A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contar com o coração Cléo Busatto. Por que contar histórias? Desenvolve o interesse pelos livros; Conscientiza sobre a variedade de livros; Possibilita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contar com o coração Cléo Busatto. Por que contar histórias? Desenvolve o interesse pelos livros; Conscientiza sobre a variedade de livros; Possibilita."— Transcrição da apresentação:

1 Contar com o coração Cléo Busatto

2 Por que contar histórias? Desenvolve o interesse pelos livros; Conscientiza sobre a variedade de livros; Possibilita a experiência com fluxo de palavras para formar novos significados; Favorece o prazer e os sentimentos criados pela leitura.

3 A leitura tem como finalidade Fornecer matéria-prima para: - para a escrita (o que escrever) - ampliar o vocabulário - aguçar a imaginação Contribuir para a construção de modelos - como escrever

4 Atitude Multidimensional Plano prático Nível do pensamento Dimensões do mítico – simbólico e do mistério Formação do leitor Sensibilização e aguçamento o interesse pela leitura Valorização das etnias e diversidade cultural Alimento da imaginação. Resgate do significado de nossa existência

5 Para quem? Para quem quiser ouvir; Estratégias diferentes para situações diferentes (volume da voz/energia/escolha da história); “ Ao contar histórias, nós compactuamos com o que o conto quer dizer”.

6 Envolvimento com a história Identidade do contador com a história Compartilhar Acreditar naquilo o que está vivendo “Compartilhar: tomar parte de alguma coisa, estar com - um verbo importante para se conjugar”

7 Como escolher uma história? -Histórias que trazem mensagens, valores e sentimentos; -Cuidado na escolha de livros com histórias longas; -Histórias com aspectos lúdicos. “Ler e ouvir histórias pode auxiliar as pessoas a refletir e resolver conflitos, medos e outros sentimento”

8 “Lembro-me de uma situação onde eu narrava As três penas, dos Irmãos Grimm. Ao acabar a narrativa, um garoto de nove ou dez anos aproximou- se, e sem falar uma palavra me abraçou. Ficamos lá, grudados, sob o signo de kairós, num espaço onde cronos foi deixado de lado, compartilhando uma emoção única. Depois, olhou-me nos olhos e disse: “Obrigado, e foi embora”.

9 Uma grande emoção Apesar de não conhecer aquele menino conclui que em algum momento da sua história pessoal ele também foi considerado “o bobo”, e ouvir aquele conto lhe trouxe um alento, a esperança de que também ele, poderia se sair bem nas suas tarefas e herdar, quem sabe, o sorriso e a aprovação de alguém que lhe fosse especial.

10 Então... Contar com o coração é... Repassar afeto; Repassar conhecimentos para formação do ser humano; Trocar experiências; “Contar histórias traz respostas às nossas inquietações”.

11 Uma realidade preocupante Avalanches de inutilidades na mídia; O lazer tornou-se uma indústria fértil; Vivemos em um tempo onde ter vem antes do ser;

12 “A CAPACIDADE DE LER É DE IMPORTÂNCIA TÃO SINGULAR NA VIDA DE UMA CRIANÇA, QUE A SUA EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA FREQÜENTEMENTE SELA SEU DESTINO EM RELAÇÃO À VIDA ESCOLAR” BRUNO BETTELHEIM

13 RECONTO – DRAGÃO

14 Vamos lá, preste atenção e...... viage com sua imaginação!


Carregar ppt "Contar com o coração Cléo Busatto. Por que contar histórias? Desenvolve o interesse pelos livros; Conscientiza sobre a variedade de livros; Possibilita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google