A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Barroco / Arcadismo Exercícios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Barroco / Arcadismo Exercícios."— Transcrição da apresentação:

1 Barroco / Arcadismo Exercícios

2 O Arcadismo sucedeu ao Barroco, mas preferiu resgatar modelos semelhantes aos do Classicismo. Marque a única alternativa que NÃO diz respeito ao estilo árcade: a) referência constante ao campo b) religiosidade aparente c) presença de lemas como “fugere urbem” e “carpe diem” d) referência aos deuses da mitologia greco-romana e) presença marcante do bucolismo

3 RESPOSTA B

4 Lira XI Não toques, minha musa, não, não toques Na sonorosa lira, Que às almas, como a minha, namoradas Doces canções inspira: Assopra no clarim que apenas soa, Enche de assombro a terra! Naquele, a cujo som cantou Homero, Cantou Virgílio a guerra. Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu. Rio de Janeiro: Anuário do Brasil, s/d. p. 30. Marília de Dirceu apresenta um dos principais traços do Arcadismo. A opção que APONTA essa característica temática, presente no texto, é a) O bucolismo. b) A presença de valores ou elementos clássicos. c) O pessimismo e negatividade. d) A fixação do momento presente. e) A descrição sensual da mulher amada

5 RESPOSTA B

6 Vários autores fizeram parte do movimento árcade no Brasil
Vários autores fizeram parte do movimento árcade no Brasil. Alguns deles tiveram uma participação importante no processo de independência do país. Aponte a opção CORRETA no que se refere ao autor e sua obra: a) Tomás Antônio Gonzaga – Cartas Chilenas b) Cláudio Manoel da Costa – Caramuru c) Santa Rita Durão – Uraguai d) Basílio da Gama – Vila rica

7 RESPOSTA A

8 Sobre o Arcadismo, anotamos:
I. Desenvolvimento do gênero lírico, em que os poetas assumem postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado. II. Composição do poema Vila Rica por Cláudio Manuel da Costa, o Glauceste Satúrnio. III. Predomínio da tendência mística e religiosa, expressiva da busca do transcendente. IV. Propagação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político, atribuídos a Tomás Antônio Gonzaga. V. Presença de metáforas da mitologia grega na poesia lírica, divulgando as ideias dos inconfidentes. Considerando as anotações anteriores, assinale a alternativa CORRETA: a) apenas I e III são verdadeiras. b) apenas II e IV são falsas. c) apenas II e V são verdadeiras. d) apenas III e V são falsas. e) todas são verdadeiras.

9 RESPOSTA D

10 Enquanto pasta alegre o manso gado,
minha bela Marília, nos sentemos à sombra deste cedro levantado. Um pouco meditemos na regular beleza, que em tudo quanto vive nos descobre a sábia Natureza No trecho acima, de Tomás Antônio Gonzaga, PERCEBE-SE, como características do estilo árcade: a) a presença de um eu-lírico apaixonado por sua amada b) o refúgio na natureza e a referência à vida pastoril c) referência à máxima “Carpe Diem” d) idealização da amada e) referência à antiguidade clássica

11 RESPOSTA B

12 A primeira cousa que me desedifica peixes de vós é que comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande (…) Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros. Tão alheia cousa é não só da razão, mas da mesma natureza, que, sendo criados no mesmo elemento, todos cidadãos da mesma pátria, e todos finalmente irmãos, vivais de vos comer. VIEIRA, Antônio. Obras completas do padre Antônio Vieira: sermões. Sobre o trecho acima, assinale a alternativa que NÃO corresponde à proposta estética barroca: a) a utilização da alegoria, da comparação, como recursos oratórios, visando à persuasão do ouvinte b) a presença do discurso dramático, com uma tendência didática e moralizante próprios da Contrarreforma. c) a tentativa de convencer o homem da época, envolvido em práticas e sentimentos comuns ao Renascimento, a retomar o caminho do espiritualismo e dos valores cristãos. d) o tratamento do tema principal — a denúncia à cobiça humana — através do conceptismo, ou jogo de ideias. e) culto do contraste, sugerindo a oposição bem/ mal, em linguagem simples, concisa, direta e expressiva da intenção barroca de resgatar os valores greco-latinos.

13 RESPOSTA E

14 . A partir da leitura da charge, CARACTERIZE o estilo de escrever de Padre Vieira e de Gregório de Matos Guerra

15 RESPOSTA: Padre Antônio Vieira intentava, através dos seus sermões, fazer com que o homem de sua época se voltasse mais para Deus. É comum ver em seus sermões referências bíblicas, sobretudo em latim, língua utilizada pelo clero nos serviços religiosos. Gregório de Matos era irônico, satírico e corrosivo. Muitos de seus textos apresentam a ironia como característica, a partir de algum modelo por ele utilizado, como a Bahia, por exemplo.

16 Leia o texto a seguir: Encheu , minha Marília, o grande Jove de imensos animais de toda a espécie as terras, mais os ares o grande espaço dos salobros rios dos negros, fundos mares Para sua defesa, a todos deu as armas, que convinha, a sábia Natureza Tomás Antonio Gonzaga foi um dos expoentes da literatura arcádica brasileira. Nesta lira, há características marcantes do Arcadismo. ESCREVA um pequeno texto explicando essas características.

