A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade: UNIJUI Universidade: UNIJUI Curso: DIREITO Curso: DIREITO Titulo: AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS. Titulo: AS ATIVIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade: UNIJUI Universidade: UNIJUI Curso: DIREITO Curso: DIREITO Titulo: AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS. Titulo: AS ATIVIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade: UNIJUI Universidade: UNIJUI Curso: DIREITO Curso: DIREITO Titulo: AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS. Titulo: AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS. Nome: RAFAELA MAROSO Nome: RAFAELA MAROSO Professor: DEJALMA CREMONESE Professor: DEJALMA CREMONESE Data: 23/04/2007. Data: 23/04/2007.

2 AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS

3 Cerca de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, a maioria na África e na Ásia. Cerca de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, a maioria na África e na Ásia. O problema da fome continuará existindo enquanto a tecnologia, o capital e as elevadas produções de alimentos estiverem concentrados em países ricos e bem alimentados. O problema da fome continuará existindo enquanto a tecnologia, o capital e as elevadas produções de alimentos estiverem concentrados em países ricos e bem alimentados. Muito pouco sobrará para a multidão de famintos, excluídos das técnicas, das melhores formas de cultivo e, consequentemente, do alimento que os salvará da miséria. Muito pouco sobrará para a multidão de famintos, excluídos das técnicas, das melhores formas de cultivo e, consequentemente, do alimento que os salvará da miséria.

4 ¨AGRICULTURA¨ O SETOR QUE TEM A GRANDE RESPONSABILIDADE DE FORNECER ALIMENTOS PARA A HUMANIDADE.

5 A ATIVIDADE AGRÁRIA NO MUNDO Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária passou por profundas transformações, dês da pré- história até os dias de hoje. Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária passou por profundas transformações, dês da pré- história até os dias de hoje. Do estagio da caça e da coleta, a humanidade chegou ao plantio, no final do Neolítico ( a.C) Do estagio da caça e da coleta, a humanidade chegou ao plantio, no final do Neolítico ( a.C)

6 O plantio desenvolveu inicialmente nas margens dos rios: -Nilo (Egito) -Nilo (Egito) -Ganges (Índia) -Ganges (Índia) -Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) -Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) -Yang-tse-Kiang (China) -Yang-tse-Kiang (China)

7 Desde o início a agricultura foi e ainda continua sendo praticada de maneiras diferentes, de acordo com o lugar e a época em que é desenvolvida. Desde o início a agricultura foi e ainda continua sendo praticada de maneiras diferentes, de acordo com o lugar e a época em que é desenvolvida. Com o processo e a descoberta de técnicas modernas, áreas inóspitas puderam ser aproveitadas, como, por exemplo, áreas desérticas, em Israel e na Califórnia, que apresentam excelentes resultados nesse setor. Com o processo e a descoberta de técnicas modernas, áreas inóspitas puderam ser aproveitadas, como, por exemplo, áreas desérticas, em Israel e na Califórnia, que apresentam excelentes resultados nesse setor.

8 AS GRANDES MUDANÇAS NO CAMPO ACONTECERAM COM: ACONTECERAM COM: -REVOLUÇÃO INDUSTRIAL -REVOLUÇÃO INDUSTRIAL -REVOLUÇÃO URBANA -REVOLUÇÃO URBANA QUE CAUSOU A SAIDA DA POPULAÇÃO DO CAMPO PARA A CIDADE. QUE CAUSOU A SAIDA DA POPULAÇÃO DO CAMPO PARA A CIDADE.

