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Encontro Regional do Censo Escolar da Educação Básica 2011 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Diretoria de Informações Educacionais.

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2 Encontro Regional do Censo Escolar da Educação Básica 2011 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Diretoria de Informações Educacionais

3 DEFINIÇÃO DO CENSO ESCOLAR O Censo Escolar é uma pesquisa que tem por objetivo fazer amplo levantamento sobre as escolas da Educação Básica no país. Maria José

4 AS INFORMAÇÕES COLETADAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM 4 GRANDES DIMENSÕES Maria José 1-ESCOLA 2-TURMAS 3-DOCENTES 4- ALUNOS

5 QUEM FAZ O CENSO ESCOLAR? Maria José O Censo Escolar é realizado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, em estreita articulação com as Secretarias Estaduais de Educação e colaboração das Secretarias de Educação dos Municípios e das Escolas de Educação Básica de todo o país.

6 COMO É FEITO? Maria José Os dados são coletados por meio de um sistema de acesso via internet denominado EDUCACENSO e ficam armazenados em um computador central nas dependências do Inep em Brasília. Os sistemas de ensino (estaduais ou municipais) que já possuem sistemas próprios de coleta podem migrar os dados para o banco de dados do Inep.

7 QUANDO É COLETADO? Maria José O Censo Escolar é realizado anualmente. Começa na última quarta-feira do mês de maio e termina em março do ano seguinte.

8 PARA QUE SERVE? Maria José O Censo Escolar é um levantamento de dados e informações relativas à Educação Básica que objetiva subsidiar a elaboração de análises, diagnósticos e planejamento do sistema educacional do país. Com essas informações o MEC gerencia programas como FUNDEB, Alimentação Escolar, Distribuição de Livros Didáticos, Dinheiro Direto na Escola, Brasil Alfabetizado, Mais Educação, PDE, entre outros.

9 DATA BASE Maria José Última quarta-feira do mês de maio (em 2011, dia 25 de maio)

10 EM 2012 será calculado o IDEB. Maria José IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Foi criado em 2007 pelo Inep e tem como objetivo ser um indicador estatístico para a melhoria da qualidade da Educação Básica. O Censo Escolar faz parte do cálculo do IDEB.

11 É MUITO IMPORTANTE COMEÇAR BEM UM TRABALHO PARA TERMINAR MELHOR AINDA. Maria José

12 2011 Formulários Educacenso Novidades 2011 Marta

13 CADASTRO DE ESCOLA

14  CNPJ da Unidade Executora Alteração: Campo excluído. Motivo: O PDDE não estava utilizando mais a informação desse campo. Marta

15  Mantenedora da escola privada (campo 22) Alteração: Obrigatoriedade do campo - o campo deixou de ser Aviso e tornou-se um Erro, quando não preenchido. Motivo: Essa informação é obrigatória para a criação de escola privada. Marta

16  CNPJ da mantenedora principal da escola privada (campo 23) Alteração: Campo incluído Motivo: Necessidade de saber a razão social das escolas privadas para a celebração de convênios. Validação : Erro impeditivo quando não informada a mantenedora da escola. Marta

17  Autenticação (campos 26 e 27) Alteração: Na disposição dos campos de CPF e nome do diretor/responsável. Motivo: Como os dados de diretor foram incluídos na tabela de usuários, ao informar o CPF do diretor/responsável os demais dados serão carregados, caso o diretor já tenha cadastro. Marta

18  Forma de ocupação do prédio (campo 30a) Alteração: Inclusão do campo Motivo: Solicitação feita pelos estados no Encontro Nacional do Censo Escolar 2010. Validação: Erro. Campo aberto para edição se informado prédio escolar no local de funcionamento da escola. Marta

19  Dependências existentes na escola (campo 37) Alteração: Opção “Quadra de esportes” excluída. Incluídas as opções “Quadra de esportes coberta” e “Quadra de esportes descoberta”. Motivo: atender a uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) - Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares. Marta

20  Total de funcionários da escola(campo 42) Alteração: O número de tradutores intérpretes de Libras deverá ser considerado no total de funcionários. Motivo: a Seesp/MEC solicitou que o Censo coletasse as informações desses profissionais. Marta

21  Modalidade (campo 46) Alteração: A opção “Educação Especial” foi substituída por “Educação Especial – modalidade substitutiva”. Motivo: a Seesp/MEC solicitou a alteração na nomenclatura da modalidade. Marta

