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TEMA: TRANSGÊNICO UMA NOVA OPÇÃO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, PESQUISA DOS BENEFÍCIOS PARA O CANAL VAREJO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA TRANSGÊNICA NA REGIÃO.

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2 TEMA: TRANSGÊNICO UMA NOVA OPÇÃO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, PESQUISA DOS BENEFÍCIOS PARA O CANAL VAREJO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA TRANSGÊNICA NA REGIÃO DE PONTA GROSSA – PR.

3 Equipe: Equipe: Claudinei Ricardo Hoffmann Cláudio César Maia José Dionísio dos Santos Rômani Henrique Walter Osvaldo Webski Regis

4 Orientadora: Joselaine Aparecida Campos Banca Examinadora: Vanessa - Assessora Pedagógica

5 Objetivo: GERAL: Analisar os benefícios da comercialização da soja transgênica para o canal varejo na região de Ponta Grossa - Pr. ESPECIFICOS: Conhecer a ótica de alguns dos principais autores sobre a Soja Transgênica; Apresentar o contexto atual da soja transgênica em Ponta Grossa – Pr; Verificar os reflexos do preço da soja transgênica no canal varejo de Ponta Grossa – Pr;

6 Resumo Escolha Tema Assunto Atual e Polêmico Pesquisa Bibliográfica Segmentos de Cultivo Produção Industrial Comércio Varejista Órgãos Governamentais Modelo Exploratório Finalidade Delimitada Levantamento Documentais e Bibliográficos Entrevista e Estudo de Casos

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8 Revisão Bibliográfica

9 Área de abrangência Soja transgênica Vantagens econômicas Impactos Produtores Consumidores Empresários Pesquisadores Centros de Pesquisa Governos Instituições Sociais

10 Contextualização histórica EUA e FRANÇA primeiros experimentos x 1986 1986 a 1995 56 ESPÉCIES TESTADAS EM MAIS DE 3500 EXPERIMENTOS – 1500 LOCAIS EM 34 PAÍSES 1996 a 1997 45 PAÍSES TESTARAM EM 10 MIL EXPERIMENTOS – 7200 SÓ NOS EUA E CANADA Histórico da Transgênese

11 Considerações sobre a transgênese Conhecimentos remontam a meados do Sec XIX Monge austríaco Gregor Mendel lança as bases da genética Soja transgênica (RR) é inserido um gene em seu genoma que que produz uma proteína que torna a planta imune ao herbicida (glifosato) Resistência a pragas Melhoramento da produção Utilização de áreas marginais SEAB=Soja paranaense conquista o mercado europeu e asiático

12 S I T U A Ç Ã O A N O 2 0 0 4 81 Milhões de hectares totais plantados EUA 59% = 47.790 ha ARGENTINA 20% = 16.200 ha CANADÁ 6% = 4.860 ha BRASIL 6% = 4.860 ha CHINA 5% = 4.050 ha PARAGUAI 2% = 1.620 ha INDIA 1% = 816 ha AFRICA DO SUL 1% = 816 ha Austrália, Filipinas, Indonésia, México, Espanha, Romênia, Colômbia, entre outros.

13 Elevar a produção de alimentos para mais de 93 Milhões de Ton 54 Milhões de brasileiros Vivendo abaixo Da linha da pobreza Transgênicos com cultura tradicional Poderá ser a Grande atitude do presente Brasil um dos países Com maior potencial Para geração de Plantas transgências BRASIL = MEGADIVERSIDADE BIOLÓGICA + RICA EM PLANTAS, ANIMAIS E MICROORGANISMOS

14 Variação do preço da Soja transgênica no Paraná Região / Praça Diferenciais R$US$ Sudoeste do Paraná0,490,14 Oeste Paraná1,130,33 Norte Paraná0,940,27 Ponta Grossa-0,06-0,02 Paranaguá-2,47 -0,72

15 Preço do litro de óleo de soja = BRASIL AnoPeríodoPreço 20001º semestre1,29 20002º semestre1,00 20011º semestre1,06 20012º semestre1,50 20021º semestre1,30 20022º semestre2,15 20031º semestre2,40 20032º semestre2,20 20041º semestre2,55 20042º semestre2,30 Fonte: DIEESE

16 Variação do preço Óleo de Soja no período 4 anos = 78,29% Variação do preço Óleo de Soja MENSAL no período 4 anos = 1,63%

17 Conclusão e Resultados

18 Soja transgênica Não é a modalidade final Para resolver os problemas da agricultura. As pesquisas indicam incertezas no uso da soja transgênica:  Recusa dos produtores ao seu cultivo  Preferência dos consumidores por produtos que não contenham OGMs  Principais consumidores e importadores (China e Japão) recusam Soja transgênica Concluímos que se houver a segregação da soja transgênica e soja convencional em todo o processo de produção, beneficiamento e industrialização após a safra atual, poderão ser observadas alterações nos preços do canal varejo da região de Ponta Grossa – Pr.


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