A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados.

2 Figuras de Palavras X Figura de Construção

3 Figuras de palavras é para indicar que uma palavra foi utilizada em um sentido novo. Ex: “Já se afastou de nós o Inverno Agreste Envolto nos seus úmidos vapores; A fértil Primavera, mãe das flores, O prado ameno de bobina veste Figura de construção é quando se fere uma regra usual da norma culta. Ex: 1- Dizem que os paulistanos são estressados. 2- Dizem que os paulistanos somos estressados.

4 Metáforas Transferência de um nome de um termo para outro, em vista de uma relação de semelhança entre os significados. O ar das grandes cidades está quase irrespirável. Além da descarga de poluentes, derrubaram quase todas as árvores. Esses centros urbanos ganham luxuosos prédios, mas perdem seus pulmões.

5 Metonímia Transportamos um nome de uma palavra a outra, por relação de implicação e interdependência. (causa-efeito) Nos grandes centros urbanos, os dias de calor se tornaram insuportáveis ao ar livre. É que cortaram todas as árvores para dar lugar aos prédios e asfaltos. Há até mesmo praças em que não restou sequer uma sombra de pé.

6 Sinédoque Usar a parte no lugar do todo, ou o todo no lugar da parte As árvores do bosque foram todas derrubadas para dar lugar a um conjunto de prédios. Não sobrou sequer uma folha no condomínio.

7 Comparação Comparação e metáfora é formalmente igual. Comparação é uma metáfora em que se usam partículas comparativas entre o termo tomado no sentido básico e novo. A Amazônia é o pulmão do mundo (metáfora) A Amazônia é como o pulmão do mundo (comparação)

8 Catacrese Transporta-se o nome de um termo para outro em vista de uma relação de semelhança entre os seus significados. É uma metáfora desgastada Embarcar no avião Dente de alho Asa de xícara Perna da mesa

9 Prosopopéia ou Personificação Um tipo de metáfora que consiste em atribuir propriedades de seres animados em seres inanimados. Ex: os índios diziam que a seringueira chorava, quando era extraído o látex dela.

10 Anacoluto Palavra ou expressão que inicia um enunciado, vem interrompido por uma pausa e não tem relação com o que vem a seguir. Geralmente acontece quando o enunciador começa uma estrutura e muda de repente. Você, eu não acredito em uma palavra sua. Eu, todos vocês são queridos por mim.

11 Antítese/Paradoxo Confronto de palavras ou expressões de sentidos opostos. Antítese: confronta opostos não-simultâneos – lado a lado. O discurso do amor ora diz infinitas verdades, ora se esconde sob a capa de sorrateiras mentiras. Paradoxo: confronta opostos simultâneos – única unidade O discurso do amor diz infinitas verdades mentirosas e infinitas mentiras verdadeiras.

12 Antífrase ou Ironia Usar no enunciado uma palavra ou uma expressão com um significado oposto à intenção do enunciador. (ironia/humor/sátira) Todas as brasileiras queriam ter a feiúra da Gisele Bundchen Era admirável o controle preciso que ele tinha sobre a bebida: entornava a garrafa na boca sem derramar uma só gota.

13 Anáfora Repetição da mesma palavra ou grupo de palavras a espaços regulares durante o texto. Noite – montanha. Noite vazia. Noite indecisa. Confusa noite. Noite à procura, mesmo sem alvo.

14 Gradação ou Clímax Figura que consiste em dispor ideias em progressão ascendente, isto é, do termo menos enfático para o mais enfático. O que no início era apenas uma apreensão, evoluiu para um susto, depois para o medo, o pânico, o pavor.

15 Sinestesia Reúne sensações originárias dos diferentes órgãos dos sentidos. O sol do outono caía com uma luz pálida e macia.

16 Aliteração Repetição de consoantes de mesma natureza ou semelhante. Acho que a chuva ajuda a gente a se ver E era nada de nem noite de negro não E era nê de nunca mais (Pipoca moderna, Caetano Veloso).

17 Assonância Repetição de vogais da mesma natureza Os miseráveis, os rotos São as flores dos esgotos. A mágica presença das estrelas

18 Eufemismo Atenuação de uma ideia que possa chocar Você faltou com a verdade (mentir) Ele entregou a alma a Deus (morreu) Para o porto de Lúcifer (inferno)

19 Hipérbole Expressão exagerada de uma ideia Repetiu um milhão de vezes a mesma ideia. Eu chorei rios de lágrimas.

20 Hipérbato Inversão da ordem usual dos termos de uma oração ou das orações de um período. Ao longe, dos peregrinos esperançosos já se ouve o canto. (O canto dos peregrinos esperançosos se ouve ao longe). Cuidar do anel você deve (Você deve cuidar do anel)

21 Elipse Omissão de termos que podem facilmente ser descobertos. No meio da rua, o sol escaldante. (o verbo está)

22 Pleonasmo Repetição de uma palavra ou de uma noção já implicada no texto. Eu canto um canto matinal. A ameaça, o perigo, eu os apalpava sempre Subir pra cima / descer pra baixo / elo de ligação

23 Polissíndeto Repetição da mesma conjunção entre outras orações ou palavras dispostas em sequência. E ri, e canta e chora.

24 Paranomásia Exploração de palavras parônimas (sonoridade semelhante) para dar efeito de sentido Quem treme teme Tradutor é traidor

25 Quiasmo Formada por um tipo de cruzamento (X) entre palavras de uma sequência de modo que a palavra ou expressão anterior troca de lugar com a posterior. Aquilo que era começo do fim para um Foi o fim do começo para outro.

26 Falta-me egoísmo para ascender ao céu, Falta-me unção p'ra me afundar no lodo.


Carregar ppt "Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google