A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui Rocha, Instituto Floresta Viva Ilhéus, Bahia

2 Sul da Bahia território singular no Brasil e no Planeta: Altíssima biodiversidade, paisagem excepcional, cultura do cacau e a florestas.

3 A VISÃO Prodetur é um instrumento de desenvolvimento integral – economia regional de cacau, chocolate e pesca, áreas protegidas, ecossistemas e biodiversidade, democratização com a inclusão social, civil e com governança. A infra-estrutura turística está alicerçada em um patrimônio natural e cultural mais amplo, em longo prazo. Uma rodovia e aeroportos de Salvador e Ilhéus conectam o Sul da Bahia com toda a sua relevância natural, paisagística, social e cultural – e por isso um sistema de áreas protegidas que dá sentido de perenidade a paisagem e a economia turística.

4

5 O que estamos fazendo: Adicionamos a Rodovia Ilhéus Itacaré um ordenamento territorial, com áreas protegidas: APA de Itacaré Serra Grande, APA da Lagoa Encantada, Parque do Conduru, e Corredor Ecológico entre Ilhéus e Itacaré. Em 2000, Programa de Educação Ambiental e Ecoturismo envolveu empresários, guias, pescadores, agricultores, ambientalistas e técnicos do governo da Bahia. Transformação social e cultural, envolvendo comunidades tradicionais de pescadores, agricultores, artesãos e cacauicultores na economia do turismo. Em 2011, Itacaré se torna um centro nacional e internacional de turismo, junto com Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Morro de São Paulo.

6 Paisagem como base da nova economia

7 Planos de Manejo com Zoneamento Ecológico Econômico das UCs Programas de Educação Ambiental, desenvolvimento rural e urbano,e Ecoturismo Diversos projetos ocorrem em toda a região, por várias entidades públicas e privadas. Criação de Instituto Floresta Viva e outras 30 organizações sociais com lideranças regionais, com uma agenda de desenvolvimento com a natureza e a cultura local. Resultado: Surgimento e acompanhamento de vários empreendimentos hoteleiros, agências de ecoturismo e prestadores de serviços, como canoeiros, escolas de surf, capoeira, restaurantes locais e internacionais, fotógrafos, observadores de pássaros, ecoparques, etc.

8 Conselhos gestores no território:

9 Um desafio imenso de gestão de políticas públicas Reforma agrária, saneamento básico, eletrificação rural, logística ferroviária e portuária, planejamento urbano e rural, cultura territorial em mudança.

10 Conclusões A natureza e a cultura regional, inseridos na visão de futuro, são os maiores ativos para o desenvolvimento integral do Sul da Bahia. As singularidades regionais devem ser percebidas por todos – moradores, empresários, tecnocratas, acadêmicos, mídia, políticos locais, estaduais e nacionais. O planejamento e as ações para o desenvolvimento do turismo precisam de ações estruturantes e de gestão de forma continuada, com a sociedade civil, de modo que os investimentos sejam efetivos e duradouros.

11 Um outro olhar – as pessoas são os sujeitos do desenvolvimento


Carregar ppt "Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google