A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS."— Transcrição da apresentação:

1 AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS

2 CERCA DE 800 MILHÕES DE PESSOAS PASSAM FOME NO MUNDO, A MAIORIA NA ÁFRICA E NA ÁSIA. CERCA DE 800 MILHÕES DE PESSOAS PASSAM FOME NO MUNDO, A MAIORIA NA ÁFRICA E NA ÁSIA.

3

4 Mapa da fome no mundo Proporção de pessoas subnutridas ( )

5 O PROBLEMA DA FOME CONTINUARÁ EXISTINDO ENQUANTO A TECNOLOGIA, O CAPITAL E AS ELEVADAS PRODUÇÕES DE ALIMENTOS ESTIVEREM CONCENTRADOS EM PAÍSES RICOS E BEM ALIMENTADOS. O PROBLEMA DA FOME CONTINUARÁ EXISTINDO ENQUANTO A TECNOLOGIA, O CAPITAL E AS ELEVADAS PRODUÇÕES DE ALIMENTOS ESTIVEREM CONCENTRADOS EM PAÍSES RICOS E BEM ALIMENTADOS.

6 A ATIVIDADE AGRÁRIA NO MUNDO DESDE O INÍCIO A AGRICULTURA FOI E AINDA CONTINUA SENDO PRATICADA DE MANEIRAS DIFERENTES, DE ACORDO COM O LUGAR E A ÉPOCA EM QUE É DESENVOLVIDA. DESDE O INÍCIO A AGRICULTURA FOI E AINDA CONTINUA SENDO PRATICADA DE MANEIRAS DIFERENTES, DE ACORDO COM O LUGAR E A ÉPOCA EM QUE É DESENVOLVIDA.

7 A ATIVIDADE AGRÁRIA NO MUNDO COM O PROGRESSO E A DESCOBERTA DE TÉCNICAS MODERNAS, ÁREAS INÓSPITAS PUDERAM SER APROVEITADAS, COMO POR EXEMPLO, ÁREAS DESÉRTICAS, EM ISRAEL E NA CALIFÓRNIA, QUE APRESENTAM EXCELENTES RESULTADOS NESTE SETOR. COM O PROGRESSO E A DESCOBERTA DE TÉCNICAS MODERNAS, ÁREAS INÓSPITAS PUDERAM SER APROVEITADAS, COMO POR EXEMPLO, ÁREAS DESÉRTICAS, EM ISRAEL E NA CALIFÓRNIA, QUE APRESENTAM EXCELENTES RESULTADOS NESTE SETOR.

8 A AGRICULTURA FOI INSERIDA NA ECONOMIA INDUSTRIAL E PASSOU A SER FORNECEDORA (DE MATÉRIA- PRIMA E ALIMENTO) E CONSUMIDORA (DE MÁQUINAS, PESTICIDAS, VACINAS, RAÇÕES PARA ANIMAIS) DA INDÚSTRIA. A AGRICULTURA FOI INSERIDA NA ECONOMIA INDUSTRIAL E PASSOU A SER FORNECEDORA (DE MATÉRIA- PRIMA E ALIMENTO) E CONSUMIDORA (DE MÁQUINAS, PESTICIDAS, VACINAS, RAÇÕES PARA ANIMAIS) DA INDÚSTRIA.

9 A SUBORDINAÇÃO DO CAMPO À CIDADE A AGRICULTURA É HOJE UMA ATIVIDADE SUBORDINADA À ATIVIDADE INDUSTRIAL E À CIDADE. A AGROINDÚSTRIA E O AGROBUSINESS ESTÃO CHEGANDO CADA VEZ MAIS AO CAMPO, OU SEJA PARA O MERCADO INTERNO E EXTERNO. A AGRICULTURA É HOJE UMA ATIVIDADE SUBORDINADA À ATIVIDADE INDUSTRIAL E À CIDADE. A AGROINDÚSTRIA E O AGROBUSINESS ESTÃO CHEGANDO CADA VEZ MAIS AO CAMPO, OU SEJA PARA O MERCADO INTERNO E EXTERNO.