9 A agricultura foi inserida na economia industrial e passou a ser fornecedora de (matéria prima e alimento) e consumidora de ( maquinas, pesticidas, vacinas, rações para animais) da industria. A agricultura foi inserida na economia industrial e passou a ser fornecedora de (matéria prima e alimento) e consumidora de ( maquinas, pesticidas, vacinas, rações para animais) da industria. Como a industria não desenvolveu em todos os países do mundo, além de ter adotado processos diferentes em países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados, a agricultura também assumiu características diferentes em cada um desse países, após a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Como a industria não desenvolveu em todos os países do mundo, além de ter adotado processos diferentes em países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados, a agricultura também assumiu características diferentes em cada um desse países, após a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

10 A agropecuária diminuiu sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) e a mecanização agrícola reduziu a porcentagem do pessoal ocupado. A agropecuária diminuiu sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) e a mecanização agrícola reduziu a porcentagem do pessoal ocupado. Entretanto, a produtividade e a variedade são garantidas por técnicas modernas de cultivo e colheita. Entretanto, a produtividade e a variedade são garantidas por técnicas modernas de cultivo e colheita. Nos países subdesenvolvidos industrializados, a pseudomodernização do campo resultou em um êxodo rural que engrossou as estatísticas de desempregados e miseráveis nas cidades. Países que vivem basicamente da agricultura tentam evitar a fome e manter um modo de vida ligado ao campo. Nos países subdesenvolvidos industrializados, a pseudomodernização do campo resultou em um êxodo rural que engrossou as estatísticas de desempregados e miseráveis nas cidades. Países que vivem basicamente da agricultura tentam evitar a fome e manter um modo de vida ligado ao campo.

11 PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS DO MUNDO E OS MAIORES PRODUTORES

12 TRIGO- MAIORES PRODUTORES PAÍSES PRODUÇÃO POR TONELADA CHINA112 EUA69 ÍNDIA66

13 ARROZ- MAIORES PRODUORES ARROZ- MAIORES PRODUORES PAÍSES PRODUÇÃO POR TONELADAS CHINA ÍNDIA INDONÉSIA50,6

14 SOJA- MAIORES PRODUTORES SOJA- MAIORES PRODUTORES PAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS EUA74,1 BRASIL26,2 CHINA18,3

15 LARANJA- MAIORES PRODUTORES PAÍSES PRODUÇÃO POR TONELADAS BRASIL EUA MÉXICO4.005

16 CAFÉ- MAIORES PRODUTORES CAFÉ- MAIORES PRODUTORES PAÍSES MILÕES DE SACAS BRASIL28,6 COLÔMBIA12,1 INDONÉSIA7,0

17 PECUÁRIA: PRINCIPAIS REBANHOS E MAIORES PRODUTORES Bovinos Bovinos Suínos SuínosOvinos Paises Milhões de cabeças ÍNDIA196 BRASIL165 CHINA108,5 Paises CHINA457,1 EUA56 BRASIL31,4 Paises CHINA133 AUSTRÁLIA123 IRÃ51,5

18 OS SISTEMAS AGRÁRIOS Os principais sistemas agrícolas mundiais são:agricultura itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna. Os principais sistemas agrícolas mundiais são:agricultura itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna. Apesar de serem muitas as formas de praticar a agricultura, todos os sistemas agrícolas têm três fatores básicos: Apesar de serem muitas as formas de praticar a agricultura, todos os sistemas agrícolas têm três fatores básicos: - O CAPITAL - O CAPITAL -A TERRA -A TERRA -O TRABALHO -O TRABALHO

19 AGRICULTURA ITINERANTE A agricultura itinerante,praticada com técnicas rudimentares, provoca o esgotamento dos solos. A agricultura itinerante,praticada com técnicas rudimentares, provoca o esgotamento dos solos.

20 AGRICULTURA DE JARDINAGEM É praticada na ÁSIA, JAPÃO, INDONÉSIA e TAILÂNDIA são alguns dos países onde o arroz é cultivado em planícies inundáveis e até em áreas montanhosas onde são construídos terraços. As principais características da jardinagem são: escassez de espaço para o plantio, utilização de numerosa mão-de-obra manual, pequena propriedade agrícola, elevada produtividade,uso de adubos e irrigação. É uma área policultora, uso de adubos e irrigação.

