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Metodologia da Pesquisa Científica (Introdução à pesquisa Educacional / Metodologia da Pesquisa Educacional) A estrutura de uma tese, dissertação ou.

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1 Metodologia da Pesquisa Científica (Introdução à pesquisa Educacional / Metodologia da Pesquisa Educacional) A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalhos acadêmicos compreende os elementos: PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS. Conforme ABNT, NBR 14724:2002 PRÉ-TEXTUAIS compreende: (# obrigatórios / *opcionais) # Capa *Lombada # Folha de rosto * Errata # Folha de aprovação * Dedicatória * Agradecimentos * Epígrafe # Resumo na língua vernácula # Resumo em língua estrangeira * Lista de Ilustrações * Lista de Tabelas * Lista de Abreviaturas e Siglas * Lista de Símbolos # Sumário

2 O QUE É PESQUISA A pesquisa é compreendida como um processo investigativo que busca a compreensão de fenômenos ou problemas naturais, econômicos, políticos e sociais, visando sua superação e a produção de novos conhecimentos para o bem estar do homem. Nesta perspectiva, Chizzotti (1991, p. 11) explica que a pesquisa é o meio pelo qual se investiga o homem e o próprio mundo em que habita, e tem como finalidade básica “[...] transformar o mundo, criar objetos e concepções, encontrar explicações e avançar previsões, trabalhar a natureza e elaborar as suas ações e idéias”. Fonte: “O conhecimento não se reduz a um rol de dados isolados, conectados por uma teoria explicativa; o sujeito-observador é parte integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenômenos, atribuindo-lhes um significado. O objeto não é um dado inerte e neutro; está possuído de significados e relações que sujeitos concretos criam em suas ações.” (Chizzotti, 1991, p.79). CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, Cortez, 1991.

3 TIPOS DE PESQUISA Cf. GONSALVES (2001, p. 64).
Tipos de pesquisas segundo os objetivos Tipos de pesquisas segundo os procedimentos de coleta Tipos de pesquisas segundo as fontes de informação Tipos de pesquisas segundo a natureza dos dados Exploratória Descritiva Experimental Explicativa Experimento Levantamento Estudo de Caso Bibliográfica Documental Participativa Campo Laboratório Quantitativa Qualitativa

4 INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA PRÉ-TEXTUAIS Conforme ABNT, NBR 14724: 2002 CAPA CAPA DE ROSTO
ADRIVÂNIA MARIA VALÉRIO HONÓRIO ALFABETIZAÇÃO À LUZ DO LETRAMENTO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do diploma do Curso da Faculdade Comunitária de Santa Bárbara D’Oeste sob a orientação do Prof Santa Bárbara D’Oeste FAC 2007 ADRIVÂNIA MARIA VALÉRIO HONÓRIO ALFABETIZAÇÃO À LUZ DO LETRAMENTO Santa Bárbara D’Oeste FAC 2007

5 PRÉ-TEXTUAIS Conforme ABNT, NBR 14724: 2002 CAPA DE ROSTO DEDICATÓRIA /AGRADECIMENTO
Dedico ao meu esposo Prof. Ms. Marcos Antonio Honório pelo estímulo e compreensão. (parte baixa da página) Agradecimentos (alto da página) Primeiramente agradeço a DEUS, o Qual me possibilitou essa nova experiência de vida. Projeto de pesquisa apresentado na disciplina Introdução à Pesquisa Educacional / Metodologia da Pesquisa Educacional do Curso Pedagogia / Letras ministrado Pela Prof. Adrivânia M. V. H. Trabalho apresentado na Disciplina Teoria Literária I, do Curso de Letras (3º semestre) da Universidade , ministrado pela Professora Josiane Maria Souza .