22 Maria José Definições - Atendimento Educacional Especializado – AEE Diz-se por Atendimento Educacional Especializado o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular. Esse atendimento deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas

23 Definições - Atividade Complementar Atividade complementar é aquela de livre escolha da escola, que se enquadra como complementar ao currículo obrigatório, tal como: atividade recreativa, artesanal, artística, de esporte, lazer, cultural, de acompanhamento e reforço escolar, aula de informática, língua estrangeira, educação para a cidadania e direitos humanos, entre outras. Maria José

24 Como saber se a atividade que acontece na escola é, de fato, complementar? - É um processo educativo - apresenta sistematicidade; - É de responsabilidade da escola – de sua iniciativa ou em parceria com ela; - Acontece no contra-turno da escolarização; - Dialoga, de alguma forma, com o projeto político pedagógico da escola e com o currículo escolar; - Contribui para a formação integral dos alunos - desenvolve potencialidades dos educandos. Maria José

25 Marta CADASTRO DE TURMA

26  Atividades do Atendimento Educacional Especializado – AEE Alteração: Alteração na nomenclatura do campo de: “Tipo de Atendimento Educacional Especializado” para “Atividades do Atendimento Educacional Especializado”. Além da alteração na nomenclatura do campo, os tipos de AEE também tiveram a denominação alterada. O tipo de AEE “Atividade da vida autônoma” foi excluído e foi incluída a atividade “Estratégias para autonomia no ambiente escolar”. Motivo: a Seesp/MEC solicitou ajustes nos nomes das atividades. Marta

27  Modalidade Alteração: A opção “Educação Especial” foi substituída por “Educação Especial – modalidade substitutiva”. Motivo: a Seesp/MEC solicitou a alteração na nomenclatura da modalidade. Marta

28  Etapas da Educação de Jovens e Adultos Alteração: Alteração na nomenclatura das etapas “EJA 1ª a 4ª série”, “EJA 5ª a 8ª série” e “EJA 1ª a 8ª série” por, respectivamente, “EJA anos iniciais”, “EJA anos finais” e “EJA anos iniciais e anos finais”. Motivo: Solicitação da equipe da Secad/MEC para se adequar a nomenclatura estabelecida pela Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010. Alteração embasada pela Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010 que Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Marta

29  Disciplinas Alteração: A disciplina “Disciplinas voltadas ao atendimento de necessidades especiais (Disciplinas pedagógicas)” passa a ser denominada “Disciplinas voltadas ao atendimento às necessidades educacionais específicas dos alunos que são público alvo da educação especial e às práticas educacionais inclusivas”. Motivo: Solicitação da equipe da Seesp/MEC. Validação: Campo aberto apenas para modalidade “Educação Especial – Modalidade Substitutiva” e etapa Ensino Médio – Normal/Magistério.

30 CADASTRO DE DOCENTE Karla

31  Escolaridade (Campo 21) Alteração: A opção “Superior completo” foi substituída pela opção “Superior”. Foi incluído o campo Situaçao do curso, com as opções “Completo” e “Em andamento”. Motivo: Solicitação da Seb/MEC para aperfeiçoar a política de formação de professores promovida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Validação: Erro impeditivo, se informada a escolaridade “Superior” sem a situação do curso superior. Caso informado curso superior em andamento em IES extinta, também será erro impeditivo. Karla

32  Escolaridade (Campo 21) Alteração: Exclusão do campo “Licenciatura”. Motivo: Na tabela de cursos de formação superior enviada pela Sesu/MEC, já consta a informação do grau (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo). Karla

33  Escolaridade (Campo 21) Alteração: Inclusão do campo “Formação/complementação pedagógica”. Motivo: Solicitação da Seb/MEC para aperfeiçoar a política de formação de professores promovida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Validação: Aviso, se informado um curso superior bacharelado ou tecnólogo. Karla

34  Escolaridade (Campo 21) Alteração: Inclusão do campo “Ano de inicio” do curso superior. Motivo: Solicitação da Seb/MEC para aperfeiçoar a política de formação de professores promovida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Validação: Erro, se informado curso superior em andamento e não informado Ano de início. Karla

35  Outros cursos (Campo 23) Alteração: Inclusão das opções: Específico para os anos iniciais do Ensino Fundamental; Específico para os anos finais do Ensino Fundamental; Específico para o Ensino Médio; Específico para a Educação de Jovens e Adultos. Desmembramento da opção “Intercultural/Diversidade/Outros” em: “Intercultural/Diversidade” “Outros” Motivo: Solicitação da Seb/MEC com o intuito de obter informações mais precisas e, assim, aperfeiçoar a política de formação de professores promovida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

36 Karla  Função que exerce na escola (Campo 24) Alteração: Inclusão da opção “Tradutor Intérprete de Libras” Motivo: Solicitação da Seesp/MEC. Validação: Poderá ser vinculado em qualquer turma (escolarização, AEE e atividade complementar), porém na turma não poderá estar sozinho (sem docente) e deverá ter aluno com surdez vinculado à turma.

