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Régis Simão e Ciro Coelho 1/45 SCRUM Scrum Introdução.

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Apresentação em tema: "Régis Simão e Ciro Coelho 1/45 SCRUM Scrum Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Régis Simão e Ciro Coelho 1/45 SCRUM Scrum Introdução

2 Régis Simão e Ciro Coelho 2/45 SCRUM Nós estamos perdendo a corrida de revezamento Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, The New New Product Development Game, Harvard Business Review, Janeiro A… abordagem corrida de revezamento para o desenvolvimento de produtos…pode conflitar com os objetivos de máximas velocidade e flexibilidade. Por outro lado, uma abordagem holística ou de rugby onde um time tenta vencer a distância como uma unidade, passando a bola para frente e para trás pode suprir melhor os requisitos atuais de competitividade.

3 Régis Simão e Ciro Coelho 3/45 SCRUM Scrum é um processo ágil que nos permite focar em entregar o maior valor de negócio no menos tempo possível. Ele nos permite inspecionar o produto funcionando de forma rápida e constante (a cada duas semanas ou um mês). O negócio determina as prioridades. Os times se auto gerenciam para determinar a melhor forma de entregar as funcionalidades mais prioritárias. A cada duas semanas ou um mês, todos podem ver um software que realmente funciona e decidir liberá-lo como está ou continuar a melhorá-lo por mais um sprint. Scrum em 100 palavras

4 Régis Simão e Ciro Coelho 4/45 SCRUM As origens do Scrum Jeff Sutherland Início do Scrum na Easel Corp em 1993 Mais de 500 pessoas utilizando Scrum Ken Schwaber Apresentou, em conjunto com Sutherland, Scrum na conferência OOPSLA 96 Autor de 3 livros sobre Scrum Mike Beedle Publicou padrões de Scrum na conferência PLOPD4 Ken Schwaber and Mike Cohn Fundaram a Scrum Alliance em 2002, inicialmente com parte da Agile Alliance

5 Régis Simão e Ciro Coelho 5/45 SCRUM Scrum tem sido utilizado por: Microsoft Yahoo Google Electronic Arts High Moon Studios Lockheed Martin Philips Siemens Nokia Capital One BBC Intuit Nielsen Media First American Real Estate BMC Software Ipswitch John Deere Lexis Nexis Sabre Salesforce.com Time Warner Turner Broadcasting Oce

6 Régis Simão e Ciro Coelho 6/45 SCRUM Scrum tem sido utilizado para: Softwares comerciais Desenvolvimentos internos Desenvolvimento sob contrato Projetos de preço fixo Aplicações financeiras Aplicações certificadas ISO 9001 Sistemas embarcados Sistemas 24x7 com disponibilidade de % Desenvolvimento de jogos Sistemas life-critical aprovados pela FDA Softwares de controle de satélites Websites Softwares para palms e celulares Aplicações de gerenciamento de rede Etc, etc, etc.

7 Régis Simão e Ciro Coelho 7/45 SCRUM Características Times auto-gerenciáveis O progresso do produto acontece em uma série de sprints de um mês de duração Requisitos são capturados com itens de uma lista chamada product backlog Nenhuma prática de engenharia específica é prescrita Utiliza regras genéricas para criar um ambiente ágil para o desenvolvimento de projetos Um dos processos ágeis

8 Régis Simão e Ciro Coelho 8/45 SCRUM Nível de ruído do projeto Simples Complexo Anarquia Complicado Tecnologia Requisitos Instáveis Estáveis Bem conhecida Pouco conhecida Fonte: Strategic Management and Organizational Dynamics por Ralph Stacey em Agile Software Development with Scrum por Ken Schwaber e Mike Beedle.

9 Régis Simão e Ciro Coelho 9/45 SCRUM Scrum CancelarEmpacotar Devolver Sprint 2-4 semanas Devolver Sprint goal Sprint backlog Incremento do produto com potencial para implantação Product backlog CuponsEmpacotarCupons Cancelar 24 horas

10 Régis Simão e Ciro Coelho 10/45 SCRUM Putting it all together Imagem disponível

11 Régis Simão e Ciro Coelho 11/45 SCRUM Sprints Projetos Scrum projects progridem em uma sucessão de sprints Análogo às iterações de Extreme Programming Duração típica de 2 a 4 semanas ou 1 mês Uma duração constante proporciona um melhor ritmo O produto é projetado, codificado e testado durante o sprint

12 Régis Simão e Ciro Coelho 12/45 SCRUM Desenvolvimento sequencial vs. paralelo Fonte: The New New Product Development Game por Takeuchi e Nonaka. Harvard Business Review, Janeiro Ao invés de fazer uma coisa de cada vez......equipes Scrum fazem um pouco de cada coisa todo tempo RequisitosProjetoCodificaçãoTeste

13 Régis Simão e Ciro Coelho 13/45 SCRUM Nenhuma mudança é permitida durante o sprint A duração dos sprints é planejada de acordo com o tempo em que é possível se comprometer a manter as mudanças fora do sprint Mudança

