A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização do Canteiro de obras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização do Canteiro de obras"— Transcrição da apresentação:

1 Organização do Canteiro de obras
Curso PCRMEI – Civil Engº Ricardo Di Tommaso Bastos

2 Organização do canteiro de obras

3 Procedimentos e cuidados

4 Organização do canteiro de obras
Introdução Organização do canteiro de obras Parece à primeira vista, que o Canteiro de Obra seja coisa de pouca relevância, e qualquer pessoa poderá perfeitamente administrá-lo. Para ser ter a noção de que, tal afirmação é totalmente desprovida de verdade, e como demonstra o desconhecimento de uma realidade, basta apenas informar que em função das características de uma obra, o seu canteiro passa a ser uma “segunda obra”, quer técnica como administrativa, e que se necessita de conhecimento e experiência, para gerenciá-lo. Afim, de que se forme uma noção exata, do que venha a ser um canteiro de obra, enumeram-se a seguir, as partes que o mesmo possui, e o entrosamento delas para que uma obra atinja o seu objetivo, que é a construção.

5 Organização do canteiro de obras
Um canteiro é formado pelos seguintes espaços e atividades: Organização do canteiro de obras Fechamento de seu perímetro Vias de acessos e trânsitos de matérias e pessoas Sistema de alimentação e distribuição da rede elétrica Abastecimento e fornecimento de água potável Captações de esgoto e águas pluviais Almoxarifados: Processos de recebimentos e estocagem de materiais e equipamentos Armazenamentos e retiradas de lixos e entulhos Sistema de Segurança dos que nele trabalham Galpões diversos: Alojamentos, Salas Administrativas, e Refeitório Áreas descobertas cercadas

6 Organização do canteiro de obras
Fechamento de seu perímetro Organização do canteiro de obras O fechamento das divisas de um terreno, em uma obra tem as seguintes finalidades: Proteção das pessoas que transitam pelas vias de confronto; Segurança para os materiais e equipamentos internamente armazenados; Aspecto estético quer com finalidade promocional de vendas, como também em respeito à comunidade, onde a obra está sendo erguida. Dentro dessas premissas, a execução do cercado deve obedecer além da parte de estabilidade, o emprego de materiais que poderão sobreviver o tempo da obra e serem de manutenção simples de pouco custo. Pelas posturas municipais, ele poderá ser erguido na divisa do lote, ou então invadir até a metade do passeio público, conforme o que determinará o Alvará de Construção. Empregam-se na execução desse cercado, normalmente, estrutura de pontalete com fechamento de chapa de compensado protegida por pintura.

7 Organização do canteiro de obras
Esse fechamento, que em geral têm a altura de 1,80 m poderá ser também feito com outros materiais, tais como: alvenaria, telado e chapa metálica, desde que para isso seja observando, o binômio custo / benefício. Não deve ser esquecido, que nesse cercado é obrigatório prever, locações de portas, para entradas dos operários, como também passagens, para materiais, caminhões e equipamentos.

8 Organização do canteiro de obras
Vias de acessos e trânsitos de materiais e pessoas Organização do canteiro de obras Muitas vezes, a execução de uma obra passa a sofrer atrasos, que são motivados, pela a falta total de espaços que permitam o trânsito interno. Essa situação ocorre, porque no planejamento do canteiro deixou-se que, essa via de acesso ficasse a critério da improvisação de cada momento. Não será necessário enumerar, os transtornos como os custos imprevistos, de cargas e descargas, somando-se a esses, prejuízos, que um trânsito desordenado produz sobre serviços já executados, materiais que se estragam e perigos que são expostos, e os que na obra trabalham. Portanto, quando do planejamento de canteiro, essas vias de acessos e transportes internos merecem ser perfeitamente demarcadas em projeto, e localizadas no terreno; como também serem previstas suas modificações, à medida que os serviços de obra desenvolvem-se. Sabe-se que, em função do crescimento da obra, os espaços vão sendo ocupados, e, portanto as vias de acesso vão sendo eliminadas, e é nesse momento que se identifica o, verdadeiro gerenciador que consegue eliminar transtornos, como diminuir custos de prejuízos, em adotar: empregos de outros equipamentos, como modificando os processos de preparo de materiais e organizando e diminuindo a estocagem de peças e materiais, dentro do ritmo de obra.

