A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros Musicais Samba Choro Baião Movimento Tropicalista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros Musicais Samba Choro Baião Movimento Tropicalista"— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros Musicais Samba Choro Baião Movimento Tropicalista
música Gêneros Musicais Samba Choro Baião Movimento Tropicalista

2 Samba

3 O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrãos de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano[4] e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia e se instalaram na então capital do Império.

4 o samba como gênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de fato nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro que a dança praticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular e criando o samba carioca urbano e carnavalesco.

5 Durante a década de 1910, foram gravadas algumas composições sob a denominação de samba, mas estas gravações não alcançaram grande repercussão. No entanto, em 1917, foi gravado em disco "Pelo Telefone", aquele que é considerado o primeiro samba. A canção tem a autoria reivindicada por Ernesto dos Santos, o Donga, com co-autoria atribuída a Mauro de Almeida, um então conhecido cronista carnavalesco. Na verdade, "Pelo Telefone"era uma criação coletiva de músicos que participavam das festas da casa de tia Ciata, mas acabou registrada por Donga e Almeida na Biblioteca Nacional.[7] "Pelo Telefone" foi a primeira composição a alcançar sucesso com a marca de samba e contribuiria para a divulgação e popularização do gênero

6 Escute...

7 o samba começou a se espalhar pelo país, inicialmente associado ao carnaval e posteriormente adquirindo um lugar próprio no mercado musical. Surgiram muitos compositores como Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô, mas os sambas destes compositores eram amaxixados, conhecidos como sambas-maxixe.

8 Os contornos modernos do sambam viriam somente no final da década de 1920, a partir das inovações de um grupo de compositores dos blocos carnavalescos dos bairros do Estácio de Sá e Osvaldo Cruz, e dos morros da Mangueira, Salgueiro e São Carlos. Desde então, surgiriam grandes nomes do samba, entre alguns como Ismael Silva, Cartola, Ari Barroso,Noel Rosa, Ataulfo Alves, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Zé Kéti, Ciro Monteiro, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, entre muitos outros

9 Derivadas do samba, outras formas musicais ganharam denominações próprias, como osamba de gafieira, o samba enredo, o samba de breque, o samba-canção, o samba-rock, opartido alto, o pagode, entre outros. Em 2007, o Iphan declarou o samba um Patrimônio Cultural do Brasil.[8][9] O samba, além de ser o gênero musical mais popular no Brasil, é muito conhecido no exterior e está associado - assim como o futebol e o carnaval - ao país. Esta estória começou com o sucesso internacional de "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, seguiu com Carmen Miranda (apoiada pelo governo Getúlio Vargas e a política da boa vizinhança norte-americana), que levou o samba para os Estados Unidos, passou ainda pelabossa nova, que inseriu definitivamente o Brasil no cenário mundial da música.

10 O samba moderno surgido a partir do início do século XX tem ritmo basicamente 2/4 e andamento variado, com aproveitamento consciente das possibilidades dos estribilhos cantados ao som de palmas e ritmo batucado, e aos quais seriam acrescentados uma ou mais partes, ou estâncias, de versos declamatórios.[3] Tradicionalmente, o samba é tocado por instrumentos de corda (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim. Por influência das orquestras norte- americanas em voga a partir da Segunda Guerra Mundial, e pelo impacto cultural da música dos EUA no pós-guerra, passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e, por influência do choro, flauta e clarineta

