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3º ENCONTRO. SALTÉRIO: 2º LIVRO  Exegese – período do amanhecer Introdução: Salmos da espera Sl 41: O desejo de Deus Sl 50: Miserere Sl 71: O Rei prometido.

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1 3º ENCONTRO

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3 SALTÉRIO: 2º LIVRO  Exegese – período do amanhecer Introdução: Salmos da espera Sl 41: O desejo de Deus Sl 50: Miserere Sl 71: O Rei prometido

4 MADRUGADA (escura) MEIO-DIA (drama) MANHÃ (espera) TARDE (sabed./resposta) NOITE (confiança)

5 SALTÉRIO: 2º LIVRO Introdução – Salmos da espera 41-48: Salmos dos filhos de Coré (drama  respostas) Sl 41: o desejo de Deus 49-50: Liturgia Penitencial Sl 50: Miserere 51-71: Salmos de Davi* (súplicas/hinos) Sl 71: Rei prometido IIIIII

6 SALTÉRIO: 2º LIVRO Bloco I (41-48): Salmos dos Filhos de Coré Salmos utilizados para o Canto. Salmos de pessoas que estão longe do Templo. Mais adiante, outros salmos dos “Filhos de Coré”.

7 SALTÉRIO: 2º LIVRO a) Sl 41: O desejo de Deus  Muitas imagens e símbolos: (2) Como a corça suspira por águas correntes, assim minha alma suspira por ti, ó meu Deus! Como a corça (cervo) com sede de noite, o salmista sente a falta de Deus. (3) Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando voltarei a ver a face de Deus? Ver a face significa estar no Templo. É o desejo de retornar à liturgia, aos cantos, ao local onde está a Arca da Aliança.

8 SALTÉRIO: 2º LIVRO a) Sl 41: O desejo de Deus (4) As lágrimas são meu pão noite e dia, e todo dia me perguntam: "Onde está o teu Deus?" Metáfora do pão com lágrimas (dois modos). Dor espiritual que se torna um contra-testemunho!! (5) Começo a recordar as coisas e minha alma em mim se derrama: quando eu passava, sob a Tenda do Poderoso, em direção à casa de Deus, entre os gritos de alegria, a ação de graças e o barulho da festa. Em meio à dor, a lembrança da liturgia e do Templo que trazem um pouco de conforto...

9 SALTÉRIO: 2º LIVRO a) Sl 41: O desejo de Deus (6) Por que te curvas, ó minha alma, por que gemendo dentro de mim? Espera em Deus, eu ainda o louvarei, a salvação da minha face e meu Deus! O Salmista “conversa” com a sua consciência, com a sua alma e pede a si mesmo uma atitude... (10) Vou dizer a Deus, meu rochedo: Por que me esqueces? Por que devo andar pesaroso pela opressão do inimigo? Eleva uma súplica a Deus em meio à tribulação e aos inimigos (temas constantes dos Salmos) e volta o refrão anterior da conversa consigo mesmo...

10 SALTÉRIO: 2º LIVRO a) Sl 41: O desejo de Deus (12) Por que te curvas, ó minha alma, por que gemendo dentro de mim? Espera em Deus, eu ainda o louvarei, a salvação da minha face e meu Deus!  A conclusão é confiante: Passado infeliz e com saudades. Presente amargo e de dificuldades. Futuro luminoso (Sl 43[42]): um salmo messiânico

11 SALTÉRIO: 2º LIVRO a) Sl 42: A oração messiânica (2-4) Sim, tu és o meu Deus forte: por que me rejeitas? Por que devo andar pesaroso pela opressão do inimigo? Envia tua luz e tua verdade: elas me guiarão, levando-me à tua montanha sagrada. Eu irei ao altar de Deus, ao Deus que me alegra. Uma luz no futuro, o dia está amanhecendo, a esperança está surgindo... (5) Por que te curvas, ó minha alma, por que gemendo dentro de mim? Espera em Deus, eu ainda o louvarei, a salvação da minha face e meu Deus!