10

11 O AGROBUSINESS É UMA CARACTERÍSTICA DA AGRICULTURA MODERNA, QUE RECEBE INVESTIMENTOS INTENSIVOS DE CAPITAIS E TECNOLOGIA. A PRODUÇÃO EM GRANDE ESCALA VISA PRINCIPALMENTE À EXPORTAÇÃO DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS. O AGROBUSINESS É UMA CARACTERÍSTICA DA AGRICULTURA MODERNA, QUE RECEBE INVESTIMENTOS INTENSIVOS DE CAPITAIS E TECNOLOGIA. A PRODUÇÃO EM GRANDE ESCALA VISA PRINCIPALMENTE À EXPORTAÇÃO DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

12 PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS DO MUNDO A AGRICULTURA FORNECE TANTO PRODUTOS ESSENCIAIS À ALIMENTAÇÃO COMO MATÉRIAS- PRIMAS PARA VÁRIOS TIPOS DE INDÚSTRIAS. CLIMA, TIPO DE SOLO E ÁGUA SÃO FATORES FAVORÁVEIS À PRODUÇÃO AGRÍCOLA, ALÉM DAS FACILIDADES TECNOLÓGICAS DE QUE O PAÍS DISPÕE. A AGRICULTURA FORNECE TANTO PRODUTOS ESSENCIAIS À ALIMENTAÇÃO COMO MATÉRIAS- PRIMAS PARA VÁRIOS TIPOS DE INDÚSTRIAS. CLIMA, TIPO DE SOLO E ÁGUA SÃO FATORES FAVORÁVEIS À PRODUÇÃO AGRÍCOLA, ALÉM DAS FACILIDADES TECNOLÓGICAS DE QUE O PAÍS DISPÕE.

13 TRIGOPAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS CHINA EUA ÍNDIA 66 66

14 ARROZPAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS CHINA ÍNDIA INDONÉSIA 50,6 50,6

15 SOJAPAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS EUA 74,1 74,1 BRASIL 26,2 26,2 CHINA 13,3 13,3

16 LARANJAPAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS BRASIL EUA MÉXICO

17 CAFÉPAÍSES MILHÕES DE SACAS BRASIL 28,6 28,6 COLÔMBIA 12,1 12,1 INDONÉSIA 7,0 7,0

18 PECUÁRIA: PRINCIPAIS REBANHOS ASSIM COMO A AGRICULTURA, A PECUÁRIA TAMBÉM FORNECE ALIMENTOS (LEITE, CARNE, OVOS) E MATÉRIAS-PRIMAS (LÃ E PELES) PARA A INDÚSTRIA. OS PRINCIPAIS REBANHOS DO MUNDO SÃO CONSTITUÍDOS DE GADO BOVINO, SUÍNOS E OVINOS. ASSIM COMO A AGRICULTURA, A PECUÁRIA TAMBÉM FORNECE ALIMENTOS (LEITE, CARNE, OVOS) E MATÉRIAS-PRIMAS (LÃ E PELES) PARA A INDÚSTRIA. OS PRINCIPAIS REBANHOS DO MUNDO SÃO CONSTITUÍDOS DE GADO BOVINO, SUÍNOS E OVINOS.

19 A PECUÁRIA MUNDIAL SE APRESENTA DE DIFERENTES FORMAS, QUE REFLETEM O NÍVEL TECNOLÓGICO DOS PAÍSES, OS TIPOS DE CLIMA A QUE ELES ESTÃO SUJEITOS, OS MERCADOS CONSUMIDORES, ETC. A PECUÁRIA MUNDIAL SE APRESENTA DE DIFERENTES FORMAS, QUE REFLETEM O NÍVEL TECNOLÓGICO DOS PAÍSES, OS TIPOS DE CLIMA A QUE ELES ESTÃO SUJEITOS, OS MERCADOS CONSUMIDORES, ETC.

20 PREDOMINA A PECUÁRIA MODERNA (USO DE TRATORES, FERTILIZANTES, PRESENÇA DE ZOOTÉCNICOS E AGRÔNOMOS, GADO CONFINADO, PESQUISA E MANIPULAÇÃO GENÉTICA, BIOTECNOLOGIA). NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS E EM ALGUNS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS MAIS INDUSTRIALIZADOS. PREDOMINA A PECUÁRIA MODERNA (USO DE TRATORES, FERTILIZANTES, PRESENÇA DE ZOOTÉCNICOS E AGRÔNOMOS, GADO CONFINADO, PESQUISA E MANIPULAÇÃO GENÉTICA, BIOTECNOLOGIA). NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS E EM ALGUNS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS MAIS INDUSTRIALIZADOS.