37 Karla  Situação funcional/regime de contratação (Campo 25) Alteração: Inclusão desse novo campo. Motivo: Solicitação da Seb/MEC para aperfeiçoar a política de formação de professores promovida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Validação: Aviso. Informação preenchida somente para docentes em escolas públicas. Será permitida apenas uma informação por escola.

38 CADASTRO DO ALUNO Karla

39  Tipo de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação (campo 12a) Alteração: Três alterações de nomenclatura: Deficiência mental por Deficiência intelectual Autismo clássico por Autismo infantil Transtorno desintegrativo da infância (Psicose infantil) por Transtorno desintegrativo da infância Motivo: Solicitação da equipe da Seesp/MEC. Karla

40  Certidão Civil (campo 14) Alteração: Inclusão de novos campos para a coleta da certidão civil no modelo novo e modelo antigo. Os campos 14a a 14h são restritos para a coleta dos dados no modelo antigo e o campo 14i é destinado somente para o modelo novo. Motivo: Adequar a coleta para o novo modelo de Certidão de Nascimento criado pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

41 Karla  Certidão Civil (campo 14) Alteração: Inclusão do campo de informação do modelo de certidão civil com as opções “Modelo antigo”e “Modelo Novo”. Motivo: Esse campo fez-se necessário para diferenciar a coleta dos dados da certidão civil nova e antiga. Validação: o campo pode ficar em branco, porém, se escolhida uma das opções, os demais campos devem ser informados.

42 Karla  Tipo de Certidão Civil (campo 14a) Alteração: Esse campo, com a denominação de “Certidão Civil” em 2010, passa a ser “Tipo de certidão civil “ e continua com as opções “Casamento”e “Nascimento”. Motivo: Adequar o nome do campo.

43 Karla  Município do cartório (campo 14g) Alteração: Inclusão do campo Município do Cartório. Motivo: O campo foi incluído para servir de filtro, juntamente com o campo UF do cartório, na seleção do Cartório. Validação: Aviso se for informado o tipo de certidão civil.

44 Karla  Nome do cartório (campo 14h) Alteração: Deixa de ser um campo aberto e passa a ser uma lista de valores do CNJ. Motivo: A partir de 2011, será utilizada a lista de cartórios da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Com essa adequação será padronizada a coleta desse campo.

45 Karla  Numero da matrícula (Registro Civil – Certidão Nova) – (Campo 14i) Alteração: Inclusão do campo Motivo: Campo de coleta do número de registro do novo modelo de certidão civil, obrigatório desde 1º de janeiro de 2010. Validação: Erro impeditivo, se escolhida a opcão “Modelo novo” e o número não estiver informado ou, se informado, em desacordo com a regra de validação.

46 Karla  Não será permitido vincular o mesmo aluno em horários coincidentes. Alteração: Não será permitido vincular alunos em horários coincidentes. Validação: Será erro impeditivo. Quando o usuário tentar vincular aluno em horários coincidentes, será apresentada mensagem informando que já existe um aluno vinculado no mesmo horário (salvo situações permissíveis). Essas regras foram feitas de acordo com as justificativas dos estados em 2010.

47 Sistema Educacenso Carlos Termo de Compromisso - Ao abrir uma escola - Por usuário

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49 Melhorias na navegação do Sistema Educacenso Carlos Ordenada a navegação entre os campos (tecla TAB). Melhoria no componente de validação dos campos, permitindo editar e colar informações mais facilmente.

50 Fechamento do Censo Escolar Carlos Criação de links na tela de fechamento para que o usuário seja direcionado para a tela onde o erro está ocorrendo (entrega prevista para início de junho).

51 Alteração: Emissão de novo recibo, quando a alteração for realizada no Inep. Motivo: Garantir a credibilidade do Censo Escolar. Validação: Serão mantidos os dados do recibo anterior e os dados alterados. Recibo de fechamento Carlos Novas mensagens no recibo de fechamento.

