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PublicouAna Luísa Quintanilha Borba Alterado mais de 8 anos atrás
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Centro Técnico Científico ENG1400 – Sinais & Sistemas e ENG1403 – Circuitos Elétricos & Eletrônicos Semi-presenciais em 2014.1 Semi-presenciais em 2014.1
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Ana Pavani & Guilherme Temporão apavani@lambda.ele.puc-rio.br temporao@opto.cetuc.puc-rio.br Centro Técnico Científico
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Roteiro Motivação Proposta Ambiente tecnológico Materiais Perfis das semi-presenciais
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MOTIVAÇÃO
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Resultados de ENG1400 & de ENG1402
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Percentuais de alunos que não foram aprovados (cancelamentos e reprovações). Cancelamentos!
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Disciplinas com números médios de alunos altos (S&S – 44.3 e CE&E – 34.2) Alunos em 4 a e 5 a oportunidades Disciplinas são lecionadas por professores da EE
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ENG1400 & ENG1402 em Currículos
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Currículos x Disciplinas CCECECAEEEN S&S (1) S&S chave!
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S&S é pré-req de CE&E CE&E é pre-req de ENG1413 ENG1413 é pré-req de ENG1450, ENG1451, ENG1452 e ENG1453 CE&E é pré-req de ENG1444 ENG1444 é pré-req de ENG1445 S&S é pré-req de ENG1417
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PROPOSTA
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Reduzir a carga horária alocada a encontros presenciais em 2 h/sem, para cada disciplina, acrescentando atividades a serem desenvolvidas pelos alunos.
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Utilizar como suporte o Sistema Maxwell que contém: (1) LMS – Learning Management System; e (2) IR – Institutional Repository. (1)Gestão de pessoas, comunicação e atividades; e (2) Gestão de conteúdos. É aderente ao SAU e recebe turmas dele.
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Estimativa da Carga de Trabalho
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Federal Definition of Credit Hour Federal Definition of Credit Hour – Estados Unidos, novembro de 2012 (http://www.nwccu.org/Standards%20and%20Poli cies/Policy%20on%20Credit%20Hour%20Novembe r%202012.pdf)http://www.nwccu.org/Standards%20and%20Poli cies/Policy%20on%20Credit%20Hour%20Novembe r%202012.pdf 1 h de aula ou instrução direta pelo professor + 2 h de trabalho por parte do aluno Total de horas de atividade por crédito = 3 Horas por semana para 4 créditos = 12 Horas por semana para 6 créditos = 18 Total de horas semanais: (1) Disciplina de 4 créditos – 12 h (2) Disciplina de 6 créditos – 18 h
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ECTS – European Credit Transfer System ECTS – European Credit Transfer System, Declaração de Bolonha da Comunidade Europeia, junho de 1999 (http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/03F66B8 8-FB08-41E2-8532- 982517E8538B/380/Declaracao_Bolonha_portugue s1.pdf e http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Pr ocesso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS)http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/03F66B8 8-FB08-41E2-8532- 982517E8538B/380/Declaracao_Bolonha_portugue s1.pdf http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Pr ocesso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS 1 crédito equivale a 25–30 h de trabalho
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25–30 h de trabalho x 4 créditos = 100–120 h 100-120 h / 15 sem = 7-8 h/sem 25–30 h de trabalho x 6 créditos = 150–180 h 100-120 h / 15 sem = 10-12 h/sem Total de horas semanais: (1) Disciplina de 4 créditos – 6-8 h (2) Disciplina de 6 créditos – 10-12 h
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“Os créditos ECTS exprimem a quantidade de trabalho que cada módulo exige relativamente ao volume global de trabalho necessário para concluir com êxito um ano de estudos no estabelecimento, ou seja: aulas teóricas, trabalhos práticos, seminários, estágios, investigações ou inquéritos no terreno, trabalho pessoal — na biblioteca ou em casa — bem como exames ou outras formas de avaliação. Assim, o ECTS baseia-se no volume global de trabalho do estudante e não se limita apenas às horas de aulas (contacto directo).” http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Proc esso%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS
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(1) Disciplina de 4 créditos – 2 h presenciais e 6 h de trabalho fora da sala de aula (por semana); (2) Disciplina de 6 créditos – 4 h presenciais e 8 de trabalho fora da sala de aula (por semana). Mais próximo do ECTS!