14 Régis Simão e Ciro Coelho 14/45 SCRUM Scrum framework Product owner ScrumMaster Time Papéis Sprint planning Sprint review Sprint retrospective Daily scrum meeting Burocracias Product backlog Sprint backlog Gráfico de Burndown Artefatos

15 Régis Simão e Ciro Coelho 15/45 SCRUM Scrum framework Sprint planning Sprint review Sprint retrospective Daily scrum meeting Burocracias Product backlog Sprint backlog Gráfico de Burndown Artefatos Product owner ScrumMaster Time Papéis

16 Régis Simão e Ciro Coelho 16/45 SCRUM Papéis: Pigs x Chickens

17 Régis Simão e Ciro Coelho 17/45 SCRUM Product owner Define as funcionalidades do produto Decide a data e o conteúdo da entrega É responsável pelo retorno do investimento (ROI) Prioriza funcionalidades de acordo com o valor de negócio Tira dúvidas da equipe durante os Sprints Ajusta funcionalidades e prioridades a cada iteração, quando necessário Aceita ou rejeita os resultados do trabalho

18 Régis Simão e Ciro Coelho 18/45 SCRUM ScrumMaster Cuida da gestão do projeto Responsável por garantir o uso dos princípios e práticas do Scrum Remove impedimentos Garante a produtividade do time Garante a cooperação entre todos os papéis e funções Protege o time de interferências externas

19 Régis Simão e Ciro Coelho 19/45 SCRUM Time Tipicamente de 5 a 9 pessoas Multi-disciplinar: Programadores, testadores, designers, etc. M embros devem ter dedicação full-time Pode haver exceçõe (ex: DBA) Times são auto-gerenciáveis Idealmente sem hierarquias, mas nem sempre é possível Membros só podem mudar entre sprints

20 Régis Simão e Ciro Coelho 20/45 SCRUM Product owner ScrumMaster Time Papéis Scrum framework Product backlog Sprint backlog Gráfico de Burndown Artefatos Sprint planning Sprint review Sprint retrospective Daily scrum meeting Burocracias

21 Régis Simão e Ciro Coelho 21/45 SCRUM Sprint planning meeting Priorização Analisar e avaliar o product backlog Escolher o objetivo do sprint Planejamento Decidir como alcançar o objetivo do sprint (design) Criar o sprint backlog (tarefas) a partir dos itens do product backlog (funcionalidades) Estimar o sprint backlog em horas Objetivo do Sprint Sprint backlog Sprint backlog Condições de negócio Capacidad e do time Product backlog Tecnologia Produto atual

22 Régis Simão e Ciro Coelho 22/45 SCRUM Planejamento do Sprint O time seleciona os itens do Product Backlog que eles podem se comprometer a completar no tempo do Sprint O Sprint Backlog é criado Tarefas são identificadas e cada uma delas é estimada (1-16 horas) Feito de forma colaborativa e não apenas pelo ScrumMaster Projeto de alto-nível é considerado Como turista, eu quero ver fotos dos hotéis. Codificar a camada do meio (8 horas) Codificar a interface com o usuário (4) Escrever classes de teste (4) Codificar a classe X (6) Atualizar testes de performance (4)

23 Régis Simão e Ciro Coelho 23/45 SCRUM Daily Scrum Meeting Parâmetros Diária 15 minutos Em pé (Stand-up Meeting) Não objetiva a resolução de problemas Todo mundo é convidado Apenas os membros do Time, o ScrumMaster e o Product Owner podem falar Ajuda a evitar reuniões desnecessárias

24 Régis Simão e Ciro Coelho 24/45 SCRUM Cada pessoa responde três perguntas Não é comunicação de status para o ScrumMaster É um compromisso assumido perante a equipe O que você fez ontem? 1 1 O que você vai fazer hoje? 2 2 Algo está te impedindo? 3 3

25 Régis Simão e Ciro Coelho 25/45 SCRUM Sprint Review O Time apresenta o que foi realizado ao longo do Sprint Normalmente na forma de uma demonstração das novas funcionalidades e da arquitetura relacionada Informal Regra das 2 horas de preparação Sem slides Todos participam Convide o mundo todo

26 Régis Simão e Ciro Coelho 26/45 SCRUM Sprint retrospective Verificar periodicamente o que está e o que não está funcionando Normalmente de 15 a 30 minutos Realizado após cada sprint Todo a equipe participa ScrumMaster Product owner Time Possivelmente clientes e outras pessoas

27 Régis Simão e Ciro Coelho 27/45 SCRUM Começar / Parar / Continuar Todo o time lista e discute o que eles gostariam de: Começar a fazer Parar de fazer Continuar fazendo Esta é apenas uma das muitas formas de fazer uma Sprint Retrospective.

