A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo www.ebemfoco.com Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 3 Assista o vídeo do comentário e veja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo www.ebemfoco.com Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 3 Assista o vídeo do comentário e veja."— Transcrição da apresentação:

1 Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo www.ebemfoco.com Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 3 Assista o vídeo do comentário e veja muito mais no site:

2 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, (Rm 4.20) " Texto Áureo

3 A justificação dos pecados diante de Deus ocorre somente pela fé. " Verdade prática

4 17-(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. 18-O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou- se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19-E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE ( Romanos 4.17-22 )

5 20-E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, 21-E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. 22-Assim isso lhe foi também imputado como justiça.

6 Introdução 0 www.ebemfoco.com

7 Na Carta aos Romanos nos capítulos 3.21— 4.25 encontramos uma das mais contundentes defesas de Paulo em favor da justificação pela fé, independente das obras. Paulo divide seus argumentos em três partes:  A justificação manifestada;  A justificação contestada;  A justificação exemplificada.

8 A chamada de Abraão, o grande patriarca de Israel, será a base da argumentação de Paulo para provar a doutrina da justificação somente pela fé.

9 A justificação Manifestada (Rm 3.21-26) I www.ebemfoco.com

10 Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas. Romanos 3.21 1. Um culpado que é inocentado

11 Deus se revelou para alcançar os gentios e os judeus Deus Gentios Judeus Gentios Judeus Toda a humanidade

12 A manifestação da justiça divina Homem Deus Tornou conhecido o seu amor Jesus Cristo

13 O termo justiça traduz a palavra grega dikaiosyne, muito comum no contexto de um tribunal. A imagem é de alguém que é inocentado por um juiz, mesmo sendo culpado pelos seus atos.

14 Concluímos então que, mesmo culpados. Deus quis nos justificar e perdoar. "

15 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3.24. 2. Um prisioneiro que é libertado

16 Redenção Paulo usa o verbo grego apolytroseo para se referir à redenção efetuada por Jesus Cristo. Apolytroseo = redenção, resgate, libertação No contexto neotestamentário tem o sentido de libertar mediante o preço de um resgate.

17 Redenção No mundo antigo um escravo podia ser resgatado mediante o pagamento de um preço. E o que isso tem a ver com Deus?

18 Redenção Tudo a ver. Enviou Jesus Cristo para resgatar o homem que estava preso em seus delitos e pecados. Agora, entendi. Jesus nos resgatou da escravidão do pecado.

19 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Romanos 3.25 3. Um inocente que é culpado

20 O sistema de sacrifícios levítico 1 2 3 Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; Levítico 16:15 Levítico 16:15 e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório. Levítico 16:15 Levítico 16:15 E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Levítico 16:21 Levítico 16:21

21 No sistema levítico, quando alguém pecava tornava-se culpado de algo, e um animal inocente era sacrificado para que a culpa fosse expiada. Todo esse ritual mostrava o preço do pecado e apontava para algo maior, para um sacrifício perfeito que um dia aconteceria.

22 Ninguém pode alcançar a salvação pelos seus próprios esforços. Somente pelo sangue de Jesus: o inocente Cordeiro de Deus que foi sacrificado por nós.

23 A justificação contestada II www.ebemfoco.com

24 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Romanos 3.27 1. A justificação se opõe à salvação meritória

25 Faça! Faça mais. Faça agora. Faça mais e você será salvo. Faça o certo e ficará bem. Não faça nada, apenas aceite o que ele já fez. Lei Graça

26 Não é fácil abrirmos mão do nosso orgulho e deixarmos de nos vangloriarmos pelos nossos feitos. Todavia, a doutrina da justificação pela fé diz que não há mérito humano quando a graça de Deus se manifesta.

27 o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei" (Rm 3.28). "

28 É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, Romanos 3.29 2. A justificação se opõe ao orgulho

29 O exclusivismo Deus é somente dos judeus. E os gentios? Não podem se relacionar com Deus? Ele é Deus de toda a Terra.

30 "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR“ (Dt 6.4). "

31 Se Deus é o único Deus, como de fato afirma o monoteísmo judaico, então Ele é o Deus dos gentios também. Não podemos cair no erro de achar que Deus é nossa propriedade exclusiva.

32 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3.31 3. A justificação se opõe ao antinomismo

33 Legalismo = Tudo pela lei. Antinomismo = Contra a lei. Os judeus legalistas defendiam a observância dos preceitos da lei e acusavam Paulo de ser antinomista.

34 A lei e a fé Paulo estaria ensinando que a justificação pela fé tornara a lei desprezível? LeiFé

35 Nem judeu nem tampouco gentio algum foi capaz de cumprir a Lei. Somente Jesus Cristo a cumpriu em nosso lugar.

36 A Justificação Exemplificada III www.ebemfoco.com

37 Romanos 4.1-8 1. Abraão, circuncisão e justificação

38 O argumento dos judeus Abraão guarda a lei. Abraão é circuncidado. Moisés recebe a lei no Sinai. 14 anos 430 anos

39 O argumento de Paulo Abraão crê na promessa. Abraão é circuncidado. Moisés recebe a lei no Sinai. 14 anos 430 anos

40 O que justificou Abraão não foi o que ele fez, mas o que Deus fez por ele.

41 Esse é o princípio do Evangelho — somos aceitos não pelo que fizemos, mas pelo que Cristo fez por nós.

42 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Gênesis 12.2 2. Abraão, promessa e justificação

43 Paulo argumenta que a justificação não poderia decorre da obediência à lei pelo fato de que quando Deus fez a promessa a Abraão, este nem mesmo era circuncidado

44 A justificação de Abrão Deus Abraão pecador Abraão Justo

45 A promessa dependia da obediência à lei?

46 O paralelismo entre a fé de Abraão e a fé do cristão. Romanos 4.18-25 3. Abraão, ressurreição e justificação

47 Abraão acreditou nas promessas de Deus, mesmo com todas as circunstâncias desfavoráveis. O crente também crer em um Deus que torna possível as coisas impossíveis.

48 O que garante a nossa justificação? O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação. Romanos 4.25 "

49 Conclusão Nessa lição aprendemos que Abraão foi justificado diante de Deus pela fé e não pela observação da lei, como pensava os judeus. Da mesma forma, todos que alcançam a salvação, a alcança pela graça mediante a fé em Jesus Cristo.

50 Bibliografia recomendada www.ebemfoco.com

51 Fique por dentro do conteúdo da Escola Dominical. Acesse o site www.ebdemfoco.com


Carregar ppt "Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo www.ebemfoco.com Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 3 Assista o vídeo do comentário e veja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google