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FÍSICA DE ALIMENTOS CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ÓTICAS.

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1 FÍSICA DE ALIMENTOS CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ÓTICAS

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5 PERCEPÇÃO DE CORES Note como cada tipo de célula não só se especializa em uma cor, mas também tem níveis variáveis de sensibilidade ao longo de uma gama de comprimentos de onda. Note como a percepção humana de cores é mais sensível a luz na região amarelo-verde do espectro; essa informação é utilizada nas chamadas "bayer arrays" nas câmeras digitais modernas."bayer arrays"

6 Misturando cores por adição e subtração Praticamente todas as cores visíveis podem ser produzidas utilizando alguma mistura de cores primárias por combinação aditiva ou subtrativa. O processo aditivo cria cores adicionando luz a um fundo preto, o processo subtrativo usa pigmentos ou tinturas para, seletivamente, bloquear a luz branca. A compreensão de cada um desses processos é a base fundamental para entender a reprodução de cores.

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8 Misturando cores por adição e subtração As cores nos três círculos exteriores são chamadas de primárias e são diferentes em cada um dos diagramas. Aparatos que se baseiam em cores primárias para representar cores só podem produzir uma gama limitada de cores.

9 Misturando cores por adição e subtração Os monitores de computador, por exemplo, emitem luz para produzir cores através do processo aditivo; impressoras, por outro lado, usam tinta, ou pigmento, para absorver a luz, através do processo subtrativo. É por isso que a grande maioria de monitores usa uma combinação de pixels vermelho, verde e azul (o que é comumente chamado de RGB, do inglês "red, green and blue").

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11 Misturando cores por adição e subtração As impressoras, por sua vez, usam (pelo menos) tintas das cores ciano, magenta e amarelo (o que é chamado de CMY, do inglês "cyan, magenta and yellow"). Muitas impressoras também utilizam a tinta preta (abreviado, nesse caso, por CMYK, onde o K vem de "blacK"), já que uma combinação de CMY não é capaz de produzir preto profundo.

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17 GENERALIDADES A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré- processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.percepção visualfotons retina A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.frequência Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.

18 GENERALIDADES A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão. comprimento de onda

19 GENERALIDADES Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias(amarelo, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco- íris.brancapretoprisma naturezaarco- íris

20 GENERALIDADES Observação: Cores primárias são cores indecomponíveis, sendo o vermelho, o amarelo e o azul. Desde as experiências de Le Blond, em 1730, essas cores vêm sendo consideradas primárias.

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22 GENERALIDADES A fim de se poder ajustar os emissores luminosos (lâmpadas, e monitores em geral – displays) com a percepção natural do olho humano, para o qual são projetados e construídos, é preciso criar parâmetros de medida das cores. Os três parâmetros básicos são: Matiz – corresponde à intensidade espectral de cor (isto é, qual o comprimento de onda dominante); Brilho – corresponde à intensidade luminosa (isto é, mais brilho, mais luz, mais "claridade"); Saturação – corresponde à pureza espectral relativa da luz (alta saturação = cor bem definida dentro de estreita faixa espectral; baixa saturaçao = cor "indefinida" tendendo ao branco, ampla distribuição espectral).

23 GENERALIDADES Interessante notar que as cores mais claras aparentam maior brilho, mas na verdade isto é devido ao efeito combinado de brilho e matiz. Também inclui-se a designação intensidade de cor, que é o efeito combinado de matiz e saturação. Um outro parâmetro que causa alguma confusão é a densidade de cor, que não diz respeito aos emissores e sim aos meios transparentes. A densidade de cor é uma medida do grau de opacidade (absorção da luz), combinado com a intensidade de cor; muito usado na avaliação de pedras preciosas.