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13 SALTÉRIO: 2º LIVRO Salmos da espera 41-48: Salmos dos filhos de Coré (drama  respostas) Sl 41: o desejo de Deus 49-50: Liturgia Penitencial Sl 50: Miserere 51-71: Salmos de Davi* (súplicas/hinos) Sl 71: Rei prometido IIIIII

14 SALTÉRIO: 2º LIVRO b) Sl 50: Miserere (Bloco II [49-50]: penitência)  Salmo após o exílio (586 a.C.): Confissão de culpa do povo, mesmo falando em 1ª pessoa (eu), que pede a misericórdia de Deus, Os muros de Jerusalém caíram. (3) Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Apaga minhas transgressões, por tua grande compaixão! Lava-me inteiro da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado! Tem piedade (miserere mei – kyrie eleison). Imagens: lavar e purificar.

15 SALTÉRIO: 2º LIVRO b) Sl 50: Miserere (5) Pois reconheço minhas transgressões e diante de mim está sempre meu pecado. Reconhecimento público do pecado. O pecado tem reflexos no inteiro povo (Igreja). (7) Eis que eu nasci na iniqüidade, minha mãe concebeu-me no pecado. A consciência de uma natureza pecadora (pecado original) que tem suas fraquezas. Isto porém não justifica...

16 SALTÉRIO: 2º LIVRO b) Sl 50: Miserere (9) Purifica meu pecado com o hissopo e ficarei puro, lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Ritual de purificação no Templo (destruído). Branco: símbolo da pureza (lavar – purificar). (12-13) O Deus, cria em mim um coração puro, renova um espírito firme no meu peito; não me rejeites para longe de tua face, não retires de mim teu santo espírito. Ponto alto do Salmo: uma NOVA CRIAÇÃO. Coração de pedra (corrompido) sem o Espírito (cf. Ez 37)  desejo de Pentecostes!

17 SALTÉRIO: 2º LIVRO b) Sl 50: Miserere (17) Ó Senhor, abre os meus lábios, e minha língua anunciará o teu louvor. O Salmista compreende aquilo que falta para que a sua alma não tenha mais sede. (19-20) Sacrifício a Deus é um espírito contrito, coração contrito e esmagado, ó Deus, tu não desprezas. Faze o bem a Sião, por teu favor, reconstrói as muralhas de Jerusalém. Não sacrifícios de animais, mas do coração. Sacrifício = fazer/tornar sagrado. Espírito + coração: sacrifício perfeito (Cristo).

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19 SALTÉRIO: 2º LIVRO Salmos da espera 41-48: Salmos dos filhos de Coré (drama  respostas) Sl 41: o desejo de Deus 49-50: Liturgia Penitencial Sl 50: Miserere 51-71: Salmos de Davi* (súplicas/hinos) Sl 71: Rei prometido IIIIII

20 SALTÉRIO: 2º LIVRO Bloco III (51-71): Salmos de Davi* Várias súplicas/hinos que demonstram a consciên- cia que Deus está presente, mas a sua intervenção é necessária. Termina com o pedido de um Novo Rei. Sl 51-54: Súplica: Deus está presente Sl 55-59: Súplica: Tem piedade de mim Sl 60-63: Súplica: Sede de Deus Sl 64-67:Hinos: Louvores a Deus Sl 68-71:Súplicas pelo povo (NOVO REI)

21 SALTÉRIO: 2º LIVRO c) Sl 71: Rei prometido (1-2) Ó Deus, concede ao rei teu julgamento [sabedoria] e a tua justiça ao filho do rei; que ele governe teu povo com justiça, e teus pobres conforme o direito. Salmista pede pelo filho do rei (Salomão). Sabedoria para governar com justiça o povo e use o direito pelos pobres e sofredores. (3) Montanhas trazei paz ao povo e colinas a justiça. Montanhas e colinas: fábula (algo sobrenatural).

22 SALTÉRIO: 2º LIVRO c) Sl 71: Rei prometido (5-6) Que ele dure sob o sol e a lua, por geração de gerações; que ele desça como chuva sobre a erva roçada, como chuvisco que irriga a terra. Merismo: pedido de um longo reinado (Cristo). Um reinado frutuoso. (10-11) Os reis de Társis e das ilhas vão trazer-lhe ofertas. Os reis de Sabá e Seba vão pagar-lhe tributo; todos os reis se prostrarão diante dele, as nações o servirão. Társis: ocidente (oeste) || Ilhas: oriente (leste). Simbologia utilizada para os “Reis” Magos.

23 SALTÉRIO: 2º LIVRO c) Sl 71: Rei prometido (12-13) Pois ele liberta o indigente que clama e o pobre que não tem protetor; tem compaixão do fraco e do indigente, e salva a vida dos indigentes. Libertação = redenção e salvação do necessitados. (17) Nele sejam abençoadas as raças todas da terra, e todas as nações o proclamem feliz! Promessa a Abraão é estendida ao Rei Messias.

