A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antonio Joaquim Severino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antonio Joaquim Severino"— Transcrição da apresentação:

1 Antonio Joaquim Severino
SEMINÁRIO Antonio Joaquim Severino

2 Seminário: conceito e objetivo
Seminário é um procedimento que usa dinâmica de grupo para aprofundamento, estudo e pesquisa. Segundo Antonio Joaquim Severino (2001, p.63-69), aprofunda a reflexão sobre determinado problema a partir da utilização de textos/equipes. Seminário é um círculo de debates para o qual devem estar suficientemente preparados. Pode incluir o uso de recursos visuais na apresentação; inicial, mas seu objetivo é leitura, análise e interpretação de textos acerca de um determinado tema.

3 Tipos de seminário: Existem diversos tipos de seminário:
Seminário de Pesquisa: são apresentados, discutidos e avaliados e/ou estágios de pesquisas; Seminário temático: os participantes apresentam trabalhos, diversificados quanto à maneira de se abordar o tema, mas convergentes na temática. Um seminário sobre violência, por exemplo, pode apresentar e discutir visões diferentes acerca do tema. Nesse caso,pode-se lançar mão de outros recursos (vídeo, murais, símbolos, etc); Seminário de leitura e estudo de textos: escolhem-se diversos textos por tema, os quais todos os participantes devem ler, para que ocorra um debate profícuo. Debatem-se os textos sob diversos ângulos de análise. A bibliografia precisa ser selecionada. Apesar de ser expediente muito utilizado, por demandar menor tempo, não é recomendável a divisão de páginas de leitura ou capítulos de uma mesma obra entre os membros do grupo. Isso dificulta a visão do todo. O ideal é que todos leiam integralmente o texto e, depois, discutam a forma de apresentação.

4 PROCEDIMENTOS IMPORTANTES PARA BOA REALIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO:
Recomenda-se que cada equipe responsável pelo seminário tenha no máximo quatro ou cinco integrantes; A arrumação do local deve permitir o diálogo coletivo ( disposição circular é uma alternativa, entre outros); É necessário um relatório ou texto roteiro escrito e distribuído, com antecedência (aproximadamente um semana antes), aos participantes. Isso ajudará na efetiva participação de todos; o texto-roteiro pode ser dividido em itens, apresentação geral da temática, breve visão de conjunto, esquema (pontos que compõem), questões e texto-base (livro, artigo, reportagem, etc, que sirvam de base de discussões). O professor ou coordenador do seminário distribui o tempo das etapas e realiza intervenções oportunas;

5 O tempo deve ser dividido de forma a contemplar os seguintes momentos: breve apresentação inicial do tema, apresentação das questões norteadoras, amplo debate acerca do tema e breve conclusão. O seminário precisa ser planejado com antecedência e sua montagem deve contemplar o tema, as fontes bibliográficas, a montagem do texto-roteiro a ser entregue aos participantes, as tarefas dos membros do grupo responsável, o tempo para exposição inicial e para debate, os recursos didáticos que serão utilizados, etc. Montagem deve contemplar o tema, as fontes bibliográficas, a montagem do texto-roteiro a ser entregue aos participantes, as tarefas dos membros do grupo responsável, o tempo de exposição inicial e para o debate, os recursos didáticos que serão utilizados.

6 DIRETRIZES PARA A REALIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
OBJETIVOS O objetivo último de um seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de um determinado problema, a partir de textos e em equipe. o Seminário é considerado aqui como um método de estudo e atividade didática específica de cursos universitários.

7 Para alcançar esse objetivo último, o seminário deve levar todos os participantes:
A um contato íntimo com o texto básico/ criando condições para uma análise rigorosa e radical do mesmo. À compreensão da mensagem central do texto, de seu conteúdo temático. À interpretação desse conteúdo, ou seja, a uma compreensão da mensagem de uma perspectiva de situação de julgamento e de crítica da mensagem. A discussão da problemática presente explícita ou implicitamente no texto.

