A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WEBQUEST CANTE A SAÚDE! QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WEBQUEST CANTE A SAÚDE! QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 WEBQUEST CANTE A SAÚDE! QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE
Colégio Dante Alighieri Deptos. de Ciências da Natureza e Tecnologia Educacional WEBQUEST CANTE A SAÚDE! QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE 2013

2 MODELOS INTRODUÇÃO PROCESSO Etapa 1 Etapa 2 OBJETIVOS Etapa 3 Etapa 4
RECURSOS TAREFAS AUTORES AVALIAÇÃO

3 “Cante a saúde e cale a doença”
Introdução Imagine que, no ano de 2020, o mundo esteja na eminência de uma terrível pandemia. Por isso, a população deve ser informada dos riscos das doenças para evitar um extermínio em massa. Líderes de bandas conhecidas de “Rap”se reuniram e decidiram gravar um CD para ajudar as pessoas a conhecerem as doenças e como se propagam. Eles acreditam que quanto mais informação, maiores serão as chances que as pessoas têm de evitar a doença e da mesma se propagar. Além disso, a renda do CD será revertida para as pesquisas sobre a doença. Dessa forma, eles esperam promover a cura dos que forem contaminados e a prevenção da doença dos que não foram atingidos principalmente pelo desenvolvimento de vacinas. Você pertence a uma dessas bandas. Vamos lá, componha o seu “Rap”! “Cante a saúde e cale a doença”

4 Objetivos Compreender as causas socioeconômicas e ambientais que caracterizam as epidemias que atingiram (ou atingem) o mundo. Relacionar as principais epidemias com as características das doenças. Utilizar Podcast para divulgação de informações.

5 Tarefas Vocês farão sua pesquisa de acordo com a epidemia sorteada em sala de aula respondendo às questões. Esta pesquisa deverá ser entregue impressa aos Professores de Ciências em data a ser marcada em sala de aula. Como produto final, sua dupla deverá gravar um “Rap” com as informações sobre a doença estudada. Cada “Rap” deverá conter todas as informações que estão na Tabela modelo. (Ver regras na Etapa 4).

6 Processo ETAPA 1 – Sorteio da doença para cada dupla da sala. Após o sorteio, cada aluno da dupla deverá realizar uma pesquisa bibliográfica e selecionar, no mínimo, 3 fontes de consulta com referências completas e entregar aos Professores de Ciências. Veja as orientações para essa pesquisa no documento 5. AIDS GRIPE SUINA / H1N1 CÓLERA HEPATITE C DENGUE MALÁRIA DIFTERIA PESTE NEGRA EBOLA SARAMPO ESQUISTOSSOMOSE SARS (SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE) FEBRE AMARELA TIFO GRIPE ASIÁTICA TUBERCULOSE GRIPE DO FRANGO VACA LOUCA GRIPE ESPANHOLA VARÍOLA Valor 0,90 (da pesquisa bibliográfica realizada)

7 ETAPA 2 Depois de realizar a pesquisa bibliográfica sobre a doença, você deverá preencher uma tabela respondendo aos itens que se encontram na Tabela Modelo. Essa tabela deverá ser entregue aos professores de Ciências impressa e digitada até, no máximo 15/06, em aula. Atenção: mantenha uma cópia digital e outra impressa da Tabela com você para que possa iniciar a criação da letra do Rap. Obs.: As informações da tabela deverão ser apresentadas de forma concisa e objetiva de modo que facilite uma visualização rápida e sintética dos dados pesquisados. Valor 2,7 Esta etapa deverá ser entregue aos professores de Ciências até dia 15/6 (conforme solicitação de cada Prof.)