6 PRÉ-TEXTUAIS Conforme ABNT, NBR 14724:2002
CAPA e FOLHA DE ROSTO - NOME COMPLETO DO AUTOR - TÍTULO PRINCIPAL DO TRABALHO - SUBTÍTULO (se houver), separado do título por dois pontos (:) - NÚMERO DO VOLUME (indicar somente se houver mais de um) NATUREZA (tese, dissertação e outros) e OBJETIVO (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da Instituição a que é submetido; área de concentração Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do diploma do Curso de na Faculdade Comunitária de Santa Bárbara D’Oeste sob orientação do Prof (FOLHA DE ROSTO) - LOCAL (cidade) DA INSTITUIÇÃO ONDE DEVE SER APRESENTADO - ANO DE DEPÓSITO (da entrega do trabalho acadêmico)

7 PRÉ-TEXTUAIS Conforme ABNT, NBR 14724:2002
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS – OPCIONAIS DEDICATÓRIA - Texto onde o autor homenageia ou dedica seu trabalho a uma pessoa ou grupo de pessoas. AGRADECIMENTOS - Texto onde o autor faz seus agradecimentos às pessoas e/ou Instituições que colaboraram de maneira significativa à elaboração do trabalho EPÍGRAFE - Citação, pensamento, provérbio, seguido da indicação de sua autoria, de preferência relacionado com o assunto tratado no corpo do trabalho. As epígrafes também poderão constar das folhas de abertura das seções primárias ou capítulos.

8 ELEMENTOS TEXTUAIS ELEMENTOS TEXTUAIS COMPREENDE:
INTRODUÇÃO / DESENVOLVIMENTO / CONCLUSÃO INTRODUÇÃO: Nos trabalhos científicos, o conteúdo da introdução é o seguinte: • Anunciar o tema do trabalho • Esclarecer, de maneira sucinta, o assunto; • Delimitar a extensão e profundidade que se pretende adotar no enfoque do tema; • Dar idéia, de forma sintética, do que se pretende fazer, ou seja, as idéias mestras do desenvolvimento do assunto; • Apontar os objetivos do trabalho; • Evidenciar a relevância do assunto a ser tratado. (Fonte: Guia FAC)

9 ELEMENTOS TEXTUAIS DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento é a parte nuclear do trabalho, daí muitos autores denominá-lo “corpo do trabalho”. Nesta parte é que se apresentam os argumentos, juízos, através do raciocínio lógico, cartesiano, inerente a todo trabalho científico. O desenvolvimento pode ser dividido em duas ou três partes, dependendo do tema e de seu enfoque. Fundamentalmente, constam do desenvolvimento: • Exposição – processo através do qual são escritos e analisados os fatos ou apresentadas às idéias; • Argumentação – defende-se a validade das idéias através dos argumentos. • Discussão – consiste na comparação das idéias; refutam-se ou confirmam-se os argumentos apresentados, mediante um exercício de interpretação dos fatos ou idéias demonstrados. • O desenvolvimento, portanto, é a parte mais extensa da redação, pois contém, além da análise ou descrição dos fatos, toda a argumentação pertinente a eles.

10 ELEMENTOS TEXTUAIS CONCLUSÃO:
A conclusão não admite nenhuma idéia, nenhum fato ou argumento novo, pois consiste na síntese interpretativa dos argumentos ou dos elementos contidos no desenvolvimento. Não se pode ignorar o caráter de “síntese” ou de resumo; portanto, ela deve ser breve, exata, concisa. Mas é preciso não confundir “síntese” com a formulação e enunciação de crítica ou interpretação pessoal, subjetiva. A qualidade básica do trabalho é a objetividade; portanto, a dedução lógica e objetiva dos fatos ou idéias apresentadas é que levará às conclusões. O título desta será – conclusões – quando o conteúdo do desenvolvimento permitir chegar-se à dedução de várias conclusões, que serão convenientemente enumeradas. No caso de o trabalho não ser conclusivo, aconselha-se intitular de “Considerações finais”. Além do entrosamento, deve ser observado em um trabalho o equilíbrio entre introdução, desenvolvimento e conclusão.

