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WEBQUEST CANTE A SAÚDE! QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE 2009 Colégio Dante Alighieri Deptos. de Ciências da Natureza e Tecnologia Educacional.

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1 WEBQUEST CANTE A SAÚDE! QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE 2009 Colégio Dante Alighieri Deptos. de Ciências da Natureza e Tecnologia Educacional

2 INTRODUÇÃO OBJETIVOS TAREFAS PROCESSO Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 MODELOS RECURSOS AVALIAÇÃO AUTORES http://www.aidscenterecmc.org/aids_virus.gif

3 Introdução Imagine que, no ano de 2020, o mundo esteja na eminência de uma terrível pandemia. Por isso, a população deve ser informada dos riscos das doenças para evitar um extermínio em massa. Líderes de bandas conhecidas de “Rap”se reuniram e decidiram gravar um CD para ajudar as pessoas a conhecerem as doenças e como se propagam. Eles acreditam que quanto mais informação, maiores serão as chances que as pessoas têm de evitar a doença e da mesma se propagar. Além disso, a renda do CD será revertida para as pesquisas sobre a doença. Dessa forma, eles esperam promover a cura dos que forem contaminados e a prevenção da doença dos que não foram atingidos principalmente pelo desenvolvimento de vacinas. Você pertence a uma dessas bandas. Vamos lá, componha o seu “Rap”! “Cante a saúde e cale a doença” http://www.ttuhsc.ed u/ruralhealth/Spiritu ality/flu%20virus.jpg

4 Objetivos  Compreender as causas socioeconômicas e ambientais que caracterizam as epidemias que atingiram (ou atingem) o mundo.  Utilizar Podcast e Wiki para divulgação e troca de informações. http://www.cell- research.com/2003 3/sars.jpg

5 Tarefas Vocês farão sua pesquisa de acordo com a epidemia sorteada em sala de aula respondendo às questões.  Num espaço virtual os alunos de todos os 8ºs anos de nossa escola contribuirão com as informações sobre cada epidemia (utilizando a ferramenta wiki).  Como produto final, sua dupla deverá gravar um “Rap” com as informações sobre a doença estudada. Cada “Rap” deverá conter todas as informações que estão na Tabela modelo. (Ver regras na Etapa 4). Tabela modeloEtapa 4).

6 Processo ETAPA 1 – Sorteio da doença para cada dupla da sala. Após o sorteio, cada aluno da dupla deverá realizar uma pesquisa bibliográfica e selecionar, no mínimo, 3 fontes de consulta com referências completas e entregar à profª. de Ciências. Veja as orientações para essa pesquisa no documento 5. documento 5 AIDSGRIPE SUINA CÓLERAHEPATITE C DENGUEMALÁRIA DIFTERIAPESTE NEGRA EBOLASARAMPO ESQUISTOSSOMOSESARS (SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE) FEBRE AMARELATIFO GRIPE ASIÁTICATUBERCULOSE GRIPE DO FRANGOVACA LOUCA GRIPE ESPANHOLAVARÍOLA Valor 0,5 (da pesquisa realizada)

7 ETAPA 2 Depois de realizar a pesquisa bibliográfica sobre a doença, você deverá preencher uma tabela respondendo aos itens que se encontram na Tabela Modelo. Tabela Modelo Obs.: As informações da tabela deverão ser apresentadas de forma concisa e objetiva de modo facilite uma visualização rápida e sintética dos dados pesquisados. Valor 2,5

8 ETAPA 3 Como neste momento da pesquisa, uma dupla de cada classe pesquisou sobre uma determinada epidemia, as informações coletadas serão digitadas num espaço virtual (Wiki) no qual as duplas de todas as salas contribuirão para as informações. Você deverá entrar, na sua página, pelo Homedante e procurar WiKi educacional. http://wiki.educacional.com.br/epidemias (Este processo será orientado pelos professores de Informática). OBS.: Este espaço virtual será fonte de pesquisa de todas as classes para a próxima etapa.

