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Centro Técnico Científico ENG1400 – Sinais & Sistemas e ENG1403 – Circuitos Elétricos & Eletrônicos Semi-presenciais em 2014.1 Semi-presenciais em 2014.1.

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1 Centro Técnico Científico ENG1400 – Sinais & Sistemas e ENG1403 – Circuitos Elétricos & Eletrônicos Semi-presenciais em 2014.1 Semi-presenciais em 2014.1

2 Ana Pavani & Guilherme Temporão apavani@lambda.ele.puc-rio.br temporao@opto.cetuc.puc-rio.br Centro Técnico Científico

3 Roteiro  Motivação  Proposta  Ambiente tecnológico  Materiais  Perfis das semi-presenciais

4 MOTIVAÇÃO

5 Resultados de ENG1400 & de ENG1402

6 Percentuais de alunos que não foram aprovados (cancelamentos e reprovações). Cancelamentos!

7  Disciplinas com números médios de alunos altos (S&S – 44.3 e CE&E – 34.2)  Alunos em 4 a e 5 a oportunidades  Disciplinas são lecionadas por professores da EE

8 ENG1400 & ENG1402 em Currículos

9  Currículos x Disciplinas CCECECAEEEN S&S (1)   S&S chave!

10  S&S é pré-req de CE&E  CE&E é pre-req de ENG1413  ENG1413 é pré-req de ENG1450, ENG1451, ENG1452 e ENG1453  CE&E é pré-req de ENG1444  ENG1444 é pré-req de ENG1445  S&S é pré-req de ENG1417

11 PROPOSTA

12 Reduzir a carga horária alocada a encontros presenciais em 2 h/sem, para cada disciplina, acrescentando atividades a serem desenvolvidas pelos alunos.

13 Utilizar como suporte o Sistema Maxwell que contém: (1) LMS – Learning Management System; e (2) IR – Institutional Repository. (1)Gestão de pessoas, comunicação e atividades; e (2) Gestão de conteúdos. É aderente ao SAU e recebe turmas dele.

14 Estimativa da Carga de Trabalho

15  Federal Definition of Credit Hour  Federal Definition of Credit Hour – Estados Unidos, novembro de 2012 (http://www.nwccu.org/Standards%20and%20Poli cies/Policy%20on%20Credit%20Hour%20Novembe r%202012.pdf)http://www.nwccu.org/Standards%20and%20Poli cies/Policy%20on%20Credit%20Hour%20Novembe r%202012.pdf  1 h de aula ou instrução direta pelo professor  + 2 h de trabalho por parte do aluno  Total de horas de atividade por crédito = 3  Horas por semana para 4 créditos = 12  Horas por semana para 6 créditos = 18 Total de horas semanais: (1) Disciplina de 4 créditos – 12 h (2) Disciplina de 6 créditos – 18 h

16  ECTS – European Credit Transfer System  ECTS – European Credit Transfer System, Declaração de Bolonha da Comunidade Europeia, junho de 1999 (http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/03F66B8 8-FB08-41E2-8532- 982517E8538B/380/Declaracao_Bolonha_portugue s1.pdf e http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Pr ocesso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS)http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/03F66B8 8-FB08-41E2-8532- 982517E8538B/380/Declaracao_Bolonha_portugue s1.pdf http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Pr ocesso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS  1 crédito equivale a 25–30 h de trabalho

17  25–30 h de trabalho x 4 créditos = 100–120 h  100-120 h / 15 sem = 7-8 h/sem  25–30 h de trabalho x 6 créditos = 150–180 h  100-120 h / 15 sem = 10-12 h/sem Total de horas semanais: (1) Disciplina de 4 créditos – 6-8 h (2) Disciplina de 6 créditos – 10-12 h

18 “Os créditos ECTS exprimem a quantidade de trabalho que cada módulo exige relativamente ao volume global de trabalho necessário para concluir com êxito um ano de estudos no estabelecimento, ou seja: aulas teóricas, trabalhos práticos, seminários, estágios, investigações ou inquéritos no terreno, trabalho pessoal — na biblioteca ou em casa — bem como exames ou outras formas de avaliação. Assim, o ECTS baseia-se no volume global de trabalho do estudante e não se limita apenas às horas de aulas (contacto directo).” http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Proc esso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS

19 (1) Disciplina de 4 créditos – 2 h presenciais e 6 h de trabalho fora da sala de aula (por semana); (2) Disciplina de 6 créditos – 4 h presenciais e 8 de trabalho fora da sala de aula (por semana). Mais próximo do ECTS!