11 O PROJETO DE PESQUISA O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA? “O projeto é uma apresentação organizada do conjunto de decisões que você tomou em relação à investigação científica que pretende empreender. Para que o projeto eficiente, ele precisa ser bem pensado e bem redigido, pois ele é documento escrito, é a materialização de um planejamento.(...) A elaboração do projeto de pesquisa implica lidar com pelo menos três dimensões, que estão interligadas: técnica teórica afetiva ”(Gonsalves, 2005, p ).

12 A ESTRUTURA DO PRÉ - PROJETO DE PESQUISA
Tema (o que será explorado) Delimitação do tema (tópico ou parte a ser focalizada) Formulação do problema / justificativa (por quê?) Objetivo (para quê?) Hipóteses ou questões norteadoras Levantamento de dados (- metodologia – como?) Cronograma (quando) Referências Recursos necessários

13 PROJETO DE PESQUISA COMO SURGEM OS TEMAS PARA PESQUISAS? “1 – da observação do cotidiano, através do qual, direcionamos o seu olhar, o pesquisador poderá descobrir problemas interessantes; 2 – da vida profissional, que suscita a vivência de muitas situações dilemáticas que podem ser pensadas como projetos de pesquisas; 3 – de contato com especialistas, de maneira individual ou coletiva (através de conferências, seminários etc.), que costumam proporcionar o levantamento de novas questões; 4 – do estudo de literatura especializada, que pode indicar controvérsias e lacunas a serem preenchidas; 5 – da criatividade, da descoberta repentina e algumas vezes casual de um problema a ser investigado”. (Gonsalves, 2005, pp Livro-texto).

14 REFERÊNCIAS ABNT, NBR Referências Bibliográficas (ou Referências) É a relação das fontes utilizadas durante a elaboração do trabalho, ou seja, livros, revistas, jornais, pessoas, sites, filmes, documentários etc. As referências servem de embasamento teórico; Esta relação deve ser apresentada segundo as normas da ABNT NBR 6023/2002, e em ordem alfabética.

15 Transparência em construção
CITAÇÃO ABNT, NBR 10520:2001 Há três maneira de se fazer citação: Citação direta Citação indireta Citação de citação Transparência em construção

16 FORMULANDO O PROBLEMA / CONSTRUINDO HIPÓTESES
Segundo a experiência acumulada dos pesquisadores, GIL (2006, pp ) descreve seis regras práticas para formulação de problemas: 1 - Complexidade da questão; 2 - O problema deve ser formulado como pergunta; 3 – O problema deve ser claro e preciso; 4 – O problema deve ser empírico; 5 – O problema deve ser suscetível de solução; e 6 – o problema deve ser delimitado a um dimensão viável. As hipóteses surgem de diversas fontes: Observação Resultados de outras pesquisas Teorias Intuição “ Nem todas as hipóteses são testáveis. Com freqüência, os pesquisadores elaboram extensa relação de hipóteses e depois de detida análise descartam a maior parte delas” p. 36.

17 Tipos de Conhecimentos
      Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.        Entre todos os animais, nós, os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos cães, dos macacos e dos leões.        Ao criarmos este sistema de símbolos, através da evolução da espécie humana, permitimo-nos também ao pensar e, por conseqüência, a ordenação e a previsão dos fenômenos que nos cerca.        Existem diferentes tipos de conhecimentos, quais sejam: Empírico, Filosófico, Teológico e Científico.

18 Tipos de Conhecimentos
  1 - Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)       É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.       Exemplo:       A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.       2 - Conhecimento Filosófico       É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.      Exemplo:       "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche)       3 - Conhecimento Teológico       Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.       Exemplo:       Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc..

19 Tipos de Conhecimentos
      4 - Conhecimento Científico       É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico:       - É racional e objetivo.       - Atém-se aos fatos.       - Transcende aos fatos.       - É analítico.       - Requer exatidão e clareza.       - É comunicável.       - É verificável.       - Depende de investigação metódica.       - Busca e aplica leis.       - É explicativo.       - Pode fazer predições.       - É aberto.       - É útil (GALLIANO, 1979, p ).       Exemplo:       Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos batráquios.  

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