A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4 Gerenciamento do Tempo Capítulo 4 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4 Gerenciamento do Tempo Capítulo 4 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe."— Transcrição da apresentação:

1 4 Gerenciamento do Tempo Capítulo 4 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe

2 Área de conhecimento que envolve os processos necessários para que o término do projeto aconteça no prazo estabelecido Gerenciamento do Tempo

3 Processos envolvidos Determinar recursos: estabelece a quantidade de pessoas, equipamentos e/ou material requeridos para desenvolver as atividades de projeto previstas de forma adequada e determinar quando esses recursos ficarão disponíveis Estimar as durações da atividade: estimar a duração total do projeto conciliando as expectativas dos interessados utilizando informações do escopo da atividade, tipos de recursos e quantidades de recursos necessários. Desenvolver o cronograma: determinar datas de inicio e término planejadas das atividades de projeto. Controlar o cronograma: determinar o andamento atual do cronograma do projeto no intuito de estabelecer como os fatores que criam mudanças no cronograma podem ser controlados.

4 Aguns Conceitos Importantes: EAP Linha de Base (Baseline) Marcos Do Projeto (Milestone) Caminho crítico Cronograma Técnicas de Estimativas Tipos de dependências - Término - inicio - Término - término - Inicio - inicio - Início - término

5 A “Fábrica Guloseimas & Cia” é uma empresa que possui a missão de propiciar o bem estar aos clientes e colaboradores com a fabricação de alimentos saudáveis e saborosos e a visão de ser a maior fabricante de doces e guloseimas do norte nordeste até 2020. Seus valores são: Gestão Profissional, Qualidade, Confiança e Inovação. Com relação aos valores Inovação e Gestão Profissional, na última reunião de planejamento estratégico, a diretoria decidiu iniciar um programa para criação de novos produtos para empresa. Foi acertado, também, que seriam desenvolvidos 12 produtos e que cada projeto teria no máximo um mês para ser planejado e executado, bem como foi decidido que um Gerente de Projetos seria contratado para iniciar o primeiro projeto de nome “Novo Doce”. Para o projeto “Novo Doce” foram alocadas 5 pessoas, o gerente, um chefe e 3 ajudantes recém contratados. O escopo do projeto compreende preparar o ambiente (cozinha), treinar a equipe, fabricar o doce e planejar os testes de qualidade que, neste projeto, excepcionalmente, por exigência da diretora será realizado em um buffet que deve ser alugado para esse fim. Tendo como base o escopo, as seguintes atividades foram planejadas: – Selecionar ajudantes - 2h – Criar receita do novo doce - 3h – Contratar buffet - 4h – Treinar Ajudantes - 5h – Comprar Ingredientes - 6h – Realizar teste piloto e aprimorar a Receita - 5h – Preparar buffet - 7 h – Fabricar Doces - 7h – Selecionar testadores - 3h – Realizar teste de qualidade - 4h Estudo de Caso - Projeto Novo Doce

6 (Exemplo) 1 2 t A1 =2h 5 t A4 =5h t A5 =6h t A8 =7h 6 t A6 =5h 8 t A10 =4h t A9 =3h 7 t A7 =7 4 t A3 =4h 3 t A2 =3h Legenda: t A1 - Tempo da Atividade 1 t An - Tempo da Atividade n Sequenciamento de Atividades EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Selecionar testadores A 4, A 5 9h A9A9 Realizar teste de qualidade A7A7 A 10 Selecionar ajudantes A 6, A 8, A 9 EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 3H A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – "Novo Doce") AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 3H A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 4H

7 Qual o Caminho Crítico desse projeto? A1A1 A2A2 A3A3 A4A4 A5A5 A6A6 A7A7 A8A8 (Selecionar ajudantes) t A1 =2h (Criar receita do novo doce) t A2 =3h (Treinar Ajudantes) t A4 =5h (Comprar Ingredientes) t A5 =6h t A3 =4h (Contratar buffet) t A6 =5h (Realizar teste piloto e aprimorar a Receita) (Fabricar Doces) t A8 =7h t A7 =7 (Preparar buffet) t A9 =3h (Selecionar testadores ) (Realizar teste de qualidade) t A10 =4h

8 Caminho 1 A1A1 A2A2 A3A3 A4A4 A5A5 A6A6 A7A7 A8A8 t A1 =2h t A2 =3h t A4 =5h t A5 =6h t A3 =4h t A6 =5h t A8 =7h t A7 =7 t A9 =3h t A10 =4h Caminho 1 = 2h + 5h + 7h + 4h = 18h

9 Caminho 2 A1A1 A2A2 A3A3 A4A4 A5A5 A6A6 A7A7 A8A8 t A1 =2h t A2 =3h t A4 =5h t A5 =6h t A3 =4h t A6 =5h t A8 =7h t A7 =7 t A9 =3h t A10 =4h Caminho 2 = 3h + 6h + 7h + 4h = 20h

10 Caminho 3 A1A1 A2A2 A3A3 A4A4 A5A5 A6A6 A7A7 A8A8 t A1 =2h t A2 =3h t A4 =5h t A5 =6h t A3 =4h t A6 =5h t A8 =7h t A7 =7 t A9 =3h t A10 =4h Caminho 3 = 3h + 5h + 4h = 12h

11 Caminho 4 A1A1 A2A2 A3A3 A4A4 A5A5 A6A6 A7A7 A8A8 t A1 =2h t A2 =3h t A4 =5h t A5 =6h t A3 =4h t A6 =5h t A8 =7h t A7 =7 t A9 =3h t A10 =4h Caminho 4 = 4h + 7h + 3h + 4h = 18h

12 E)Caminho 4 = 4h + 7h + 3h + 4h = 18h D)Caminho 3 = 3h + 5h + 4h = 12h B) Caminho 2 = 3h + 6h + 7h + 4h = 20h A) Caminho 1 = 2h + 5h + 7h + 4h = 18h Qual o Caminho Crítico desse projeto? B) Caminho 2 = 3h + 6h + 7h + 4h = 20h

13 Objetivo: estabelecer a quantidade de pessoas, equipamentos e/ou material requeridos para: desenvolver as atividades de projeto previstas de forma adequada e determinar quando esses recursos ficarão disponíveis Determinar recursos

14 Ferramentas MsProject DotProject GP-Web OpenProj GanttProject Gannter etc.

15 Exemplo de Ferramenta O MsProject permite informar: fases, duração, e latência, vínculos, pontos de marcação (linhas de base), recursos (pessoas, materiais, outros), cursos, etc

16 Prática Sequenciamento de atividades no OpenProj: 1.Abra o OpenProj 2.Digite as atividades do projeto “Novo Doce” 3.Informe a duração de cada atividade 4.Informe os predecessores 5.Informe os recursos humanos e materiais 6.Analise o Gráfico de Gantt EXEMPLO DE ATIVIDADES (Projeto – Novo Doce) AtividadePredecessor Tempo A1A1 Selecionar ajudantes - 2h A2A2 Criar receita do novo doce - 3h A3A3 Contratar buffet - 4h A4A4 Treinar Ajudantes A1A1 5h A5A5 Comprar Ingredientes A2A2 6h A6A6 Realizar teste piloto e aprimorar a Receita A2A2 5h A7A7 Preparar buffet A3A3 7h A8A8 Fabricar Doces A 4, A 5 9h A9A9 Selecionar testadores A7A7 3H A 10 Realizar teste de qualidade A 6, A 8, A 9 4H


Carregar ppt "4 Gerenciamento do Tempo Capítulo 4 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google