21

22 EM OUTRAS REGIÕES DO MUNDO, COMO AMÉRICA LATINA, ÁSIA E ÁFRICA, A PECUÁRIA NÃO CONTA COM TODOS ESSES AVANÇOS TECNOLÓGICOS. O GADO GERALMENTE É CRIADO SOLTO NO PASTO, SEM MAIORES CUIDADOS. EM OUTRAS REGIÕES DO MUNDO, COMO AMÉRICA LATINA, ÁSIA E ÁFRICA, A PECUÁRIA NÃO CONTA COM TODOS ESSES AVANÇOS TECNOLÓGICOS. O GADO GERALMENTE É CRIADO SOLTO NO PASTO, SEM MAIORES CUIDADOS.

23 BOVINOS PAÍSES MILHÕES DE CABEÇAS ÍNDIA BRASIL CHINA 108,5 108,5

24 SUÍNOS PAÍSES MILHÕES DE CABEÇAS CHINA 457,1 457,1 EUA BRASIL 31,4 31,4

25 OVINOS PAÍSES MILHÕES DE CABEÇAS CHINA AUSTRÁLIA IRÃ 51,5 51,5

26 OS SISTEMAS AGRÁRIOS OS PRINCIPAIS SISTEMAS AGRÍCOLAS MUNDIAIS SÃO: AGRICULTURA ITINERANTE, PLANTATION, AGRICULTURA DE JARDINAGEM E AGRICULTURA MODERNA. OS PRINCIPAIS SISTEMAS AGRÍCOLAS MUNDIAIS SÃO: AGRICULTURA ITINERANTE, PLANTATION, AGRICULTURA DE JARDINAGEM E AGRICULTURA MODERNA.

27 APESAR DE SEREM MUITAS AS FORMAS DE PRATICAR A AGRICULTURA, TODOS OS SISTEMAS AGRÍCOLAS TÊM 3 FATORES BÁSICOS: APESAR DE SEREM MUITAS AS FORMAS DE PRATICAR A AGRICULTURA, TODOS OS SISTEMAS AGRÍCOLAS TÊM 3 FATORES BÁSICOS: O CAPITAL É O FATOR QUE DEFINE SE O SISTEMA AGRÍCOLA É ATRASADO OU MODERNO, INTENSIVO OU EXTENSIVO A TERRA É O LOCAL DE FIXAÇÃO DAS SEMENTES E DEFINE O TAMANHO DAS PROPRIEDADES O TRABALHO UTILIZA GRANDE OU PEQUENA MÃO-DE-OBRA, QUALIFICADA OU DESQUALIFICADA

28 AGRICULTURA ITINERANTE PRATICADA POR FAMÍLIAS POBRES QUE NÃO POSSUEM CAPITAL PARA MELHORAR SUA PRODUÇÃO. PRATICADA POR FAMÍLIAS POBRES QUE NÃO POSSUEM CAPITAL PARA MELHORAR SUA PRODUÇÃO. ESSA MÃO-DE-OBRA FAMILIAR, NUMEROSA, DESQUALIFICADA, QUE UTILIZA TÉCNICAS ARCAICAS, COMO O USO DA ENXADA OU A QUEIMADA EM PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES, OU EM PARTES DE LATIFÚNDIOS. ESSA MÃO-DE-OBRA FAMILIAR, NUMEROSA, DESQUALIFICADA, QUE UTILIZA TÉCNICAS ARCAICAS, COMO O USO DA ENXADA OU A QUEIMADA EM PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES, OU EM PARTES DE LATIFÚNDIOS.

29 ACABA DESGASTANDO O SOLO E MUDA-SE PARA OUTRA ÁREA. ACABA DESGASTANDO O SOLO E MUDA-SE PARA OUTRA ÁREA. O CICLO SE REPETE AO DESMATAR E QUEIMAR ESSA NOVA ÁREA. O CICLO SE REPETE AO DESMATAR E QUEIMAR ESSA NOVA ÁREA. ITINERANTE= CONSTANTE MUDANÇA. ITINERANTE= CONSTANTE MUDANÇA. AMÉRICA LATINA, AFRICA, SUL E SUDESTE ASIÁTICO. AMÉRICA LATINA, AFRICA, SUL E SUDESTE ASIÁTICO.

30

31 AGRICULTURA DE JARDINAGEM É PRATICADA NA ÁSIA, JAPÃO. INDONÉSIA E TAILÂNDIA. É PRATICADA NA ÁSIA, JAPÃO. INDONÉSIA E TAILÂNDIA. SÃO ALGUNS DOS PAÍSES ONDE O ARROZ É CULTIVADO EM PLANÍCIES INUNDÁVEIS E ATÉ EM ÁREAS MONTANHOSAS ONDE SÃO CONSTRUÍDOS TERRAÇOS. SÃO ALGUNS DOS PAÍSES ONDE O ARROZ É CULTIVADO EM PLANÍCIES INUNDÁVEIS E ATÉ EM ÁREAS MONTANHOSAS ONDE SÃO CONSTRUÍDOS TERRAÇOS.