24 SALTÉRIO: 2º LIVRO c) Sl 71: Rei prometido (18-19) Bendito seja Iahweh, o Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Para sempre seja bendito o seu nome glorioso! Que toda a terra se encha com sua glória! Amém! 2º Livro é esperançoso: iniciou com o desejo de Deus (Sl 41), e termina com o desejo da vinda do Rei Messias que trará um tempo de bênçãos (Sl 71). Desejo similar ao inicio do Pai Nosso: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino...

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26 SALTÉRIO: 2º LIVRO Salmos da espera 41-48: Salmos dos filhos de Coré (drama  respostas) Sl 41: o desejo de Deus 49-50: Liturgia Penitencial Sl 50: Miserere 51-71: Salmos de Davi* (súplicas/hinos) Sl 71: Rei prometido IIIIII

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28 SALTÉRIO: 3º LIVRO  Exegese – período do meio-dia Introdução: Salmos do drama Sl 72: A grande lamentação Sl 87: Súplica do fundo da angústia

29 MADRUGADA (escura) MEIO-DIA (drama) MANHÃ (espera) TARDE (sabed./resposta) NOITE (confiança)

30 SALTÉRIO: 3º LIVRO Introdução – Salmos do drama (crise profunda) II Livro termina com esperança (Sl 71,5), mas... III Livro termina com desilusão (Sl 88,39-40). Comunidade impaciente que se pergunta o porque do silêncio de Deus e da queda de Israel. 72-82: Salmos de Asaf Sl 72: Grande lamentação 83-88: Salmos dos “filhos de Coré” Sl 87: Súplica do fundo da angústia III

31 SALTÉRIO: 3º LIVRO a) Sl 72: A grande lamentação Texto muito próximo ao livro de Jó. (1-2) De fato, Deus é bom para Israel, o Senhor, para os corações puros. Por pouco meus pés tropeçavam, um nada, e meus passos deslizavam. O Senhor é bom, mas a retribuição pessoal não traz os efeitos desejados. Pés/passos simbolizam a estabilidade. Salmista fala com a assembléia com ironia.

32 SALTÉRIO: 3º LIVRO a) Sl 72: A grande lamentação 1ª PARTE: 3-12  A prosperidade dos ímpios (cf. 4-12) Para eles não existem tormentos, sua aparência é sadia e robusta; a fadiga dos mortais não os atinge, não são molestados como os outros. Contra o céu colocam sua boca e sua língua percorre a terra. Dizem: Acaso Deus conhece? Existe conhecimento no Altíssimo? Eis que os ímpios são assim e, sempre tranquilos, ajuntam riquezas! Indignação do Salmista diante da impunidade. Ímpios ≠ Rei Messias (Sl 71)

33 SALTÉRIO: 3º LIVRO a) Sl 72: A grande lamentação 2ª PARTE: 13-28  A comunhão com Deus (13-14) De fato, inutilmente conservei o coração puro, lavando na inocência minhas mãos! Sim, sou molestado o dia inteiro, e castigado a cada manhã. A tentação de não obter frutos (sabedoria) e aliar-se com os ímpios para diminuir o sofrimento. Perda da própria fé...

34 SALTÉRIO: 3º LIVRO a) Sl 72: A grande lamentação (13-14) De fato, inutilmente conservei o coração puro, lavando na inocência minhas mãos! Sim, sou molestado o dia inteiro, e castigado a cada manhã. A tentação de não obter frutos (sabedoria) e aliar-se com os ímpios para diminuir o sofrimento. Salmista diante da corrupção corre o risco de perder a própria fé... (16) Então refleti para compreender, e que fadiga era isto aos meus olhos! Não obtém respostas...

35 SALTÉRIO: 3º LIVRO a) Sl 72: A grande lamentação (17) Até que entrei no santuário divino: entendi então o destino deles! Santuário divino: a própria consciência (alma). Comunhão com o Senhor: superar o conhecimento superficial e perceber o que tem valor na vida. CRISE = purificação. (22) Porque eu era imbecil e não sabia, eu era animal junto a ti. Faltava a “sabedoria” para perceber a presença.

