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Aprendizado depende de:
Escola Educação Aspectos biológicos Família Aptidão Oportunidade
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Aspectos biológicos da criança
Dados de nascimento (prematuridade, sofrimento fetal) Dados de desenvolvimento motor Dados de desenvolvimento de linguagem Dados de desenvolvimento social
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Contexto da escolaridade
Nascimento Desenvolvimento Início da escolaridade Queixa escolar
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Dificuldade escolar Dificuldade global de aprendizagem?
Dificuldade especifica de aprendizado? Dificuldade social? Dificuldade de coordenação? Falta de motivação? Alteração do comportamento?
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Dificuldade global de aprendizado
Retardo mental Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade Espectro autístico Depressão
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Dificuldade específica de aprendizado
Dificuldade de coordenação Dificuldade de linguagem expressiva Dificuldade de linguagem receptiva-expressiva Dificuldade fonológica (trocas, omissões) Dificuldade de leitura Dificuldade de escrita Dificuldade para matemática
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Dificuldade de aprendizado
global específica
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Dificuldade global de aprendizado
Retardo mental Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade Espectro autístico Depressão
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desenvolvimento normal
Espectro autístico desenvolvimento normal retardo mental
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Retardo mental DEFINIÇÕES: CID 10
Desenvolvimento interrompido ou incompleto da mente. DSM IV Desenvolvimento atrasado, mas que segue os estágios normais.
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Prevalência 1 a 2% da população
Retardo mental Prevalência 1 a 2% da população
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Retardo mental Etiologia Acometimento cognitivo
Inabilidade para realizar determinadas tarefas / atividades Limitação social
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PDD=Pervasive Development Disorders ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Espectro Autístico
1 para cada 500 nascidos
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Comportamento e interesses repetitivos e estereotipados
PDD=Pervasive Development Disorders ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento interação social PDD Comportamento e interesses repetitivos e estereotipados comunicação
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melhora agrava INTERVENÇÃO PRECOCE (INICIAR ANTES DOS 4 ANOS)
Causa biológica Dificuldade para compartilhar atenção Comprometimento do recebimento e processamento de informações sociais Comprometimento da habilidade para se comunicar e socializar: Dificuldade para iniciar contato com olhar e gestos com objetivo de compartilhar Dificuldade para participar em atividades que envolvam “turn-taking” melhora agrava Com o tempo o ambiente (pais, irmãos etc.) Estimula menos socialmente a criança INTERVENÇÃO PRECOCE (INICIAR ANTES DOS 4 ANOS)
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Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade
desatenção TDAH hiperatividade impulsividade
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Desatenção freqüentemente não presta atenção a detalhes e faz erros por descuido nas tarefas escolares, trabalho ou outras atividades; freqüentemente tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou jogos; freqüentemente parece não escutar quando lhe falam diretamente; freqüentemente não segue as instruções até o final e não termina tarefas escolares, atribuições domésticas, ou deveres no trabalho (que não seja devido a comportamento opositivo ou incapacidade de entender as instruções);
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Desatenção (continuação)
freqüentemente tem dificuldades em organizar tarefas e atividades; freqüentemente evita, desgosta ou é relutante em se engajar em tarefas que exigem esforço mental mantido (tais como tarefas escolares e domésticas); freqüentemente perde coisas necessárias para as tarefas e atividades, tais como brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas; é freqüentemente distraído com facilidade por estímulos externos; é freqüentemente esquecido em atividades diárias.
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Hiperatividade freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; freqüentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; freqüentemente corre ou trepa nas coisas em demasia, nas situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode ser sensação subjetiva de inquietude); com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer; freqüentemente está "a mil por hora" ou "a todo vapor"; freqüentemente fala em demasia.
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Impulsividade freqüentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas; com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez; freqüentemente se intromete ou interrompe os outros.
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Causa x conseqüência da dificuldade escolar
Depressão Quadro clínico Causa x conseqüência da dificuldade escolar
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Prevalência na população
DAMP 4 – 7% déficit de atenção com hiperatividade 7 % desordem do desenvolvimento da coordenação 4% autismo e Asperger
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“ Todo problema complexo tem uma solução simples...
Tratamento “ Todo problema complexo tem uma solução simples... ...QUE É ERRADA”
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Recado telefônico “Quero um medicamento para a minha filha pois não está conseguindo decorar nada e amanhã tem prova.”
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INÚTIL PENSAR X doença = Y remédio
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ÚTIL ENTENDER... a queixa da criança a queixa da família
a história natural do problema as conseqüências do problema (depressão, baixa estima) o que significa medicação para aquela família
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Tratamento Procurar as qualidades da criança Orientação familiar
Avaliar a necessidade de medicação Avaliar a necessidade de tratamento psicopedagógico, fonoaudiológico ou de psicomotricidade Constante comunicação com a escola, família e com outros profissionais
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CUIDADO !!!!!! MAUS TRATOS ESCOLARES
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