A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ato de planejar faz parte da história do ser humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ato de planejar faz parte da história do ser humano."— Transcrição da apresentação:

1 O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.

2 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
2º ENCONTRO Abril/ 2015

3 VÍDEO: O ÚLTIMO TRICÔ

4 QUADRO METAFÓRICO

5 O planejamento é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor?

6 ATIVIDADE 1 A partir de suas vivências educacionais e do vídeo apresentado: “O último tricô”, discorra sobre sua concepção de planejamento .

7 HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO
“ O PLANEJAR É UMA REALIDADE QUE ACOMPANHOU A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA HUMANIDADE. O HOMEM SEMPRE SONHOU, PENSOU E IMAGINOU ALGO NA SUA VIDA. ” ( Mengolla, San’tAnna, 2001, p. 15) NO INICÍO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, O PLANEJAMENTO ERA UTILIZADO SEM QUE AS PESSOAS PERCEBESSEM SUA IMPORTÂNCIA, PORÉM COM A EVOLUÇÃO DA VIDA HUMANA, PRINCIPALMENTE DO SETOR INDUSTRIAL E COMERCIAL, HOUVE A NECESSIDADE DE ADAPTÁ-LO PARA OS DIVERSOS SETORES. ÉPOCA EM QUE O PLANEJAMENTO SE UNIVERSALIZOU.

8 PLANEJAMENTO X EDUCAÇÃO
NA EDUCAÇÃO ERA UTILIZADO, A PRINCÍPIO, COMO UMA MANEIRA DE CONTROLAR E ORDENAR A AÇÃO DOS PROFESSORES A NÃO INTERFERIR NO REGIME POLÍTICO DA ÉPOCA. O REGIME AUTORITÁRIO FEZ COM QUE MUITOS EDUCADORES CRIASSEM UMA RESISTÊNCIA COM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO DE PLANOS. HOJE O PLANEJAMENTO JÁ NÃO TEM A FUNÇÃO REGULADORA DENTRO DAS ESCOLAS, ELE SERVE COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA PARA ORGANIZAR E SUBSIDIAR O TRABALHO DO PROFESSOR.

9 De acordo com o Art. 67 da LDB
OS SISTEMAS DE ENSINO PROMOVERÃO A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ASSEGURANDO-LHES, INCLUSIVE NOS TERMOS DOS ESTATUTOS E DOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO: V – PERÍODO RESERVADO A ESTUDOS, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, INCLUÍDO NA CARGA DE TRABALHO; [...] (BRASIL, 2011).

10 Conceito de planejamento (Heloísa Lück)

11 PLANEJAR É...... Planejar é organizar ações.
É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. É querer mudar algo e acreditar na possibilidade de mudança da realidade. É sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação.

12 É um ato político-ideológico.
É um processo que visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação (PADILHA, 2001). É uma exigência que, dia a dia, se impõe em todas as atividades humanas. É processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos (PADILHA, 2001). PLANEJAMENTO

13 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Evita a rotina, a improvisação e a experimentação para ver o que “dá certo” dentro do processo educativo; Garante economia de tempo e energia (racionalização do processo educacional); Possibilita a organização do trabalho didático; Permite verificar a marcha do processo educativo; Proporciona maior segurança ao professor.

14 CONSTRUINDO E ANALISANDO O CENÁRIO
ANSEIO PROBLEMAS NECESSIDADES CONTEXTO SOCIAL RECLAMAÇÕES RECLAMAÇÕES ANGÚSTIAS MECANISMOS DE DEFESAS ANSIEDADES POTENCIALIDADES DIFICULDADES

15 A RE-SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO SITUA-SE:
No desejo, na motivação, na disposição vital dos envolvidos; Na necessidade de mudança e na participação; Na consciência de uma prática transformadora em busca de emancipação humana; No rompimento com o ciclo vicioso; Na busca de uma prática reconstrutiva; No planejamento como necessidade do educador.

