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Prof. Ms.Gustavo Gonzalez

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Apresentação em tema: "Prof. Ms.Gustavo Gonzalez"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ms.Gustavo Gonzalez www.ecliente.com.br www.gustavo.pro.br @ecliente gustavo@ecliente.com.br

2 Objetivo Entender como a Internet e as Redes Sociais podem influenciar a base de conhecimento das empresas. Como os sistemas de Informações podem mudar os rumos de uma empresa e torna-lá competitiva. Como os sistemas de Informações podem mudar as relações das empresas com os clientes.

3 Internet Centenas de redes de redes sociais... Centenas de sites de comércio eletrônico... Milhões de usuários... Bilhões de dados trafegando... Não vamos falar de números exatos, mas podemos afirmar que... E não podemos ser indiferentes para esta nova realidade.

4 Internet: Redes sociais As redes sociais não são novidades nas empresas. Ao participar de um congresso, feira, jornal da área, ou qualquer outro tipo de agrupamento específico, você está em uma rede social. E o momento do café na empresa ?

5 A convergência das redes sociais para a internet potencializou a disseminação das informações e segmentação do público alvo. É mais fácil ir para mais longe. É mais fácil achar quem você quer. Internet: Redes sociais

6 As redes deram aos clientes condições de tornar público o seu ponto de vista e exigir o atendimento esperado Valor Econômico 21/set/2010 Com as redes sociais na internet os clientes ganharam VOZ, e as empresas ganharam muitos OUVIDOS

7 Caso: Spoleto

8 A quantidade de informações geradas pelas redes sociais e dispositivos móveis é incalculável. Internet: Dados

9 90% do conteúdo no mundo hoje foi gerado nos últimos 2 anos e 80% é não-estruturado Internet: Dados Fonte: Rodrigo Kede IBM Brasil | Martha Gabriel

10 Você saber porque o Google comprou o Youtube ? Você sabe porque o Facebook comprou o Instagram e Whatsapp ? Internet Fonte: Rodrigo Kede IBM Brasil | Martha Gabriel

11 Inversão do vetor de Mkt Mídias e propagandas tradicionais -> Empresas buscavam os consumidores Mídias digitais interativas -> São os consumidores que buscam as empresas e marcas

12 Inversão do vetor de Mkt Nesse caminho, passamos por 3 etapas Massa: Generalidade Segmentação: Especificidade Digitalização: Sincronicidade Não basta segmentar, pois as pessoas NÃO SÃO, as pessoas ESTÃO

13 As redes sociais digitais são uma realidade ! As empresas precisam entender isso:

14 Será que todos sabem do poder das redes sociais ?

15 Revolução digital na sua empresa significa ter um site ? Como a empresa trata as redes sociais junto a seus funcionários ? Existe uma política sobre o uso da tecnologia na empresa ? Seu cliente vai comprar pela internet ? Internet

16 Quanto tempo sua empresa demora para responder um eMail ? Você conhece os hábitos do seu cliente ? Você sabe o que seu cliente procura no site ? Você sabe do que seu cliente gosta ? Internet

17 Situações sem controle

18 Mas pode existir uma saída de mestre !

19 Personagens envolvidos Uma empresa aérea Um músico Um violão quebrado Uma rede social para publicação de videos Alguns milhões de usuários compartilhando da mesma informação.

20 Personagens envolvidos Dois times de futebol. Um patrocinador (locaweb) Um diretor comercial, torcedor fanático. Uma conta de twitter pessoal mal utilizada.

21 Qual a diferença entre a chamada Web 1.0, 2.0 e agora 3.0 ? Web 1.0 Bastante conteúdo. Pouca interação. Comunicação unilateral. Conteúdo texto e multimídia. O usuário era apenas espectador.

22 Web 2.0 Muito conteúdo. Total interatividade. Comunicação multidimensional. Conteúdo texto e multimídia. O usuário faz parte da rede. Os usuários dão vida a rede. Qual a diferença entre a chamada Web 1.0, 2.0 e agora 3.0 ?

23 Web 3.0 Semântica Inteligência nas buscas Significado dos dados Qual a diferença entre a chamada Web 1.0, 2.0 e agora 3.0 ?

24 Web 2.0

25 Quantas vezes você já comprou pela internet ? Você considera que a compra pela internet é segura ? Estas são perguntas muito comuns, mas suas respostas podem variar da água para o vinho. Existem pessoas que não confiam nas compras pela internet, seja pela segurança ou pela escolha do produto. Elas precisam tocar o produto ou então conversar com o vendedor para só assim concluir uma compra. Sinceramente, pelos números que temos visto atualmente do comércio eletrônico, esta é uma realidade que vem mudando gradativamente e com uma tendência de crescimento assustadora..

