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Minas Comunica PERSPECTIVAS SOCIOECONÔMICAS DO ESTADO 22 DE SETEMBRO DE 2006.

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Apresentação em tema: "Minas Comunica PERSPECTIVAS SOCIOECONÔMICAS DO ESTADO 22 DE SETEMBRO DE 2006."— Transcrição da apresentação:

1 Minas Comunica PERSPECTIVAS SOCIOECONÔMICAS DO ESTADO 22 DE SETEMBRO DE 2006

2 Construção da Visão de Longo Prazo Análise de Cenários Definição dos Princípios e Estratégias de Desenvolvimento Situação Atual Estratégias de Desenvolvimento Projetos Estruturadores | Desenvolvimento Regional | Futuro Desejado

3 VISÃO "Tornar Minas o melhor estado para viver e investir" MISSÃO Melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) VISÃO E MISSÃO Estratégias de Desenvolvimento

4 MINAS VEM RECUPERANDO ESPAÇO NA ECONOMIA BRASILEIRA ANOS PIB MG R$ milhão PIB BRASIL R$ milhão PARTICIPAÇÃO MG / BR - % PIB/capita R$ 2003 144.545 1.556.181 9,29 7.708 2004 * 166.510 1.766.620 9,43 8.767 2005 * 191.100 1.937.598 9,86 9.934 Fonte: IBGE e JP/CEI* Dados preliminares Estratégias de Desenvolvimento

5 44,97 12,69 3,60 11,91 1,72 3,92 4,35 1,98 7,3 7,56 DISTRIBUIÇÃO DO PIB MINEIRO POR REGIÃO BASE 2003 (em %) Desenvolvimento Econômico e Social

6 Minas Gerais tem uma população de 19,2 milhões de habitantes e uma área de 585 mil quilômetros quadrados, compreendendo 853 municípios. É a terceira economia do Brasil. Segundo parque industrial do País. O PIB mineiro em 2005 foi de R$ 191,1 bilhões. Desenvolvimento Econômico e Social NÚMEROS DE MINAS

7 IDH 1º - Distrito Federal – 0,844 2º - Santa Catarina – 0,822 3º - São Paulo – 0,820 4º - Rio Grande do Sul – 0,814 5º - Rio de Janeiro – 0,807 6º - Paraná – 0,787 7º - Mato Grosso do Sul – 0,778 8º - Goiás – 0,776 9º - Mato Grosso – 0,773 10º - Minas Gerais – 0,773 Brasil: 0,757 Desenvolvimento Econômico e Social

8 IDH POR REGIÃO IDH de Minas Gerais: 0,773 0,798 0,816 0,793 0,787 0,760 0,697 0,788 0,665 0,739 0,764 Desenvolvimento Econômico e Social

9 IDH POR REGIÃO IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 0,760 Renda: Educação: Longevidade: 0,681 0,833 0,766 Noroeste Desenvolvimento Econômico e Social

10 IDH POR REGIÃO 0,697 Renda: Educação: Longevidade: 0,590 0,774 0,728 Norte IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 Desenvolvimento Econômico e Social

11 IDH POR REGIÃO 0,665 Renda: Educação: Longevidade: 0,579 0,726 0,691 Jequitinhonha / Mucuri IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 Desenvolvimento Econômico e Social

12 IDH POR REGIÃO 0,739 Renda: Educação: Longevidade: 0,667 0,812 0,740 Rio Doce IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 Desenvolvimento Econômico e Social

13 IDH POR REGIÃO Renda: Educação: Longevidade: 0,698 0,836 0,759 Zona da Mata 0,764 IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 Desenvolvimento Econômico e Social

14 IDH POR REGIÃO Renda: Educação: Longevidade: 0,746 0,891 0,759 Central 0,798 IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 Desenvolvimento Econômico e Social

15 IDH POR REGIÃO Renda: Educação: Longevidade: 0,719 0,845 0,797 Sul 0,787 IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 Desenvolvimento Econômico e Social

16 IDH POR REGIÃO Renda: Educação: Longevidade: 0,707 0,853 0,803 Centro Oeste 0,788 IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 Desenvolvimento Econômico e Social

17 IDH POR REGIÃO 0,793 Renda: Educação: Longevidade: 0,721 0,858 0,799 Alto Paranaíba IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 Desenvolvimento Econômico e Social

18 IDH POR REGIÃO Renda: Educação: Longevidade: 0,749 0,892 0,807 Triângulo 0,816 IDH de Minas Gerais: 0,773 Renda: 0,711 Educação: 0,850 Longevidade: 0,759 Desenvolvimento Econômico e Social

19 INVESTIMENTOS PRIVADOS – TOTAL R$ 71,47 BILHÕES 51,33% 14,36% 3,95% 2,91% 1,31% 0,13% 13,69% 7,73% Resultados Alcançados 3,34% 1,24%

20 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias.

