A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ITINERÁRIO DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ITINERÁRIO DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 ITINERÁRIO DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

2 INFÂNCIA I ETAPA Inserção na comunidade 1º AnoJesus gosta de mimFesta do acolhimento 2º AnoEnsina-nos a rezarFesta do Pai- nosso 3º AnoEm ti, vivemosFesta da Eucaristia

3 INFÂNCIA II ETAPA A vida da fé 4º AnoAo encontro de JesusEntrega da bíblia 5º AnoÀ descoberta do PaiEntrega do Credo 6º AnoNa força do EspíritoFesta da Fé

4 ADOLESCÊNCIA III ETAPA Sentido cristão da vida 7º AnoProjecto maisBem-aventuranças 8º AnoSomos maisFesta da Vida

5 ADOLESCÊNCIA IV ETAPA Compromisso cristão 9º AnoO desafio de viver Celebração do compromisso 10º AnoA alegria de crerFesta do Envio

6 Adolescência 3ª etapa Jesus Cristo amigo O sentido da vida As grandes questões existenciais 4ª etapa Compromisso comunitário e eclesial Nova síntese de fé

7 3ª Etapa

8 Os destinatários

9 Crise desenvolvimental O despertar da sexualidade genital: a puberdade Construção da identidade O acesso às operações formais: espírito critico, raciocina, discute Personalização da fé: o destino A elaboração de uma síntese pessoal e coerente.

10 Objectivos Sentido cristão da vida

11 Os objectivos A procura adolescente do sentido da vida 1º momento: interrogações típicas dos adolescentes 2º momento: questões existenciais mais profundas equacionadas numa perspectiva cristã.

12 A questão do sentido da vida PARA QUE VIVEMOS? O QUE É A FELICIDADE? QUEM SOU EU? PORQUÊ A DOR E A MORTE?QUALQUER TIPO DE VIDA SERÁ BOM?

13 A questão do sentido da vida Sentido É, em primeiro lugar, significado, e assim costumamos perguntar que sentido tem tal texto ou tal palavra. Desejamos conhecer o significado dos acontecimentos da vida. Porquê ? Para quê? Do que acontece e do que nos acontece, revoltando-nos contra o absurdo e o sem sentido.

14 A questão do sentido da vida Sentido É, em segundo lugar, direcção, quando perguntamos qual o sentido de uma marcha. É a pergunta «para onde». À vida aplicamos esta acepção, pois desejamos saber qual será o nosso fim, para onde caminhamos, não só nesta vida, mas num possível além. Sentido: significado, valor, orientação e finalidade. Compreendemos, assim, em que consiste a interrogação sobre o sentido da vida.

15 A questão do sentido da vida As pessoas Negação do sentido Afirmação do sentido religião Ciências ocultas humanismo Consumismo; suicídio

16 A questão do sentido da vida Está ligada à felicidade das pessoas. Ser feliz consiste em viver uma vida com sentido. Todas as decisões e opções, que vamos tomando, vão construindo o que somos. A nossa felicidade depende das nossas escolhas e opções. Dia-a-dia construímos o sentido da nossa vida.

17 Os objectivos

18 4ª Etapa

19 Os destinatários

20 Desenvolvimento emocional Estruturação da personalidade Aprendem a pensar por si mesmos Buscam a imagem de si mesmo Desejam novas experiências, testar limites Correr riscos Buscam situações excêntricas Valores e conceitos As amizades

21 Desenvolvimento da afectividade e sexualidade Aceitam progressivamente a própria sexualidade Prezam a privacidade

22 Desenvolvimento intelectual Interesses mais amplos Compreendem a relação entre símbolos e conceitos Testam hipóteses Analisam e debatem assuntos Interesses artísticos

23 Desenvolvimento vocacional As preocupações sociais A vontade de se comprometer

24 Objectivos COMPROMISSO CRISTÃO

25 OBJECTIVOS Capacitar os adolescentes para dar as razões da sua fé perante os problemas de hoje

26 Objectivos 9º ano A fé que se vive 10º ano A fé que se professa Celebra e reza

27 ABERTURA FOTOGRAFIA

28 ABERTURA NÚMERO DA CATEQUESE

29 ABERTURA TÍTULO DA CATEQUESE

30 EXPERIÊNCIA HUMANA Texto introdutório para ajudar a “ler” a realidade

31 EXPERIÊNCIA HUMANA Texto de uma das duas alternativas propostas no guia (Parábola, canções, etc).

32 EXPERIÊNCIA HUMANA Oração para terminar o 1º Encontro Não confundir …

33 PALAVRA Texto Bíblico (citação inteira ou extractos – da nova Bíblia dos capuchinhos)

34 PALAVRA Quadro interpretativo, grelha de análise: estratégias para ajudar a interiorizar a Palavra

35 PALAVRA Pistas e/ou síntese das ideias fundamentais propostas para a Interiorização

36 PALAVRA / EXPRESSÃO DE FÉ Conversão: proposta de um Santo ou Modelo Vivente (profeta dos nossos tempos). Trata-se de “mostrar” que é possível viver hoje a “Palavra” proposta