8 Essas etapas devem ser preparadas e realizadas de acordo com as diretrizes da leitura analítica, sendo que a análise textual, pelo menos em cursos avançados, deve ser realizada previamente por todos os participantes. 2. O texto–roteiro didático Para facilitar a participação de todos, o coordenador do seminário, através de preparação prolongada e pesquisa sistemática, fornece como material de trabalho, antes do dia da reunião do seminário, um texto-roteiro, apostilado. Desse roteiro constam:

9 2.1 Material a ser apresentado previamente pelo coordenador
2.2 Material a ser apresentado no dia da realização do seminário 3. ESQUEMA GERAL DE DESENVOLVIMENTO DO SEMINÁRIO 3.1 Introdução pelo professor 3.2 Apresentador pelo coordenador: 3.2.1 das tarefas a serem cumpridas no dia, das orientações para o procedimento a ser adotado pelos participantes durante a realização do seminário e do cronograma das atividades em classe; 3.2.3 de esclarecimentos relacionados com o texto-roteiro, eventualmente reclamados pelos participantes. Nesse momento, faz-se igualmente uma revisão de leitura para que não haja muitas dúvidas quanto á compreensão do texto 3.3 Execução coordenada pelo responsável das várias atividades executadas pelos participantes, conforme dinâmica definida pelo modelo de seminário escolhido pelo coordenador. 3.4 Apresentação introdutória à discussão geral da reflexão pessoal, pelo coordenador. 3.5 Síntese final de responsabilidade do professor (ou grupo escolhido e preparado). 4. TEXTO-ROTEIRO INTERPRETATIVO 5. O TEXTO-ROTEIRO EM QUESTÕES

10 2.1 Material a ser apresentado previamente pelo coordenador
Trata-se do texto-roteiro para o seminário com o seguinte conteúdo: apresentação da temática do seminário, breve visão de conjunto da unidade e esquema geral do texto. Quanto à apresentação temática do seminário, é para apresentar o tema do seminário, tal qual é determinado pelo texto, o responsável, em geral, recorre à primeira etapa dessa análise. A visão de um conjunto é elaborada como foi estipulado quando da análise textual. Assinalam-se, em grandes linhas, as várias etapas do texto estudado. Apresenta um resumo, simplesmente. São enunciados os vários assuntos abordados uma unidade. Indica-se, entre parênteses, o número das páginas cujo conteúdo remete ao texto básico. O esquema geral de que se trata aqui é a estrutura redacional pelo texto, seu plano arquitetônico. Para realizar esse esquema, divide-se o texto como se intitulassem vários temas tratados.

11 Tais elementos constam do texto-roteiro como guia de visualização da estrutura redacional do texto, o que facilitará aos demais participantes sua posição diante do mesmo quando da preparação da leitura. Composição da visão geral do autor favorece a compreensão do texto estudado. Elaboração dos principais conceitos, idéias, doutrinas que tenham relevância no texto. A problematização que levanta questões importantes para a discussão de idéias veiculadas pelo texto.

12 2.2 Material a ser apresentado no dia da realização do seminário
O coordenador apresenta ao grupo um texto com reflexões pessoais sobre os principais problemas sentidos pelo coordenador e consequentemente se relacionam com a problemática previamente encaminhada ao grupo.

13 4. Texto-roteiro interpretativo
Os objetivos do seminário continuam os mesmos. As etapas do roteiro didático porventura devendo ser cumpridas num trabalho prévio de preparação, caso ainda se façam necessárias. O responsável pelo seminário elabora outro texto, referente a temática do texto básico ou a determinada problematização prefixada, no qual os momentos da análise textual, da análise temática, da análise interpretativa e a problematização se fundem num novo discurso personalizado. O seminário assim conduzido acarreta limitações também na sua definição: reserva-se um tempo determinado para que o responsável apresente sua reflexão, para que exponha sua comunicação, passando-se em seguida ao debate. Geralmente nos simpósios que adotam este esquema de seminário, mas partem tão somente de problemas e não de textos. Ocorre uma variação nesta questão de distribuição de roteiro. São escalados previamente os debatedores que recebem o texto antecipadamente e são chamados a se pronunciarem formalmente a respeito do problema.

14 5. O TEXTO-ROTEIRO EM QUESTÕES
Há ainda outro tipo roteiro, de grandes possibilidades, para conduzir o seminário. Pressupõem-se determinação e leitura de um texto básico comum para todos os participantes e criação de questões formadas num contexto de problematização em que é posta uma dificuldade que exigirá pesquisa e reflexão para que as mesmas sejam corretamente respondidas e debatidas. Exige-se que os participantes tragam por escrito suas abordagens e tratamentos das questões, devendo todos ter a oportunidade, dentro da dinâmica do seminário, de expor seus pontos de vista.

15 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. ver. e ampl. De acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez,2002. p


Carregar ppt "Antonio Joaquim Severino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google