A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnóstico Precoce e Prevenção de Câncer através do Auto-exame bucal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnóstico Precoce e Prevenção de Câncer através do Auto-exame bucal"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico Precoce e Prevenção de Câncer através do Auto-exame bucal

2 Câncer Definição: É uma doença originada do descontrole no crescimento das células e estas passam a se multiplicar muito rapidamente, podendo invadir órgãos e produzir metástases; isto é, a reproduzir-se em locais distantes do seu local de origem. .

3 Causa O câncer é causado por mutação ou ativação anormal de genes, geralmente na fase de duplicação da célula. Estes genes recebem o nome de oncogenes.

4 Tipos As células cancerosas não obedecem aos mecanismos biológicos que regem o crescimento e o metabolismo do organismo. Algumas neoplasias têm crescimento muito rápido, agressivo e incontrolável; estas recebem o nome de lesão Maligna. Outras tem um crescimento lento e bem delimitada, encapsulada, apresenta células bem estruturadas e não invade o tecido adjacente. com limites bem definidos podem até se confundir com um tecido normal; estas recebem o nome de lesão Benigna.

5 Estimativas e Incidências
O câncer bucal: Representa 10% do total de cânceres mundialmente; Esta entre os 10 principais tipos de câncer; A Índia apresenta a mais alta taxa de incidência; As estimativas aumentam a cada ano; Os registro de novos casos também.

6 Taxa de Sobrevida Pequena; 50 a 55% para 5 ou mais anos.

7 Mortalidade Na atualidade é uma das principais causas de morte do homem; segundo o Ministério da Saúde, cerca de casos de câncer foram diagnosticados nos últimos quatro anos, sendo que a maioria dos casos já estava em estado avançado da doença. É a 6ª causa de morte por câncer no Brasil; Em 2003 (INCA) novos casos de câncer bucal; 3.245 mortes por câncer bucal; Um diagnóstico novo a cada hora. Uma morte a cada duas horas.

8 Aumentou significativamente
Expectativa de Vida Aumentou significativamente nestes últimos 50 anos.

9 Diagnóstico Precoce Depende da detecção da lesão em estágio inicial – a grande maioria dos cânceres é curável quando detectado em fase inicial.; 85% é diagnosticado em estágio avançado; Tempo para início do tratamento, depois de detectado, é de aproximadamente 84 dias no Brasil.

10 Estomatologia Geralmente na fase inicial o câncer é assintomático. Os sintomas fadiga, perda de peso, tosse, perdas sangüíneas (pelo escarro e pelas fezes), alterações do hábito intestinal e dores persistentes são sugestivas da moléstia. Sinais: manifestações objetivas de uma determinada doença: aumento de volume, alteração da cor ou temperatura, etc. Todos podem observar; Sintomas: manifestações subjetivas de uma determinada doença. Coceira, dor, queimação. Apenas o paciente pode perceber;

11 Fatores de Risco Doença multifatorial – O que provoca a proliferação de células alteradas e o estabelecimento da lesão do câncer é desconhecida só se sabe que é a associação dos fatores que possibilitará o aparecimento Associação: Fator Hospedeiro + Fator Externo Tempo de Exposição

12 Fatores de Risco Hospedeiro: Predisposição - genética ou hereditária;
Idade - acima dos 40 anos; Sexo - masculino; Raça - branca.

13 Fatores de Risco Externos: Álcool;
Tabaco substâncias tóxicas e 60 carcinogênicas; Associação tabaco e álcool - aumenta 141,6 vezes; Exposição ao sol – principalmente na região de lábio; Dieta – falta de vitamina e proteínas;

14 Fatores de Risco Fatores Externos: Higiene bucal;
Irritações mecânicas - prótese má adaptada, dentes fraturados, etc; Fatores Ocupacionais - de acordo com o trabalho; Agentes Biológicos - vírus, síndromes e doenças sistêmicas.

