A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Câncer de boca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Câncer de boca."— Transcrição da apresentação:

1 Câncer de boca

2 O que é câncer de boca? É uma doença grave ,mas que pode ser prevenida se descoberta cedo. Pode se desenvolver nos lábios,língua,céu da boca,gengiva,amigdala e glândulas salivares. Pode ser notado como pequenas feridas que não cicatrizam;caroços;inchaços;áreas de dormencia ;sangramentos sem causas conhecidas ;dor na garganta que não melhora...entre outros

3 Exemplo de câncer de boca

4 Quais são as principais causas?
⌂ O uso de cigarros e bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco.pois alem de potencializar o aparecimento de varias outras doenças são os principais causadores do câncer de boca ,doença agressiva que pode mutilar o rosto de uma pessoa e ate mesmo levar à morte se não tratada à tempo . ⌂ Porém as causas não se resumem apenas a estes fatores :a falta de higienização ,dentes fraturados,próteses mal ajustadas ,e ate mesmo a radiação solar tem sido grandes causadores da doença.

5 Uma das várias causas do câncer de boca.
Nos dias de hoje nossos jovens estão começando cada vez mais cedo a fazer uso de cigarros bem como bebidas alcoólicas ,(tanto homens como mulheres).

6 Como prevenir o câncer de boca?

7 Sabendo-se que o cigarro e as bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco devemos evitar ao máximo o consumo dos mesmos. Visitar o dentista regularmente. Fazer o auto exame pelo menos uma vez por mês; Ter uma dieta balanceada e saudável. Evitar ficar exposto ao sol sem protetor.

8 Aprenda agora passo a passo.......
Como fazer o auto exame? Aprenda agora passo a passo Em frente ao espelho,perceba se o seu rosto está com os dois lados do mesmo tamanho. Vire o lábio de baixo e veja se ele está mais avermelhado ou esbranquiçado em alguns pontos (as vezes podemos sentir alguns pontos muito pequenos,que são normais)eles não devem estar inchados ou duros. Olhe sua língua no espelho e note se está muito esbranquiçada ou avermelhada,se tem rachaduras ou algum machucado e sinta (com as mãos limpas)se algum local da língua dói mais que outros quando você passa o dedo, ou mesmo quando escova os dentes.

9 Levantando a língua ,observe atentamente sua parte inferior.
Ainda com a língua levantada incline a cabeça um pouco para frente e olhe embaixo da mesma . Observe também com muita atenção os dois lados da língua e certifique –se de que não tem nenhum machucado na mesma.

10 Observe pelo lado de dentro da bochecha;
Com a cabeça inclinada para trás observe o céu da boca; Dizendo “há” em frente ao espelho observe a garganta. OBS:o auto exame devera ser feito em local iluminado e com perfeita visibilidade.....

11 Em todos estes passos,não se esqueça de olhar se há alguma anormalidade como:
Mudança de coloração Àreas irritadas debaixo de proteses(dentaduras,pontes móveis) Feridas que não cicatrizam em duas semanas. Dentes fraturados ou amolecidos. Algum caroço ou endurecimento.

12 diagnostico Se for encontrada uma área suspeita na cavidade oral,a realização de uma biopsia é a única maneira de diagnosticar o câncer.

13 Depois do diagnostico, o medico desenvolve um plano de tratamento ajustando o mesmo as necessidades do paciente. O tratamento depende de vários fatores,entre eles o local , tipo e extensão do tumor e a fase da doença. Também deve-se levar em consideração a idade e a saúde geral do paciente. O tratamento vai desde de medicações mais simples á cirurgia ou ate mesmo as quimioterapias (já nestes casos, o prognóstico é muito grave).

14 E visite seu dentista regularmente........
É importante lembrar que mais de 25% de todos os cânceres orais ocorrem em pessoas que não fumam e que bebem álcool apenas ocasionalmente. Fique atento E visite seu dentista regularmente


Carregar ppt "Câncer de boca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google