52 Alteração: Inclusão do Termo de Compromisso Motivo: Dar ciência ao informante sobre a responsabilidade pelas informações declaradas ao Censo Escolar. Recibo de fechamento Carlos

53 Alteração: Criação de um perfil de acesso destinado à Setec/MEC: Perfil Setec/MEC. Motivo: Identificar as escolas federais que pertencem à Setec, no Censo Escolar. Nesse caso a Setec será responsável pelo gerenciamento das informações das escolas federais, bem como o cadastramento de escolas novas no Censo Escolar. Perfil de acesso Carlos

54 Alteração no endereço de acesso ao Sistema Educacenso Sítio Oficial: de: http://www.educacenso.inep.gov.brhttp://www.educacenso.inep.gov.br para http://educacenso.inep.gov.brhttp://educacenso.inep.gov.br Carlos

55 CARGA INICIAL 2011 Carlos

56 Carga Inicial A carga inicial se refere aos campos presentes nos cadastros de escola, turma, aluno e docente do sistema Educacenso 2011 que serão carregados automaticamente com os dados informados em coletas anteriores; Com as mudanças que ocorreram no Educacenso 2011, houve a necessidade alterar a carga inicial de alguns campos.

57 Quadra de esportes Com a subdivisão da quadra de esporte em coberta e descoberta, as informações dos anos anteriores relacionados a quadra de esporte não poderão ser carregadas;

58 Tabela do Curso Superior A Tabela de Curso Superior é de responsabilidade da Secretaria de Ensino Superior (Sesu -MEC) do MEC. Em 2007: tabela simplificada com 32 áreas de formação do docente. Em 2008: tabela da OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico ) com 1.224 cursos. Inicia também a coleta da área do curso. Em 2009: a tabela foi simplificada para a coleta do Censo, resultando em 124 cursos. 2010 para 2011 - procedimento de “De/Para” dos cursos. Carlos

59 Tipo de certidão civil Com a implementação do campo do Tipo de certidão civil, todas as informações de Certidão Civil presentes no banco de dados serão caracterizadas como modelo antigo. Carlos Tabela de Cartórios Em 2010 – Inexistência de tabela na coleta da certidão civil dos alunos (modelo antigo). O campo era de preenchimento aberto. Em 2011 - Tabela do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Não foi possível realizar procedimento de “De/Para”.

60 Remanejamento de alunos Os alunos que foram admitidos após na Situação do Aluno 2010 em turmas novas serão apresentados por modalidade/ etapa e em ordem alfabética. Os alunos que foram admitidos em turmas cadastradas serão apresentados na listagem da turma ao qual foi admitido;

61 Curso Superior Docente Quando a escolaridade do docente em 2010 for “Superior completo” será carregada a opção “Superior” no campo escolaridade e “Concluído” no campo Situação do curso superior (Campo novo). A informação do código do curso superior do docente será carregada de acordo a tabela De/Para. Carlos

62 Campos que não são carregados –Escola Ano Letivo Autenticação da escola Dados Educacionais da escola CNPJ da mantenedora principal da escola (campo novo) –Turmas As informações serão carregadas somente se a turma for remanejada

63 Campos que não são carregados –Aluno Município do Cartório (campo novo) Cartório Dados do vínculo * Caso o aluno seja remanejado as informações Transporte Escolar Público e Poder Público Responsável pelo Transporte serão carregadas e o campo “Recebe escolarização em outro local” será carregado como default “Não recebe”. Carlos

64 Docente Todos os campos serão carregados * Observar os campos que sofrerão De/Para (Curso Superior e Nacionalidade) e Outros Cursos (Intercultural/Diversidade/Outros) Carlos

65 SISTEMA CADASTRO - SEE Maria José

66 Encontro Regional do Censo Escolar da Educação Básica 2011 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Diretoria de Informações Educacionais

67 Minuta de proposta de alterações da Portaria nº 201, de 06 de julho de 2010, com base no módulo de confirmação de matrícula.Minuta de proposta de alterações da Portaria nº 201, de 06 de julho de 2010, com base no módulo de confirmação de matrícula. Maria José

68 Fechamento do Censo Escolar Art. 3º Serão considerados para publicação final somente os dados inseridos em estabelecimentos de ensino público e privado que tenham alcançado os requisitos solicitados pelo sistema Educacenso para o fechamento do Censo Escolar. Maria José

