A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Eng. Giovani B. de Souza1 DIMENSIONAR CONDUTORES PARA APLICAÇÃO EM CIRCUITOS ELÉTRICOS Aula 5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Eng. Giovani B. de Souza1 DIMENSIONAR CONDUTORES PARA APLICAÇÃO EM CIRCUITOS ELÉTRICOS Aula 5."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Eng. Giovani B. de Souza1 DIMENSIONAR CONDUTORES PARA APLICAÇÃO EM CIRCUITOS ELÉTRICOS Aula 5

2 Prof. Eng. Giovani B. de Souza2 5. CONDUTORES DEFINIÇÃO: Um condutor elétrico é um produto metálico, geralmente de forma cilindrica, utilizado para transportar energia elétrica ou para transmitir sinais elétricos. FORMA CONSTRUTIVA: FIO: é um produto metálico maciço e flexível, de seção transversal invariável. Os fios podem ser utilizados diretamente como condutores ou na fabricação de cabos. CABO: é um condutor encordoado constituído por um conjunto de fios, isolados o não entre si. Observação: os cabos e fios podem ser fornecidos sem isolação.

3 Prof. Eng. Giovani B. de Souza3 5.1 Tipos de Condutores Os condutores podem ser rigídos os flexíveis. Os condutores rigídos, normalmente são fabricados por um único fio sólido. Os condutores flexíveis, por sua vez podem ser encordoados e ou compactados. Condutores encordoados é constituído por um conjunto de fios dispostos helicoidalmente, com uma boa flexibilidade. Condutores compactados é um condutor encordoado que através de compressão mecânica apresenta uma compactação dos fios que o compõe.

4 Prof. Eng. Giovani B. de Souza4 5.2 Cores de Condutores Segundo a norma NBR5410/2004: NEUTRO (N) : Azul Claro Terra (PE) : Verde-Amarelo ou Verde FASE : Outras cores, - CELESC indica a cor PRETA para fase. - Vermelho, Cinza, etc.

5 Prof. Eng. Giovani B. de Souza5 5.3 Dimensionamento Observar os critérios, escolhendo o cabo de maior dimensão: - Seção mínima; Conforme estabelecido na norma NBR 5410 - Capacidade de condução de corrente; Leva em consideração os efeitos térmicos do condutor; Valores são tabelados; - Queda de tensão; A NBR 5410 define os valores máximos de queda de tensão nos circuitos alimentadores. - Tipo de isolação. Conforme o método e local de instalação deve-se especificar tamém o material isolante do condutor (PVC, EPR, etc.)‏ - Atender a Proteção – seção maior que a In da proteção.

6 Prof. Eng. Giovani B. de Souza6 5.4 Exercícios Especifique o condutor para (Tensão 380 V): 1 - Especifique o condutor para acionamento de um motor de 10 CV, que está instalado a 50 metros do painel de força. 2 - Especifique o condutor para acionamento de um motor de 100 CV, que está instalado a 80 metros do painel de força. 3 - Especifique o condutor para alimentação de um chuveiro elétrico de 6900 watts, ligado a 20 metros do quadro de distribuição (CD); 4 - Especifique o condutor para alimentação de um painel de força com chave de partida para: 1 motor de 100 CV, 10 motores de 10 CV, 5 motores de 3 CV. O painel de força está localizado a 130 metros da subestação.

7 Prof. Eng. Giovani B. de Souza7 REFERÊNCIAS FRANCHI, C.M. ACIONAMENTOS ELÉTRICOS, Ed. Érica, 4a. Ed., SP, 2008. Be-A-Bá da Eletricidade. Reymaster Automação-Curitiba, 2007. Creder, Hélio. Instalações Elétricas, São Paulo, 2006.


Carregar ppt "Prof. Eng. Giovani B. de Souza1 DIMENSIONAR CONDUTORES PARA APLICAÇÃO EM CIRCUITOS ELÉTRICOS Aula 5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google