Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSophia Coradelli Estrada Alterado mais de 8 anos atrás
1
ITINERÁRIO DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA
2
INFÂNCIA I ETAPA Inserção na comunidade 1º AnoJesus gosta de mimFesta do acolhimento 2º AnoEnsina-nos a rezarFesta do Pai- nosso 3º AnoEm ti, vivemosFesta da Eucaristia
3
INFÂNCIA II ETAPA A vida da fé 4º AnoAo encontro de JesusEntrega da bíblia 5º AnoÀ descoberta do PaiEntrega do Credo 6º AnoNa força do EspíritoFesta da Fé
4
ADOLESCÊNCIA III ETAPA Sentido cristão da vida 7º AnoProjecto maisBem-aventuranças 8º AnoSomos maisFesta da Vida
5
ADOLESCÊNCIA IV ETAPA Compromisso cristão 9º AnoO desafio de viver Celebração do compromisso 10º AnoA alegria de crerFesta do Envio
6
Adolescência 3ª etapa Jesus Cristo amigo O sentido da vida As grandes questões existenciais 4ª etapa Compromisso comunitário e eclesial Nova síntese de fé
7
3ª Etapa
8
Os destinatários
9
Crise desenvolvimental O despertar da sexualidade genital: a puberdade Construção da identidade O acesso às operações formais: espírito critico, raciocina, discute Personalização da fé: o destino A elaboração de uma síntese pessoal e coerente.
10
Objectivos Sentido cristão da vida
11
Os objectivos A procura adolescente do sentido da vida 1º momento: interrogações típicas dos adolescentes 2º momento: questões existenciais mais profundas equacionadas numa perspectiva cristã.
12
A questão do sentido da vida PARA QUE VIVEMOS? O QUE É A FELICIDADE? QUEM SOU EU? PORQUÊ A DOR E A MORTE?QUALQUER TIPO DE VIDA SERÁ BOM?
13
A questão do sentido da vida Sentido É, em primeiro lugar, significado, e assim costumamos perguntar que sentido tem tal texto ou tal palavra. Desejamos conhecer o significado dos acontecimentos da vida. Porquê ? Para quê? Do que acontece e do que nos acontece, revoltando-nos contra o absurdo e o sem sentido.
14
A questão do sentido da vida Sentido É, em segundo lugar, direcção, quando perguntamos qual o sentido de uma marcha. É a pergunta «para onde». À vida aplicamos esta acepção, pois desejamos saber qual será o nosso fim, para onde caminhamos, não só nesta vida, mas num possível além. Sentido: significado, valor, orientação e finalidade. Compreendemos, assim, em que consiste a interrogação sobre o sentido da vida.
15
A questão do sentido da vida As pessoas Negação do sentido Afirmação do sentido religião Ciências ocultas humanismo Consumismo; suicídio
16
A questão do sentido da vida Está ligada à felicidade das pessoas. Ser feliz consiste em viver uma vida com sentido. Todas as decisões e opções, que vamos tomando, vão construindo o que somos. A nossa felicidade depende das nossas escolhas e opções. Dia-a-dia construímos o sentido da nossa vida.
17
Os objectivos
18
4ª Etapa
19
Os destinatários
20
Desenvolvimento emocional Estruturação da personalidade Aprendem a pensar por si mesmos Buscam a imagem de si mesmo Desejam novas experiências, testar limites Correr riscos Buscam situações excêntricas Valores e conceitos As amizades
21
Desenvolvimento da afectividade e sexualidade Aceitam progressivamente a própria sexualidade Prezam a privacidade
22
Desenvolvimento intelectual Interesses mais amplos Compreendem a relação entre símbolos e conceitos Testam hipóteses Analisam e debatem assuntos Interesses artísticos
23
Desenvolvimento vocacional As preocupações sociais A vontade de se comprometer
24
Objectivos COMPROMISSO CRISTÃO
25
OBJECTIVOS Capacitar os adolescentes para dar as razões da sua fé perante os problemas de hoje
26
Objectivos 9º ano A fé que se vive 10º ano A fé que se professa Celebra e reza
27
ABERTURA FOTOGRAFIA
28
ABERTURA NÚMERO DA CATEQUESE
29
ABERTURA TÍTULO DA CATEQUESE
30
EXPERIÊNCIA HUMANA Texto introdutório para ajudar a “ler” a realidade
31
EXPERIÊNCIA HUMANA Texto de uma das duas alternativas propostas no guia (Parábola, canções, etc).