8 Data: de 21 a 25/06 Valor 1,4 ETAPA 3 Cada dupla irá gravar um “Rap” (na aula de informática) que “conte” sobre a doença estudada seguindo as seguintes regras: 1- A letra do “Rap” deverá conter as informações solicitadas – a letra deve ser entregue impressa e digitada (ver modelo no Moodle - Ciências) para o professor de Ciências até, no máximo, dia 21/06 (dependendo da turma / dia de aula); 2- O “Rap” deverá durar de 2 a 3 minutos, no máximo; 3- O vocabulário utilizado deve ser de fácil entendimento para o público em geral, mas palavras de baixo calão (palavrões) são proibidas; 4- Nomes científicos (técnicos) podem ser utilizados; 5- O nome da doença deverá vir somente no final da letra do “Rap”; 6- O final do “Rap” deverá conter uma mensagem positiva ao ouvinte. 7 – O “Rap” deverá ser postado no Moodle (CIÊNCIAS) até a data máxima solicitada. Após esta data não mais será aceito (data máxima de envio - dia 27/06/2013 às 23:55). SALVAR com o seguinte nome de arquivo: 8_ nome1n_nome2n_ OBS: Sem os nomes e o número, os professores não tem como avaliar e dar nota.

9 Orientações sobre o “RAP”
Obrigatoriamente deve apresentar : 1- O agente transmissor da doença. 2- A forma de transmissão da doença. 3- a) Principais sintomas; b) Sistemas do organismo que são afetados 4- Se há tratamento. 5- Se há cura. 6- Como se faz a prevenção. 7- Quais os motivos que levaram a doença a se tornar uma epidemia. 8- Qual a participação pessoal (do aluno) no dia a dia para que a doença não se torne uma epidemia. CLIQUE AQUI IMPORTANTE Como gravar em MP3 _ Consulte o Moodle de Tecnologia

10 ETAPA 4 Os melhores “Rap’s” produzidos serão colocados a disposição dos alunos no Moodle e colocados como um Podcast no Homedante do Colégio.

11 TABELA MODELO a) b) A PESQUISA DEVERÁ RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES:
Nome: ________________________________________________________ Nº: __________ Turma: ________ NOME DA DOENÇA: _________________________ A PESQUISA DEVERÁ RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: 1- Agente Transmissor 2- Forma de transmissão 3- a) Principais sintomas; a) b) sistemas do organismo que são afetados b) 4- Há tratamento? 5-Há cura? 6- Como se faz a prevenção? 7- Quais os motivos que levaram a doença a se tornar uma epidemia? 8- Qual a participação pessoal (do aluno) no dia a dia para que a doença não se torne uma epidemia? Referências bibliográficas / Fontes – Todas as fontes consultadas deverão ser apresentadas nesta fase _________________________________________________________

12 IMPORTANTE Os alunos que souberem gravar o Rap em casa poderão fazê-lo seguindo as orientações da Web Quest e as que se encontram no Moodle de Tecnologia Educacional. Os alunos que tiverem aula de Informática poderão esclarecer as dúvidas durante a aula, gravar em casa ou poderão agendar, no horário inverso, na sala de robótica Os alunos que tiverem provas no horário da Informática poderão agendar, no horário inverso, na sala de robótica

13 Recursos http://www.misau.gov.mz/pt/epidemias_endemias
Acessados em 08/05/2009 Acessados em 22/05/2009

14 NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO DO RAP Valor (1,4) BANDA MEGA O “Rap”possui todas as informações solicitadas; foi entregue no prazo, com vocabulário de fácil entendimento e nome da doença somente no final; mensagem positiva adequada. 1,4 BANDA CONSAGRADA O “Rap”possui metade das informações 0,70 BANDA PRINCIPIANTE O “Rap”possui menos da metade das informação 0,35 BANDA CALOURA Não fez o “Rap”; não postou no local adequado (Moodle); não identificado; não audível.

15 Colégio Dante Alighieri Deptos. de Ciências da Natureza
e Tecnologia Educacional Direção Pedagógica Profº Silvana Leporace Coordenação Pedagógica de Ciências da Natureza Profª SANDRA MARIA RUDELLA TONIDANDEL Coordenação Pedagógica de Tecnologia Educacional Profª VALDENICE M. MELO DE CERQUEIRA Argumentação Pedagógica Profª MARIA AMÉLIA ARRUDA AMATO CALVOSO Profª REGINA MARQUES MARCÓK Produção Gráfica e Design Digital


Carregar ppt "WEBQUEST CANTE A SAÚDE! QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google