9 Organização do canteiro de obras

10 Organização do canteiro de obras

11 Organização do canteiro de obras

12 Organização do canteiro de obras
Sistema de alimentação e distribuição da rede elétrica Organização do canteiro de obras Como ponto básico de apoio, para o funcionamento de um canteiro de obra, a corrente elétrica qualifica-se como uma das mais importantes, porque se pode constatar que, a grande maioria dos equipamentos é movida por eletricidade. Em razão dessa situação, o projeto e a instalação de uma rede elétrica devem fazer parte das atividades primordiais do canteiro. Aconselha-se, sempre que possível, que se execute rede externa fixada em postes, para que sejam feitos, facilmente: seus reparos, manutenções e também modificações. A carga precisa, para todos os trabalhos de obra, deverá ser calculada com certa folga, dadas as oscilações que essa rede sofre com o acompanhamento dos serviços.

13 Organização do canteiro de obras
Abastecimento e fornecimento de água potável Organização do canteiro de obras A água também é um dos pontos básicos de apoio, porque a grande maioria de preparos dos materiais, como as execuções de vários serviços, sem ela, jamais poderiam ser elaborados. Como a rede elétrica, a tubulação de água, dentro do possível deve ser externa ou então em espaços de fácil identificação, e pelos os mesmos motivos, que se possam fazer: reparos, manutenções e modificações. Em função da origem do recebimento da água (rede pública, poço de água ou recebimento por meio de caminhão pipa), o volume do seu armazenamento deve ser calculado. A estocagem do líquido poderá ser feita por reservatório enterrado ou elevado, para os quais existem diversos materiais, quer pré-fabricados ou preparados no local. A localização desse reservatório deve ser bem estudada, no planejamento do canteiro, uma vez que qualquer transferência de lugar acarretará paralisação de serviço, o que automaticamente redunda em prejuízo, de tempo e custo. No projeto da instalação do reservatório de água, não deve ser esquecido que ele dependerá, para funcionar, conforme o caso de rede elétrica e equipamento de bombeamento.

14 Organização do canteiro de obras
Captação de esgoto e águas pluviais Organização do canteiro de obras Essas redes serão provisórias e por tempo de curta duração, como dependendo sempre para os seus posicionamentos, das implantações dos galpões para materiais, alojamentos e serviços. No planejamento do canteiro, essas redes devem merecer uma atenção especial, por serem, normalmente enterrada, e de modificação custosa, e atritar com os desenvolvimentos dos trabalhos de obra. Deverá ser verificado, se no local existem redes públicas de esgoto e águas pluviais. Caso as mesmas existam, os escoamentos da obra, para essas redes deverão obedecer às normativas, dos órgãos que fiscalizam esses serviços. Não existindo tais redes, a obra na implantação de seu canteiro precisará instalar: fossa séptica e poços absorventes, que receberão os efluentes dos sanitários. As águas pluviais deverão ser conduzidas para um reservatório de captação, que por meio de bombeamento lançará as mesmas, em vielas sanitárias, córregos ou outro destino permitido pelos Órgãos Públicos fiscalizadores.

15 Organização do canteiro de obras
Almoxarifados: Processos de recebimentos e estocagens de materiais e equipamentos Organização do canteiro de obras Neste item está o ponto nevrálgico do canteiro de obra, como podendo dizer que ele é o próprio canteiro. Assim sendo, a vida do canteiro funciona em torno dessas atividades, e para que isso seja possível o planejamento deverá prever as quantidades e metragens, tanto para os galpões como para os espaços livres necessários. No planejamento deve ser estabelecido, além dos locais adequados, também os prazos de permanência e as épocas de modificações. Uns dos fatores importantes, para a implantação dos galpões necessários referem-se, aos tipos de materiais empregados nas suas execuções, que deverão além de um custo aceitável, que sejam de fácil desmonte como aproveitamento posterior. Dada a importância de seus usos, as execuções dessas construções e áreas devem, obrigatoriamente ter projetos específicos, que resultem em custos administráveis, como mantenham convivências aceitáveis como os trabalhos da obra.

16 Organização do canteiro de obras
Na estocagem de materiais, alguns cuidados devem ser observados, e para tanto determinadas peças deverão ser executadas, assim como: Materiais entreguem em sacos (cimento, cal, argamassas prontas, etc.) deverão ser estocados sobre estrado de madeira, para que não fiquem em contato com o solo, como também as pilhas dessas sacarias, não podem ter alturas acima de 10 sacos, para evitar que o próprio peso esmague suas partículas, o que prejudicará suas características físicas e químicas. Os espaços destinados aos preparos de materiais (argamassa e/ou concreto) devem ter seus pisos, onde serão feitos os preparos, pavimentados com uma camada de concreto, para que as argamassas quando preparadas, não misturem com a terra, o que resultará um material sujo e condenável.

