A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia da Educação
Origem da Psicologia Psicologia da Educação

2 Evolução Construções das primeiras cidades, crescimento, riquezas para a arquitetura, agricultura e a organização social houve os avanços na Física, Geometria, nas teorias políticas. Esses avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como a Filosofia, e a Arte.

3 Interessante - Aristóteles
Filósofos gregos – tentativa de sistematizar a PSICOLOGIA Termo Grego -> Psyché = alma Estudo da alma Logos = razão

4 A alma ou espírito era concebido como parte imaterial do ser humano e englobaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção. Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção.

5 Limite que separa o homem dos animais -> razão
Sócrates ( a.C.) -> Psicologia na antiguidade ganha consistência: Limite que separa o homem dos animais -> razão Esta teoria postulava que, a razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos que seria a base da irracionalidade

6 Platão (427 – 347 a.C) -> Discípulo de Sócrates
Procurou definir um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo, e este lugar seria a cabeça, onde portanto se encontraria a “alma” do homem. A medula seria, portanto o elemento de ligação da alma com o corpo. Platão concebia a alma separada do corpo. Quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar o outro corpo.

7 Aristóteles (384 – 322 A. C) -> Discípulo de Platão.
Postulava que tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui a sua “psyché” ou “alma”. Desta forma, os vegetais e animais (alimentar e reproduzir), e o homem (alma sensitiva – percepção e movimento). Estudou as diferenças entre RAZÃO, PERCEPÇÃO E SENSAÇÃO -> “Da anima” que pode ser considerado o 1º tratado em Psicologia.

8 A PSICOLOGIA NO IMPÉRIO ROMANO E NA IDADE MÉDIA:
Aparecimento e desenvolvimento do cristianismo – uma força religiosa - força política dominante. Portanto, falar em psicologia nesse período é relacioná-la ao conhecimento religioso, já que, ao lado do poder econômico e político, a igreja católica também monopolizava o saber e o estudo do psiquismo.

9 Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino (1225- 1274).
Santo Agostinho, inspirado em Platão também fazia uma cisão entre alma e corpo, acrescentando que a alma era, além da sede da razão também a prova de uma manifestação divina no homem. São Tomás de Aquino viveu num período que prenunciava a ruptura da Igreja Católica, e o aparecimento de protestantismo – uma época que preparava a transição para o capitalismo, com a revolução francesa e a revolução industrial na Inglaterra. A busca do homem pela perfeição /busca de Deus.

10 A Psicologia no Renascimento
Início de uma época de transformações radicais no mundo europeu. A transição para o capitalismo começa uma nova forma de organização da vida econômica e social, acontece então um processo de valorização do homem. Maquiavel escreve “O Príncipe”, obra clássica da política.

11 A ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA:
Sociedade Feudal Modo de produção voltado para a subsistência, sendo a terra a principal fonte de produção. Hierarquia rígida estabelecida, não havendo mobilidade social:- relação senhor x servo.

12 O Capitalismo O homem passou a ser concebido como um ser livre, capaz de construir seu futuro. O servo, liberto de seu vínculo com a terra, pode escolher seu trabalho e seu lugar social. A necessidade dos homens construírem novas formas de produzir conhecimento, que não fossem estabelecidos pelos dogmas religiosos e/ ou pela autoridade eclesial – Ciência!

13 SÉCULO 19: Os problemas, que até então eram estudados por filósofos, passam a ser, também, investigados pela fisiologia e pela Neurofisiologia. Formulação de teorias sobre o sistema nervoso central / o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos deste sistema. Para conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem – seu cérebro.

14 A PSICOLOGIA CIENTÍFICA
A psicologia moderna nasceu na Alemanha no final do século 19, na Universidade de Leipzig, com Wundt, Weber , Fechner, e o inglês Edward B. Titchner, e o americano William James.

15 Seu status de ciência é obtido à medida que se “liberta” da Filosofia e define seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência); delimitar seu campo de estudo / diferenciar da Filosofia e a Fisiologia; Formular métodos de estudo deste objeto e teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.

16 Embora a psicologia científica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra campo para um rápido crescimento, no sistema capitalista, surgindo as primeiras abordagens / escolas em Psicologia: Funcionalismo, de William James ( ). Estruturalismo, de Edward Titchner (1867 – 1927). Associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874 – 1949)

17 O Funcionalismo Importa responder: “o que fazem os homens” e “porque o fazem”. E para responder isto, James elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a “usa” para adaptar-se ao meio. O Estruturalismo A preocupação é a consciência, mas de forma diferente Titchner, irá estudá-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estrutura do sistema nervoso central; e prevalece o método de observação, sendo os conhecimentos psicológicos produzidos eminentemente experimentais, isto é, produzidos a partir do laboratório.

18 O Associacionismo -primeira teoria de aprendizagem na Psicologia
Aprendizagem - processo de associação de idéias – das mais simples às mais complexas. Thorndike formulou a Lei do Efeito, que viria a ser de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista - todo comportamento de um organismo vivo (um homem, um pombo, etc) tende a se repetir, se nós recompensarmos (efeito) o organismo assim que este emitir o comportamento. O comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (efeito) após sua ocorrência.

19 AS PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO 20
Behaviorismo - Nasce com Watson, nos Estados Unidos e tornou-se importante por ter definido o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento. Gestalt- Nasce na Europa e, postula a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. Psicanálise- Nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como a ciência da consciência e da razão.


Carregar ppt "Psicologia da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google