36 SALTÉRIO: 3º LIVRO a) Sl 72: A grande lamentação (23) Quanto a mim, estou sempre contigo, tu me agarraste pela mão direita. Estar sempre com o Senhor (cf. 1Ts 4,17): escatologia. (26) Minha carne e meu coração podem se consumir: a rocha do meu coração, a minha porção é Deus, para sempre! Morte não separa da comunhão com Deus (Rm 8,38). Rocha é o fundamento, algo perene. (28) Quanto a mim, estar junto de Deus é o meu bem! Em Deus coloquei o meu abrigo, para contar todas as tuas obras.

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38 SALTÉRIO: 3º LIVRO b) Sl 87: Súplica do fundo da angústia 72-82: Salmos de Asaf Sl 72: Grande lamentação 83-88: Salmos dos “filhos de Coré” Sl 87: Súplica do fundo da angústia Utiliza uma linguagem parecida com aquela de Jó, de Jeremias (confissões) e do próprio Cristo. Na teologia tradicional do Antigo Testamento os mortos não têm contato com a esfera divina. Estes elementos surgem na sincera súplica de um fiel no fundo de sua angústia. III

39 SALTÉRIO: 3º LIVRO b) Sl 87: Súplica do fundo da angústia (3-4) Que minha prece chegue à tua presença, inclina teu ouvido ao meu clamor. Pois minha alma está cheia de males e minha vida está à beira do Xeol. Um homem (doente?) suplica do Xeol: local dos mortos na teologia do Antigo Testamento. (6) Despedido entre os mortos, como as vítimas que jazem no sepulcro, das quais já não te lembras, porque foram separadas de tua mão. Reconhece que a separação de Deus é algo pior que a própria morte.

40 SALTÉRIO: 3º LIVRO b) Sl 87: Súplica do fundo da angústia (11-12) Realizas maravilhas pelos mortos? As sombras se levantam para te louvar? Falam do teu amor nas sepulturas, da tua fidelidade no lugar da perdição? Salmista questiona o que acontecerá caso morra. Deus parece ausente na vida como na morte. (16-17) Sou infeliz e moribundo desde a infância, sofri teus horrores, estou esgotado; passaram sobre mim teus furores, teus terrores me deixaram aniquilado. Lamentação tem um tom de desejo antes da morte, até os amigos se afastaram, sem razão de viver.

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42 SALTÉRIO: 3º LIVRO Salmos do drama (crise profunda) 72-82: Salmos de Asaf Sl 72: Grande lamentação 83-88: Salmos dos “filhos de Coré” Sl 87: Súplica do fundo da angústia

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44 SALTÉRIO: 4º LIVRO  Exegese – período do entardecer Introdução: Salmos de uma nova esperança Sl 90: A proteção divina Sl 95: O canto novo

45 MADRUGADA (escura) MEIO-DIA (drama) MANHÃ (espera) TARDE (sabed./resposta) NOITE (confiança)

46 SALTÉRIO: 4º LIVRO Introdução – Salmos de uma nova esperança  Vários blocos: 89-93: Senhor da Criação/História Sl 90: A proteção divina 94-99: Senhor é o único Rei Sl 95: O canto novo 100-105: Hinos/súplicas por um novo rei Salmos escritos depois do Exílio (drama da perda do Templo, da monarquia, da liberdade). O 4º Livro procura responder à crise do 3º Livro. IIIIII

47 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 90: A proteção divina (1) Quem habita na proteção do Altíssimo pernoita à sombra de Shaddai. Após a noite tenebrosa, sob a proteção divina o Sal- mista sabe que pode atravessar as dificuldades. Shaddai = Todo Poderoso. Noite (crise)  se procura a pernoite (proteção). (2) Meu abrigo, minha fortaleza, meu Deus, em quem confio! Abrigo e fortaleza são locais de proteção.

48 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 90: A proteção divina (3) É ele quem te livra do laço do caçador que se ocupa em destruir; ele te esconde com suas penas, sob suas asas encontras um abrigo. Sua fidelidade é escudo e couraça. Outra pessoa fala com o Salmista (Salmo está falando com cada um de nós). A libertação do caçador (invasores). As asas protegem como na Arca da Aliança. A fidelidade (verdade) não é baseada em armas...

49 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 90: A proteção divina (1Sm 17,38-39) Saul vestiu Davi com a sua roupa de combate, meteu- lhe na cabeça um capacete de bronze e o fez envergar uma couraça. Cingiu a Davi com a sua espada, sobre a roupa. Davi tentou andar; mas, porque nunca tivera aquela experiência... Desembaraçou-se, portanto daquilo. A proteção de Davi estava na armadura (57kg) e na lança (10kg). Ele abandona toda a segurança humana e confia em Deus e no mínimo (pedra).