17 Organização do canteiro de obras
Armazenamentos e retiradas de lixos e entulhos Durante a execução de uma obra, as sobras de materiais imprestáveis devem receber certa atenção, porque um canteiro sujo além se ser prejudicial as pessoas que nele trabalham, podem ser elas, origens de acidentes. Independente, dos transtornos que os trabalhos desse canteiro sofrem, essa situação demonstra a total falta de coordenação, para quem gerencia tal obra, sendo, portanto, isso um ponto negativo para a sua avaliação profissional. A retirada desses materiais deverá ser estudada, de maneira que seja um trabalho repetitivo e programado, como também, que para as suas estocagens, em função do tipo e volume adote-se: latões, caçambas ou determinados cercados. Esses sistemas serão adotados, depois de avaliados em razão de facilidade de retirada e custo da operação.

18 Organização do canteiro de obras

19 Organização do canteiro de obras
Sistema de segurança para os que nele trabalham Organização do canteiro de obras Esse item envolve as pessoas que no canteiro trabalham, no sentido de sua segurança pessoal, tanto ao executar uma tarefa, como transitando por ele. Todos os operários deverão receber: roupas, ferramental e protetores, para os serviços que irão executar, os quais garantem as suas proteções pessoais. Locais de trabalho ou de trânsito, além de sinalizados devem ser verificados, quanto aos os seus funcionamentos e estabilidades. O profissional que gerencia a obra deverá ter assessoria de um engenheiro habilitado em Segurança do Trabalho, para orientá-lo ou então ser, o supervisor da obra, conforme seja o seu porte. Convém aqui alertar, que esse trabalho além de envolver construções e equipamentos que pertencem à área de trabalhos, tem um lado importante, que são, todos e quaisquer acidentes, que ocorram com pessoas dentro do canteiro de obra será sempre da responsabilidade civil e criminal, do profissional, que pela construção responde.

20 Organização do canteiro de obras
Galpões diversos Organização do canteiro de obras Diversas atividades de um canteiro de obra necessitam ser realizadas em recintos fechados e específicos, para tanto serão executados galpões, com característica, que atenda a função que nele será desenvolvido. Como característica básica, eles serão construídos com materiais de fácil montagem e desmontagem, além de serem de possíveis aproveitamentos. Por abrigarem as atividades, que acompanham o desenvolvimento da obra deve ser localizado, em lugares de acessos livres, como também, em posições que possam ser deslocados o menor número de vezes. Muitas vezes, no desenrolar da obra, esses galpões poderão ser transferidos para áreas, internas, da construção, que já estejam livres. Em função das atividades, neles, executadas devem ser previstos as instalações de compartimentos sanitários. Devido às atividades desenvolvidas, os sistemas de instalações: hidráulica, elétrica e telefonia são elementos de real importância.

21 Organização do canteiro de obras
Áreas descobertas e cercadas Organização do canteiro de obras São espaços do próprio terreno, que delimitados demarcam áreas destinadas às estocagens de materiais diversos, que podem permanecer ao tempo. Normalmente esses materiais, devido os seus consumos são de grande rotatividade, e assim sendo deve-se levar em conta esse fator, para que haja uma demarcação correta dos espaços precisos. Uma característica a ser observada, na demarcação desses espaços, refere-se ao nivelamento do solo para que os materiais possam ser empilhados, sem o perigo de tombamento ou deslizamento.

22 Organização do canteiro de obras
Conclusões Procura-se, aqui, neste estudo demonstrar que a implantação e manutenção do canteiro de obra agrupam uma série de serviços que além de técnicos são também administrativos, e que podem perfeitamente paralisar a construção como trazer para ela, muitos transtornos. Uma observação importante, sobre essa etapa da construção é que: o canteiro inicia antes da obra, com a sua implantação, e termina após a conclusão de todos os serviços, quando então é desmontado. O trabalho de canteiros deve ser perfeitamente implantado como mantido, para que a obra resulte em um empreendimento, dentro do que fora projeto e esperado.

23 Organização do canteiro de obras
Portanto, para a matéria Canteiro de obra, o Engenheiro deve ter em mente: Independente do tipo e porte da obra, o planejamento deve apoiar-se sempre em: projeto que envolve os espaços e as atividades. Os materiais empregados em sua execução devem ser de baixos custos, como permitirem seus reaproveitamentos. No cronograma físico da obra, as atividades do canteiro farão partes, assim como se entrosarão com as demais. Os serviços de execução das partes do canteiro serão atividades, com pouco tempo de duração, e possíveis: montagens, desmontagens e reaproveitamentos. Um canteiro planejado e bem organizado é a chave para a boa execução de uma obra. Organização do canteiro de obras

24 Organização do canteiro de obras
SE VOCE ESTÁ NUM CANTEIRO DE OBRAS, LEMBRE-SE SEMPRE... PLANEJAMENTO Organização do canteiro de obras SEGURANÇA

25 MUITO OBRIGADO


Carregar ppt "Organização do Canteiro de obras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google