21 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,697 IDH

22 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,665 IDH

23 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,739 IDH

24 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,764 IDH

25 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,798 IDH

26 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,787 IDH

27 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,788 IDH

28 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,816 IDH

29 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,793 IDH

30 Projetos Estruturadores PROACESSO O objetivo deste projeto é melhorar o acesso dos habitantes de 224 pequenas cidades aos mercados e serviços sociais básicos, por meio de obras de pavimentação de rodovias. 0,760 IDH

31 200520062003 88,88% 80,46% 75,61% 91,64% 84% 91,78% 86,34% O Estado atingirá 100% de eletrificação urbana e rural na área da CEMIG, e o Governo está apoiando financeiramente a universalização fora da área da CEMIG. 95,15% 80,53% 94,36% 92,61% 85,66% 97,47% 90,60% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% Fonte: CEMIG Projetos Estruturadores 100% DE ELETRIFICAÇÃO RURAL

32 2000 2005 Fonte: IMRS - SES Em 2000, 517 municípios mineiros contavam com atendimento médico domiciliar. Em 2005, este número foi elevado para 771. Projetos Estruturadores SAÚDE

33 100% Telefonia Celular Análise Guereiro Teleconsult Municípios com cobertura: 438 Municípios sem cobertura: 415 População total dos municípios a atender: 2,5 Mi INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO

34 100% Telefonia Celular Total de municípios: 135 Municípios atendidos: 80 Municípios não-atendidos: 55 Acessos: 4,65 milhões ÁREA 31 INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO Municípios com cobertura Municípios sem cobertura

35 100% Telefonia Celular Total de municípios: 122 Municípios atendidos: 50 Municípios não-atendidos: 72 Acessos: 0,89 milhões ÁREA 32 INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO Municípios com cobertura Municípios sem cobertura

36 100% Telefonia Celular Total de municípios: 179 Municípios atendidos: 44 Municípios não-atendidos: 135 Acessos: 0,52 milhões ÁREA 33 INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO Municípios com cobertura Municípios sem cobertura

37 100% Telefonia Celular Total de municípios: 70 Municípios atendidos: 69 Municípios não-atendidos: 01 Acessos: 1,29 milhões ÁREA 34 INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO Municípios com cobertura Municípios sem cobertura

38 100% Telefonia Celular Total de municípios: 159 Municípios atendidos: 108 Municípios não-atendidos: 51 Acessos: 1,28 milhões ÁREA 35 INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO Municípios com cobertura Municípios sem cobertura

39 100% Telefonia Celular Total de municípios: 61 Municípios atendidos: 41 Municípios não-atendidos: 20 Acessos: 0,72 milhões ÁREA 37 INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO Municípios com cobertura Municípios sem cobertura

40 100% Telefonia Celular Total de municípios: 127 Municípios atendidos: 46 Municípios não-atendidos: 81 Acessos: 0,71 milhões ÁREA 38 INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO Municípios com cobertura Municípios sem cobertura

41 100% Telefonia Celular INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO Municípios atendidos Estado 1º 100%DF e RJ 3º 99,22%SP 4º 94,87%ES 5º 88,46%MS 6º 73,39%RS 7º 63,64%PA 8º 62,80%SC 9º62,41%MT 10º61,54%RO Municípios atendidos Estado 11º61,33%SE 12º60,65%PR 13º60,16%GO 14º59,80%AL 15º59,09%AC 57,96%BRASIL 16º55,68%PE 17º53,80%CE 18º50,29%MG

42 100% Telefonia Celular Fonte: Anatel Municípios atendidos (jul / 2006) Total de acessos (jul / 2006 em milhões) * INFRA-ESTRUTURA E FATOR DE DESENVOLVIMENTO

43 TRIÂNGULO Indústrias instaladas Açúcar, álcool, grãos, fertilizantes, madeira, comércio e produtos químicos Potencialidades Frutas, vegetais, café, mobiliários, agronegócios, alimentos, turismo, química fina, serviços high-tech e eletrodomésticos POTENCIALIDADES Atração de investimentos