32

33 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: ESCASSEZ DE ESPAÇO PARA O PLANTIO; ESCASSEZ DE ESPAÇO PARA O PLANTIO; UTILIZAÇÃO DE NUMEROSA MÃO –DE-OBRA MANUAL; UTILIZAÇÃO DE NUMEROSA MÃO –DE-OBRA MANUAL; PEQUENA PROPRIEDADE AGRÍCOLA; PEQUENA PROPRIEDADE AGRÍCOLA; ELEVADA PRODUTIVIDADE; ELEVADA PRODUTIVIDADE; USO DE ADUBOS E IRRIGAÇÃO. USO DE ADUBOS E IRRIGAÇÃO.

34 AGRICULTURA MODERNA É A AGRICULTURA TÍPICA DE PAÍSES DESENVOLVIDOS, COMO OS ESTADOS UNIDOS E OS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL. É A AGRICULTURA TÍPICA DE PAÍSES DESENVOLVIDOS, COMO OS ESTADOS UNIDOS E OS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL.

35 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: USO DE SEMENTES SELECIONADAS; USO DE SEMENTES SELECIONADAS; PEQUENA MÃO-DE-OBRA; PEQUENA MÃO-DE-OBRA; USO INTENSIVO DE MÁQUINAS; USO INTENSIVO DE MÁQUINAS; TÉCNICAS MODERNAS E CARÁTER EMPRESARIAL. TÉCNICAS MODERNAS E CARÁTER EMPRESARIAL.

36 A AGRICULTURA DOS ESTADOS UNIDOS, A MAIS DESENVOLVIDA DO MUNDO, ORGANIZA SUA PRODUÇÃO EM GRANDES FAIXAS OU CINTURÕES AGRÍCOLAS (BELTS), ESPECIALIZADO NO CULTIVO DE DETERMINADOS PRODUTOS (TRIGO, MILHO, ALGODÃO, LEITE E PRODUTOS SUBTROPICAIS). A AGRICULTURA DOS ESTADOS UNIDOS, A MAIS DESENVOLVIDA DO MUNDO, ORGANIZA SUA PRODUÇÃO EM GRANDES FAIXAS OU CINTURÕES AGRÍCOLAS (BELTS), ESPECIALIZADO NO CULTIVO DE DETERMINADOS PRODUTOS (TRIGO, MILHO, ALGODÃO, LEITE E PRODUTOS SUBTROPICAIS).

37

38 GRANDES PROPRIEDADES, MÃO-DE-OBRA FAMILIAR E ALTA MECANIZAÇÃO CARACTERIZAM OS CINTURÕES AGRÍCOLAS NORTE AMERICANOS – UM SISTEMA CONTROLADO PELO AGROBUSINESS GRANDES PROPRIEDADES, MÃO-DE-OBRA FAMILIAR E ALTA MECANIZAÇÃO CARACTERIZAM OS CINTURÕES AGRÍCOLAS NORTE AMERICANOS – UM SISTEMA CONTROLADO PELO AGROBUSINESS

39 PLANTATION É O SISTEMA AGRÍCOLA TÍPICO DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, UTILIZADO AMPLAMENTE DURANTE A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁFRICA, AMÉRICA E ÁSIA. É O SISTEMA AGRÍCOLA TÍPICO DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, UTILIZADO AMPLAMENTE DURANTE A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁFRICA, AMÉRICA E ÁSIA.

40 CARACTERÍSTICAS: CARACTERÍSTICAS: LATIFÚNDIO (GRANDE EXTENSÃO RURAL); LATIFÚNDIO (GRANDE EXTENSÃO RURAL); MONOCULTURA (1 SÓ PRODUTO) MONOCULTURA (1 SÓ PRODUTO) MÃO-DE-OBRA BARATA E DESQUALIFICADA; MÃO-DE-OBRA BARATA E DESQUALIFICADA; OBJETIVO PARA EXPORTAÇÃO OBJETIVO PARA EXPORTAÇÃO

41

42 PRINCIPAIS PRODUTOS CULTIVADOS EM PLANTATION CANA-DE- AÇÚCAR CANA-DE- AÇÚCAR CACAU CACAU

43 A BIOTECNOLOGIA E OS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS DA AGROPECUÁRIA A AGRICULTURA E A PECUÁRIA MOVIMENTAM UM IMPORTANTE MERCADO CONTROLADO POR CONGLOMERADOS E HOLDINGS TRANSNACIONAIS. A AGRICULTURA E A PECUÁRIA MOVIMENTAM UM IMPORTANTE MERCADO CONTROLADO POR CONGLOMERADOS E HOLDINGS TRANSNACIONAIS.

