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CAPES Brasília, 20 de agosto de 2015 Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Funcionamento do Programa.

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1 CAPES Brasília, 20 de agosto de 2015 Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Funcionamento do Programa

2 CAPES Histórico / InternacionalizaçãoFuncionamentoMetas e Resultados AlcançadosPerspectivas e Desafios Principais tópicos

3 CAPES

4 Internacionalização: Visão Estratégica Internacionalização de uma IES ou País: agrega valor (conhecimento, cultura, inovação, etc.) ao que reconhecido e relevante em nível global; Aumento do impacto de uma determinada IES (ou sistema universitário) nos desafios globais via networking institucional, resultados de pesquisas e através de intercâmbio em programas de estudos pós-graduados (a pós-graduação tem um efetivo papel profissional e social no contexto multi- cultural internacional); Só pode ser efetiva se ocorrer num ambiente verdadeiramente de cooperação e dentro de uma dinâmica de constante transformação; Quando raciocinamos em termos de País, emerge a questão da competitividade.

5 CAPES Internacionalização: Alguns riscos Comoditização/comercialização da educação superior; Dificuldade de acesso a programas de qualidade estrangeiros; Brain drain; Aumento do gap em qualidade e/ou prestígio entre IEs de um mesmo país; Parcerias para dupla titulação podem perder impulso. Fonte: IAU 4th GLOBAL SURVEY

6 CAPES O Contexto Brasileiro País de dimensões continentais com um desenvolvimento desigual intra e inter-regionais; 7ª economia mundial; 5ª em população no mundo; 5º em superfície; 60º em renda per capita; País monoglota; Uma boa e qualificada estrutura de pesquisa e pós- graduação (13º em produção científica mundial – 2010-2014)

7 CAPES Estudantes Estrangeiros nos EUA 2010-20112013-2014 #PaísEstudantes#PaísEstudantes 1China157.5581China274.439 2Índia103.8952Índia102.673 3Coreia do Sul73.3513Coreia do Sul68.047 4Canadá27.5464Arábia Saudita53.919 5Taiwan24.8185Canadá28.304 6Arábia Saudita22.7046Taiwan21.266 7Japão21.2907Japão19.334 8Vietnã14.8888Vietnã16.579 9México13.7139México14.779 10Turquia12.18410Brasil13.286 11Nepal10.30111Turquia10.821 12Alemanha9.45812Irá10.194 13Reino Unido8.94713Reino Unido10.191 14Brasil8.77714Alemanha10.160 Fonte: Open Doors Fast Facts

8 CAPES CsF como impulso inicial

9 CAPES Objetivos do CsF Investir na forma ç ão de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necess á rias para o avan ç o da sociedade do conhecimento; Aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de v á rios n í veis em instituições de excelência no exterior; Promover a inserção internacional das institui ç ões brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros; Ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas; Atrair jovens talentos científicos e investigadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.

10 CAPES Governança Governança CAPESCNPq Comitê de Acompanhamento e Assessoramento (CCivil+MF+MPOG+MEC+MCTI+MRE+4 Rep. empresas) Comitê Executivo CCivil+ MCTI + MEC + MRE Operação Grupo Técnico Operacional

11 CAPES Operação Negociação de Acordos Publicação de Editais / Chamadas Públicas Seleção dos Candidatos / Concessão dos Benefícios Acompanhamento e Pagamento de Bolsistas Acompanhamento dos Egressos IES Brasileiras Parceiros Internacionais IES Brasileiras IES Estrangeiras Internships IES Brasileiras

12 CAPES PARCERIAS Nacionais: 966 instituições de Ensino Superior no Brasil Internacionais: Acordos com parceiros / instituições em mais de 48 países em todo o mundo Setor privado: 90 empresas oferendo vagas de estágio e emprego

13 CAPES Graduação sanduíche ( um ano de estudo no exterior)64.000 Doutorado Sanduíche (um ano de estudo no exterior)15.000 Doutorado Pleno4.500 Pós-Doutorado6.440 Treinamento de Especialistas no Exterior7.060 Jovens Pesquisadores ( para expatriados e estrangeiros)2.000 Cientistas Visitantes (para expatriados e estrangeiros)2.000 Total101.000 Incluindo as 26.000 vagas financiadas pela iniciativa privada. * Metas revisadas na 7ª Reunião do Comitê Executivo (ComEx) do Programa Ciência sem Fronteiras, realizada em 22 de janeiro de 2013. Metas do CsF

