A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lilian Faim Bueno AUTISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lilian Faim Bueno AUTISMO."— Transcrição da apresentação:

1 Lilian Faim Bueno AUTISMO

2 O QUE É AUTISMO? O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cerebral que tem origem na infância, persiste ao longo de toda sua vida e pode dar origem a uma variedade de expressão clínicas.

3 O QUE É AUTISMO? Acredita-se que alguns dos sintomas principais estejam presentes desde o nascimento. Tipicamente os sintomas começam a manifestar-se até aos 3 anos. Todo o desenvolvimento da criança vai ser “invadido” pelas característica desta condição clínica. Só é possível começar a avaliar um diagnóstico de perturbação no espectro do autismo após os 2 anos de idade.

4 EPIDEMIOLOGIA: Sua epidemiologia corresponde a aproximadamente 1 a 5 casos em cada crianças, numa proporção de 2 a 3 homens para 1 mulher. Observa-se assim uma predominância do sexo masculino.

5 QUAIS SÃO AS CAUSAS DO AUTISMO?
As causas do autismo ainda são desconhecidas. Mais existem algumas teorias: As reações da criança autista e seu ambiente e meio social. Fala-se que o autista é assim porque não recebeu afetividade quando pequeno. Que teve pais distantes, frios e demasiadamente intelectuais. Deficiências e anormalidades cognitivas. Parece existir alguma base neurológica ainda que não esteja comprovada. Foi encontrado um excesso de secreção de serotonina nas plaquetas dos autistas.

6 SINTOMAS QUE PODEM INDICAR AUTISMO:
Dificuldade no relacionamento com outras crianças; Preferência pela solidão; Rotação de objetos; Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; Insistência em repetição, resistência a mudança de rotina; Repete palavras ou frases constantemente; Recusa colo ou afagos; Dificuldades em expressas necessidades, usa gesticular e apontar no lugar das palavras;

7 SINTOMAS QUE PODEM INDICAR AUTISMO:
Excesso de raiva demonstrando extrema aflição sem razão aparente; Risos inapropriados; Pouco ou nenhum contato visual; Inapropriada fixação por objetos inanimados; Aparece insensibilidade à dor; Ausência de respostas aos métodos normais de ensino; Ausência de noção de perigo; Age com se estivesse surdo; Poses bizarras (ficar de cócoras por muito tempo, ficar em pé numa das perna); A habilidade motora é irregular.

8 SINTOMAS QUE PODEM INDICAR AUTSMO:
OBS.: NEM TODOS OS AUTISTAS APRESENTAM TODOS OS SINTOMAS, PORÉM A MAIORIA DOS SINTOMAS ESTAM PRESENTE NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DA CRIANÇA. ESTES VARIAM DE LEVE GRAVE E EM INTENSIDADES.

9 DIAGNÓSTICO: Os pais são os primeiros a notar algo diferente nas crianças com autismo. O bebê desde o nascimento pode mostrar-se indiferente a estimulação por pessoas ou brinquedos, focando sua atenção prolongadamente por determinados itens. Por outro lado certas crianças começam com um desenvolvimento normal nos primeiros meses para repentinamente transformar o comportamento em isolado. Contudo, podem se passar anos antes que a família perceba que há algo errado. Nessas ocasiões os parentes e amigos muitas vezes reforçam a idéia de que há nada errado, dizendo que cada criança tem seu próprio jeito. Infelizmente isso atrasa o inicio de uma educação especial, pois quanto antes se inicia o tratamento, é melhor o resultado.

10 DIAGNÓSTICO: Não há testes laboratoriais ou de imagem que possam diagnósticar o autismo. Assim o diagnóstico é feito clinicamente, pela entrevista e histórico do paciente. Uma vez feito o diagnóstico criança deve ser encaminhada para o profissional especialista em autismo, este se encarregará de confirmar ou negar o diagnostico. Como não existe exame que confirmem o autismo são feitos exames que possam descartar outros diagnósticos.

11 DIAGNÓSTICO: Dentro vários critérios de diagnóstico 3 não podem faltar: poucas ou limitadas manifestações sociais, habilidades de comunicação não desenvolvidas, interesses e atividades repetitivos. Esses sintomas devem aparecer antes dos três anos de idade.

12 TRATAMENTO: Medicamento Psicoterapia Fisioterapia

13 TRATAMENTO: O tratamento medicamentoso é complexo, centrando-se em uma abordagem medicamentos destinada a redução de sintomas-alvo, representados principalmente por agitação, agressividade e irritabilidade, que impedem o encaminhamento dos pacientes a programas de estimulação e educacionais .

14 TRATAMENTO: Psicoterapia com psicóloga
Fisioterapia é utilizado exercícios de relaxamento e equoterapia

15

16

17

18

19

20

21 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

22 OBRIGADO!! ÓTIMA NOITE!

23


Carregar ppt "Lilian Faim Bueno AUTISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google