A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapa de Causa & Efeito Seplan 2010. O que é um projeto de Ganhos Rápidos? Um Projeto de Ganhos Rápidos deve ser de curto prazo (em torno de 1 a 2 meses)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapa de Causa & Efeito Seplan 2010. O que é um projeto de Ganhos Rápidos? Um Projeto de Ganhos Rápidos deve ser de curto prazo (em torno de 1 a 2 meses)"— Transcrição da apresentação:

1 Mapa de Causa & Efeito Seplan 2010

2 O que é um projeto de Ganhos Rápidos? Um Projeto de Ganhos Rápidos deve ser de curto prazo (em torno de 1 a 2 meses) e produzir ações rápidas para “colher fruta baixa”. Essas ações podem ser identificadas utilizando principalmente a experiência, a intuição e o bom senso da equipe, com auxílio de ferramentas básicas. Tais ações podem: Ter um retorno alto, frente ao pouco investimento realizado; Levantar o moral da equipe; Gerar um maior apoio a esse tipo de iniciativa.

3 Etapas dos Ganhos Rápidos

4 Mapa de Causa & Efeito O mapa de causa & efeito representa a decomposição de um efeito (questão mais complexa) a ser estudado em uma cadeia lógica de causas em vários níveis até o limite de causa-raiz (questões mais simples). As causas- raiz representam elementos primários que não necessitam de desdobramento adicional e permitem a atribuição de ações e soluções objetivas, juntamente com métricas para avaliar sua realização.

5 Características do Mapa de Causa & Efeito Elabora-se em um brainstorming com a participação da equipe de especialistas Melhora-se em várias iterações de validação e ajustes de acordo com a realidade observada, não se pretendendo alcançar a perfeição mas um maior amadurecimento das idéias Representa a melhor hipótese da equipe sobre o fenômeno estudado Tende a privilegiar as relações significativas de causa e efeito Amadurece e comunica as hipóteses da equipe

6 Exemplo

7 Análise das causas dos problemas Ação

8 Pontos de Atenção É fundamental que se analise cada argumento apresentado, se apresente fatos e evidências contrárias quando existentes, se desafie os paradigmas e os lugares comuns (método socrático) e se mantenha o ritmo das discussões permitindo a participação do maior número de pessoas. Os objetivos secundários das reuniões são estimular um ambiente honesto e aberto, desenvolver o raciocínio lógico das equipes, motivar através da participação, incentivar o pensamento crítico, amadurecer a valorização de fatos e evidências para a tomada de decisão.

9 Pontos de Atenção Na reunião as frases que se iniciarem com Falta.... Ou Faltam...costumeiramente representam a proposição de uma solução (ou a apresentação do que poderia resolver algo) e não a causa do efeito indesejado. As causas possuem gradações diferentes de influência no efeito. O desafio é descobrir quais causas impactam mais e provocam o efeito.

10 Pontos de Atenção Um balizador possível para identificação de que se chegou a uma causa-raíz é que ela não consegue mais ser desdobrada com base no bom senso, ao mesmo tempo em que ela deve levar a algo acionável (conduzir a ação) em uma fase seguinte do trabalho. Trata-se de um exercício trabalhoso que deve evitar as respostas fáceis e superficiais e construir o senso de um produto elaborado e validado por todos. As soluções que surgirem na discussão devem ser anotadas, mas não desenvolvidas ou debatidas neste momento.

11 Bibliografia para aprofundamento Nao é Sorte A Aplicaçao Dos Processos De Raciocinio Da Teoria das Restrições Autor: GOLDRATT, ELIYAHU M. Editora: NOBEL Assunto: ADMINISTRAÇÃO - PRODUÇÃOGOLDRATT, ELIYAHU M.NOBELADMINISTRAÇÃO - PRODUÇÃO Work-Out da GE Como Implementar O Revolucionario Metodo Ge Autor: ASHKENAS, RON Autor: ULRICH, DAVE Autor: KERR, STEVE Editora: QUALITYMARK Assunto: ADMINISTRAÇÃOASHKENAS, RONULRICH, DAVEKERR, STEVEQUALITYMARKADMINISTRAÇÃO

12 Bibliografia para aprofundamento Toyota - A Formula da Inovaçao A Formula da Inovaçao Conceito do Leitor: Seja o primeiro a opinar Autor: MAY, MATTHEW Editora: CAMPUS Assunto: ADMINISTRAÇÃOSeja o primeiro a opinarMAY, MATTHEWCAMPUSADMINISTRAÇÃO


Carregar ppt "Mapa de Causa & Efeito Seplan 2010. O que é um projeto de Ganhos Rápidos? Um Projeto de Ganhos Rápidos deve ser de curto prazo (em torno de 1 a 2 meses)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google