9 ETAPA 4 Cada dupla irá gravar um “Rap” (na aula de informática) que “conte” sobre a doença estudada seguindo as seguintes regras:Rap 1- A letra do “Rap” deverá conter as informações solicitadas;informações solicitadas 2- O “Rap” deverá durar de 2 a 3 minutos, no máximo; 3- O vocabulário utilizado deve ser de fácil entendimento para o público em geral, mas palavras de baixo calão (palavrões) são proibidas; 4- Nomes científicos (técnicos) podem ser utilizados; 5- O nome da doença deverá vir somente no final da letra do “Rap”; 6- O final do “Rap” deverá conter uma mensagem positiva ao ouvinte. SALVAR com o seguinte nome de arquivo: 8_ nome1n_nome2n_ Valor 1,5 OBS: Sem os nomes e o número a professora não tem como avaliar e dar nota

10 Orientações sobre o “RAP” Obrigatoriamente deve apresentar : 1- Os dados históricos, sociais, econômicos e ambientais relacionados à epidemia. 2- O agente transmissor da doença. 3- A forma de transmissão da doença. 4- a) Principais sintomas; b) Sistemas do organismo que são afetados 5- Se há tratamento. 6- Se há cura. 7- Como se faz a prevenção. 8- Quais os motivos que levaram a doença a se tornar uma epidemia. 9- a) Como o governo e b) as sociedades organizadas podem contribuir para acabar com a epidemia. 10- Qual a participação pessoal (do aluno) no dia a dia para que a doença não se torne uma epidemia. CLIQUE AQUI IMPORTANTE Como gravar em MP3 _ Consulte o Moodle de Tecnologia

11 ETAPA 5 Os melhores “Rap’s” produzidos serão colocados a disposição dos alunos no Moodle e colocados como um Podcast no Homedante do Colégio.

12 NOME DA DOENÇA Referências bibliográficas / Fontes – Todas as fontes consultadas deverão ser apresentadas nesta fase A PESQUISA DEVERÁ RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: 1- a ) Dados históricos, sociais, econômicos e ambientais relacionados à epidemia b) Percentual da população atingida c) Países afetados 2- Agente Transmissor 3- Forma de transmissão 4- a) Principais sintomas; b) sistemas do organismo que são afetados a) b) 5- Há tratamento? 6-Há cura? 7- Como se faz a prevenção? 8- Quais os motivos que levaram a doença a se tornar uma epidemia? 9- a) Como o governo e b) as sociedades organizadas podem contribuir para acabar com a epidemia? a) b) 10- Qual a participação pessoal (do aluno) no dia a dia para que a doença não se torne uma epidemia?

13 IMPORTANTE Os alunos que souberem gravar o Rap em casa poderão fazê-lo seguindo as orientações da Web Quest e as que se encontram no Moodle de Tecnologia Educacional. Os alunos que tiverem aula de Informática poderão esclarecer as dúvidas durante a aula, gravar em casa ou poderão agendar, no horário inverso, na sala de robótica Os alunos que tiverem provas no horário da Informática poderão agendar, no horário inverso, na sala de robótica

14 Recursos http://www.misau.gov.mz/pt/epidemias_endemias www.unodc.org/pdf/brazil/rel_UNAIDS_2008/Fact_sheet_AmericaLatina 2008REV.doc http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=15 34 http://www.oeducador.net/index.php?option=com_content&view=article&i d=278:as-pandemias-no-mundo-atual&catid=67:geografia Acessados em 08/05/2009 http://www.suapesquisa.com/rap/ http://www.wooz.org.br/musicarap.htm Acessados em 22/05/2009

15 NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DO RAP Valor (1,5) BANDA MEGA O “Rap”possui todas as informações solicitadas; foi entregue no prazo, com vocabulário de fácil entendimento e nome da doença somente no final; mensagem positiva adequada. 1,5 BANDA CONSAGRADA O “Rap”possui metade das informações 1,0 BANDA PRINCIPIANTE O “Rap”possui menos da metade das informação 0,5 BANDA CALOURA Não fez o “Rap”; não postou no local adequado (Moodle); não identificado; não audível. 0

16 Direção Pedagógica Profº LAURO SPAGGIARI Coordenação Pedagógica de Ciências da Natureza Profª SANDRA MARIA RUDELLA TONIDANDEL Coordenação Pedagógica de Tecnologia Educacional Profª VALDENICE M. MELO DE CERQUEIRA Argumentação Pedagógica Profª MARIA AMÉLIA ARRUDA AMATO CALVOSO Profª REGINA MARQUES MARCÓK Profª SANDRA MARIA RUDELLA TONIDANDEL Profª VALDENICE M. MELO DE CERQUEIRA Produção Gráfica e Design Digital Profª MARIA AMÉLIA ARRUDA AMATO CALVOSO Colégio Dante Alighieri Deptos. de Ciências da Natureza e Tecnologia Educacional


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