21 AGRICULTURA MODERNA É a agricultura típica de países desenvolvidos, como EUA. É a agricultura típica de países desenvolvidos, como EUA. Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas, pequena mão - de – obra, uso intensivo de máquinas, e técnicas modernas de caráter empresaria e grandes propriedades de terra. Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas, pequena mão - de – obra, uso intensivo de máquinas, e técnicas modernas de caráter empresaria e grandes propriedades de terra.

22 PLANTATION È o sistema agrícola típico dos países subdesenvolvidos. È o sistema agrícola típico dos países subdesenvolvidos. Suas características compreendem o latifúndio(grande extensão rural), a monocultura (cultivo de um só produto) e mão de obra barata e desqualificada, com o objetivo de exploração. Suas características compreendem o latifúndio(grande extensão rural), a monocultura (cultivo de um só produto) e mão de obra barata e desqualificada, com o objetivo de exploração. A plantation ocupa áreas do Brasil, Colômbia, América continental e insular, África e Ásia. A plantation ocupa áreas do Brasil, Colômbia, América continental e insular, África e Ásia.

23 PRINCIPAIS PRODUTOS CULTIVADOS EM PLANTATION MAIORES PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR MAIORES PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR PAÍSES PRODUÇÃO (milhões de toneladas) BRASIL333,6 ÍNDIA271,0 CHINA84,4

24 MAIORES PRODUTORES DE CACAU PAÍSES PRODUÇÃO (milhões de toneladas) COSTA DO MARFIM 1,1 GANA0,4 INDONÉSIA0,3

25 A BIOTECNOLOGIA E OS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS DA AGROPECUÁRIA A agricultura e a pecuária movimentam um importante mercado controlado por conglomerados e HOLDINGS transnacionais. A agricultura e a pecuária movimentam um importante mercado controlado por conglomerados e HOLDINGS transnacionais. MAIORES PRODUTORES TRANSNACIONAIS NO RAMO DE ALIMENTOS: MAIORES PRODUTORES TRANSNACIONAIS NO RAMO DE ALIMENTOS: EMPRESASPAÍSES Unilever Países Baixos e Reino Unido NestléSuíça DanoneFrança Anderson Clayton EUA CampbellEUA

26 A agricultura de precisão permite fazer mapeamentos da área plantada, indicando onde é preciso corrigir o solo.Isso é feito por meio de sensores conectados a satélites e tratores equipados com GPS. A agricultura de precisão permite fazer mapeamentos da área plantada, indicando onde é preciso corrigir o solo.Isso é feito por meio de sensores conectados a satélites e tratores equipados com GPS. A tecnologia de informação é conduzida por um pólo de informática que produz softwares para uso de agricultores, esses métodos modernos de processamento de produtos, armazenamentos e distribuições de produtos que são essenciais para o agrobusiness. A tecnologia de informação é conduzida por um pólo de informática que produz softwares para uso de agricultores, esses métodos modernos de processamento de produtos, armazenamentos e distribuições de produtos que são essenciais para o agrobusiness. É a biotecnologia, responsável pelos organismos geneticamente modificados que são feitos nas sementes para aumento da produtividade, para torna-las mais resistentes a pragas. É a biotecnologia, responsável pelos organismos geneticamente modificados que são feitos nas sementes para aumento da produtividade, para torna-las mais resistentes a pragas. PRINCIPAIS ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS PRODUTOS Proporção da produção mundial(%) Soja resistente a herbicidas 14,5 Milho resistente a insetos 6,7 Algodão resistente a herbicidas e a insetos 2,5 Canola resistente a herbicidas 2,4 Milho resistente a herbicidas 1,7

27 AGRICULTURA ORGÂNICA São produtos cultivados tendo em vista cuidados com o meio ambiente e com a saúde São produtos cultivados tendo em vista cuidados com o meio ambiente e com a saúde

28 Bibliografia Livro: GEOGRAFIA de Lúcia Marina e Tércio. Livro: GEOGRAFIA de Lúcia Marina e Tércio.


Carregar ppt "Universidade: UNIJUI Universidade: UNIJUI Curso: DIREITO Curso: DIREITO Titulo: AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS. Titulo: AS ATIVIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google