44 MAIORES GRUPOS TRANSNACIONAIS NO RAMO DE ALIMENTOS UNILEVER PAÍSES BAIXOS UNILEVER PAÍSES BAIXOS REINO UNIDO NESTLÉ SUÍÇA REINO UNIDO NESTLÉ SUÍÇA DANONE FRANÇA DANONE FRANÇA ANDERSON CLAYTON EUA ANDERSON CLAYTON EUA CAMPBELL EUA CAMPBELL EUA

45 FABRICA NESTLE

46 A AGRICULTURA DE PRECISÃO PERMITE FAZER O MAPEAMENTO DA ÁREA PLANTADA, INDICANDO ONDE É PRECISO CORRIGIR O SOLO. ISSO É FEITO PELO USO DE SENSORES CONECTADOS A SATÉLITES E TRATORES EQUIPADOS COM GPS, QUE ENVIA E RECEBE SINAIS DE SATÉLITES, O QUE PERMITE FAZER UM LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO DA LAVOURA. A AGRICULTURA DE PRECISÃO PERMITE FAZER O MAPEAMENTO DA ÁREA PLANTADA, INDICANDO ONDE É PRECISO CORRIGIR O SOLO. ISSO É FEITO PELO USO DE SENSORES CONECTADOS A SATÉLITES E TRATORES EQUIPADOS COM GPS, QUE ENVIA E RECEBE SINAIS DE SATÉLITES, O QUE PERMITE FAZER UM LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO DA LAVOURA.

47

48 É A BIOTECNOLOGIA, RESPONSÁVEL PELOS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM) OU TRANSGÊNICOS, QUE TANTAS POLÊMICAS E PROTESTOS TÊM CAUSADO. É A BIOTECNOLOGIA, RESPONSÁVEL PELOS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM) OU TRANSGÊNICOS, QUE TANTAS POLÊMICAS E PROTESTOS TÊM CAUSADO.

49 AS PLANTAS TRANSGÊNICAS SÃO ASSIM CHAMADAS PORQUE RECEBEM UM OU MAIS GENES DE OUTRO ORGANISMO PARA GANHAR CARACTERÍSTICAS SUPOSTAMENTE CAPAZES DE MELHORAR SEU DESEMPENHO PRODUTIVO E SUA RESISTÊNCIA A PRAGAS E DOENÇAS. AS PLANTAS TRANSGÊNICAS SÃO ASSIM CHAMADAS PORQUE RECEBEM UM OU MAIS GENES DE OUTRO ORGANISMO PARA GANHAR CARACTERÍSTICAS SUPOSTAMENTE CAPAZES DE MELHORAR SEU DESEMPENHO PRODUTIVO E SUA RESISTÊNCIA A PRAGAS E DOENÇAS.

50 EM 1999, OS PAÍSES QUE POSSUÍAM MAIOR ÁREA CULTIVADA COM TRANSGÊNICOS ERAM: ESTADOS UNIDOS, ARGENTINA E CANADÁ. EM 1999, OS PAÍSES QUE POSSUÍAM MAIOR ÁREA CULTIVADA COM TRANSGÊNICOS ERAM: ESTADOS UNIDOS, ARGENTINA E CANADÁ.

51

52

53 A BIOTECNOLOGIA AUMENTARÁ MAIS AINDA AS DIFERENÇAS ENTRE AGRICULTORES DE PAÍSES RICOS E DE PAÍSES POBRES, PORQUE SUAS PATENTES ESTÃO NAS MÃOS DE GRANDES TRANSNACIONAIS. A BIOTECNOLOGIA AUMENTARÁ MAIS AINDA AS DIFERENÇAS ENTRE AGRICULTORES DE PAÍSES RICOS E DE PAÍSES POBRES, PORQUE SUAS PATENTES ESTÃO NAS MÃOS DE GRANDES TRANSNACIONAIS.


Carregar ppt "AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google