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1 POR QUE USAR INDICADORES? Sem mensuração (indicadores) não se desenvolvem nem se mobilizam, com eficácia, ações de RH/QV, perdendo grandes oportunidades.

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1 1 POR QUE USAR INDICADORES? Sem mensuração (indicadores) não se desenvolvem nem se mobilizam, com eficácia, ações de RH/QV, perdendo grandes oportunidades para criação de valor. NÃO SE GERENCIA AQUILO QUE NÃO SE CONHECE

2 2 Nenhum Todos Ótimo Não se gerencia o que não se conhece O gerenciamento se perde frente a muitos indicadores Tantos quantos forem: Objetivos Claros Precisos Que agreguem valor Ferramentas de decisão Cuidado! Qual o número ideal de indicadores? POR QUE USAR INDICADORES?

3 3 Mais cuidados... Processar dados errados conduzem a resultados errados. Indicadores errados levam a conclusões erradas. POR QUE USAR INDICADORES?

4 4 Medindo as coisas certas, aprimora- se o processo O processo aprimorado aumenta o valor fornecido / percebido Maior valor fornecido, maior satisfação Maior satisfação, maior retenção Maior retenção, maior valor agregado ao cliente Tenhamos sempre em mente que: POR QUE USAR INDICADORES?

5 5 EXEMPLOS DE INDICADORES Diretos – Receitas – Despesas – Produção – Custos – Lucro/Prejuízo De Produtos – Quantidade – Tempo de Fabricação – Custos – Defeitos Indiretos – Treinamento – Fidelização de Cliente – Redução de queixa de dores musculares – Causas de Absenteísmo/Presenteísmo De Processos – Fases Críticas/Loopings – Não Conformidades – Tempo dos Ciclos – Volume de Dados

6 6 Quando se buscam Indicadores, algumas perguntas são importantes: O que se quer olhar? O que se quer mostrar? O que se quer contar, por meio dos Indicadores? Queremos indicadores para mostrar resultados da empresa? Do negócio? Da área de Recursos Humanos? Dos programas de Qualidade de Vida? As conectividades entre os programas ou um determinado programa ou grupo de pessoas? POR QUE USAR INDICADORES?

7 7 Para cada caso, é preciso escolher o que mostrar, o que é importante para que o fenômeno seja visto e compreendido por outros observadores que não estão no centro da ação. Indicadores são um elemento de comunicação. Para isso, decidir se queremos: Visão de Estratégia, ou Visão Operacional (Processos) POR QUE USAR INDICADORES?

8 8 Para cada caso, é preciso escolher o que mostrar, o que é importante para que o fenômeno seja visto e compreendido por outros observadores que não estão no centro da ação. Indicadores são um elemento de comunicação. Para isso, decidir se queremos: Estratégia é a determinação dos objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção das ações adequadas e afetação de recursos para atingir esses objetivos Chandler (1962). POR QUE USAR INDICADORES? Visão de Estratégia, ou Visão Operacional (Processos)


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