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NOME _________________________ DATA__________________________ PROF. TUTORA: MARIA DA GRAÇA SAYÃO ALVES.

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2 NOME _________________________ DATA__________________________ PROF. TUTORA: MARIA DA GRAÇA SAYÃO ALVES

3 AULA VIRTUAL DE PORTUGUÊS

4 A ANÁLISE DO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DA MASTERCARD: Felicidade não tem preço. Adrieli GOUVEIA Cláudia de Fatima Pereira Castro Danila Rúbia Andrade

5 De acordo com Bakhtin (2000), as diversas esferas das atividades humanas estão ligadas ao uso da linguagem. O emprego da língua é efetuado por meio de enunciados que podem ser orais ou escritos, concretos e únicos. Esses enunciados refletem as condições e finalidades de cada uma dessas esferas por meio de seu conteúdo temático, estilo e construção composicional. Assim, cada uma dessas esferas elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, a isso Bakhtin chama de gêneros do discurso. Essas esferas são responsáveis, também, pela diversidade infinita dos gêneros.

6 As reflexões bakhtinianas priorizam não somente as vozes sociais, mas também os estilos individuais, pois o discurso pode ser produzido a partir de pontos de vista e de diferentes visões de mundo. Um indivíduo, ao se comunicar, estabelece relações dialógicas, não apenas para expressar sua opinião, mas também para reproduzir enunciados de outro enunciador, pois, de acordo com Bakhtin, o que se leva em consideração é o seu destinatário, ou seja, os discursos são sociais e, de modo algum, repetem-se, embora não sejam completamente novos. Bakhtin (2000), ao tratar de enunciados, faz referência à estilística.

7 Todo enunciado é individual e, por isso, pode refletir a individualidade de quem fala, ou seja, pode ter um estilo individual. A relação do estilo com o gênero também se revela na linguagem empregada. Para cada campo das esferas das atividades humanas são utilizados estilos diferentes que determinam uma condição de comunicação discursiva específica. O estilo é indissociável de algumas unidades temáticas e de determinadas estruturas composicionais, ele integra a unidade do gênero do enunciado como um elemento. São por esses fatores que as mudanças dos estilos de linguagem estão ligadas às mudanças de gêneros do discurso.

8 Uma análise estilística capaz de englobar todos os aspectos do estilo deve analisar o enunciado dentro da cadeia da comunicação verbal. O conceito bakhtiniano afirma que os enunciados, os gêneros, os textos e os discursos devem ser analisados como participantes de uma história, de uma cultura e da autenticidade de um acontecimento. Todo enunciado, por ocupar uma posição dentro de uma esfera de comunicação nos leva, por assim dizer, a uma ideia de que todo acabamento específico do enunciado será, de certo modo, notado somente quando permitir ao outro a possibilidade de réplica.

9 Ao analisarmos as propagandas da empresa MasterCard, verificamos como se dá a construção desse gênero publicitário, assim como o estilo, a temática e a construção composicional de modo a transmitir a ideia de que, com o cartão de crédito da empresa, o cliente pode ser feliz de qualquer maneira.

10 De acordo com Baudrillard (2002), durante muito tempo se pensou em publicidade como informação, mas, hoje, verificamos que essa mesma informação passou a ter um caráter persuasivo. A informação tem chegado até nós em forma de ameaça, deixando o homem amedrontado frente a um condicionamento totalitário, visto que o consumo passou a ser de maneira dirigida. O consumo desenfreado e o hedonismo têm feito com que o homem acredite na possibilidade de realização enquanto indivíduo. A noção de status é o critério estabelecido que determina o ser social.

11 Para Giannetti (2006) no contexto da economia, à medida que o mundo progride, os homens ampliam sua competência como produtores de bens materiais e a capacidade de moldar sua conduta de acordo com os princípios da razão. A estrada da razão e da virtude leva à felicidade. Segundo o autor, a felicidade, não importa como seja concebida, é uma preocupação universal da humanidade.

12 De acordo com Bakhtin (2000), todo produto ideológico pertence a uma realidade social ou natural, porém, retrata e refrata uma realidade que é exterior a ele e que lhe dá significação. O produto ideológico é um signo, consequentemente, “sem signos não existe ideologia.”

13 Vejamos como um comercial utiliza o discurso e seduz o consumidor.

14 O discurso é ideológico e está calcado em várias vozes sociais, além de evidenciar que a busca da felicidade estabelece relação com o dinheiro, materializado na figura do cartão de crédito.

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16 Podemos notar que o slogan do cartão Master Card diz: “Não tem preço”, ou seja, com o cartão Master Card nada é impossível. Tudo o que é material é acessível. É como se os objetos nos dessem uma felicidade que nada pode substituir. Assim, comprar um par de sapatos, por mais caro que seja, nos dará uma felicidade que não tem preço. Eu pago caro pelo sapato, mas a satisfação de tê-lo é maior do que eu gasto. O preço é irrelevante, pois a satisfação não tem preço. Além disso, ter a comodidade e a facilidade de comprar é obtida através do Master Card, então, o cartão não tem preço. Eu me sinto uma pessoa poderosa se tenho o Master Card. Entro em qualquer loja e adquiro o que quiser, pois o Master Card me oferece a tranquilidade de que posso realizar meus desejos. Enfim, ter um Master Card não tem preço, pois além de não haver valor exorbitante que o meu cartão não possa comprar, não há felicidade que se compare a autonomia que o Master Card me oferece.

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18 Com o cartão Master Card todos têm acesso à beleza. É só usar o Master Card que não será difícil ser bela. Com ele você poderá adquirir roupas da moda, maquiagem, perfumes e entrar no universo da beleza. A ideia do comercial “O custo de ser bonita” quer dizer que não há dificuldade em ser bonita, a pessoa tendo como usar os produtos corretos estará bela. A mensagem do Master Card vai mais além; comprando com o cartão você não toca em dinheiro, assim não tem a deia do gasto feito. Você não gastou seu dinheiro, comprou no cartão! A sensação é de felicidade, o sonho é de tornar-se bonita, e o melhor, é que você continua com o seu dinheiro no bolso. Outro ponto é que mesmo não tendo o dinheiro na hora, o cartão funciona como dinheiro. A cor do cartão vermelho e amarelo nós dá uma sensação de voracidade. Vou comprar, tenho que comparar, posso comprar, porque tenho o “Meu Catão Master Card”.

19  Para analisarmos um comercial necessitamos observar: Contexto em que está o enunciado Voz do enunciado – Discurso Verbal Perfil do enunciador – Discurso não Verbal Cores utilizadas

20 Exercício: Façam grupos e escolham um dos comerciais e tentem analisar sua mensagem.

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23 Peça Friboi Chama a atenção no meio político goiano a nova campanha publicitária do grupo JBS com o ator global Tony Ramos. Nela é enfatizado o slogan Peça Friboi – Carne Confiável Tem Nome. No meio político o vídeo está sendo interpretado como uma tentativa de propaganda política subliminar por ter slogans e frases marcantes que remetem ao imaginário da política e das eleições. O vídeo começa com o locutor dizendo: “Carne Friboi. Sua melhor escolha”. Na sequência, o ator global Tony Ramos fala qualidades da carne e encerra sua participação dizendo: “É a carne em que você e sua família podem confiar”. O ator ainda complementa: “Peça Friboi, carne confiável tem nome”.


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