A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livro: Capítulo 6.  Entre os séculos VI e XIII, africanos, asiáticos e europeus criaram diversas rotas comerciais interligando os três continentes. 

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livro: Capítulo 6.  Entre os séculos VI e XIII, africanos, asiáticos e europeus criaram diversas rotas comerciais interligando os três continentes. "— Transcrição da apresentação:

1 Livro: Capítulo 6

2  Entre os séculos VI e XIII, africanos, asiáticos e europeus criaram diversas rotas comerciais interligando os três continentes.  As rotas comerciais que interligavam cidades da África, Ásia e Europa foram ampliadas a partir do século XIV.  Essa ampliação aconteceu graças as transformações vividas pelos europeus nos séculos XIV e XV.

3  Foram realizadas obras de desvio do curso de rios e riachos para permitir o aproveitamento da energia da água para movimentar moinhos de cereais.

4

5  Construíram barragens para aproveitar melhor essas águas.  Passaram a utilizar áreas até então não exploradas. Eles desmataram florestas inteiras, drenaram pântanos e irrigaram terras áridas.  As técnicas de cultivo foram aperfeiçoadas com a utilização de ferramentas de metal e equipamentos como a charrua (um grande arado de ferro).

6

7  O aumento da oferta de alimentos possibilitou a diminuição da taxa de mortalidade e o aumento populacional.  Entre os anos 1100 e 1300, a população da Europa ocidental praticamente dobrou.  A produção de excedentes ampliou as atividades comerciais, estimulou a autonomia das cidades e aumentou a circulação de moedas.

8  Maior produção de alimentos (diversidade)  Estimulou o comércio nas vilas e cidades  As cidades acabavam atraindo mais gente.  O comércio foi estimulado, também, pela ampliação da produção artesanal.  As cruzadas permitiram a recuperação do controle do Mar Mediterrâneo pelos europeus, retomando o contato comercial com o Oriente.

9  Artesãos:  - Existiam pequenos artesãos os quais tinham uma oficina doméstica e trabalhavam com o auxílio da esposa e dos filhos. Sua produção era pequena e comercializava na própria cidade.  - Os proprietários de grandes oficinas e casas comerciais integravam a camada social dos chamados burgueses. (Burgos = Cidades)

10  Havia também trabalhadores que não tinham condições de montar as próprias oficinas e, por isso, se empregavam nas oficinas maiores e nas casas comerciais. Como recebiam pagamento por jornada de trabalho, eram chamados jornaleiros.  - Corporações de ofício: eram associações que reuniam trabalhadores de um mesmo ramo de atividade. O objetivo dessas associações era proteger os profissionais, limitar a concorrência e auxiliar a família do trabalhador em caso de morte.

11  Alguns burgueses acumulavam privilégios e fortunas.  Havia ainda burgueses que trocavam moedas de diferentes locais, emprestavam dinheiro a juros (usura) e, ainda, financiavam a abertura de novos negócios.  Eles eram chamados cambistas ou banqueiros. Sua atividade era criticada pela Igreja Católica, que condenava a cobrança de juros.

12  Por volta de 1300 a grande maioria da população vivia no campo, mas as cidades começam a ganhar importância.  Os habitantes das cidades medievais eram obrigados a pagar aos senhores feudais taxas e tributos. Entretanto, alguns conseguiam a isenção de impostos por meio de um documento chamado de carta de franquia.

13  ausência do sistema de saneamento básico, moradias precárias, péssimas condições de higiene, acúmulo de lixos nas ruas, concentração populacional, resultou na rápida proliferação de doenças: peste negra (bubônica), tuberculose, lepra e etc. http://www.sohistoria.com.br/ ef2/medievaleconomia/

14  Podemos destacar quatro fatores fundamentais para a crise do feudalismo:  1. Fome – Entre os anos de 1315 e 1317, chuvas intensas devastaram os campos e prejudicaram as colheitas. A falta de alimento provocou a morte de muitas pessoas e os camponeses foram os mais atingidos pela fome, principalmente pela escassez e pelo elevado preço dos alimentos.

15  Cidades: os jornaleiros realizaram várias rebeliões reivindicando melhores condições de trabalho e o aumento na remuneração.  Campo: muitos nobres passaram a pressionar os servos para conseguir mais horas de trabalho gratuito. Com isso, pretendiam aumentar a produção e vender os excedentes. Ao se revoltarem, os camponeses atacavam propriedades de nobres e de membros do alto clero

16  Originária da Ásia (Oriente), a doença chegou à Europa a partir de 1348, por meio de ratos contaminados que se alojavam nos porões dos navios dos grandes comerciantes. A doença chegou a matar um terço da população europeia.

17

18  Conflito travado entre França e Inglaterra. As duas monarquias disputavam o importante centro comercial de Flandres.  Além disso, a Inglaterra reivindicava o domínio do trono francês.  Essa guerra alternou períodos de combate e trégua e após 116 anos de luta, a França saiu vitoriosa.

19  Ao longo dos séculos XIV e XV, as mudanças nas cidades contribuíram para aprofundar a crise na organização econômica, social e política que caracterizava o feudalismo.  A população urbana cresceu, os burgueses se fortaleceram, o trabalho dos artesãos ganhou espaço e a quantidade de jornaleiros aumentou.  A descentralização política tendeu a ser substituída pela centralização. (Monarquia)

20  declínio do poder dos senhores feudais;  fortalecimento de monarquias;  e expansão do poder político da burguesia.


Carregar ppt "Livro: Capítulo 6.  Entre os séculos VI e XIII, africanos, asiáticos e europeus criaram diversas rotas comerciais interligando os três continentes. "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google