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Visão Geral PRO.NET.

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Apresentação em tema: "Visão Geral PRO.NET."— Transcrição da apresentação:

1 Visão Geral PRO.NET

2 Por que uma nova metodologia?
Oferecer um diferencial de produtividade e qualidade às empresas que utilizam soluções de tecnologia de software Permitir que projetos de software para a plataforma .NET possuam Baixo custo Alta qualidade Agilidade Concretizar as boas práticas do MSF

3 Em que foi baseada? MSF Experiências da Qualiti Software Processes RUP
PMBOK XP Outras fontes...

4 Características principais
Guiada por casos de uso Orientada a riscos Desenvolvimento evolui a partir de uma prova de conceito Define marcos a serem atingidos no decorrer do projeto Estimula a integração contínua Baseia-se em um Modelo de Equipe e um Modelo de Processos

5 Modelo de Equipe Define como dividir o trabalho para desenvolver a solução. Estrutura pessoas e suas responsabilidades. Constituído por 6 papéis, sem hierarquia.

6 Princípios Estabelecer uma visão compartilhada do projeto
Focar no valor agregado ao negócio do cliente Permanecer ágil e esperar mudanças Incentivar comunicação aberta Compartilhar responsabilidade Dar a liberdade necessária e confiar nos membros da equipe ·         Estabelecer uma visão compartilhada do projeto: essa visão permite esclarecer os objetivos e trazem à luz conflitos e asserções erradas para que os mesmos possam ser resolvidos. Uma visão compartilhada é uma maneira de medir o sucesso do projeto. ·         Focar no valor agregado ao negócio do cliente: a equipe deve estar atenta ao que é realmente importante para o negócio do cliente. A tecnologia é utilizada como meio e não como foco. ·         Permanecer ágil e esperar mudanças: todos os membros da equipe devem estar cientes de que mudanças ocorrerão e modificarão seu trabalho. Deve ser estimulada a prática de revisões e sugestões no trabalho realizado por outros membros. ·         Incentivar comunicação aberta: a comunicação entre os integrantes deve ser estimulada e coordenada. Isso reduz os enganos provenientes da falta de informação. Se precisarem existir informações secretas, a equipe deve estar ciente que existe o sigilo e que ele contribui para o sucesso do projeto. ·         Compartilhar responsabilidade: cada membro da equipe é ciente das suas atribuições e divide a responsabilidade pelo sucesso do projeto. ·         Dar a liberdade necessária e confiar nos membros da equipe: isso significa entregar aos membros da equipe a autoridade e os recursos necessários para preencher as responsabilidades associadas com seus papeis.

7 Modelo de Equipe Comunicação
Objetivo: entregar a solução dentro das restrições do projeto. Objetivo: construir a solução seguindo sua especificação. Comunicação Gerente de Projeto Analista de Usuário Analista de Testes Gerente de Produto Desenvolvedor Gerente de Release Objetivo: garantir que defeitos da aplicação a ser entregue estão identificados e tratados. Objetivo: garantir a satisfação do cliente. Objetivo: garantir produtividade do usuário. Objetivo: garantir uma implantação de sucesso para a solução. Fonte: (30/08/2003)

8 Comunicação da equipe Fonte: (30/08/2003)

9 Utilizando o Modelo de Equipe
Pode ser dimensionado para grupos de qualquer tamanho. Grandes equipes -> pode ser quebrado em equipes multidisciplinares (ex.: equipe líder, equipe de GUI, equipe de impressão,...). Pequenas equipes -> cada pessoa pode assumir mais de um papel, mas existem restrições (papéis de interesses conflitantes não devem ser combinados)

10 Modelo de Processos Define como o trabalho para desenvolver a solução deve ser realizado. Usa modelo de ciclo de vida misto Projeto baseado em marcos, como no modelo em cascata Feedback e agilidade iterativa, do modelo espiral Waterfall model: This model uses milestones as transition and assessment points. In the waterfall model, each set of tasks must be completed before the next phase can begin. The waterfall works best for projects where it is feasible to clearly delineate a fixed set of unchanging project requirements at the start. Fixed transition points between phases facilitate schedule tracking and assignment of responsibilities and accountability. Spiral model: This model focuses on the continual need to refine the requirements and estimates for a project. The spiral model, shown in Figure 2, can be very effective when used for rapid application development on a very small project. This approach stimulates great synergy between the development team and the customer because the customer provides feedback and approval for all stages of the project. However, since the model does not incorporate clear checkpoints, the development process may become chaotic. Fonte: (30/08/2003)

11 Modelo de Processos Divido em 5 fases, casa uma com um propósito específico. Cada fase termina com um marco e pode conter marcos internos. O tempo para executar cada fase depende do projeto. Fonte: (30/08/2003)

12 Modelo de Processos Além do aspecto temporal já explicado (fases), também existe uma divisão atemporal do conhecimento (áreas de conhecimento ou disciplinas). requisitos Aspecto temporal Aspecto atemporal implementação testes implantação planejamento & gerenciamento ...