11 choro

12 Portinari

13 Choro ou Chorinho é um gênero musical instrumental brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. As músicas e as danças vindas da Europa e trazidas por Portugal ao Brasil (schottisch, minueto, marzuca, valsa, polca) se misturaram às influências musicais africanas dos negros como o batuque e o lundu de raízes africanas. Ao longo de sua história o choro recebeu influências da música nordestina brasileira, do Maxixe, dos Tangos, e posteriormente do próprio Samba e das Big Bands de Jazz.  A importância do choro se dá pelo legado deixado por seus percussores e também pelo movimento de continuidade dado a música brasileira. Essa mesma música que é ramificada em vários estilos musicais que tem origem em gêneros primários como o Samba, o Choro, o Maxixe. Hoje existe o movimento de modernização e memória do gênero. Compositores e músicos contemporâneos como Paulinho da Viola, Chico Buarque, os violonista Yamandú Costa e Raphael Rabello, o bandolinista Hamilton de Holanda, o flautista Altamiro Carrilho e os conjuntos Época de Ouro, Trio Madeira Brasil dentre outros que difundem o estilo musical pelo Brasil e pelo mundo.

14 O que caracteriza o choro é sua maneira de execução e sua estrutura musical. O choro geralmente é dividido da seguinte maneira: são duas ou três partes, (A e B)  ou ( A, B e C), na maioria das vezes as partes estão em tonalidades diferentes e depois de  cada parte executada há  o retorno para a primeira parte da música. É característico também o momento da improvisação que deixa música mais rica e mais divertida. Cada instrumento responde e cria trechos improvisados tendo como base a música que está sendo executada e sua tonalidade. É um desafio criativo que exige habilidade e técnica.      Os compositores e criadores foram músicos  virtuosos com influência erudita e popular. São nomes como Pixinguinha, Antônio Silva Callado, Ernesto Nazareth, Patápio Silva, Chiquinha Gonzaga, que inclusive foi maestrina e a primeira chorona da época compondo choros memoráveis. Músicas muito tocadas e lembradas são "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu "Brasileirinho", de Waldir Azevedo, "Noites Cariocas", de Jacob do Bandolim, "Carinhoso" e "Lamento" de Pixinguinha e "Odeon", de Ernesto Nazareth. 

15 Descrição da Imagem de alguns instrumentos utilizados no CHORO, da esquerda para a direita:
violão de 7 cordas, violão de 6 cordas, bandolim, flauta transversal, cavaquinho, pandeiro

16 baião

17

18 Segundo informa Câmara Cascudo, foi gênero de dança popular bastante comum durante o século XIX

19 Em 1928 Rodrigues de Carvalho registrou que "
Em 1928 Rodrigues de Carvalho registrou que "...o baião, que é o [ritmo] mais comum entre a canalha, e toma diversas modalidades coreográficas". Câmara Cascudo registra ainda a sua popularização no país, a partir de 1946, com Luiz Gonzaga, em forma modificada pela "inconsciente influência local do samba e das congas cubanas" - sendo o ritmo de sucesso, vencendo o espaço então dominado pelo bolero. Sua execução original era com sanfonas, que com a popularização passou a anexar o orquestramento.

20 A conjunto da instrumentação básica do baião, segundo Luiz Gonzaga num depoimento, é de origem portuguesa, mais especificamente dachula. ' ' ' ' Depois eu verifiquei que esse conjunto era de origem portuguesa, porque a chula do velho Portugal tem essas coisas, o ferrinho (triângulo), o bombo (o zabumba) e a rabeca (a sanfona)... é folclore que chegou de lá no Brasil e deu certo. Agora, o que eu criei, foi a divisão do triângulo, como ele é tocado no baião. Isso aí não era conhecido. (Deryfus, 1996, p.152 apud Ramalho, 2000, p.62)

21 O primeiro sucesso veio com a música homônima - Baião - de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, cuja letra diz: "Eu vou mostrar pra vocês / Como se dança o baião / E quem quiser aprender / É favor prestar atenção." [5] e "(...) o baião tem um quê / Que as outras danças não têm". Gonzaga logo passou a dominar o gosto popular com outros sucessos no estilo do baião, a ponto de jornais da época registrarem que o ritmo tornara-se a "coqueluche nacional de 1949" (segundo a revista Radar) e era decisiva sua influência "na predileção do povo" (jornal Diário Carioca).