15 Papel do Cirurgião-Dentista
Prevenção – Educador Diagnóstico - exame clínico Tratamento – indicação e acompanhamento.

16 Papel do Profissional da Saúde
O diagnóstico envolve uma investigação apurada no exame clínico e solicitação de exames complementares se necessário. São importantes a história de ocorrência de câncer na família e a observação de fatores ambientais a qual a pessoa está sujeita.

17 Atualidades Os avanços realizados nas pesquisas do conhecimento da doença foram muitos, destacando o mapeamento genético das alterações que ocorrem em as células e na identificação de agentes desencadeantes da doença. Ainda não se descobriu a cura definitiva para o câncer, mas como resultado podemos citar o aparecimento de vacinas contra vírus causadores de determinados tipos de lesão malignas, campanhas educativas incentivando um estilo de vida mais saudável e com menor grau de contato com fatores predisponentes do câncer bucal.

18 Saúde Pública Não dá a devida importância para a cavidade bucal;
O câncer bucal não é trabalhado como a cárie e a doença periodontal; Falta de estrutura funcional e pessoal A alta incidência de lesões malignas da cavidade bucal em estágios avançados mostra a falta de conhecimentos e a dificuldade de diagnóstico por parte dos profissionais da saúde, o medo e a desinformação da população em geral sobre o que seria o auto-exame da cavidade bucal.

19 Saúde Pública A educação dos pacientes, dos profissionais cirurgiões-dentistas e dos outros profissionais da saúde para a conscientização dos fatores de risco, o reconhecimento precoce de lesões da cavidade bucal, sejam benignas ou com potencial de malignidade, seguidos de um encaminhamento correto e um início de tratamento imediato diminuiria a morbidade e mortalidade.

20 Programas de Saúde Devem ser: Universal; Interdisciplinar;
De fácil acesso; Rápido atendimento.

21 Programas de Saúde Visar: Educação; Conscientização; Informação;
Diagnóstico; Encaminhamento; Tratamento; Acompanhamento.

22 Auto-Exame Simples; Baixo custo; Prático;
Pode ser realizado pela maioria das pessoas; Eficaz; Detecção precoce.

23 Auto-Exame Para realizar o exame, basta apenas um espelho e um lugar bem iluminado.

24 Auto-Exame Olhe a sua pele do rosto e pescoço, toque-a com os dedos suavemente, veja se há algum sinal ou mancha que não tenha notado antes; Examine o pescoço. Apalpe o lado direito com a mão esquerda e vice-versa; compare o lado esquerdo com o direito e veja se há diferença entre eles;

25                                                       

26                                                       

27 Auto-Exame De frente para o espelho, abra bem a boca. Se você usar próteses, retire-as e com a boca bem limpa, comece o exame;

28                                                       

29 Auto-Exame Puxe com os dedos o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio, tocando-o com um dedo por fora da boca e outro dedo por dentro: sinta a espessura dos lábios e procure por caroços ou feridas. Faça o mesmo para o lábio superior, puxando-o para cima;

30

31 Auto-Exame Abra bem a boca, afaste a bochecha com o dedo indicador (dentro da boca) e apalpe a bochecha dos dois lados.

32

33 Auto-Exame Palpe toda sua gengiva com a ponta do dedo indicador, em cima e embaixo.

34

35 Auto-Exame Coloque a língua no céu da boca e introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.

36

37 Auto-Exame Coloque a língua para fora e examine a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o palato (céu da boca). Em seguida, puxando a língua para a esquerda, observe o lado direito da mesma. Faça o mesmo procedimento para o lado direito.

38                                                       

39 Auto-Exame Coloque a língua para fora e, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.

40

41 Auto-Exame Incline a cabeça para trás, abra a boca o máximo possível e dizendo "Aahh” examine o céu da boca e o fundo da garganta. Apalpe o céu da boca;

42                                                       

43 Com boa higiene bucal. Substituir dentaduras ou próteses mal adaptadas ou que estejam machucando. Evitando mordiscar os lábios e as bochechas. Evitando o fumo e bebidas alcoólicas em excesso. Fazendo visitas periódicas ao dentista.

44 OBRIGADA! OBRIGADO!


Carregar ppt "Diagnóstico Precoce e Prevenção de Câncer através do Auto-exame bucal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google