69 Relatórios Gerenciais Art. 4º A duplicidade de vínculos será identificada em relatórios gerenciais disponibilizados no sistema Educacenso. Parágrafo único. As incorreções constatadas nos relatórios gerenciais disponibilizados pelo Inep durante todo o período do Censo Escolar deverão ser corrigidas durante o prazo de coleta e retificação do Censo Escolar, sem prorrogações com essa finalidade. Maria José

70 Módulo de confirmação de matrícula Art. 5º Caput Os alunos declarados ao Censo Escolar com mais de um vínculo de escolarização deverão ter a duplicidade de vínculo corrigida diretamente no sistema Educacenso, conforme os procedimentos descritos no anexo desta Portaria.

71 Módulo de confirmação de matrícula Art. 5º No parágrafo 1º, o responsável pela informação deverá ter como referência documentos escolares dos registros dos alunos de modo a manter apenas o vínculo comprovado, o que implica permanência dessa matrícula no banco de dados do sistema Educacenso. Maria José

72 Módulo de confirmação de matrícula Art. 5º No parágrafo 2º, está previsto, ainda, a obrigatoriedade da análise da documentação comprobatória para que se proceda à confirmação da matrícula correta. Maria José

73 Módulo de confirmação de matrícula Art. 5º No parágrafo 3º, para a confirmação da matrícula correta, o responsável pela informação deverá ter como referência qualquer um dos seguintes documentos: Maria José

74 Módulo de confirmação de matrícula Art. 5º No parágrafo 3º, para a confirmação da matrícula correta, o responsável pela informação deverá ter como referência qualquer um dos seguintes documentos: Maria José

75 Módulo de confirmação de matrícula ficha de matrícula do aluno devidamente preenchida e assinada pelo seu responsável; diário de classe; livro de frequência; histórico escolar; Documento emitido por sistema próprio que informe a frequência escolar do mês de referência do Censo Escolar. Maria José

76 Casos não corrigidos Art. 6º Nos casos em que houver omissão da confirmação da matrícula correta ou desconsideração da matrícula informada indevidamente, conforme os procedimentos descritos no Anexo, desta Portaria, assim como omissão da correção dos erros indicados pelo sistema Educacenso, as informações serão desconsideradas para a estatística oficial e, consequentemente, para o repasse de recursos pela União. Maria José

77 Considerações finais Art. 7º Os casos omissos nesta Portaria serão analisados e decididos pelo Inep. Art. 8º Revogar a Portaria nº 201, de 06 de julho de 2010 e quaisquer outras disposições em contrário. Art. 9º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Maria José

78 Encontro Regional do Censo Escolar da Educação Básica 2011 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Diretoria de Informações Educacionais

79 INOVAÇÃO DE DUPLO VÍNCULO Carlos Nova funcionalidade de comprovação de matrículas.

80 RELATÓRIOS GERENCIAIS Karla

81 1- Relatório da situação das Escolas e Números de Matriculas 2- Relação de Escolas em atividades que não iniciaram o Censo Escolar 3- Relação de alunos vinculados somente em turma de atividade complementar 4-Relação de alunos vinculados exclusivamente em turmas de atendimento educacional especializado – AEE 5- Relação de alunos com mais de um vínculo de escolarização 6- Relação de alunos vinculados em diferentes escolas do mesmo município e dependência administrativa em horários que não se coincidem. 7- Relação de alunos vinculados em diferentes escolas do mesmo município e diferentes dependências administrativas em horários coincidentes. Karla

82 8- Relação de alunos vinculados em diferentes escolas do mesmo município e diferentes dependências administrativas em horários que não se coincidem. 9- Relação de alunos vinculados em escolas de municípios diferentes do mesmo estado em horários coincidentes. 10- Relação de alunos vinculados em escolas de municípios diferentes do mesmo estado em horários que não se coincidem. 11- Relação de alunos vinculados em escolas de diferentes estados em horários coincidentes. 12- Relação de alunos vinculados em escolas de diferentes estados em horários que não se coincidem. 13- Relação de alunos vinculados em Escolarização e Atividade Complementar em horários coincidentes (mesma escola). Karla