50 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 90: A proteção divina (5-6) Não temerás o terror da noite nem a flecha que voa de dia, nem a peste que caminha na treva, nem a epidemia que devasta ao meio dia. As insídias podem vir de algo que se vê ou até algo invisível que pode fazer o mal. (7) Caiam mil ao teu lado e dez mil à tua direita, a ti nada atingirá. Não é mais uma imagem militar. Tudo o que acontece (peste, terror) não pode derrubar, pois a confiança em Deus é o fundamento. 1000: número divino.

51 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 90: A proteção divina (14-16) Porque a mim se apegou, eu o livrarei, eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele me invocará e eu responderei: "Na angústia estarei com ele, eu o livrarei e o glorificarei; vou saciá-lo com longos dias e lhe mostrarei a minha salvação". Deus intervém diretamente: Conhecer = estar em relação próxima.

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53 SALTÉRIO: 4º LIVRO Salmos de uma nova esperança  Vários blocos: 89-93: Senhor da Criação/História Sl 90: A proteção divina 94-99: Senhor é o único Rei Sl 95: O canto novo 100-105: Hinos/súplicas por um novo rei IIIIII

54 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 95: O canto novo Sl 95: noite de Natal Sl 96: aurora do Natal Sl 97: dia do Natal O tema não é o nascimento, mas o Senhor que domina a história que merece toda honra e louvor.

55 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 95: O canto novo (1) Cantai a Iahweh um cântico novo Terra inteira cantai a Iahweh Em forma de X (quiasmo) com IMPERATIVO. Cântico novo: significa algo extraordinário, que não existia inicialmente (AT  NT). O Salmo propõe a Nova Aliança. (Ex 15,21) Cantai a Iahweh, pois de glória se vestiu; ele jogou ao mar cavalo e cavaleiro! (Jr 31,31-32) Eis que dias virão — oráculo de Iahweh — em que selarei com a casa de Israel uma aliança nova. Não como a aliança que selei com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para fazê-los sair da terra do Egito.

56 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 95: O canto novo (3-5)Anunciai sua glória por entre as nações, pelos povos todos as suas maravilhas! Pois Iahweh é grande, e muito louvável, mais terrível que todos os deuses! Os deuses dos povos são todos vazios. Foi Iahweh quem fez os céus! Em meio aos pagãos (exílio)  imperativo para anunciar que Iahweh, o Deus de Israel, realiza maravilhas como a nova criação, a libertação. Israel  enoteísmo para o monoteísmo.

57 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 95: O canto novo (10)Dizei entre as nações: Iahweh é Rei! O mundo está firme, jamais tremerá. Ele governa os povos com retidão. A esperança acontece porque Iahweh é Rei! Depois do drama (crise do exílio) surge a certeza que o Senhor não abandona e vai re-estabelecer a segurança e o reinado do seu povo. Salmo messiânico.

58 SALTÉRIO: 4º LIVRO a) Sl 95: O canto novo (11-12) Que o céu se alegre! Que a terra exulte! Estronde o mar, e o que ele contém! Que o campo festeje, e o que nele existe! As árvores da selva gritem de alegria. Salmo do Natal: toda a criação se alegra pois o Senhor vem... (13) Diante de Iahweh, pois ele vem, pois ele vem para julgar a terra: ele vai julgar o mundo com justiça, e as nações com sua verdade. Julgamento [governo] na verdade (amor e justiça).

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60 SALTÉRIO: 4º LIVRO Salmos de uma nova esperança  Vários blocos: 89-93: Senhor da Criação/História Sl 90: A proteção divina 94-99: Senhor é o único Rei Sl 95: O canto novo 100-105: Hinos/súplicas por um novo rei

61 MADRUGADA (escura) MEIO-DIA (drama) MANHÃ (espera) TARDE (sabed./resposta) NOITE (confiança)

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63 AMANHÃ 5º LIVRO Sl 109: O Messias Sl 112: O Criador e a criatura Sl 117: Morte e Ressurreição Sl 129: De profundis Sl 138: A sabedoria de Deus ----- INTRODUÇÃO/CONCLUSÃO Sl 1-2: Portal de abertura Sl 145: Doxologia final


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