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PublicouJoaquim Fraga Alves Alterado mais de 8 anos atrás
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Universidade Estadual de Feira de Santana Licenciatura em Pedagogia Docente: Poliana Santana Discentes: Ana Bárbara Reis, Ana Paula Ferreira, Ana Paula Paz, Beatriz Mello, Ester Marques, Kamilla Peixinho, Sara Barbosa, Taiara Brandão ÁFRICA: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E ELEMENTOS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA
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Introdução O presente seminário tem como objetivo apresentar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como alguns elementos que facilitem o ensino da história africana e afro-brasileira. Perpassando por abordagens históricas e culturais do Brasil.
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Apresentação do MEC O Ministério da Educação, comprometido com a pauta de políticas afirmativas do Governo Federal, vem instituindo e implementando um conjunto de medidas e ações. Com o objetivo de corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social. Para democratizar a Educação é preciso mobilizar toda a sociedade, o MEC por intermédio da Secad tema missão de promover a união de esforços. O Brasil ao longo de sua história estabeleceu um modelo de desenvolvimento excludente. Criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).
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Desafio para a educação garantir esses direitos Decisões inovadoras Reestruturação do MEC Fortalecimento de políticas Criação de instrumentos de gestão para afirmação cidadã Valorizando a riqueza da diversidade étnico-racial e cultural A constituição do Secad traduz uma inovação institucional Permite uma estrutura de articulação de programas Tarefa articular as competências e experiências desenvolvidas
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Aspectos Históricos Decreto n 1.331, de 17 de fevereiro de 1854. Decreto de n 7.031-A, 6 de setembro de 1878. Após a promulgação da constituição de 1988, o Brasil busca efetivar a condição de um estado democrático. A educação é um dos principais meios de transformação de um povo, e é papel da escola, de forma democrática e comprometida com a promoção ser humano na sua integridade
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Ao analisar os dados percebe-se: Pessoas negras têm menor número de anos de estudos do que pessoas brancas (4,2 para negros e 6,2 para brancos) Faixa etária de 14e 15 anos índice de negros não alfabetizados é 12% maior. Cerca de 15% das crianças brancas entre 10 e 14 anos encontram-se no mercado de trabalho enquanto 40,5% negras. O governo Federal sancionou em março de 2003, a Lei n 10.639/03, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) Em 21 de março de 2003 criou a Seppir( Secretaria Especial de Políticas Públicas de Promoção a Igualdade Racial) O governo Federal, por meio da Seppir, assume o compromisso histórico de romper com os entraves que impedem o desenvolvimento pleno da população brasileira.
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Políticas de reparações, de reconhecimento e valorização de ações afirmativas Papel do estado em medidas de concretização de iniciativas de combate ao racismo e a toda sorte de discriminação; O que devem as políticas de reparações voltadas para a educação dos negros oferecer? Promulgação da Lei 10.639/2003; Implicações de reconhecimento; Ações afirmativas;
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Educação das relações Étnico-Raciais Condições pra o ensino e aprendizagens; Reeducação – relações étnico-raciais; Mudanças éticas, culturais, pedagógicas e políticas não se limitam a escola; Re-significação do termo Raça/ Movimento Negro/ Sentido político e de valorização deixado pelos africanos;
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Imaginário étnico-racial brasileiro A Carne Farofa Carioca A carne mais barata do mercado é a carne negra Que vai de graça pro presídio E para debaixo do plástico Que vai de graça pro subemprego E pros hospitais psiquiátricos A carne mais barata do mercado é a carne negra Que fez e faz história pra caralho Segurando esse país no braço, meu irmão. O gado aqui não se sente revoltado Porque o revólver já está engatilhado E o vingador é lento, mas muito bem intencionado Esse país vai deixando todo mundo preto E o cabelo esticado E mesmo assim, ainda guardo o direito De algum antepassado da cor Brigar por justiça e por respeito De algum antepassado da cor Brigar bravamente por respeito Carne negra
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Educação das relações Étnico-Raciais Pedagogia do racismo; 1.Construção da identidade; 2.Políticas de branqueamento (pós abolição); Pedagogias de combate ao racismo; “Tais pedagogias precisam estar atentas para que todos, negros e não negro, além de ter acesso a conhecimentos básicos tidos como fundamentais para a vida integrada à sociedade, exercício profissional competente, recebam formação que os capacite para forjar novas relações étnico- raciais.”
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História e cultura Afro-Brasileira e Africana - determinações Valorização da história e da cultura; Ampliação do foco dos currículos escolares;
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História e cultura Afro-Brasileira e Africana - determinações Valorização da história e da cultura; Ampliação do foco dos currículos escolares;
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Fortalecimento de identidades e de direitos O princípio deve orientar para: O desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida
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O rompimento com imagens negativas forjadas por diferentes meios de comunicação, contra os negros e os povos indígenas
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O esclarecimento a respeito de equívocos quanto a uma identidade humana universal; O combate a privação e violação de direitos; As excelentes condições de formação e de instrução que precisam ser oferecidas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, em todos os estabelecimentos, inclusive os localizados nas chamadas periferias urbanas e nas zonas rurais
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Ações educativas de combate ao racismo e a discriminações O princípio encaminha para: A crítica pelos coordenadores pedagógicos das representações dos negros e de outras minorias nos textos, materiais didáticos, bem como providências para corrigi-las ;
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Valorização da oralidade, da corporeidade e da arte; Educação patrimonial, aprendizado a partir do patrimônio cultural afro-brasileiro
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O cuidado para que se dê um sentido construtivo à participação dos diferentes grupos sociais, étnico-raciais na construção da nação brasileira. Participação de grupos do movimento negro na elaboração de projetos político-pedagógicos que contemplem a diversidade étnico-racial
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Sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, a educação das relações étnico-raciais, tal como explicita o presente parecer, se desenvolverão no cotidiano das escolas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino
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O ensino de historia afro-brasileira abrangerá, entre outros conteúdos, iniciativas e organizações negras, incluindo a história dos quilombos, a começar pelo de Palmares.
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Em historia da África, tratada em perspectiva positiva, não só de denuncia da miséria e discriminações que atingem o continente, mas tratar principalmente as contribuições do Egito, entre outros.
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Diretrizes Dimensões normativas, reguladoras de caminho, embora não fechada; Obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro- brasileiras, educação das relações étnico-raciais e os conselhos de educação
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