14 CAPES Execução Global Bolsas Concedidas CSF por Ano (Capes e CNPq) Fonte: CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014

15 CAPES Execução Global Bolsas Concedidas CSF por Modalidade (Capes e CNPq) Fonte: CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014

16 CAPES Execução Global Por área prioritária Fonte: CAPES/CNPq Data de atualização: 19/12/2014

17 CAPES Fonte: CAPES/CNPq Data de atualização: 19/12/2014 Execução Global Por país de destino

18 CAPES Execução Global Por IES de origem (10 maiores) Fonte: CAPES/CNPq Data de atualização: 19/12/2014

19 CAPES Ranking de IES brasileiras no CSF #Instituição de Ensino Superior Bolsas Concedidas/Alunos Matriculados Ranking RUF Ranking CAPES 1Instituto Tecnológico de Aeronáutica35,08%-- 2Universidade Federal de Itajubá22,88%62º- 3Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais18,00%-- 4Fundação Universidade Federal do ABC17,46%40º- 5Instituto Militar de Engenharia14,29%-- 6Universidade Federal de São Carlos12,82%10º16º 7Universidade Federal de Minas Gerais12,12%2º5º 8Universidade Federal de Viçosa12,04%19º10º 9Universidade Estadual de Campinas11,38%5º3º 10Universidade Tecnológica Federal do Paraná10,60%53º- 11Universidade Federal do Oeste da Bahia9,45%-- 12Universidade de Brasília8,89%8º9º 13Universidade Federal de Santa Catarina8,61%7º 14Centro Federal de Ed. Tec. Celso Suckow da Fonseca8,44%-- 15Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre7,91%57º- 16Universidade Federal de Alfenas7,55%49º- 17Universidade Federal do Ceará7,47%13º17º 18Universidade Federal de Lavras7,18%27º19º 19Universidade de São Paulo7,06%1º 20Universidade Federal de Pernambuco6,92%11º13º Fonte:CAPES/CNPq/INEP/Folha de São Paulo; Data de atualização: 24/4/2015

20 CAPES Status de implementação das bolsas Egressos até 201440.298 Bolsistas que retornarão em 201532.681 Bolsistas de graduação sanduíche que viajarão a partir de junho/2015 14.050 Fonte: CAPES/CNPq Data de atualização: 24/04/2015 Resumo da Implementação do Programa

21 CAPES

22 Fonte: CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014 Retorno dos bolsistas Total da amostra CNPq: 5.567

23 CAPES Fonte: CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014 Desempenho acadêmico dos bolsistas Total da amostra CNPq: 5.567

24 CAPES Fonte: CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014 Percentual em créditos de disciplinas realizadas no exterior com aproveitamento pela IES Total da amostra CNPq: 5.567

25 CAPES Fonte: CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014 Possíveis motivos para não aproveitamento de créditos Total da amostra CNPq: 5.567

26 CAPES Fonte: CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014 Há evidência de falta de frequência às atividades e/ou dedicação do bolsista como parte de possível problema de aproveitamento? Total da amostra CNPq: 5.567

27 CAPES Fonte: CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014 Há evidência de problema de qualidade ou atenção ao bolsista por parte da Universidade no exterior?

28 CAPES Fonte: CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014 Avaliação Coordenador Institucional/formação acadêmica/ pessoal do bolsista Total da amostra CNPq: 5.567

29 Perspectivas e Desafios Avaliação da Primeira Etapa do ProgramaParticipação das IES brasileirasInternacionalização das IES brasileirasFixação e Acompanhamento dos EgressosAproveitamento de Créditos / DisciplinasRelacionamento Setor Público e Privado

30 CAPES Adi Balbinot Junior – Coordenador Geral DRI/CAPES Geraldo Nunes – Diretor Adjunto DCOI/CNPq


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