A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Novembro/2005 Claudio de Almeida Loural Gerente de Planejamento da Inovação Painel Sociedade da Informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Novembro/2005 Claudio de Almeida Loural Gerente de Planejamento da Inovação Painel Sociedade da Informação."— Transcrição da apresentação:

1 1 Novembro/2005 Claudio de Almeida Loural Gerente de Planejamento da Inovação Painel Sociedade da Informação

2 2 Sumário Conceituação Tecnologias de informação e comunicação Desafios Oportunidades para o Brasil

3 3 Conceituação  “Sociedade centrada nas pessoas, inclusiva, orientada para o desenvolvimento na qual cada um possa criar acessar, utilizar e compartilhar informações e conhecimento, permitindo que pessoas, comunidades e povos possam alcançar o seu potencial pleno” – World Summit on the Information Society, Declaração de Princípios (Genebra, 2003)

4 4 O que está acontecendo hoje Plano de Ação até 2015  Conectar TICs a vilas, escolas, hospitais, universidades, centros de P&D, bibliotecas, museus, etc...  Garantir acesso a rádio e TV  Adaptar currículos escolares  Estimular o conteúdo local na Internet  Assegurar que mais da metade da população mundial tenha acesso a TICs  Promover aplicações de TICs em todos os aspectos da vida (saúde, emprego, negócios, governos, etc...)  Estimular o respeito às identidades culturais locais

5 5 O que está acontecendo hoje Cúpula de Túnis, 16 a 18 de novembro, 2005 Alguns pontos críticos  Governança da Internet  Mecanismos de financiamento de programas para a Sociedade da Informação

6 6 Desafios globais Abismo digital (exclusão digital)  Ausência de acesso à infra-estrutura de eletricidade e de telecomunicações Abismo cognitivo Concentração geográfica do conhecimento Equilíbrio entre a universalidade do conhecimento e a propriedade intelectual Divisões sociais de todos os tipos  Renda, cultura, idade, gênero,... K. Matsuura, Diretor-Geral da UNESCO Informação é apenas parte do necessário para se construir uma sociedade em que o conhecimento é um bem acessível a todos

7 7 Inclusão digital Acesso dos indivíduos à comunicação e à informação disponível, seu entendimento e sua aplicação, para que possam usufruir de seus benefícios em proveito da sociedade. Um conceito em evolução Inclusão digital: entendimento, aplicação Universalização: acesso, serviço básico

8 8 Tecnologias de informação e comunicação Evolução do significado social das telecomunicações e do “acesso universal” Tempo Infra-estrutura mínima de rede Integração geográfica Mercado de massa Integração social Comunicação personalizada Complexidade tecnológica Evolução da rede Adaptado de C. Milne, ITU 1999

9 9 Tecnologias de informação e comunicação - TICs Contexto da convergência  Telecomunicações -fixa + móvel + dados  Telemática (TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação) -telecomunicações + informática  Digital plena -telecomunicações + informática + audiovisual Telecomunicações Informática Audiovisual Telemática Convergência digital plena

10 10 Inclusão digital e TICs Uma visão estrutural INFRA-ESTRUTURA FÍSICA AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL Terminais Comunicações sem fio Comunicações ópticas Redes IP Acessos de alta velocidade TV e rádio digitais Software  conteúdo  serviços  gestão ACESSO ENTENDIMENTOEAPLICAÇÃO

11 11 Frentes de ação ACESSO ENTENDIMENTO APLICAÇÃO CUSTO DIFUSÃO EDUCAÇÃO CONTEÚDO

12 12 TICs: visão sistêmica da cadeia de valor Aplicações e Conteúdo Navegação e Middleware Operação de Rede Equipamentos & Sistemas IMPACTO E OPORTUNIDADES Importância do HW Importância do SW Conectividade

