias Ágeis vem ganhando um espaço mais do que merecido no meio da comunidade, e vem sendo adotado de forma acelerada por grandes empresas, como Microsoft, Xerox, IBM, etc..

4 SCRUM é uma metodologia (ou Framework de acordo com o criador Ken Schwaber) onde a espinha dorsal é que chamamos de Sprint.

5 Papeis no scrum

6 Product Owner O representante do cliente

7 Scrum Master O Scrum Master lidera o time de desenvolvimento

8 Scrum Team Scrum Team São os membros que formam o time de desenvolvedores, designers, consiste de 5 a 9 pessoas.

9 Release Planning O Release Planning descreve : –A quantidade e a duração dos Sprints –Quantas pessoas ou times deverão participar do projeto –O número de Releases –O valor a ser entregue em cada Release –A data de liberação do(s) Release(s)

10 Sprint É uma lista de objetivos ou requisitos bem definidos cujo time de desenvolvimento irá trabalhar focado em um período/ciclo de 2 a 4 semanas

11 Sprint

12 Sprint Planning Meeting Reunião onde Scrum Team e o Product Owner determinam quais funcionalidades e atividades serão realizadas no próximo Sprint.

13 Sprint Review O ScrumTeam e o SCRUM Master apresentam ao Product Owner os resultados alcançados durante o sprint.

14 O que foi bom durante o Sprint? O que pode ser melhorado? As Lições aprendidas Sprint Retrospective

15 Principais artefatos do Scrum

16 Backlog do Produto O product backlog é o coração do Scrum. É aqui que tudo começa. O product backlog é basicamente uma lista de requisitos, estórias, Coisas que o cliente deseja, descritas utilizando a terminologia do cliente.

17 Backlog do Produto

18 Estoria, Tarefa Story Point Estória é uma funcionalidade macro do Sistema Tarefas são partes que compõe as estoria e que devem ser implementadas pelo scrum team Um Story Point é a estimativa relativa do "tamanho" da atividade comparado com outra atividade no projeto.

19 Sprint Backlog Criado de acordo com os itens do product backlog levantado pelo Product Owner, ou seja, de acordo com os itens de maior prioridade é criado o Sprint Backlog que a equipe terá a responsabilidade de terminar até o próximo Sprint.

20 Sprint Backlog

21 Task Board

22 Burn down release/sprint

23 Burn down sprint

24 Burn down release

25 Daily Scrum é uma reunião com o Scrum Team cujo propósito é eliminar qualquer impedimento.

26 Daily Scrum Cada integrante deve responder a 3 perguntas: 1º O que você fez desde a ultima reunião? 2º O que você vai fazer entre esse e a próxima reunião ? 3º Tem algo impedindo você de efetuar a sua tarefa ?

27 Impediments Backlog Lista de problemas que estam atrasando ou atrapalhando as atividades do sprint É tarefa do scrum master resolver esses problemas

28 Qual é o critério para decidir a estória que será incluída no Sprint ?

29 Velocidade dos sprints Base da conversa Cálculo de Velocidade

30 Base da conversa Base da conversa, é ideal quando a equipe não possui histórico de sprints, ou seja, para equipes que nunca trabalharam com Scrum e não possuem dados estátiscos para realizar o calculo de velocidade.

31 Base da conversa A conversa gira em torno dos desenvolvedores, onde o Scrum Master pergunta para cada membro do time quanto tempo uma atividade do Backlog demora para ser desenvolvida (em horas), e com base nisso as horas necessárias para o projeto.

32 Velocidade dos sprints A maneira mais simples de estimar a velocidade é verificar o histórico do time. Qual foi a velocidade do time nos últimos Sprints ? Então assumir que a velocidade será a mesma para o último Sprint, mas isso só funciona se o time já tive feito alguns Sprints antes.

33 Velocidade dos sprints Outra maneira de calcular é através de cálculo de recurso. Por exemplo, vamos assumir que estamos planejando um Sprint de 3 semanas (15 dias) com um time de 4 pessoas.

34 Velocidade dos sprints Fórmula para velocidade estimada do Sprint: (Dias de Recurso Disponível) = membro da equipe * diasdisponiveis (Dias de Recurso Disponível) * (Fator Foco) = (Velocidade Estimada)

35 Velocidade dos sprints

36 Fluxo Scrum

37 Comparação Scrum Com PMBOK visto em aula

38 Planejamento de Projeto O Scrum atende uma boa parte dos requisitos planejamento de projeto PMBOK

39 Gerenciamento do Escopo do Projeto Estimar o Escopo do Projeto e produto –Product Backlog Definir o Ciclo de Vida do Projeto –Scrum tem clico de vida vem definidos como foi mostrado

40 Gerenciamento do tempo Determinar Estimativas de Esforço e Custo –Product Backlog não defini completamente Estabelecer o Orçamento e o Cronograma –Estimativas de esforço do Product Backlog e uma idéia da produtividade da equipe, estabelece-se um primeiro cronograma do projeto através da divisão em Sprints de trinta dias.

41 Gerenciamento da Qualidade do Projeto No SCRUM a qualidade dos resultados dos projetos é verificada pelo Product Owner (PO) ao final de cada Sprint, durante a Sprint Review, quando a equipe apresenta para o PO o que foi construído durante essa iteração.

42 Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto Os recursos humanos para o projeto são planejados considerando o perfil e o conhecimento necessários para executá-lo. O Scrum Master e o Product Owner são responsáveis por garantir os recursos e a continuação do projeto, através das reuniões ao início de cada iteração e da remoção de impedimentos levantados pelo time.

43 Gerenciamento de Risco Identificar os Riscos do Projeto –No Scrum não há identificação e monitoramento explícito e sistemático dos riscos do projeto, com categorias e planos de mitigação –No entanto, riscos são possíveis impedimentos, e, portanto, podem ser levantados durante a Daily Meeting, e anotados na impediments list, gerando um levantamento iterativo dos riscos.

44 Gerenciamento de Configurações Scrum não define Formalmente nenhum documento sobre como será foi o gerenciamento de configurações

45 Gerenciamento de Aquisições No scrum tudo que é necessario para a conclusão do projeto pode ser definido no Backlog do Produto

46 Gerenciamento de Custos Determinar Custo –Product Backlog não defini completamente Estabelecer o Orçamento –Coma as estimativas do escopo no Product Backlog não é possível ter um orçamento preciso nas vezes mas com um histórico de outro projetos esse orçamento começa a se tornar mais preciso

47 Planejar Comunicações No scrum não documento para definir a comunicações da por dois motivos: –As equipes são pequenas –O tipo de comunicação entre a equipe já é definido pelo scrum

48 Conclusão O scrum é uma metodologia de desenvolvimento rapida e organizada, onde os produtos já devem apresentar alguma funcionalidade já na primeira entrega Alem de que pro seu ciclo de rapido permite uma maior adptação as mudança de requisitos já que a cada sprint as estorias são reavaliadas

49 Perguntas??? Por favor vamos discutir perguntem muito

50 Referencia KNIBERG Henrik, scrum xp from the trenches SANTOS, Rildo F, SCRUM Experience abordagem-prtica.htmlhttp://netfeijao.blogspot.com/2008/02/scrum-uma- abordagem-prtica.html 11/scrum-tarefas/


Carregar ppt "Scrum Israel M. Santos Rafael Mendonça. Agenda O que é Scrum ? Papéis no Scrum Principais artefatos do Scrum Qual é o critério para decidir a estória."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google