28 Régis Simão e Ciro Coelho 28/45 SCRUM Product owner ScrumMaster Time Papéis Scrum framework Sprint planning Sprint review Sprint retrospective Daily scrum meeting Burocracias Product backlog Sprint backlog Gráfico de Burndown Artefatos

29 Régis Simão e Ciro Coelho 29/45 SCRUM Product backlog Os requisitos Uma lista de todo trabalho desejado no projeto Idealmente expressado de forma que os itens tenham valor para os usuários e clientes do produto Priorizado pelo Product Owner Repriorizado no início de cada sprint Estimado pela equipe com base em pontos (Story Points) Esse é o Product Backlog

30 Régis Simão e Ciro Coelho 30/45 SCRUM Exemplo de Product Backlog Item de BacklogEstimativa Permitir a um hóspede fazer uma reserva.3 Como hóspede, eu quero cancelar uma reserva.5 Como hóspede, eu quero mudar as datas de uma reserva.3 Como funcionário do hotel, eu quero gerar relatórios de bônus por quartos vagos 8 Melhorar tratamento de exceções8...30

31 Régis Simão e Ciro Coelho 31/45 SCRUM Estimando itens do Product backlog – Planning Poker Estimativa pela equipe – Com Planning Poker ScrumMaster: Qual o tamanho desta funcionalidade?

32 Régis Simão e Ciro Coelho 32/45 SCRUM O Objetivo do Sprint Uma frase curta que determina o foco do trabalho durante o Sprint Aplicação de BD Serviços financeiros Ciências naturais Dar suporte a funcionalidades necessárias para estudos genéticos da população. Dar suporte ao indicador ABC da empresa com dados em tempo real. Fazer a aplicação rodar também em SQL Server, além de Oracle.

33 Régis Simão e Ciro Coelho 33/45 SCRUM Gerenciando o Sprint Backlog Os membros do Time se voluntariam para o trabalho escolhido por eles mesmos O trabalho nunca é atribuído O trabalho restante estimado é atualizado diariamente Qualquer membro do time pode adicionar, remover ou alterar itens do Sprint Backlog O trabalho para o Sprint surge naturalmente Se o trabalho a fazer não está claro, defina um item no Sprint Backlog com um tempo maior e quebre-o em vários itens mais tarde Atualize o trabalho restante à medida Update work remaining as more becomes known

34 Régis Simão e Ciro Coelho 34/45 SCRUM Exemplo de Sprint Backlog Tarefas Codificar GUI Codificar camada central Testar camada central Escrever help online Escrever classe X Seg Ter Qua Qui Sex 8 8 Adicionar log de erro

35 Régis Simão e Ciro Coelho 35/45 SCRUM Gráfico de Burndown de um Sprint Hours

36 Régis Simão e Ciro Coelho 36/45 SCRUM Horas SegTerQuaQuiSex Tarefas Codificar GUI Codificar camada central Testar camada central Escrever help online Seg Ter Qua Qui Sex

37 Régis Simão e Ciro Coelho 37/45 SCRUM Escalabilidade Cada time, individualmente, tem 7 ± 2 pessoas A escalabilidade é realizada com times de times Fatores que definem a necessidade de escalar Tipo de aplicação Tamanho do time Dispersão geográfica do time Duração do projeto Scrum já foi utilizado em projetos com mais de 500 pessoas

38 Régis Simão e Ciro Coelho 38/45 SCRUM Escalando através de Scrum de scrums

39 Régis Simão e Ciro Coelho 39/45 SCRUM Scrum de scrums de scrums

40 Régis Simão e Ciro Coelho 40/45 SCRUM Exercício Projeto: Webmail Objetivo: Construir um webmail corporativo parecido com o GMail 1 pessoa atua como Product Owner 1 pessoa atua como ScrumMaster 1.Definir lista priorizada de funcionalidades (Product Backlog) 2.Estimar itens do Product Backlog utilizando o Planning Poker 3.Determinar o objetivo do Sprint 1 e escolher itens que entrarão no Sprint Backlog do Sprint 1 (assumindo produtividade de 20 Story Points por Sprint e Sprint de 2 semanas) 4.Criar lista de tarefas para Sprint, estimá-las e distribuir entre o Time 5.Inventar o status das tarefas no final de cada dia e criar o Gráfico de Burndown do Sprint 1

41 Régis Simão e Ciro Coelho 41/45 SCRUM Onde encontrar mais sobre Scrum Agile and Iterative Development: A Managers Guide por Craig Larman Agile Estimating and Planning por Mike Cohn Agile Project Management with Scrum por Ken Schwaber Agile Retrospectives por Esther Derby e Diana Larsen Agile Software Development Ecosystems or Jim Highsmith Agile Software Development with Scrum por Ken Schwaber e Mike Beedle Scrum and The Enterprise por Ken Schwaber User Stories Applied for Agile Software Development por Mike Cohn

42 Régis Simão e Ciro Coelho 42/45 SCRUM Nota de Copyright Apresentação parcialmente baseada em: Presentation by: Mike Cohn m (720) (office) Presentation by: Mike Cohn m (720) (office)


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