26 Você acredita que a compra em uma loja convencional é seguro e confortável ? Lembre-se que para ir a uma loja você tem que andar na rua se sujeitando a ser assaltado ou então a inconvenientes como estacionamento, lotação, filas, entre outros desconfortos da sociedade moderna..

27 Por este e por outros motivos é que o comércio virtual ganha força. Todo o trabalho de gestão envolvido em uma loja virtual se assemelha a uma loja fisica, desde sua concepção, marketing, vendas e relacionamento com o cliente. Ocorre que a internet facilita e agiliza estas interações, quebrando barreiras físicas, geográficas e temporais, com isso a loja virtual ganha espaço para ser vista por todos e a qualquer hora..

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29 Gasto em anúncio na web deve crescer menos (link)link

30 Quem é seu público alvo ? NICHOS DE MERCADO Um outro fator importante que diferencia e muito uma loja virtual da loja física é a questão do seu público alvo. Com as redes sociais, segmentar seu público ficou mais fácil. Quando uma loja física faz um anúncio em um jornal, mídia impressa, ela está divulgando a sua imagem para centenas de pessoas, de todos os tipos, diferentes idades, classes sociais e com interesses variados. Com as redes sociais e com outras ferramentas digitais, é possível segmentar seu público, atingindo apenas aqueles que realmente teriam interesse em seu produto. Isto pode ser feito através também de blogs ou portais, de áreas específicas

31 Novas mídias

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34 Quem é seu público alvo ?

35 O Jornal MORREU ? Faça uma análise sobre esta questão !

36 Como divulgar na internet ? O Google fatura alguns milhões com anúncios. É como um leilão online de classificados.

37 Como divulgar na internet ? O Facebook segue o mesmo caminho, mas tem o foco no perfil do usuário.

38 Algumas dicas: Cuidado com o rastro digital. Tenha estratégias bem definidas sobre o uso das redes. Fale apenas o que você falaria em uma mídia convencional. Não misture pessoal com empresarial. Não faça comentários sobre clientes. Crie a cultura de redes sociais entre os funcionários.

39 Análise de acessos

40 O Google Alert é uma excelente ferramenta para monitorar o que “falam” sobre algo.

41 Algumas situações atuais ! Case 1: Vender peixes pela internet Como enviar um peixe pelo correio ? http://www.rsdiscus.com.br/

42 Algumas situações atuais ! Case 2: Silk Screen pela Internet ! Ex-morador de rua, empresário lucra com camisetas customizadas. Cliente cria o próprio modelo e recebe a camiseta em casa. Personalização também garante espaço de franquia de bijuterias.

43 Algumas situações atuais ! Case 3: Camisetas personalizadas Se sua estampa for adorada pelo público e acabar aprovada para produção você receberá: R$ 800 em dinheiro R$ 500 em produtos Camiseteria (pode ser trocado por R$ 200 em dinheiro) R$ 500 em dinheiro por cada reedição da sua estampa

44 Algumas situações atuais ! Case 4: Calçados pela Net ! Com mais de 3,6 milhões de visitantes únicos em novembro e 25 000 produtos à venda, a Dafiti já é a maior varejista online de moda e acessórios do país. “Tivemos de rever todos os nossos planos de investimento”, diz Horeyseck.moda Fonte: revista EXAME 24/12/2011

45 Algumas situações atuais ! Case 5: Compras coletivas ! O boom das compras coletivas já passou ? Pelo menos da mesma forma como surgiram centenas de sites destes, outras centenas já fecharam e só os grandes deste “cardume” ficaram.

46 Como divulgar minha empresa ? Busca orgânica do Google Blogs Parcerias relacionadas FanPage Facebook Twitter Busca orgânica do Google Blogs Parcerias relacionadas FanPage Facebook Twitter Google Adwords Facebook Banners em Sites Links Patrocinados eMail Marketing Matéria paga Jornal Revista Promoções para curtir Promoções para twittar FanPage Facebook Google Adwords Facebook Banners em Sites Links Patrocinados eMail Marketing Matéria paga Jornal Revista Promoções para curtir Promoções para twittar FanPage Facebook Grátis Pago Aqui você tem que ser relavante ! Aqui você tem que ter dindin $$

47 Quais os passos para montar uma loja virtual ? Registro.br Contratar um provedor de hospedagem Escolher o software para gestão da loja Definir todas as políticas da empresa Escolher a forma de pagamento Definir os meios de interação com o cliente Planejar os meios de divulgação da loja e parcerias Suar a camisa ! Vale lembrar que mesmo se tratando de uma loja virtual, todas as etapas de uma empresa física deverão ser respeitados, desde suas questões legais, distribuição de produtos, emissão de nota fiscal, devolução, entre outros.

48 Comercial da TIM


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