A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um texto não é apenas a soma ou uma série de sentenças, mas o encadeamento semântico delas. A esse encadeamento chamamos de textualidade. É ele que forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um texto não é apenas a soma ou uma série de sentenças, mas o encadeamento semântico delas. A esse encadeamento chamamos de textualidade. É ele que forma."— Transcrição da apresentação:

1 Um texto não é apenas a soma ou uma série de sentenças, mas o encadeamento semântico delas. A esse encadeamento chamamos de textualidade. É ele que forma o “tecido” (tessitura) textual.

2 “ A coesão ocorre quando a interpretação de algum elemento no discurso é dependente da de outro. Um pressupõe o outro, no sentido de que não pode se efetivamente decodificado a não ser por recurso ao outro.” (HALLIDAY & HASAN, 1976, pag.4) Modo como as palavras e frases que compõem um texto estão conectadas entre si numa sequência linear, por meio de dependências de ordem gramatical. (BEAUGRAND & DRESSLER, 1981, in: KOCH, 2003) Os fatores de coesão são aqueles que dão conta da estruturação da sequência superficial do texto, mas não se trata de princípios meramente sintáticos, mas de “uma espécie de semântica da sintaxe textual”, isto é, dos mecanismos formais de uma língua que permitem estabelecer, entre os elementos linguísticos do texto, relações de sentido. (MARCHUSCI, 1983, in: KOCH, 2003)

3 Se hoje é o Dia das Crianças, ontem eu disse que criança... O dia da criança é o dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é uma cachorro atrás, o que é algo muito importante.

4 É condição necessária e suficiente para criação de um texto?  Olhar no Horizonte. O mar imenso. Nenhum sinal de vida. Desespero! Recordar alguma coisa. Nada.  O dia está bonito, pois ontem encontrei seu irmão no cinema.  Não gosto de ir ao cinema. Lá passam muitos filmes divertidos.

5 Embora a coesão não seja condição necessária nem suficiente para que um texto seja um texto, ela é que dá maior legibilidade a ele, explicitando as relações estabelecidas entre os elementos linguísticos, fazendo-se fator importante em textos científicos, didáticos expositivos, opinativos, pois ela é que assegura o processo de sequencialização da superfície textual.

6 1) Referência: função pela qual um signo linguístico se relaciona com um objeto extralinguístico. Pode ser situacional (exofórica) ou textual (endofórica) a)Pessoal: pronomes pessoais e possessivos  Você não se arrependerá de ter lido este anúncio. (exófora)  Paulo e José são excelentes advogados. Eles se formaram na Academia do Largo de São Francisco.(pessoal anafórica)  Ricardo é um bom professor de História. Suas aulas são muito apreciadas pelos alunos.  Criei Ana Maria e Pedro Ricardo com muita firmeza. Eles se tornaram jovens muito responsáveis. Posso me orgulhar de meus filhos.

7  Comprei um carro muito bonito. ________ é prateado e tem rodas de liga leve.  As árvores do parque estão todas verdes. ________ copas estão frondosas, mesmo com a seca.

8 b)Demonstrativa: pronomes demonstrativos e advérbios de lugar.  Realizara todos os seus sonhos, menos este: o de entrar para a Academia. Lá ele encontraria seu espaço ideal de atuação.(1.referência demonstrativa catafórica. 2.anafórica)  João e Antônio são muito amigos, embora com personalidades diferentes. Este é tímido; aquele, extrovertido.  Hoje tenho a vida que sonhei, mas para _____tive que me dedicar ao trabalho. Entretanto, sinto-me realizada, pois minha meta foi sempre ____: trabalhar muito, quando jovem, e descansar na velhice.  João Paulo II esteve ontem em Varsóvia. _____, ele disse que a Igreja continua a favor do celibato.

9 c) Comparativa: por via indireta, por similaridades e identidades.  É um exercício exercício de ontem.  Por que você está decepcionada? Esperava algo de diferente?  O vestido que comprei ontem é ______ de Maria. igual ao semelhante ao diferente do

10 2)Substituição: colocação de um item no lugar de outro, ou até mesmo de uma oração inteira. São termos “coringa”.  Pedro comprou um carro novo e José também.  O professor acha que os alunos estão preparados, mas eu não acho assim.  O padre ajoelhou-se. Todos fizeram o mesmo.  Minha prima comprou um Gurgel. Eu também estou querendo um.  Pedro comprou uma camisa vermelha, mas Jorge preferiu uma verde.

