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Diagnóstico das Instituições ligadas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul na área de C.I.& D.T. Câmara Temática Ciência, Inovação e Desenvolvimento.

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2 Diagnóstico das Instituições ligadas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul na área de C.I.& D.T. Câmara Temática Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

3 Introdução  A pesquisa em questão teve como respondente 10 de 14 instituições indicadas pela SECDES ligadas a área de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. Deve-se ressaltar que 1 instituição dessas 14 afirmou não querer participar da pesquisa, pois julgava não se enquadrar na pesquisa em questão. As instituições participantes foram:  CIENTEC;  Escola Agrícola de Cachoeirinha;  FAPERGS;  FEPAGRO;  FEPPS;  Fundação Escola Técnica Liberato Salzano V da Cunha;  IRGA;  LAFERGS;  UERGS;  Escola Técnica Estadual Parobé;  A pesquisa teve como base um mesmo questionário para todas as instituições indicadas acima e apenas um gestor de cada órgão indicado respondeu o referido questionário;

4 Introdução  De forma a alcançar uma análise mais consistente do quadro da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico dessas Instituições fez-se necessário agrupar essas Instituições em 5 categorias distintas a saber:  CIENTEC e LAFERGS foram analisadas conjuntamente e chamadas de Instituições Prestadoras de Serviço por gerarem produtos que são consumidos/fornecidos à sociedade (prestação de serviços tecnológicos e produção de cremes e medicamentos);  As Escolas entrevistadas foram analisadas conjuntamente e chamadas de Escolas Técnicas;  O IRGA, a FEPAGRO e a FEPPS foram analisadas conjuntamente e classificadas como Instituições de Pesquisa;  A FAPERGS foi analisada sozinha, pois é a única Instituição de Fomento;  UERGS foi analisada sozinha, pois é a única Universidade.

5 Metodologia  Neste trabalho foram empregadas uma combinação de pesquisas qualitativa e pesquisa quantitativa.  Na maioria das questões (3, 4, 5, 6, 7, 9, 10 e 11) foram utilizados métodos de estatística descritiva com o objetivo de relatar, organizar, sumarizar e traçar um diagnóstico das principais questões ligadas as instituições de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do estado do Rio Grande do Sul.  Na questão 9 foi realizado um cruzamento a fim de construir uma rede que melhor identificasse as instituições parceiras entre si;  Já nas questões (1,2, 8 e 12) foi necessário analisá-las por lentes qualitativas, já que se referiam a diretrizes a serem seguidas, estratégias definidas pelas instituições, indicação de projetos prioritários e linhas de atuação das instituições, ou seja, temas individuais de cada instituição que relatou os mesmos de forma particular. Nesse sentido, através de uma análise qualitativa (Análise de Conteúdo) se consegue partir de uma concepção particular para a geral, conseguindo atribuir as respostas dadas sobre temas “individuais” dimensões categorizadas que propiciam um diagnóstico geral dos referidos temas.

6 Análise Qualitativa - Diretrizes (formais ou informais) da Instituição para a área de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – Escolas Técnicas

7 Análise Qualitativa - Diretrizes (formais ou informais) da Instituição para a área de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – Instituições de Pesquisa

8 Análise Qualitativa - Diretrizes (formais ou informais) da Instituição para a área de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – Prestadoras de Serviços

9 Análise Qualitativa - Diretrizes (formais ou informais) da Instituição para a área de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – Instituição de Fomento

10 Análise Qualitativa - Diretrizes (formais ou informais) da Instituição para a área de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – Universidade No caso da Universidade as diretrizes são: Ampliar projetos e programas de ensino e pesquisa que tenham como foco o Desenvolvimento Regional; Implementar Programas de Pós Graduação; No caso da Universidade as diretrizes são: Ampliar projetos e programas de ensino e pesquisa que tenham como foco o Desenvolvimento Regional; Implementar Programas de Pós Graduação;

11 Análise Qualitativa - Pesquisas Estratégicas das Instituições – Escolas Técnicas As três Escolas Técnicas entrevistadas afirmaram ser as áreas de Química, Genética e Biotecnologia as que elas possuem maior número de pesquisas Estratégicas

12 Análise Qualitativa - Pesquisas Estratégicas das Instituições – Instituições de Pesquisa As Instituições de Pesquisa entrevistadas afirmaram ser as áreas de Química, Genética e Biotecnologia e projetos ligados a Agricultura Sustentável as que elas possuem maior número de pesquisas Estratégicas