37 EXPRESSÃO DE FÉ Fotografia e breve biografia do Santo ou Profeta apresentado. Na biografia procura acentuar-se o aspecto que se quer relevar

38 EXPRESSÃO DE FÉ A celebração da fé proposta para a Catequese aparece explicitamente no catecismo (as indicações de como a “fazer” ou “trabalhar” aparece no Guia do catequista.

39 EXPRESSÃO DE FÉ Estratégia para o Compromisso com proposta escrita (a elaborar pelo catequizando ou simplesmente proposta)

40 EXPRESSÃO DE FÉ Texto introdutório em ordem a motivar ao Compromisso

41 EXPRESSÃO DE FÉ Síntese doutrinal (doutrina)

42 PARA CASA… Trabalhos para realizar em casa: - Como compromisso; - Como actividade; - Para avaliar e comprovar o itinerário percorrido.

43 PARA CASA…

44

45 OUTRAS NOVIDADES… AS FOTOS AS FOTOS: De diversas regiões de Portugal; De adolescentes com 15 anos. O nº DE PÁGINAS PARA O 2º ENCONTRO: Aprofundamos Celebramos Actuamos

46 OUTRAS NOVIDADES… AS MÚSICAS (no fim do Catecismo): Abundantes Jovens, actuais e enquadradas AS SÍNTESES DOUTRINAIS DE TODAS AS CATEQUESES

47 E S T R U T U R A I- INTRODUÇÃO II. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE III. DOCUMENTOS IV. PROPOSTAS ENTRE-CATEQUESES E OUTROS MATERIAIS

48 I- INTRODUÇÃO APROFUNDAMENTO DO TEMA 3 pontos para ajuda e reflexão do catequista: 1º ) Ajuda para a Experiência humana (VER a realidade) 2º) Ajuda para trabalhar a Palavra (JULGAR à luz da PD) 3º) Ajuda para o Compromisso (AGIR) OBJECTIVOS Constatar / Descobrir Compreender / Aprofundar Comprometer-se /Assumir / Optar / Celebrar

49 I- INTRODUÇÃO OBSERVAÇÕES PEDAGÓGICAS - Indicações de carácter psico-pedagógico: relação psicologia – pedagogia - Clarificação pedagógica dos objectivos - Contributos para bom desempenho das estratégias e dinâmicas MATERIAIS - Cópias dos Documentos - Imagens / fotos - Dísticos - etc. MÚSICAS - Habitualmente duas

50 I. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE 1º Encontro I. EXPERIÊNCIA HUMANA 1ª Alternativa (Grande Grupo) 1. Evocar / Provocar 2. Alargar 2ª alternativa (Pequeno Grupo) 1. Evocar / Provocar 2. Alargar 3. Aprofundar (Síntese comum às 2 alternativas) Encontro termina com a Oração (texto do) Para interiorizar e cântico

51 I. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE 2º Encontro II. PALAVRA 1. Apresentação da Palavra –Proclamada –encenada, –Jogralizada –etc. 2. Interiorização da Palavra –trabalho de grupos –grelha de análise –preenchimento de documentos –etc. 3. Conversão –com Proposta de Santo /Modelo

52 I. DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE 2º Encontro III. EXPRESSÃO DE FÉ 1. Oração / celebração da fé 2. Síntese Doutrinal (do Catecismo da Igreja Católica) 3. Compromisso

53 III. DOCUMENTOS Textos Grelhas de Análise Documentos de Trabalho Testes Parábolas Suporte a algumas dinâmicas Gráficos

54 IV. PROPOSTAS ENTRE-CATEQUESES E OUTROS MATERIAIS Conjunto de sugestões alternativas às propostas; Propostas extra-encontro semanal. Algumas destas actividades podem ser sugeridas e desenvolvidas, durante a semana, entre o primeiro e o segundo encontro, em hora e local diverso. O importante é que se situem em conexão com a temática dos encontros catequéticos. Em geral estas propostas seguem o seguinte itinerário de sugestões: –FILMES –OUTRAS CANÇÕES –DIAPORAMAS –ACTIVIDADES


Carregar ppt "ITINERÁRIO DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google