13 Relacionamento das disciplinas
Implantação Requisitos Planejamento & Gerenciamento Testes Riscos Ambiente & Gerência de Configuração Análise & Projeto Implementação disciplinas principais disciplinas de suporte

14 Modelo de Processos Fase Macro-atividade Disciplina

15 Macro-atividade Elaborar projeto conceitual
Expressa ordem de execução das atividades Expressa uso de uma atividade Papel

16 Atividade Levantar requisitos
Passo 1 Outros passos

17 Fase de Visão Definição dos objetivos do projeto
É estágio inicial para fase de Planejamento Marco final: aprovação do documento de Visão e Escopo Principais Artefatos: Documento de Visão e Escopo Lista de Riscos Glossário Fonte: (30/08/2003)

18 Fase de Planejamento Planejamento das atividades, especificação da solução e prova de conceito Marco final: aprovação do Plano de Projeto Principais artefatos: Plano de Projeto Documento de Especificação Funcional Cronograma Documento de Validação de Tecnologia Fonte: (30/08/2003)

19 Fase de Desenvolvimento
Desenvolvimento da aplicação, com a geração de releases internos Marco final: conclusão da implementação do escopo da aplicação Principais artefatos: Planos de Release Interno Código da aplicação (possivelmente com defeitos) Planilha de Testes Projeto de Testes Fonte: (30/08/2003)

20 Fase de Estabilização Testar e corrigir defeitos da aplicação e terminar outros artefatos da solução Marco final: aprovação para iniciar a implantação final Principais artefatos: Planos de Release Interno Código da aplicação sem defeitos em aberto Planilha de Testes Projeto de Testes Artefatos de Implantação (manuais, instaladores, etc.) Fonte: (30/08/2003)

21 Fase de Implantação Implantação final e atividades de finalização do projeto Marco final: implantação completa Principais artefatos: Relatório de Fechamento do Projeto Termo de Aceite Final Postmortem do projeto Fonte: (30/08/2003)

22 Outros artefatos Relatório de status Lições aprendidas Atas de Reunião
Solicitação de Mudança Registro de defeitos (Bugzilla) Fonte: (30/08/2003)

23 Outras “Visões” da PRO.NET
Visão de artefatos: permite visualizar Todos os artefatos gerados por todas as atividades Todos os artefatos de entrada Agrupamento de artefatos em “artefatos essenciais” e “artefatos adicionais” Artefatos necessários para provas de conceito Visão Geral: reúne documentos e demais informações relacionadas ao entendimento básico da PRO.NET. Seção “Guias”: permite visualizar todos os guias da PRO.NET, que orientam a execução de cada disciplina. Seção “Exemplos”: exibe estudos de caso de aplicação da PRO.NET, apresentando artefatos preenchidos (samples) para cada caso. Seção “Provas de Conceito”: reúne documentos e demais informações necessárias para a aplicação da PRO.NET em PoCs. Seção “Glossário”: apresenta definições para os termos utilizados pela PRO.NET.

24 O que a PRO.NET não trata? Processo de operação de uma solução depois da implantação. Gestão de pessoas: contratação, acompanhamento etc. Gestão de orçamentos: definição, alocação, etc. Gestão de contratos com fornecedores, clientes e empresas subcontratadas. Processo de instanciação da PRO.NET para a realidade de uma organização ou projeto.

25 Benefícios da PRO.NET Direcionamento específico para a plataforma .NET, oferecendo objetividade para projetos que a envolvem. Conhecimento bem-estruturado não apenas no aspecto temporal (por fases) como também em um aspecto atemporal (por disciplinas). Rico conjunto de elementos: macro-atividades, atividades, templates, samples, guias e orientações para a estruturação de equipes e processos, etc. Acesso intuitivo e centralizado através de um site HTML.


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