16 LEITURA DO TEXTO: O PLANEJAMENTO COMO MÉTHODOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA.
_____________________________________________ I RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO CELSO DOS S. VASCONCELOS

17 ATIVIDADE 2 A partir dos seus conhecimentos prévios sobre planejamento e dos construídos durante as discussões vivenciadas no encontro, discorra sobre como deve ser direcionado o planejamento na Rede Municipal de Ensino de Guanambi considerando os seguintes aspectos: Concepção; Importância; Forma de organização.

18 Revisão dos Conteúdos dos Planos de Curso

19 Plano de Curso: Conteúdos 6º Ano
I UNIDADE Leitura Conto maravilhoso. Sinopses. Diário. Bilhete. . Livro: Análise Linguística. Letra e fonema. Encontro vocálico. Encontro consonantal e dígrafo. Divisão silábica. Sílaba tônica. Linguagem verbal e não verbal. Figura de linguagem: Onomatopeia. Ortografia: m antes de p/b; n antes de outras consoantes; os sons do x; uso do o, l e u. Oralidade Exposição oral dos textos construídos. Hora do conto. Filme: Produção textual Verbete: a importância do uso do dicionário/ da língua. Correspondências (bilhete, carta, , indicando a sinopse de filmes e livros) II UNIDADE Histórias em quadrinhos. Poema. Haicai. Cordel. Convite. Cartão Postal. Análise Linguística Estudo do substantivo, artigo e adjetivo. Acentuação das oxítonas e paroxítonas. Pontuação. Tipos de frases. Figura de linguagem: Prosopopeia ou personificação. Ortografia: por que, porque, por quê. Sarau. Chá literário. Poema; Poema-imagem; Varal com poemas; História em quadrinhos.

20 Plano de Curso: Conteúdos 6º Ano
III UNIDADE Leitura Texto jornalístico; Notícia; Propaganda; Anúncio; Narrativa popular. LIVRO: Análise Linguística Estudo do numeral, pronome e interjeição. Continuação de pontuação. Acentuação de hiatos e ditongos. Figura de linguagem: sinestesia. Ortografia: s/z, g/j, x/ch, e/i, /o/u. Oralidade Roda de causos. Jornal falado. Filme: Produção textual Anúncio publicitário. Propaganda dos causos selecionados. Notícia. IV Unidade Tirinha; Receita; Conto de fadas; Estudo do verbo. Advérbio: circunstância de tempo, modo e lugar. Acentuação das proparoxítonas. Figura de linguagem: Hipérbole. Ortografia: am/ão; h, rr, ss; mas, mais e más. Apresentação teatral. Lista de compras. Cardápio. Narração: contos de fada com enredos atuais.

21 Plano de Curso: Conteúdos 7º Ano
I UNIDADE Leitura Anedotas; Provérbios; Fábulas modernas; LIVRO: Análise Linguística Origem da Língua Portuguesa. Novo acordo ortográfico. Pontuação. Revisão das classes gramaticais: artigo, substantivo, adjetivo. Figura de linguagem: ironia. Ortografia: eza,esa/zinho,sinho Oralidade Leitura de fábulas. Concurso de anedotas. Filme: Produção textual Readaptação da narrativa da fábula. Caderno com provérbios e anedotas.

22 Plano de Curso: Conteúdos 7º Ano
II UNIDADE Leitura Textos de memórias. Biografia. Contos de humor. LIVRO: O menino que veio de longe. Análise Linguística Estudo da preposição e do advérbio. Revisão de pronome e numeral. Verbos irregulares (flexão e estrutura). Figura de linguagem: antítese. Ortografia: s/z/x,isar/izar,agente/agente,ram/rão. Oralidade Hora do Conto. Entrevista. Relato de memórias. Produção textual Produção de roteiro para entrevista. Produção de memórias. Produção de conto para construção do mural.

23 Plano de Curso: Conteúdos 7º Ano
III UNIDADE Leitura Conto de amor. Telenovela. Poema lírico. LIVRO: Análise Linguística Estudo das conjunções. Revisão das classes gramaticais: . Conotação/ Denotação. Continuação com os verbos irregulares. Figura de linguagem: hipérbole. Ortografia: emprego dos porquês; a/ah/há. Oralidade Relato de história de amor de cunho real. Encenação de um trecho de uma narrativa com o tema amor. FILME: Produção textual Poema a partir de uma história de amor narrada.