13 Análise Qualitativa - Pesquisas Estratégicas das Instituições – Prestadoras de Serviço

14 Análise Qualitativa - Pesquisas Estratégicas das Instituições – Instituição de Fomento

15 Análise Qualitativa - Pesquisas Estratégicas das Instituições – Universidade

16 Análise Qualitativa - Qual é o processo de tomada de decisão sobre as ações nas áreas de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico na sua Instituição? Escolas Técnicas Todas as 3 Escolas Técnicas entrevistadas afirmaram terem seu processo de tomada de decisão baseado na Participação Instituição de Pesquisa Prestadoras de Serviço Universidade Duas Instituições de Pesquisa (FEPPS e FEPAGRO) afirmaram terem seu processo de tomada de decisão baseado em Reuniões de Diretoria e uma (IRGA) afirmou ter seu processo de tomada de decisão baseado na Participação O LAFERGS FAPERGS afirmou ter seu processo de tomada de decisão baseado no Processo Participativo e em Reunião de Diretoria; A CIENTEC afirmou ter seu processo de tomada de decisão baseado na deliberação de Comitês Assessores. O LAFERGS FAPERGS afirmou ter seu processo de tomada de decisão baseado no Processo Participativo e em Reunião de Diretoria; A CIENTEC afirmou ter seu processo de tomada de decisão baseado na deliberação de Comitês Assessores. A UERGS afirmou ter seu processo de tomada de decisão baseado na deliberação de Comitês Assessores e no Processo Participativo A UERGS afirmou ter seu processo de tomada de decisão baseado na deliberação de Comitês Assessores e no Processo Participativo Instituição de Fomento A FAPERGS afirmou ter seu processo de tomada de decisão baseado na deliberação de Comitês Assessores Processo Participativo (3) Reunião de Diretoria (2) Processo Participativo (1) Reunião de Diretoria (2) Processo Participativo (1) Comitês Assessores Processo Participativo (1) Reunião de Diretoria e Comitês Assessores (1) Processo Participativo (1) Reunião de Diretoria e Comitês Assessores (1) Processo Participativo Comitês Assessores Processo Participativo Comitês Assessores

17 Análise Quantitativa - Montante de investimentos desta instituição alocados em 2009, 2010 e 2011 destinados a área de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

18 Análise Quantitativa - Importância das seguintes fontes de recursos para os investimentos em Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para sua Instituição - Receitas Próprias

19 Análise Quantitativa - Importância das seguintes fontes de recursos para os investimentos em Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para sua Instituição - Orçamento do Estado

20 Análise Quantitativa - Importância das seguintes fontes de recursos para os investimentos em Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para sua Instituição - Doações

21 Análise Quantitativa - Importância das seguintes fontes de recursos para os investimentos em Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para sua Instituição - Convênios

22 Análise Quantitativa - Importância das seguintes fontes de recursos para os investimentos em Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para sua Instituição - Transferências

23 Análise Quantitativa - Importância das seguintes fontes de recursos para os investimentos em Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para sua Instituição - Outros (Emendas Parlamentares)

24 Análise Quantitativa - Qual o valor dos investimentos do CNPq nas Instituições

25 Análise Quantitativa - Qual o valor dos investimentos da FINEP

26 Análise Quantitativa - Qual o valor dos investimentos dos Ministérios

27 Questão 7 - Qual o valor dos investimentos das fontes Internacionais

28 Análise Quantitativa - Valor dos Investimentos de Outras Fontes (Editais)

29 Análise Qualitativa - Projetos Principais das Instituições que possuem vínculo (pesquisa conjunto) com projetos e programas federais em Ciência, Tecnologia e Inovação  As Escolas Técnicas afirmaram ter projetos com financiamento do CNPq;  As Instituições de Pesquisa afirmaram ter a maioria dos projetos ligados a área de Agricultura Sustentável;  A Instituição de Fomento (FAPERGS) afirmou ter projetos com financiamento da CAPES, programa de apoio a grupos emergentes, programa de apoio à pesquisa em empresas, programa pesquisa SUS e projetos com financiamento do CNPq;  As Instituições Prestadoras de Serviço afirmaram ter a maioria dos projetos ligados a área de Energia Sustentável;  A Universidade afirmou ter projetos com financiamento do CNPq;

30 Análise Quantitativa - Principais dificuldades que a instituição enfrenta no que se refere a Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico As principais dificuldades relatadas pelas Escolas Técnicas foram a Burocracia e a Necessidade de Melhora a Imagem da Instituição; As principais dificuldades relatadas pela Instituição de Fomento foi a Capacitação e Valorização dos Funcionários, Necessidade de Melhorar a Imagem da Instituição e a Estrutura Deficiente; As principais dificuldades relatadas pelas Instituições de Pesquisa foram a Burocracia, Necessidade de Melhorar a Imagem da Instituição e a Capacitação de Recursos; As principais dificuldades relatadas pelas Instituições Prestadoras de Serviço foram a Necessidade de Melhorar a Imagem da Instituição e a Capacitação e Valorização dos Funcionários. As principais dificuldades relatadas pelas Escolas Técnicas foram a Burocracia e a Necessidade de Melhora a Imagem da Instituição; As principais dificuldades relatadas pela Instituição de Fomento foi a Capacitação e Valorização dos Funcionários, Necessidade de Melhorar a Imagem da Instituição e a Estrutura Deficiente; As principais dificuldades relatadas pelas Instituições de Pesquisa foram a Burocracia, Necessidade de Melhorar a Imagem da Instituição e a Capacitação de Recursos; As principais dificuldades relatadas pelas Instituições Prestadoras de Serviço foram a Necessidade de Melhorar a Imagem da Instituição e a Capacitação e Valorização dos Funcionários.

31 Análise Qualitativa - Quais são essas linhas de Atuação que visam a capacitação dos Agentes Regionais de sua Instituição?  As linhas de atuação das Escolas Técnicas são:  Atualização Tecnológica dos Laboratórios do Curso Técnico em Estradas;  Atualização Tecnológica dos Laboratórios do Curso Técnico em Telecomunicações;  Curso de Tecnologia da Informação;  Curso de qualificação técnica em Automação e Controle;  Instituições de Pesquisa;

32 Análise Qualitativa - Quais são essas linhas de Atuação que visam a capacitação dos Agentes Regionais de sua Instituição?  Prestadoras de Serviços;  Programa de Treinamento para a Capacitação de Servidores  Instituição de Fomento;  Universidade;


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