83 14- Relação de alunos vinculados na Escolarização de Atividades Complementar em horário coincidente (escola diferente no mesmo estado). 15- Relação de alunos vinculados na Escolarização e Atendimento Educacional Especializado (AEE) em horários coincidentes (mesma escola). 16- Relação de alunos vinculados na Escolarização Educacional Especializado (AEE) em horários coincidentes (escolas diferentes no mesmo estado). 17- Relação de alunos vinculados na Educação Profissional Concomitante e não possuem vínculos no Ensino Médio. 18- Relação de alunos vinculados na Educação Profissional Subsequente e possuem vínculos em outra etapa de ensino. 19- Relação de alunos vinculados na Educação Infantil (modalidade regular) com idade incompatível. Karla

84 20- Relação de alunos vinculados no Ensino Fundamental – diurno (modalidade regular) com idade incompatível. 21- Relação de alunos vinculados no Ensino Fundamental – noturno (modalidade regular) com idade incompatível. 22- Relação de alunos no Ensino Médio (modalidade regular) com idade incompatível. 23- Relação de alunos vinculados na Educação de Jovens e Adultos com idade incompatível. 24- Relação de alunos vinculados na Educação Infantil (modalidade especial) com idade incompatível. 25- Relação de alunos vinculados no Ensino Fundamental – diurno e noturno (modalidade especial) com idade incompatível. Karla

85 26- Relação de alunos vinculados no Ensino Médio (modalidade especial) com idade incompatível. 27- Relação de alunos com mais de três deficiências, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades superdotação. 28-Relação de alunos vinculados em diferentes escolas do mesmo município e dependência administrativa em horários coincidentes. Karla

86 VERIFICAS Marta

87 Escola MG-E01- Escolas com dependência 2009 diferentes 2010 MG-E02 – Escolas com municípios 2009 diferentes 2010 MG-E03- Escolas ativas 2009 que se encontram paralisadas ou extintas em 2010 MG-E05 – Escolas com esgoto água energia inexistente 2009 e existente 2010 MG-E06 – Escolas filantrópicas que não oferecem alimentação MG-E07 – Escolas novas 2010. Marta

88 MG-E08- Escolas que não iniciaram o censo escolar 2010. MG-E09- Escolas com computadores de uso dos alunos que não informaram laboratório de informática MG-E10- Escolas com dependência existentes em 2009 e sem dependências em 2010. MG-E11 – Escolas que informaram TV, DVD ou antena em 2009 e não em 2010. MG-E13- Escolas que mudaram a localização em 2010 MG-E14- Escolas Localizadas em área de assentamento 2010. MG-E15- Escolas localizadas em terras indigenas. MG-E16 – Escolas que mudaram o órgão regional em 2010. Marta

89 MG-E17- Escolas que mudaram o nome em 2010. Marta

90 MG-E18- Escolas com menos de 5 vínculos. MG-E20- Escolas com sala de recurso multi sem atendimento educação especializado AEE. MG-E21- Escolas que oferecem “Atividade Complementar” e/ou “Atendimento Educacional Especializado – AEE” e não oferecem escolarização. Marta

91 Turma MG-T02- Turmas horários menor que 3 horas ensino regular. MG-T03- Turmas horários menor que 3 horas ensino especial. MG-T04- Turmas horas início menor que 6h30m. MG-T05- Turmas sem docentes vinculados. MG-T06- Turmas com um aluno vinculado. MG-T07- Turmas de creche que não possuem docente e/ou auxiliares educação infantil. MG-T08- Turmas atividade complementar sem docentes e/ou profissional monitor atividade complementar. Marta

92 Docente MG-D01 – Docentes com escolaridade incompatível com a etapa de ensino que leciona. MG-D02 – Docentes atuando em escolas de UF diferentes. MG-D03 – Docentes vinculados em mais 5 escolas. MG-D04 – Docentes com ano nascimento menor que 1920 maior que 1994. MG-D06 – Docentes informados no país de origem “apátridas” (sem nacionalidade) ou outra nacionalidade. Marta

93 Aluno MG-A01 – Alunos que residem em Estado diferente da escola MG-A28 – Alunos de classe hospitalar sem escolarização em hospital MG-A29 – Alunos apátridas ou outra nacionalidade MG- A30 – Alunos em escolas estaduais com transporte municipal. MG-A31 – Alunos em escolas municipais com transporte estadual MG-A33 – Alunos falecidos na situação do aluno 2009 vinculados no censo escolar 2010. MG-A34 – Alunos com ano de nascimento menor 1920 ou maior 2010. Marta

94 PLANILHAS EXCEL

95 TENHAM TODOS UM ÓTIMO


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