32
EXPERIÊNCIA HUMANA Oração para terminar o 1º Encontro Não confundir …
33
PALAVRA Texto Bíblico (citação inteira ou extractos – da nova Bíblia dos capuchinhos)
34
PALAVRA Quadro interpretativo, grelha de análise: estratégias para ajudar a interiorizar a Palavra
35
PALAVRA Pistas e/ou síntese das ideias fundamentais propostas para a Interiorização
36
PALAVRA / EXPRESSÃO DE FÉ Conversão: proposta de um Santo ou Modelo Vivente (profeta dos nossos tempos). Trata-se de “mostrar” que é possível viver hoje a “Palavra” proposta
37
EXPRESSÃO DE FÉ Fotografia e breve biografia do Santo ou Profeta apresentado. Na biografia procura acentuar-se o aspecto que se quer relevar
38
EXPRESSÃO DE FÉ A celebração da fé proposta para a Catequese aparece explicitamente no catecismo (as indicações de como a “fazer” ou “trabalhar” aparece no Guia do catequista.
39
EXPRESSÃO DE FÉ Estratégia para o Compromisso com proposta escrita (a elaborar pelo catequizando ou simplesmente proposta)
40
EXPRESSÃO DE FÉ Texto introdutório em ordem a motivar ao Compromisso
41
EXPRESSÃO DE FÉ Síntese doutrinal (doutrina)
42
PARA CASA… Trabalhos para realizar em casa: - Como compromisso; - Como actividade; - Para avaliar e comprovar o itinerário percorrido.
43
PARA CASA…
45
OUTRAS NOVIDADES… AS FOTOS AS FOTOS: De diversas regiões de Portugal; De adolescentes com 15 anos. O nº DE PÁGINAS PARA O 2º ENCONTRO: Aprofundamos Celebramos Actuamos
46
OUTRAS NOVIDADES… AS MÚSICAS (no fim do Catecismo): Abundantes Jovens, actuais e enquadradas AS SÍNTESES DOUTRINAIS DE TODAS AS CATEQUESES
47
E S T R U T U R A I- INTRODUÇÃO II. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE III. DOCUMENTOS IV. PROPOSTAS ENTRE-CATEQUESES E OUTROS MATERIAIS
48
I- INTRODUÇÃO APROFUNDAMENTO DO TEMA 3 pontos para ajuda e reflexão do catequista: 1º ) Ajuda para a Experiência humana (VER a realidade) 2º) Ajuda para trabalhar a Palavra (JULGAR à luz da PD) 3º) Ajuda para o Compromisso (AGIR) OBJECTIVOS Constatar / Descobrir Compreender / Aprofundar Comprometer-se /Assumir / Optar / Celebrar
49
I- INTRODUÇÃO OBSERVAÇÕES PEDAGÓGICAS - Indicações de carácter psico-pedagógico: relação psicologia – pedagogia - Clarificação pedagógica dos objectivos - Contributos para bom desempenho das estratégias e dinâmicas MATERIAIS - Cópias dos Documentos - Imagens / fotos - Dísticos - etc. MÚSICAS - Habitualmente duas
50
I. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE 1º Encontro I. EXPERIÊNCIA HUMANA 1ª Alternativa (Grande Grupo) 1. Evocar / Provocar 2. Alargar 2ª alternativa (Pequeno Grupo) 1. Evocar / Provocar 2. Alargar 3. Aprofundar (Síntese comum às 2 alternativas) Encontro termina com a Oração (texto do) Para interiorizar e cântico
51
I. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE 2º Encontro II. PALAVRA 1. Apresentação da Palavra –Proclamada –encenada, –Jogralizada –etc. 2. Interiorização da Palavra –trabalho de grupos –grelha de análise –preenchimento de documentos –etc. 3. Conversão –com Proposta de Santo /Modelo
52
I. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE 2º Encontro III. EXPRESSÃO DE FÉ 1. Oração / celebração da fé 2. Síntese Doutrinal (do Catecismo da Igreja Católica) 3. Compromisso
53
III. DOCUMENTOS Textos Grelhas de Análise Documentos de Trabalho Testes Parábolas Suporte a algumas dinâmicas Gráficos
54
IV. PROPOSTAS ENTRE-CATEQUESES E OUTROS MATERIAIS Conjunto de sugestões alternativas às propostas; Propostas extra-encontro semanal. Algumas destas actividades podem ser sugeridas e desenvolvidas, durante a semana, entre o primeiro e o segundo encontro, em hora e local diverso. O importante é que se situem em conexão com a temática dos encontros catequéticos. Em geral estas propostas seguem o seguinte itinerário de sugestões: –FILMES –OUTRAS CANÇÕES –DIAPORAMAS –ACTIVIDADES
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.