11

12 3) Elipse: (substituição por Ф) omite-se um item lexical, um sintagma, uma oração, ou todo um enunciado.  _ Paulo vai conosco ao leilão? _ ФVai.Ф (Paulo vai ao leilão)  _ Aonde você foi ontem? _ ФÀ casa de Paulo _ ФSozinha? _Não. ФCom amigos

13 4) Conjunção: estabelece relações significativas específicas entre elementos ou orações do texto. Relaciona o que está para ser dito com aquilo que já foi dito.  aditivas: expressam ideias similares ou equivalentes e estabelecem relação de soma entre as duas orações. (e, nem, como ou quanto, mas também, mas ainda, senão também, como também)

14  Chove e faz frio  Trabalho, mas também estudo.  Divirto-me tanto quanto estudo e trabalho.  A revolta do povo é devida à falta de capacidade de gestão do governo __________

15  Adversativas: expressam contraste, compensação; ideias que se opõem ou contrastam entre si. (mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, no entanto, ao passo que, não obstante, apesar disso.)  Chove, mas não faz frio.  Trabalho, porém não gosto do que faço.  Divirto-me, no entanto não deixo que isto atrapalhe o estudo e o trabalho.  A mídia tem grande poder de influência na população, porém____________

16  Causal: porque, pois, como, por isso que, já que, visto que, uma vez que; por, por causa de, em vista de, em virtude de, devido a, em consequência de, por motivo de, por razões de.  Não fui até Roma porque estava com pressa de retornar ao Brasil.  Não fui até Roma em virtude de estar com pressa de retornar ao Brasil.  Porque estava com pressa de retornar ao Brasil, não fui até Roma.  Em virtude de estar com pressa de retornar ao Brasil, não fui até Roma.

17 Sequências mal formadas:  Não fui até Roma, como estava com pressa de regressar ao Brasil. Como estava com pressa de retornar ao Brasil, não fui até Roma.  Pois estava com pressa de retornar ao Brasil, não fui até Roma. Não fui até Roma, pois estava com pressa de retornar ao Brasil.

18  Condicional: se. É o principal conector de condição. O único que leva o verbo ao futuro do subjuntivo, quando a oração principal está no futuro do presente, ou no futuro do indicativo com valor de futuro. Outros: caso, contanto que, desde que, a menos que, a não ser que.  Se você viajar hoje à noite, poderá descansar mais amanhã.  Se você viajar hoje à noite, pode descansar amanhã.  Caso você viaje hoje à noite, poderá descansar amanhã de manhã.

19 Obs.: A menos que e a não ser que incorporam a negação, podendo-se eliminar o não da oração subordinada.  Se você não prestar atenção, vai errar.  A menos que você preste atenção, vai errar.  A não ser que você preste atenção, vai errar.

20  Fim, finalidade: para  Os salários precisam subir para que haja uma recuperação do mercado consumidor.  Os salários precisam subir para haver uma recuperação do mercado consumidor. Outros conectores: a fim de, com o propósito de, com a intenção de, com o fito de, com o intuito de, com o objetivo de.  Ricardo promoveu Carlos com o objetivo de angariar mais votos.  Os salários precisam subir com o objetivo de haver uma recuperação do mercado consumidor.

21  Conclusão: portanto, então, assim, por isso, por conseguinte, em vista disso, pois (posposto ao verbo), logo, de modo que (anteriores ao verbo).  João vendeu sua moto, logo só poderá viajar de carro.  Agnaldo comprou um capacete, de modo que usará sua moto com mais segurança.  Agnaldo comprou um capacete, usará, portanto, sua moto com mais segurança.  Agnaldo comprou um capacete, usará, pois, sua moto com mais segurança.  Agnaldo comprou um capacete, de modo que usará sua moto com mais segurança.

22 Sequências mal formadas:  Agnaldo comprou um capacete, usará, de modo que, sua moto com mais segurança.  Agnaldo comprou um capacete, pois usará sua moto com mais segurança.

23 Obs.: em muitos casos é possível estabelecer uma articulação sintática sem usar especificamente os conectores, bastando, para tanto, deixar o verbo no gerúndio.  Estando com pressa de regressar ao Brasil, não fui até Roma.  Viajando hoje, poderá descansar amanhã.  Ricardo promoveu Carlos, objetivando angariar mais votos.

24 Exercitando a coesão Sublinhe os principais elementos de coesão Barack Obama está sendo acusado, pelo governo brasileiro, de espionagem, mas não se sabe, ainda, se há provas suficientes que a comprovem. Não obstante isso, a chefe da nação pretende encontrar o presidente Norte Americano a fim de cobrar-lhe a postura invasiva e, além disso, mostrar ao povo brasileiro uma atitude firme de comando, como a que não teve o seu antecessor, em defesa da Petrobras, quando a Colômbia usurpou-nos (lhe) (sinônimo) a companhia brasileira. No entanto, há quem diga que tudo não passa de mais uma jogada de marketing, pois as eleições estão a caminho e ela precisa melhorar sua imagem junto a seus compatriotas.

25 Exercitando a coesão Barack Obama está sendo acusado, pelo governo brasileiro, de espionagem, mas não se sabe, ainda, se há provas suficientes que a comprovem. Não obstante isso, a chefe da nação pretende encontrar o presidente Norte Americano a fim de cobrar-lhe a postura invasiva e, além disso, mostrar ao povo brasileiro uma atitude firme de comando, como a que não teve o seu antecessor, em defesa da Petrobras, quando a Colômbia usurpou-lhe a companhia brasileira. No entanto, há quem diga que tudo não passa de mais uma jogada de marketing, pois as eleições estão a caminho e ela precisa melhorar sua imagem junto a seus compatriotas.

