Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsaque Neves de Abreu Alterado mais de 9 anos atrás
1
Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Instituto de Ciências da Sociedade – ICS 1
2
2
3
3
4
4 1 CFI (GRADE FECHADA) 2 ICS (GRADE FECHADA) 3456 FI 1FI 2 FORMAS DE ECONOMIA E ETNODESENVOLVIMENTO 60H ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 60H ECONOMIA ECOLÓGICA 60H ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS 60H FI 1FI 2 RELAÇÕES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE 60H PATRIMÔNIO CULTURAL 60H ARQUEOLOGIA AMAZÔNICA 60H ARQUEOLOGIA PÚBLICA E LICENCIAMENTO AMBIENTAL 60H FI 1FI 2 RELAÇÕES INTERÉTNICAS 60H SOCIEDADES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA 60H TERRITÓRIO E IDENTIDADE 60H ANÁLISE DE PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS GOVERNAMENTAIS 60H FI 1FI 2 DIREITOS HUMANOS 60H DIREITO AMBIENTAL I 60H DIREITO AMBIENTAL II 60H DIREITO FUNDIÁRIO 60H FI 1FI 2 TRABALHO E RELAÇÕES SOCIAIS 60H SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 60H PLANEJAMENTO URBANO 60H TCC 60H FI 1FI 2 OPTATIVA 60H OPTATIVAS 60H 400H 360360H Atividades Complementares: 160H
5
Antropologia 180 horas; Arqueologia 120 horas; Direito 240 horas; Economia 240 horas; Gestão Pública 180 horas; Interdisciplinar 180 horas; Optativas 240 horas; Atividades complementares 160 horas. 5
6
6
7
“...desenvolvimento que mantém o diferencial sociocultural de uma sociedade, ou seja, sua etnicidade...” (STAVENHAGEN apud AZANHA) 7
8
Objetivar a satisfação de necessidades básicas do maior número de pessoas em vez de priorizar o crescimento econômico; Dar resposta prioritária à resolução de problemas e necessidades locais; Valorizar conhecimento e tradição locais na busca de solução de problemas; Manter relação equilibrada com o meio-ambiente; Visar independência de recursos técnicos e de pessoal; Proceder ação integral de base com atividades mais participativas. 8
9
9
10
Bacharelado e Licenciatura em Etnodesenvolvimento na UFPA – Campus Altamira; Instituto de Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICS/UFOPA): Diálogo entre as diferentes áreas; 10
11
Compreender as dinâmicas de relações interétnicas na região amazônica; Analisar perspectivas de desenvolvimento local em relação aos diversos atores no contexto amazônico; Planejar empreendimentos em conformidade com a diversidade social e ambiental; 11
12
Terceiro setor; Órgãos público concernentes ao tema (cultura, meio ambiente, território); Setor privado na área de responsabilidade socioambiental; Empreendedorismo social. 12
13
13
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.