20 AMBIENTE TECNOLÓGICO

21 Quatro ambientes de interesse para o uso de professores e alunos:  Sala Virtual  Repositório Institucional  Ferramentas de comunicação  Ferramentas administrativas para o professor

22 Sala Virtual

23 Sala Virtual  A Sala Virtual é o ambiente onde os alunos e o professor se relacionam entre si e com o sistema  Oferece um conjunto de funções agrupadas em:  Disciplinas: Avisos, Cursar, Atividades, Fóruns, Bibliografia  Agenda: Calendário, Planejamento das Atividades do Curso, Agendamento de Atendimento dos Professores  Comunicação: Mailing Lists (só usam os professores), Fóruns e Chats  Pessoas: Fotos e MiniCVs

24  Cursos: Catálogo de Cursos Oferecidos  Histórico: Todas as Notas do Aluno no Curso (todas as disciplinas)  Instruções: Atualização de Dados, Contato com o Suporte e Documentos Informativos ( CCEAD e uso da Sala Virtual) Antes de as atividades começarem, cada aluno recebe um e-mail com login, senha e as instruções de uso do Maxwell.

25 Repositório Institucional

26 Repositório Institucional  O Repositório Institucional é o ambiente de gestão de todos os conteúdos digitais: ETDs (de toda a universidade), TFCs (de boa parte da universidade), artigos, séries de publicações, periódicos (6 departamentos), materiais educacionais de inúmeros tipos, atas, livros, especificações técnicas  Números:  ETDs: quase 7 mil  TFCs: mais de 3.3 mil  Total de títulos: mais de 17.5 mil

27  Oferece um conjunto de funções agrupadas em:  Buscas simples e avançada  Consultas por autor, orientador, curso/programa  Estatísticas de acesso por autor, orientador, curso/programa  Estatísticas de acesso por ano e país  Estatísticas de produção acumuladas e séries históricas  Controles de acesso em vários níveis  Oferece uma biblioteca de links classificados É parte integrante do sistema e faz a gestão dos conteúdos dos cursos/disciplinas.

28 Ferramentas de Comunicação

29  As ferramentas de comunicação formam um conjunto com:  Chat  Fórum  Mailing-list  Quadros de avisos com especificações de localização

30 Ferramentas Administrativas para o Professor

31 Ferramentas Administrativas  As Ferramentas Administrativas para o Professor se dividem em dois grandes grupos:  Voltadas aos alunos: todas as de Comunicação, Cadastramento de Notas  Voltadas ao acompanhamento das atividades: Participação nos Fóruns, Registros dos Fóruns, Atividades Não Cumpridas pelos Alunos, Acessos aos Conteúdos das Disciplinas Antes de as atividades começarem, os professores recebem treinamento no uso do Maxwell.

32 MATERIAIS

33 Materiais para as duas diciplinas  Os Materiais para as duas diciplinas em questão podem ser agrupados em:  Vídeos  Objetos Educacionais (interativos)  Livros Interativos  Materiais Textuais ( notas de aula, listas de exercícios, estudos orientados)  Roteiros on-line Há muitos mais materiais de disciplinas!

34  Quadro Geral Há outras!

35  Links Externos Adicionais – Elétrica On-line

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38 PERFIS DAS SEMI-PRESENCIAIS

39  ENG1400 – Sinais & Sistemas:  Aulas presenciais semanais: dúvidas, exercícios e provas  Provas: P1, P2, P3 e P4, como é atualmente  Frequência: chamada nas aulas presenciais e aplicação da Lei Federal de Frequência, como é atualmente  Roteiro: conduzirá os alunos pelos textos, exercícios, OE, sites externos, EO, listas, etc  Listas de exercícios para correção e nota, se conseguir um TA  Os alunos serão responsáveis pelo estudo

40  ENG1403 – Circuitos Elétricos e Eletrônicos:  Aulas presenciais semanais: dúvidas, exercícios, projetos, mini-projetos e provas  Provas: P1, P2, e PF, como é atualmente  Roteiro: conduzirá os alunos pelos vídeos, exercícios, OE, sites externos, listas, etc  Projetos e mini-projetos para correção e nota  Os alunos serão responsáveis pelo estudo

41 AGRADECEMOS A ATENÇÃO!


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