26 A Amazônia talvez seja a principal reserva de biodiversidade do mundo, pois nela se encontram milhares de espécies animais e vegetais, e algumas delas são encontradas apenas naquele ecossistema específico. Diz-se, até, que, tanto como a ilha de Galápagos, a Amazônia guarda a história de vida do planeta. No entanto, não se vê ações reais por parte das autoridades do Brasil, que resultem em defesa e preservação de tão grande riqueza que fica, em parte, em solo brasileiro. Sabe-se que o Exército, com o intuito de defender a fronteira, mantem lá, nas selvas amazônicas, um contingente não muito expressivo em número, todavia, sua qualidade é reconhecida internacionalmente, pois o treinamento realizado naquele local é buscado até por esquadrões de outros países. Porém, essas ações não são suficientes, uma vez que as redes sociais e a imprensa têm divulgado como multinacionais, principalmente aquelas ligadas à farmacopeia, ocuparam várias fatias do solo amazônico no Brasil, e impedem até os brasileiros de entrarem ou circularem por lá. Esta questão da vulnerabilidade daquele solo pátrio é devida a uma estranha lei, sancionada no governo anterior, que praticamente “vendeu” nosso ouro verde, a falsos pesquisadores estrangeiros.

27 A Amazônia talvez seja a principal reserva de biodiversidade do mundo, pois nela se encontram milhares de espécies animais e vegetais, e algumas delas são encontradas apenas naquele eco sistema específico. Diz-se, até, que, tanto como a ilha de Galápagos, a Amazônia guarda a história de vida do planeta. No entanto, não se veem ações reais por parte das autoridades do Brasil, que resultem em defesa e preservação de tão grande riqueza que fica, em parte, em solo brasileiro. Sabe-se que o Exército, com o intuito de defender a fronteira, mantem lá, nas selvas amazônicas, um contingente não muito expressivo em número, todavia, sua qualidade é reconhecida internacionalmente, pois o treinamento realizado naquele local é buscado até por esquadrões de outros países. Porém, essas ações não são suficientes, uma vez que as redes sociais e a imprensa têm divulgado como as multinacionais, principalmente aquelas ligadas à farmacopeia, ocuparam várias fatias do solo amazônico no Brasil, e impedem até os brasileiros de entrarem ou circularem por lá. Esta questão da vulnerabilidade daquele solo pátrio é devida a uma estranha lei, sancionada no governo anterior, que praticamente “vendeu” nosso ouro verde, a falsos pesquisadores estrangeiros.

28 Exercitando a coesão Complete as ideias abaixo com os elementos de coesão adequados. Um dia, ___________ eu era pequeno, vi, pela primeira vez, voando no céu da fazenda___________ morava, um helicóptero. Para que eu o visse, duas coisas chamaram- me a atenção: __________, _________ ruído; __________, o deslocamento de ar que provocava. Por vezes, voava muito baixo, próximo às copas das árvores, _____ as montanhas ____ cercavam a fazenda impediam- ____ de erguer____ mais do que _______ altura.

29 Um dia, quando eu era pequeno, vi, pela primeira vez, voando no céu da fazenda em que/onde morava, um helicóptero. Para que eu o visse, duas coisas chamaram-me a atenção: a primeira, o ruído; a segunda, o deslocamento de ar que provocava. Por vezes, voava muito baixo, próximo às copas das árvores, pois as montanhas que cercavam a fazenda impediam- no de erguer-se mais do que aquela altura.

30 Mariana é uma moça que conquista a todos. _______ expressão calma _____ serena, _____________ ____ rosto bonito, são fatores que ______ fazem querida por todos. ____ _____ não é feliz, __________ ________ pais são doentes ________ financeiramente _________ arca com as despesas que __________ geram. __________ ________ pudesse estudar ________ fazer um aperfeiçoamento, talvez conseguisse um emprego melhor, ____________ carisma não lhe falta. Uma amiga _____ fez _________ _______ conseguiu melhorar de vida, conquistando um alto cargo em uma empresa. Mariana sonha em poder fazer __________, ________ o tempo que tem, precisa dedica ________ a cuidar dos pais.

31 Mariana é uma moça que conquista a todos. Sua expressão calma e serena, bem como seu rosto bonito, são fatores que a fazem querida por todos. Mas ela não é feliz, pois seus pais são doentes e financeiramente ela arca com as despesas que eles geram. Se ela pudesse estudar ou fazer um aperfeiçoamento, talvez conseguisse um emprego melhor, pois carisma não lhe falta. Uma amiga sua fez isso e conseguiu melhorar de vida, conquistando um alto cargo em uma empresa. Mariana sonha em poder fazer o mesmo, mas o tempo que tem, precisa dedicá-lo a cuidar dos pais.


Carregar ppt "Um texto não é apenas a soma ou uma série de sentenças, mas o encadeamento semântico delas. A esse encadeamento chamamos de textualidade. É ele que forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google