13 13 Brasil: oportunidades Tecnologias de rede / infra-estrutura física (baseadas em hardware)  Bastante globalizada, escala mundial, grandes volumes  Hoje, concentrada na Ásia Tecnologias de serviços, aplicações e gerência (baseadas em software)  Mais dependente da cultura local  Forte associação com o desenvolvimento de conteúdo  Menor demanda por capital, mais dependente de recursos humanos Três exemplos  Software livre  Produção e exportação de software (PITCE)  Tecnologias para conteúdo digital

14 14 Software livre Quando vale a pena utilizar  Uso em larga escala -Pode-se economizar no licenciamento dos produtos  Produtos maduros -Alguns produtos livres são líderes de mercado e competem em qualidade e robustez com seus concorrentes proprietários  Padrões abertos -Quando o padrão de interoperabilidade é aberto os produtos livres competem em igualdade de condições com seus concorrentes proprietários Onde é mais utilizado  Plataformas de SW -Sistema operacional, servidores de aplicação, bancos de dados  Escritório e infra-estrutura -Processadores de texto, planilhas, apresentações, navegadores web, leitores de email  Ferramentas de desenvolvimento -Compiladores, depuradores, editores de texto, ambientes de desenvolvimento interativos

15 15 Produção e exportação de software Condições para agregar valor  Capacitação P&D e Inovação  Domínio de competências-chave  Domínio do processo produtivo de software  Qualidade em padrão internacional  Conhecimento do negócio  Ambiente de colaboração regional

16 16 Conteúdo digital: conceito Conteúdo digital Plataformas tecnológicas para conteúdo digital Conectividade e segurança Redes de telecomunicação Criação Tecnologias

17 17 Conteúdo digital: proposta de centro de excelência Tecnologias p/ conteúdo digital CPqD Empresas Organizações Universidades Conteúdo digital Universidades Institutos P&D Organizações Governo Federal Estratégias, diretrizes e recursos P&D Contratos de longo prazo Convênios Aplicações e serviços

18 18 Conteúdo digital: tecnologias e ambientes Desenvolvimento de tecnologias para conteúdo digital  Ferramentas para criação de conteúdo  Tecnologias de interface Homem – Máquina  Recursos e qualidade de serviços de rede  Compressão e qualidade de áudio e vídeo  Gestão de direitos autorais  Middleware  Segurança e controle de acesso a conteúdo Ambientes de desenvolvimento e experimentação de conteúdo digital  Ambientes remotos (“virtuais”) e estúdios para desenvolvimento de conteúdo  Laboratórios de testes e validação  Estações experimentais

19 19 Conclusão Um dos grandes desafios da Sociedade da Informação é transformar conhecimento em valor, de modo a beneficiar um número crescente de pessoas e países Produtos e serviços baseados em TICs terão peso cada vez maior na economia dos países e no próprio comércio internacional As tecnologias de software também crescem de importância na Sociedade da Informação e representam oportunidade para países como o Brasil O Brasil tem sido mais ativo na promoção de sua indústria de software mas ainda há bastante trabalho pela frente até que ela atinja participação econômica compatível com seu significado para a Sociedade da Informação

20 20 PS: uma reflexão “O homem coletor de comida reaparece incongruentemente como coletor de informação. Neste seu papel, o homem eletrônico não é menos nômade do que seus ancestrais paleolíticos”. - Marshall McLuhan, 1964

21 21 Obrigado! Claudio de A. Loural loural@cpqd.com.br telefone: (19) 3705-6496 CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações Rod. Campinas–Mogi-Mirim, km 118,5 – SP340 13086-902 – Campinas – SP BRASIL www.cpqd.com.br CPqD Technologies & Systems, Inc. 101 NE Third Ave – Suite 1500 Fort Lauderdale, FL 33301, EUA www.cpqdusa.com


Carregar ppt "1 Novembro/2005 Claudio de Almeida Loural Gerente de Planejamento da Inovação Painel Sociedade da Informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google