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Aprendizado depende de:

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Apresentação em tema: "Aprendizado depende de:"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizado depende de:
Escola Educação Aspectos biológicos Família Aptidão Oportunidade

2 Aspectos biológicos da criança
Dados de nascimento (prematuridade, sofrimento fetal) Dados de desenvolvimento motor Dados de desenvolvimento de linguagem Dados de desenvolvimento social

3 Contexto da escolaridade
Nascimento Desenvolvimento Início da escolaridade Queixa escolar

4 Dificuldade escolar Dificuldade global de aprendizagem?
Dificuldade especifica de aprendizado? Dificuldade social? Dificuldade de coordenação? Falta de motivação? Alteração do comportamento?

5 Dificuldade global de aprendizado
Retardo mental Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade Espectro autístico Depressão

6 Dificuldade específica de aprendizado
Dificuldade de coordenação Dificuldade de linguagem expressiva Dificuldade de linguagem receptiva-expressiva Dificuldade fonológica (trocas, omissões) Dificuldade de leitura Dificuldade de escrita Dificuldade para matemática

7 Dificuldade de aprendizado
global específica

8 Dificuldade global de aprendizado
Retardo mental Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade Espectro autístico Depressão

9 desenvolvimento normal
Espectro autístico desenvolvimento normal retardo mental

10 Retardo mental DEFINIÇÕES: CID 10
Desenvolvimento interrompido ou incompleto da mente. DSM IV Desenvolvimento atrasado, mas que segue os estágios normais.

11 Prevalência 1 a 2% da população
Retardo mental Prevalência 1 a 2% da população

12 Retardo mental Etiologia Acometimento cognitivo
Inabilidade para realizar determinadas tarefas / atividades Limitação social

13

14 PDD=Pervasive Development Disorders ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Espectro Autístico
1 para cada 500 nascidos

15 Comportamento e interesses repetitivos e estereotipados
PDD=Pervasive Development Disorders ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento interação social PDD Comportamento e interesses repetitivos e estereotipados comunicação

16 melhora agrava INTERVENÇÃO PRECOCE (INICIAR ANTES DOS 4 ANOS)
Causa biológica Dificuldade para compartilhar atenção Comprometimento do recebimento e processamento de informações sociais Comprometimento da habilidade para se comunicar e socializar:  Dificuldade para iniciar contato com olhar e gestos com objetivo de compartilhar Dificuldade para participar em atividades que envolvam “turn-taking” melhora agrava Com o tempo o ambiente (pais, irmãos etc.) Estimula menos socialmente a criança INTERVENÇÃO PRECOCE (INICIAR ANTES DOS 4 ANOS)

17 Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade
desatenção TDAH hiperatividade impulsividade

18 Desatenção freqüentemente não presta atenção a detalhes e faz erros por descuido nas tarefas escolares, trabalho ou outras atividades; freqüentemente tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou jogos; freqüentemente parece não escutar quando lhe falam diretamente; freqüentemente não segue as instruções até o final e não termina tarefas escolares, atribuições domésticas, ou deveres no trabalho (que não seja devido a comportamento opositivo ou incapacidade de entender as instruções);

19 Desatenção (continuação)
freqüentemente tem dificuldades em organizar tarefas e atividades; freqüentemente evita, desgosta ou é relutante em se engajar em tarefas que exigem esforço mental mantido (tais como tarefas escolares e domésticas); freqüentemente perde coisas necessárias para as tarefas e atividades, tais como brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas; é freqüentemente distraído com facilidade por estímulos externos; é freqüentemente esquecido em atividades diárias.

20 Hiperatividade freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; freqüentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; freqüentemente corre ou trepa nas coisas em demasia, nas situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode ser sensação subjetiva de inquietude); com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer; freqüentemente está "a mil por hora" ou "a todo vapor"; freqüentemente fala em demasia.

21 Impulsividade freqüentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas; com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez; freqüentemente se intromete ou interrompe os outros.

22 Causa x conseqüência da dificuldade escolar
Depressão Quadro clínico Causa x conseqüência da dificuldade escolar

23 Prevalência na população
DAMP 4 – 7% déficit de atenção com hiperatividade 7 % desordem do desenvolvimento da coordenação 4% autismo e Asperger

24 “ Todo problema complexo tem uma solução simples...
Tratamento “ Todo problema complexo tem uma solução simples... ...QUE É ERRADA”

25 Recado telefônico “Quero um medicamento para a minha filha pois não está conseguindo decorar nada e amanhã tem prova.”

26 INÚTIL PENSAR X doença = Y remédio

27 ÚTIL ENTENDER... a queixa da criança a queixa da família
a história natural do problema as conseqüências do problema (depressão, baixa estima) o que significa medicação para aquela família

28 Tratamento Procurar as qualidades da criança Orientação familiar
Avaliar a necessidade de medicação Avaliar a necessidade de tratamento psicopedagógico, fonoaudiológico ou de psicomotricidade Constante comunicação com a escola, família e com outros profissionais

29 CUIDADO !!!!!! MAUS TRATOS ESCOLARES


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