A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE I) Natania Nogueira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE I) Natania Nogueira"— Transcrição da apresentação:

1 PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE I) Natania Nogueira nogueira.natania@gmail.com www.historiadoensino.blogspot.com

2 A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889, por um grupo formado por militares e civis. Os intelectuais adeptos do positivismo tiveram um papel importante neste processo. O governo provisório foi instalado tendo a frente o Marechal Deodoro da Fonseca.

3 A CONSTITUIÇÃO DE 1891

4 A Constituição de 1891 foi a primeira da História do Brasil após a Proclamação da República. Teve como função principal estabelecer no país os princípios do regime republicano, seguindo o sistema de governo presidencialista. Com algumas características liberais, apresentou grandes avanços se comparada com a Constituição do Brasil Império de 1824.

5 O GOVERNO DE DEODORO Deodoro da Fonseca governou provisoriamente até 1891, quando foi eleito presidente. Durante este período, a Constituição da República foi escrita e aprovada. O Brasil entrou em uma grande crise econômica, apelidada de encilhamento.

6 O encilhamento foi uma desastrosa política econômica implementada por Rui Barbosa, ministro da economia. A emissão descontrolada e papel moeda, liberação de empréstimos e a venda de ações de empresas que não existiam fizeram com que a bolsa de valores do Rio de Janeiro quebrasse, assim como muitos bancos e empresas, fazendo o país mergulhar numa grave crise econômica, afetando principalmente as classes populares.

7 O GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO O Governo de Deodoro durou poucos meses. Seu autoritarismo e sua recusa em obedecer à Constituição levou à sua renuncia. Em seu lugar entrou o Vice-Presidente, Floriano Peixoto. Floriano se preocupou com os mais pobres, congelando presos e tentando diminuir o impacto da crise sobre os mais pobres, o que o tornou um presidente popular. Os inimigos políticos ele conseguiu neutralizar, podendo governar quase sem oposição política.

8 Durante seu governo, enfrentou duas revoltas: A REVOLTA DA FEDERATIVA (1893-1894): ocorreu no Rio Grande de Sul, onde grupos aliados de Floriano, defensores da república federalista enfrentaram seus opositores, que desejavam o retorno do parlamentarismo, tal como existia na monarquia. A REVOLTA DA ARMADA (1893-1894): Ocorreu no Rio de Janeiro. A marinha do Rio de Janeiro desejava novas eleições pois estava insatisfeita com o seu papel secundário dentro da República.

9 AS OLIGARQUIAS NO PODER O sucessor de Floriano foi Prudente de Morais. Ele foi o primeiro presidente civil, e representante das oligarquias. As Oligarquias eram as grandes família, notadamente de proprietários de terras, que passaram a comandar a política no Brasil, através do CORONELISMO. O Coronel era um líder local que controlava a política nos municípios garantindo a eleição de deputados, senadores, governadores e presidente da República, através de fraudes e do voto de cabresto

10

11 A POLÍTICA DOS GOVERNADORES Foi criada por Campos Sales. Os governadores se comprometiam a apoiar o governo federal, que em contrapartida não interferia nas questões políticas de cada estado. Era uma política de troca de favores.

12 POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE Aliança política entre Minas Gerais e São Paulo, através de seus partidos regionais, o PRM (Partido Republicano Mineiro) e o PRP (Partido Republico Paulista). Minas e São Paulo eram os Estados mais poderosos do Brasil.

13

14 ECONOMIA BRASILEIRA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA O Brasil era um país tipicamente agrário. Aproximadamente 70% da população vivia no campo. O principal produto de exportação era o café, mas também eram exportados açúcar, cacau, borracha e algodão. Durante a República o café passou por sucessivas crises e o governo procurou sempre diminuir o prejuízo dos cafeicultores.

15 MOVIMENTOS SOCIAIS A Primeira República foi marcada por diversos movimentos sociais, em diversas regiões do Brasil, que atestaram a insatisfação das camadas mais pobres da sociedade e de alguns setores das forças armadas, com relação ao governo das oligarquias. Este movimentos ocorreram tanto no campo quanto nas cidades.

16 O MOVIMENTO DO CANGAÇO Movimento social ocorrido no interior do nordeste. O cangaceiro era um bandido social, pessoa forçada a se envolver no crime, seja por uma injustiça que lhe tenha sido causada, seja como forma de sobreviver. O nordeste era uma das regiões mais pobres, exploradas e ignoradas pelo governo federal. O cangaceiro mais famoso foi Lampião, chamado de o rei do cangaço.

17 Área de atuação dos cangaceitos na região nordeste

18 A GUERRA DE CANUDOS Aconteceu na Bahia. Foi um movimento messiânico, liderado por Antônio Conselheiro. O Arraial de Canudos (Belo Monte) era habitado por seguidos de Conselheiro, pessoas pobres que buscavam melhores condições de vida. Cerca de 14 mil pessoas foram mortas pelo exército brasileiro, que atacou o arraial, a mando da Igreja e dos Coronéis.

19 CRIANÇAS E MULHERES PRISIONEIROS DE GUERRA

20 GUERRA DO CONTESTADO O Contestado era uma região disputada pelo Paraná e Santa Catarina. Lá havia exploração de madeira e eva-mate. Os pequenos proprietários foram expulsos de suas terras pelas madeireiras e para a construção de uma ferrovia. Foram reunidos em uma comunidade por um beato, José Maria. A comunidade foi atacada pelas autoridades e pelo exercito brasileiro, até que se rendeu, depois de muita resistência.

21


Carregar ppt "PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE I) Natania Nogueira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google