24 GENERALIDADES Podemos dizer que quando dois diferentes espectros de luz tem o mesmo efeito nos três receptores do olho humano (células-cones), serão percebidos como sendo a mesma cor. A medição da cor é fundamental para se poder criá- la e reproduzí-la com precisão, em especial, nas artes gráficas, arquitetura, alimentação e sinalização. Existem diversos métodos para medição da cor, tais como a tabelas de cores, o círculo cromático e os modelos de cores.luzcélulas-cones artes gráficasarquiteturaalimentação sinalização círculo cromático

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27 INSTRUMENTOS O equipamento colorimétrico é semelhante ao utilizado em espectrofotometria. Alguns equipamentos relacionados também são mencionados apenas para se ter uma visão completa. Um colorímetro de tristímulos mede os valores tristimulares de uma cor. A espectroradiômetro mede a radiância (intensidade) absoluta espectral ou irradiação de uma fonte de luz.espectroradiômetroradiânciairradiação Um espectrofotômetro mede o espectro de refletância, transmitância, ou irradiância relativa de uma amostra de cor.espectrofotômetrode refletânciatransmitância

28 INSTRUMENTOS Um espectrocolorímetro é um espectrofotômetro que pode calcular valores tristimulares. Um densitômetro mede o grau de luz que passa através ou refletida por um objeto-densitômetro Um medidor de temperatura de cor mede a temperatura de cor de um iluminante incidente. temperatura de cor

29 Temperatura de cor é uma característica da luz visível que tem importantes aplicações na iluminação, fotografia, videografia, publicação, produção, astrofísica, e outros campos. A temperatura de cor de uma fonte de luz é a temperatura de um radiador de corpo negro ideal que irradia luz de tonalidade semelhante à da fonte de luz. Temperatura de cor é convencionalmente indicada na unidade de temperatura absoluta, o kelvin, tendo a unidade de símbolo K.

30 Temperatura de cor Temperaturas de cor de mais de 5.000 K são chamados de cores frias (branco azulado), enquanto as temperaturas de cor mais baixas (2700-3000 K) são chamadas cores quentes (branco amarelado até o vermelho)

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32 COLORÍMETROS Um colorímetro é descrito geralmente como qualquer instrumento que caracteriza amostras de cores para obter uma medida objetiva das características da cor. Na química, o colorímetro é um aparato que permite que a determinação da absorbância de uma solução em uma freqüência particular de cores. Colorímetros tornam possíveis as verificações de concentração de um soluto conhecido, desde que esta seja proporcional à absorbância.coresquímica absorbânciafreqüênciacores soluto

33 COLORÍMETROS Diferentes substâncias químicas absorvem variadas freqüências do espectro visível. Os colorímetros se baseam no princípio que a absorbância de uma substância é proporcional à sua concentração, por exemplo uma solução mais concentrada dará uma maior leitura de absorbância. Pode ser utilizado um filtro em um colorímetro para selecionar a cor da luz na qual o soluto tem absorbância máxima, de modo a maximizar a exatidão do experimento.espectrosubstânciaconcentração

34 COLORÍMETROS Note que a cor da luz absorvida é a "oposta" da cor do espécime, então um filtro azul será apropriado para uma substância laranja. Sensores medem a quantidade de luz que passa pela solução, comparando com a quantidade que entra e um mostrador permite a leitura direta da absorbância ou de outra grandeza proporcional a esta.

35 UTILIZANDO O COLORÍMETRO HUNTERLAB –COLORQUEST XE Prof. Modesto A. Chaves

36 VISÃO GERAL O ColorQuest®XE é um espectrofotômetro de medição de cor. Ele pode ser usado na produção ou no laboratório para inspeção de matérias- primas e avaliação do produto acabado. Use-o para medir materiais opacos, transparentes e translúcidos sólidos e líquidos medindo propriedades tais como cor refletida, opacidade, força, cor transmitida e APHA. Amostras sólidas são facilmente localizadas e suportadas na porta de reflectância com o grampo ergonômico para amostra

37 VISÃO GERAL. O grampo sai para baixo fazendo um ângulo de 180 completo, e pode ser puxado para fora em pequenos passos ou totalmente removido para acomodar amostras de diferentes espessuras. O espaço compartimento para medir transmissão se abre nos três lados e se tem acesso de ambos os lados e de cima. Ele acomoda filmes finos, folhas, sólidos e células de transmissão com comprimentos de trajeto de até 80 mm.

38 VISÃO GERAL O ColorQuestXE usa a geometria difusa/8º com a exclusão/inclusão de componentes especular automatizada. Para medição de transmissão, a geometria de esfera praticamente elimina erros introduzidos pela turbidez da amostra. O sistema ótico tem uma largura de banda efetiva de 10nm e os dados espectrais são relatadas a cada 10 nm. Cálculos de cor tristimulares são realizados a partir de 400nm e 700nm.

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