44 CENTRO-OESTE Indústrias instaladas Cerâmica, bebidas, lojas de esporte, minerais não-metálicos, têxtil, ferro-gusa Potencialidades Frutas, vegetais e café processados, mobiliários, agronegócios, químicas, turismo, serviços high-tech POTENCIALIDADES Atração de investimentos

45 CENTRAL Indústrias instaladas Mineração e metalurgia, automóveis, produtos alimentares, turismo, bebidas, calçados, têxtil, refinarias Potencialidades Biotecnologia, eletroeletrônicos, perfumaria, plásticos, agroindústria, velas e sabonetes, serviços high-tech POTENCIALIDADES Atração de investimentos

46 SUL Indústrias instaladas Mineração e metalurgia, café, agroindústria, eletroeletrônicos, bebidas, têxtil, turismo Potencialidades Café processado, embalagens, produtos farmacêuticos e alimentícios, vestuário, turismo POTENCIALIDADES Atração de investimentos

47 ZONA DA MATA Indústrias instaladas Produtos alimentares (suco de frutas, café, etc), móveis, mineração e metalurgia, têxtil, papéis Potencialidades Automóveis, autopeças, vestuário, eletroeletrônicos, agroindústria, turismo, vidros, metalurgia, alimentos industriais POTENCIALIDADES Atração de investimentos

48 JEQUITINHONHA / MUCURI Indústrias instaladas Agricultura, rochas ornamentais, pedras preciosas Potencialidades Agroindústria, gemas para exportação, ind. de madeira POTENCIALIDADES Atração de investimentos

49 RIO DOCE Indústrias instaladas Agricultura, siderurgia, celulose, produtos alimentares Potencialidades Refeições industriais, papéis POTENCIALIDADES Atração de investimentos

50 ALTO PARANAÍBA Indústrias instaladas Agricultura, turismo, mineração e metalurgia, cerâmica, produtos alimentares Potencialidades Frutas processadas e turismo POTENCIALIDADES Atração de investimentos

51 NOROESTE Indústrias instaladas Mineração e agricultura Potencialidades Frutas processadas e turismo POTENCIALIDADES Atração de investimentos

52 NORTE Indústrias instaladas Agricultura, metalurgia, minerais não-metálicos, frutas, têxtil Potencialidades Biotecnologia, refeições industriais, frutas processadas, vestuário, turismo POTENCIALIDADES Atração de investimentos

53 100% Telefonia Celular Como não é economicamente viável, Estado entra em parceria com a iniciativa privada Lei 16.306, aprovada pela ALMG, criou o fundo para investimentos no setor Iniciativa pioneira no Brasil, Minas vai proporcionar a universalização da telefonia celular na sede dos municípios CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA DO ESTADO

54 O objetivo do Minas Comunica é levar o serviço de telefonia móvel com transmissão de dados a todas as sedes de municípios mineiros É um passo relevante na melhoria da infra-estrutura dos serviços de telecomunicação disponíveis aos cidadãos de todas as cidades mineiras Para gerir o Fundomic, criado pela mesma Lei que deu origem ao Minas Comunica, foi instituído um Grupo Coordenador, composto por representantes do Poder Executivo estadual, das Prefeituras e dos usuários do serviço 100% Telefonia Celular CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA DO ESTADO

55 100% Telefonia Celular População urbana com reflexo na população rural Profissionais autônomos Empresas públicas e privadas Transmissão de dados Agronegócio EFEITOS SOCIOECONÔMICOS

56 100% Telefonia Celular Educação Saúde Segurança Incentivo à atividade econômica Geração de empregos Arrecadação de ICMS EFEITOS SOCIOECONÔMICOS

57 100% Telefonia Celular PARCERIAS ESTADO EMPRESAS PREFEITURAS

58 Apresentação pública do projeto Audiência pública do Fundomic Reunião para esclarec. adicionais Publicação do Edital Abertura das propostas Novembro Fases JulhoAgostoSetembroOutubro 22/09 14/11 05/07 27/11 100% Telefonia Celular CRONOGRAMA RESUMIDO

59 Futuro Desejado MG – CENÁRIO I MG – CENÁRIO II MG – CENÁRIO III MG – CENÁRIO IV MG (tendência) 0,698 0,822 0,801 0,809 0,787 0,816 0,885 0,841 0,857 0,812 0,855 19912000200720102020 0,766 0,804 0,790 0,797 0,782 0,803 CENÁRIOS IDH CENÁRIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS 2003 - 2020


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