17 RESPOSTA: No texto de Tomás Antônio Gonzaga, vemos a referência à mitologia greco-romana (Jove ou Júpter) e à natureza e do campo, como refúgio das inquietações da cidade.

18 Leia o texto que se segue:
Oh! Que saudades Do luar da minha terra Lá na serra branquejando Folhas secas pelo chão Este luar cá de cidade Tão escuro não tem aquela saudade Do luar lá do sertão! Fonte: música Luar do Sertão. Composição de Catullo da Paixão Cearense. O texto apresenta uma característica marcante do movimento árcade no Brasil. EXPLIQUE sobre essa característica.

19 RESPOSTA: A característica a que se refere o texto é o locus amoenus, ou seja, a vida bucólica no campo. A cidade, que agora passa a ser movimentada e cheia de pessoas, deixa de ser um lugar tranqüilo e o campo é o único lugar onde a paz pode ser alcançada.

20 Leia o seguinte comentário de Antonio Candido:
“Quando os poetas do Neoclassicismo colocavam ninfas na paisagem brasileira de seus poemas, não estavam simplesmente importando uma mitologia. Esses homens eram ‘muito nacionalistas’, a seu modo: naquela etapa de uma colônia dependente por completo, quiseram demonstrar que aqui também era possível fazer literatura e traduzir nossa realidade à linguagem da cultura”. SARLO, Beatriz. Antonio Candido: para una crítica latinoamericana. In: ATELO, Raul. Antonio Candido y los estúdios latinoamericanos. EXPLIQUE, com suas palavras, a relação existente entre o comentário de Antonio Candido com o movimento árcade brasileiro.

21 RESPOSTA: O Arcadismo no Brasil surgiu em meio a ideais políticos e literários. O Brasil ainda era colônia de Portugal, mas vinha perdendo sua força. Tanto um desejo de liberdade política como literária era almejada. Escritores árcades como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa se esforçaram para alcançar os dois ideais, tanto que se envolveram na conhecida Inconfidência Mineira e na divulgação de obras literárias.

22 “LXXVIII Paraguaçu gentil (tal nome teve) Bem diversa de Gente tão nojosa; De cor tão alva, como a branca neve; E donde não é neve, era de rosa: O nariz natural, boca mui breve, Olhos de bela luz, testa espaçosa: De algodão tudo o mais, com manto espesso, (...) LXXXIX E esta fé (lhe diz) Esposa em Deus querida, Guardar-te hoje prometo em laço eterno, Até banhar-te n’água prometida, Por cândida afeição de amor fraterno: Amor, que sobreviva à própria vida; Amor, que preso em laço sempiterno, Arda depois da morte em maior chama; Que assim trata de amor, quem por Deus ama. XC Esposo (a bela diz) teu nome ignoro; Mas não teu coração, que no meu peito Desde o momento, em que te vi, que o adoro: Não sei se era amor já, se era respeito: Mas sei do que então vi, do que hoje exploro, Que de dois corações um só foi feito. Quero o Batismo teu, quero a tua Igreja, Meu Povo seja o teu, teu Deus meu seja.” Tanto na caracterização de Paraguaçu tanto no que se diz na segunda e na terceira estrofes do recorte, fica explícita certa ideologia que não condiz com os princípios iluministas predominantes no momento. Que ideologia é esta? Justifique sua resposta com fragmentos do texto.

23 RESPOSTA: A ideologia aí predominante é a ideologia cristã. O amor declarado entre as personagens é um amor divino, fala-se em Batismo, há um recato em Paraguaçu que, além de estar toda coberta, segue o padrão de beleza europeu (sua pele é branca). Por fim, vale lembrar que o autor da obra, Frei Santa Rita Durão, pertencia à Igreja, o que também justifica tais ideais.

24 Sei lá... a vida tem sempre razão
Tem dias que eu fico pensando na vida E sinceramente não vejo saída. Como é, por exemplo, que dá pra entender: A gente mal nasce, começa a morrer. Depois da chegada vem sempre a partida, Porque não há nada sem separação. Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão. Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão. A gente nem sabe que males se apronta. Fazendo de conta, fingindo esquecer Que nada renasce antes que se acabe, E o sol que desponta tem que anoitecer. De nada adianta ficar-se de fora. A hora do sim é o descuido do não. Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão. Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão. (Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes)

25 A ideia de oposição e de contraste aparece, por exemplo, em
a) Tem dias que eu fico pensando na vida b) Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão. c) A gente mal nasce, começa a morrer. d) Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão. e) Porque não há nada sem separação.

26 RESPOSTA C

27 Pode-se afirmar que o poema de Toquinho e de Vinícius de Moraes explora
I – a postura do ‘carpe diem’, em Depois da chegada vem sempre a partida. II – efemeridade da vida e das coisas: A gente mal nasce, começa a morrer. III – imagens antitéticas, paradoxais como em Que nada renasce antes que se acabe. IV – religiosidade, busca de perdão divino em Fazendo de conta, fingindo esquecer. São CORRETAS as informações contidas nas afirmativas a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV.

28 RESPOSTA B

29


Carregar ppt "Barroco / Arcadismo Exercícios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google