22 A partir da década de 50, o gênero passou a ser gravado por diversos outros artistas, dentre os quais Marlene, Emilinha Borba, Ivon Curi,Carolina Cardoso de Menezes, Carmem Miranda, Isaura Garcia, Ademilde Fonseca, Dircinha Batista, Jamelão, dentre outros. Se Gonzaga era o "Rei do Baião", Carmélia Alves era tida como a "Rainha", Claudete Soares a "princesa" e Luiz Vieira o "príncipe". Após um período de relativo esquecimento, durante a década de 60 e a seguinte, no final dos anos 70 ressurgiu com Dominguinhos, Zito Borborema, João do Vale, Quinteto Violado, Jorge de Altinho e outros. O ritmo influenciou ainda o tropicalismo de Gilberto Gil e o rock'n roll de outro baiano - Raul Seixas. Este último fundiu os dois ritmos, criando aquilo que chamou de "Baioque".

23 TROPICALISMO

24 Foi um movimento surgido em 1967 que revolucionou o modo de fazer a música popular brasileira. Ele chamou a atenção do público na terceira edição do Festival de MPB da emissora Record – uma espécie de American Idol da época, com forte teor político. Nesse show, Caetano Veloso cantou Alegria, Alegria acompanhado por guitarras elétricas. Foi um escândalo, já que elas eram consideradas ícones do imperialismo americano (e a MPB sempre esteve associada ao violão, especialmente na bossa nova). Mas o objetivo era exatamente este: arejar a elitista e nacionalista cena cultural brasileira, tornando nossa música mais universal e próxima dos jovens. O nome surgiu em um texto do crítico Nelson Motta, que se inspirou na obra Tropicália, do artista plástico Hélio Oiticica.

25 As características do movimento
Mistura de vários estilos: rock, bossa nova, baião, samba, bolero... Letras com tom poético, que abordavam temas cotidianos e camuflavam críticas sociais (mas sem oposição política explícita). Uso constante de guitarras elétricas. Mistura de tradições da cultura nacional e inovações estéticas internacionais, como a pop art. Luta contra barreiras comportamentais, defendendo, por exemplo, o sexo livre.

26 O IDEALIZADOR CAETANO VELOSO Principais músicas: Alegria, Alegria (1967), Tropicália ou Panis et Circencis (1968), É Proibido Proibir (1968) e Atrás do Trio Elétrico (1969). Apesar de ter sido vaiada, Alegria, Alegria estourou nas rádios. O disco vendeu mais de 100 mil cópias, valor alto para a época. Ao lado de Gil, Caetano tentou trazer para o movimento outros cantores de sua geração, como Dorival Caymmi, Chico Buarque, Edu Lobo ePaulinho da Viola, mas não conseguiu.

27 As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa. O movimento tropicalista não possui como objetivo principal utilizar a música como “arma” de combate político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Por este motivo, foi muito criticado por aqueles que defendiam as músicas de protesto. Os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical já era uma forma revolucionária. Uma outra crítica que os tropicalistas receberam foi o uso de guitarras elétricas em suas músicas. Muitos músicos tradicionais e nacionalistas, acreditavam que esta era uma forte influência da cultura pop-rock americana e que prejudicava a música brasileira, denotando uma influência estrangeira não positiva.

28 Os principais representantes do tropicalismo foram: - Caetano Veloso - Gilberto Gil - Os Mutantes - Torquato Neto - Tom Zé - Jorge Bem - Gal Gosta - Maria Bethânia

29 O tropicalismo foi muito importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário, embora muito criticado no período. Influenciou as gerações musicais brasileiras nas décadas seguintes.

30 Tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, se transformou em símbolo de identidade nacional. O trecho acima refere-se a A) pagode B) jazz C) samba D) funk E) forró

31 OBRIGADA!!


Carregar ppt "Gêneros Musicais Samba Choro Baião Movimento Tropicalista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google