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Aprendizado depende de: Família AptidãoOportunidade Educação Aspectos biológicos Escola.

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1 Aprendizado depende de: Família AptidãoOportunidade Educação Aspectos biológicos Escola

2 Aspectos biológicos da criança • Dados de nascimento (prematuridade, sofrimento fetal) • Dados de desenvolvimento motor • Dados de desenvolvimento de linguagem • Dados de desenvolvimento social

3 Contexto da escolaridade Nascimento Desenvolvimento Início da escolaridade Queixa escolar

4 Dificuldade escolar • Dificuldade global de aprendizagem? • Dificuldade especifica de aprendizado? • Dificuldade social? • Dificuldade de coordenação? • Falta de motivação? • Alteração do comportamento?

5 Dificuldade global de aprendizado • Retardo mental • Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade • Espectro autístico • Depressão

6 Dificuldade específica de aprendizado • Dificuldade de coordenação • Dificuldade de linguagem expressiva • Dificuldade de linguagem receptiva- expressiva • Dificuldade fonológica (trocas, omissões) • Dificuldade de leitura • Dificuldade de escrita • Dificuldade para matemática

7 Dificuldade de aprendizado globalespecífica

8 Dificuldade global de aprendizado • Retardo mental • Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade • Espectro autístico • Depressão

9 Espectro autístico desenvolvimento normal retardo mental

10 Retardo mental DEFINIÇÕES: • CID 10 Desenvolvimento interrompido ou incompleto da mente. • DSM IV Desenvolvimento atrasado, mas que segue os estágios normais.

11 Prevalência 1 a 2% da população Retardo mental

12 Etiologia Acometimento cognitivo Inabilidade para realizar determinadas tarefas / atividades Limitação social Retardo mental

13

14 PDD=Pervasive Development Disorders ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Espectro Autístico 1 para cada 500 nascidos

15 PDD=Pervasive Development Disorders ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento interação social comunicação Comportamento e interesses repetitivos e estereotipados PDD

16 Causa biológica Dificuldade para compartilhar atenção Comprometimento do recebimento e processamento de informações sociais Comprometimento da habilidade para se comunicar e socializar: Dificuldade para iniciar contato com olhar e gestos com objetivo de compartilhar Dificuldade para participar em atividades que envolvam “turn-taking” Com o tempo o ambiente (pais, irmãos etc.) Estimula menos socialmente a criança INTERVENÇÃO PRECOCE (INICIAR ANTES DOS 4 ANOS) melhora agrava

17 Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade desatenção impulsividade hiperatividade TDAH

18 Desatenção • freqüentemente não presta atenção a detalhes e faz erros por descuido nas tarefas escolares, trabalho ou outras atividades; • freqüentemente tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou jogos; • freqüentemente parece não escutar quando lhe falam diretamente; • freqüentemente não segue as instruções até o final e não termina tarefas escolares, atribuições domésticas, ou deveres no trabalho (que não seja devido a comportamento opositivo ou incapacidade de entender as instruções);

19 • freqüentemente tem dificuldades em organizar tarefas e atividades; • freqüentemente evita, desgosta ou é relutante em se engajar em tarefas que exigem esforço mental mantido (tais como tarefas escolares e domésticas); • freqüentemente perde coisas necessárias para as tarefas e atividades, tais como brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas; • é freqüentemente distraído com facilidade por estímulos externos; • é freqüentemente esquecido em atividades diárias. Desatenção (continuação)

20 Hiperatividade • freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; • freqüentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; • freqüentemente corre ou trepa nas coisas em demasia, nas situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode ser sensação subjetiva de inquietude); • com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer; • freqüentemente está "a mil por hora" ou "a todo vapor"; • freqüentemente fala em demasia.

21 Impulsividade • freqüentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas; • com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez; • freqüentemente se intromete ou interrompe os outros.

22 Depressão • Quadro clínico • Causa x conseqüência da dificuldade escolar

23 Prevalência na população déficit de atenção com hiperatividade 7 % déficit de atenção com hiperatividade 7 % desordem do desenvolvimento da coordenação 4% desordem do desenvolvimento da coordenação 4% DAMP 4 – 7% DAMP 4 – 7% autismo e Asperger autismo e Asperger

24 Tratamento “ Todo problema complexo tem uma solução simples......QUE É ERRADA”

25 Recado telefônico “Quero um medicamento para a minha filha pois não está conseguindo decorar nada e amanhã tem prova.”

26 INÚTIL PENSAR X doença = Y remédio

27 ÚTIL ENTENDER... • a queixa da criança • a queixa da família • a história natural do problema • as conseqüências do problema (depressão, baixa estima) • o que significa medicação para aquela família

28 Tratamento • Procurar as qualidades da criança • Orientação familiar • Avaliar a necessidade de medicação • Avaliar a necessidade de tratamento psicopedagógico, fonoaudiológico ou de psicomotricidade • Constante comunicação com a escola, família e com outros profissionais

29 CUIDADO !!!!!! MAUS TRATOS ESCOLARES


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