A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃODEESTOQUES Prof. Wesley Vieira Borges Critérios de avaliação de estoques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃODEESTOQUES Prof. Wesley Vieira Borges Critérios de avaliação de estoques."— Transcrição da apresentação:

1

2 AVALIAÇÃODEESTOQUES Prof. Wesley Vieira Borges

3 Critérios de avaliação de estoques

4 Notícia

5 Notícia 2

6 Critérios de Avaliação de Estoques ► Mercadorias, produtos em fabricação, matérias-primas e bens em almoxarifado, serão avaliados pelo custo de aquisição ou produção.

7 O que significa Inventariar? ► Mensurar as quantidades de cada bem que compõe o patrimônio de uma empresa e atribuir quantidades um preço unitário.

8 Quando apurar o valor do Estoque? ► Antes de apurar o valor do estoque, a empresa terá opta por um sistema de controle de estoque Periódico ou Permanente.

9 Sistema de Inventário Periódico ► Sistema antigo de apuração de estoques, adotado por pequenas e médias empresas. ► Os estoques existentes são avaliados na data do encerramento do Balanço – contagem física. ► O preço utilizado é o de custo ou de mercado dos dois o menor.

10 Desvantagem do Sistemas Periódico ► Por não registrar o valor do estoque vendido, logo após a realização da venda, não detecta as saídas de mercadorias roubos e perdas.

11 Sistema de Inventário Permanente ► A companhia mantém um controle diário de estoques, efetuado a cada operação de compra e/ou venda. ► Assim, a administração obtém informações para o planejamento dos investimentos.

12 FATORES RELEVANTES PARA OPÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUE ► O porte da empresa; ► O volume de negociações; ► A intensidade das operações;

13 Critérios de atribuição de Preços aos Inventários Permanente ► PEPS – O Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair ► UEPS – O último a Entrar é o Primeiro a Sair ► MPM – Média Ponderada Móvel

14 Sistema de Inventário Periódico ► O preço utilizado para sua avaliação é o de custo ou de mercado, dos dois o menor.

15 Sistema de Inventário Permanente ► O preço utilizado para avaliação do estoque dependerá do método ( PEPS, UEPS OU PMP ) utilizado. ► É feito através de fichas de controle de Estoque.

16 P E P S ► Os estoques são avaliados com base nas aquisições mais recentes. ► Assim são considerados vendidos os itens que foram adquiridos primeiro.

17 U E P S ► Os estoques são avaliados com base nas primeiras aquisições. ► Assim, são considerados vendidos os itens adquiridos mais recentemente.

18 Gestão de Estoques ► A Gestão de estoques preocupa-se em:  Boa utilização dos estoques;  Localização fácil, eficiente, e de baixo custo;  Manuseio dos estoques adequados, evitando perdas ou extravios;  Bom controle do estoque.

19 Localização dos Estoques ► É o endereçamento dos itens estocados para que eles possam ser facilmente localizados.

20 Redução de Estoques ► Just-in-time ► Kanban ► Células de manufatura ► Produção sincronizada ► Teoria das restrições. Estoque parado, prejuízo...

21 Just-in-time ► Hoje, as grandes empresas são pressionadas pela urgência de aumentar a produtividade. ► Hoje, as grandes empresas são pressionadas pela urgência de aumentar a produtividade. ► Criado no Japão na década de 1990.

22 Just-in-time ► As idéias são creditadas à Toyota Motor Company, que buscava um sistema de administração que coordenasse a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos sem atrasos. ► O objetivo é a melhoria contínua do processo produtivo através de um mecanismo de redução dos estoques, os quais camuflam problemas.

23 Kanban

24 Kanban ► Kanban é uma palavra japonesa que significa registro ou placa visível. ► Um cartão de sinalização controlador de fluxos de produção. ► O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.

25 Kanban ► O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. ► Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. ► Os Kanbans físicos transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças.

26 Células de Manufatura ► O entendimento da manufatura celular passa pelo estudo das rotas de fabricação e pelos métodos de agrupamento de máquinas e de peças.

27 Produção sincronizada ► Manufatura que inclui princípios, procedimentos e técnicas em que cada ação é avaliada em relação à meta global do sistema.

28 Teoria das restrições ► Enxerga a empresa como um sistema. ► Cada elemento depende um do outro de alguma forma, e o desempenho global do sistema depende dos esforços conjuntos de todos os seus elementos. ► Um dos conceitos mais fundamentais é o reconhecimento do importante papel da restrição de qualquer sistema.


Carregar ppt "AVALIAÇÃODEESTOQUES Prof. Wesley Vieira Borges Critérios de avaliação de estoques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google