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AMBIENTE TECNOLÓGICO
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Quatro ambientes de interesse para o uso de professores e alunos: Sala Virtual Repositório Institucional Ferramentas de comunicação Ferramentas administrativas para o professor
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Sala Virtual
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Sala Virtual A Sala Virtual é o ambiente onde os alunos e o professor se relacionam entre si e com o sistema Oferece um conjunto de funções agrupadas em: Disciplinas: Avisos, Cursar, Atividades, Fóruns, Bibliografia Agenda: Calendário, Planejamento das Atividades do Curso, Agendamento de Atendimento dos Professores Comunicação: Mailing Lists (só usam os professores), Fóruns e Chats Pessoas: Fotos e MiniCVs
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Cursos: Catálogo de Cursos Oferecidos Histórico: Todas as Notas do Aluno no Curso (todas as disciplinas) Instruções: Atualização de Dados, Contato com o Suporte e Documentos Informativos ( CCEAD e uso da Sala Virtual) Antes de as atividades começarem, cada aluno recebe um e-mail com login, senha e as instruções de uso do Maxwell.
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Repositório Institucional
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Repositório Institucional O Repositório Institucional é o ambiente de gestão de todos os conteúdos digitais: ETDs (de toda a universidade), TFCs (de boa parte da universidade), artigos, séries de publicações, periódicos (6 departamentos), materiais educacionais de inúmeros tipos, atas, livros, especificações técnicas Números: ETDs: quase 7 mil TFCs: mais de 3.3 mil Total de títulos: mais de 17.5 mil
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Oferece um conjunto de funções agrupadas em: Buscas simples e avançada Consultas por autor, orientador, curso/programa Estatísticas de acesso por autor, orientador, curso/programa Estatísticas de acesso por ano e país Estatísticas de produção acumuladas e séries históricas Controles de acesso em vários níveis Oferece uma biblioteca de links classificados É parte integrante do sistema e faz a gestão dos conteúdos dos cursos/disciplinas.
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Ferramentas de Comunicação
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As ferramentas de comunicação formam um conjunto com: Chat Fórum Mailing-list Quadros de avisos com especificações de localização
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Ferramentas Administrativas para o Professor
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Ferramentas Administrativas As Ferramentas Administrativas para o Professor se dividem em dois grandes grupos: Voltadas aos alunos: todas as de Comunicação, Cadastramento de Notas Voltadas ao acompanhamento das atividades: Participação nos Fóruns, Registros dos Fóruns, Atividades Não Cumpridas pelos Alunos, Acessos aos Conteúdos das Disciplinas Antes de as atividades começarem, os professores recebem treinamento no uso do Maxwell.
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MATERIAIS
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Materiais para as duas diciplinas Os Materiais para as duas diciplinas em questão podem ser agrupados em: Vídeos Objetos Educacionais (interativos) Livros Interativos Materiais Textuais ( notas de aula, listas de exercícios, estudos orientados) Roteiros on-line Há muitos mais materiais de disciplinas!
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Quadro Geral Há outras!
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Links Externos Adicionais – Elétrica On-line
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PERFIS DAS SEMI-PRESENCIAIS
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ENG1400 – Sinais & Sistemas: Aulas presenciais semanais: dúvidas, exercícios e provas Provas: P1, P2, P3 e P4, como é atualmente Frequência: chamada nas aulas presenciais e aplicação da Lei Federal de Frequência, como é atualmente Roteiro: conduzirá os alunos pelos textos, exercícios, OE, sites externos, EO, listas, etc Listas de exercícios para correção e nota, se conseguir um TA Os alunos serão responsáveis pelo estudo
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ENG1403 – Circuitos Elétricos e Eletrônicos: Aulas presenciais semanais: dúvidas, exercícios, projetos, mini-projetos e provas Provas: P1, P2, e PF, como é atualmente Roteiro: conduzirá os alunos pelos vídeos, exercícios, OE, sites externos, listas, etc Projetos e mini-projetos para correção e nota Os alunos serão responsáveis pelo estudo
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AGRADECEMOS A ATENÇÃO!
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