24 Plano de Curso: Conteúdos 7º Ano
IV UNIDADE Leitura Notícia. Reportagem. Mangá. LIVRO: Análise Linguística Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Aposto e vocativo. Figura de linguagem: eufemismo Ortografia: mas/mais/más Oralidade Seminário / notícias atuais. Dramatização: reportagem local. Filme: Produção textual Notícias do mês. Reportagem policial. .

25 Plano de Curso: Conteúdos 8º Ano
I UNIDADE Leitura Poema social; Conto social, Charge. . LIVRO: Análise Linguística Língua Portuguesa: variações. Revisão das classes gramaticais. Pontuação. Discurso direto e indireto. Acentuação. Figuras de linguagem: metáfora e antítese. Nova ortografia. Oralidade Encenação de poema social. Hora do conto do meu bairro. Filme: Produção textual Poema social com o tema de seu bairro. Conto, destacando aspecto de sua cidade. Charge: escolher um personagem de destaque nacional.

26 Plano de Curso: Conteúdos 8º Ano
II UNIDADE Leitura Memórias de escritores renomados; Autobiografia. Blog. LIVRO: Análise Linguística Frase, oração, período. Classificação do sujeito. Tipos de predicado. Transitividade verbal. Figuras de linguagem: Ortografia: há, a, à, ah. Oralidade Entrevista. Apresentação da autobiografia. FILME Produção textual Memórias. Página de Blog.

27 Plano de Curso: Conteúdos 8º Ano
III UNIDADE Leitura Conto psicológico. Conto social. LIVRO: Análise Linguística Termos acessórios da oração. Termos integrantes da oração. Vocativo/ Aposto. Figuras de linguagem: Ortografia: ao encontro / de encontro Oralidade Encenação. Debate.. Produção textual Conto psicológico em 3ª pessoas. Varal de conto social.

28 Plano de Curso: Conteúdos 8º Ano
IV UNIDADE Leitura Resenha.de filme e livro. LIVRO: Análise Linguística Revisão de verbos regulares e irregulares. Período composto por coordenação. Crase. Figuras de linguagem: antítese, metáfora, ironia e hipérbole. Ortografia: homônimos e parônimos; Oralidade Júri simulado Produção textual Resenha de filme e livro;

29 Plano de Curso: Conteúdos 9º Ano
I UNIDADE Leitura Conto psicológico LIVRO: critério do professor Análise Linguística Revisão: período composto por coordenação. Coesão textual e uso exagerado do “que”. Estrutura e formação das palavras. Novo acordo ortográfico. Uso de esse, este e aquele. Oralidade Socialização de contos produzidos. Produção textual Conto Social. II UNIDADE Crônica. Artigo de divulgação científica. LIVRO: Período composto por subordinação. Orações subordinadas substantivas. Pronomes relativos. Orações subordinadas adjetivas. Emprego do pronome oblíquo. Socialização de crônicas produzidas. Coletânea de crônicas.

30 Plano de Curso: Conteúdos 9º Ano
III UNIDADE Leitura Textos jornalísticos. LIVRO: critério do professor Análise Linguística Orações subordinadas adverbiais. Concordância nominal e verbal. Crase. Ortografia Oralidade Apresentação de gêneros textuais a partir daspesquisas realizadas. Produção textual Produção de jornal; IV UNIDADE Leitura Texto dissertativo. LIVRO: critério do professor Análise Linguística Regência verbal e nominal Prosódia e ortoépia; Emprego de: onde, aonde, senão, se não... Crase. Colocação pronominal. Oralidade Seminário. Produção textual Dissertação argumentativa e expositiva.

31 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. CASTRO, Patricia Aparecida Pereira Penkal de. A importância do planejamento das Aulas para organização do trabalho do Professor em sua prática docente. ATHENA Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan./jun Disponível em: . Acesso em: 29 out VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 16ª ed. São Paulo: Libertad,

32 Links de vídeos: Síndrome de Asperger:
- O último tricô: Mary & Max: uma amizade diferente -


Carregar ppt "O ato de planejar faz parte da história do ser humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google