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MEDIÇÃO E TARIFAS. 2 Medição Inteligente Evolução das Tecnologias Medição Infraestrutura de Telecomunicação Gerenciamento da Medição Smart Metering Kema.

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1 MEDIÇÃO E TARIFAS

2 2 Medição Inteligente Evolução das Tecnologias Medição Infraestrutura de Telecomunicação Gerenciamento da Medição Smart Metering Kema Leonardo Energy http://www.leonardo- energy.org/

3 3 Medição individualizada: simples mudança de um modelo eletromecânico para o modelo eletrônico (maioria dos casos) Parque instalado: cerca de 5,35% (3.200.000 unidades) Já atinge 33% em algumas distribuidoras

4 4  Medição centralizada: utilização de um sistema de medição com diversas funções agregadas (combate à fraude, leitura remota, suspensão e religação à distância, pré-pagamento, etc).  Parque instalado: cerca de 0,67% (404.000 unidades)  A previsão era de 1.500.000 em 2008

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6 6 Medidores de energia elétrica Mercado interno: – 3,2 milhões de medidores/ano – Em 2008: 60 % de eletrônicos (previsto) Dados da Abradee: – Número de consumidores (dez/2007): 60 milhões – Crescimento em 2008 (4%): 2,4 milhões – Mercado de substituição: de 700 mil a 1 milhão

7 7 Facilidades Grupo B direto – Energia ativa e reativa, saída para energia ativa Grupo B indireto – Energia ativa e reativa, saída para energia ativa e diferenciação horária

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10 10 Facilidades Grupo A – Energia ativa, reativa indutiva e capacitiva, demanda ativa e reativa, tensão, corrente, fator de potência, UFER, DMCR, diferenciação horária e sazonal (THS), memória de massa, telemetria (GPRS, PLC, Zigbee, outras), para falta de energia (bateria ou supercap), relógio e calendário

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13 13 Google PowerMeter Project http://www.google.org/powermeter/  What Google is Doing –Google PowerMeter, now in prototype, will receive information from utility smart meters and energy management devices and provide anyone who signs up access to her home electricity consumption right on her iGoogle homepage. The graph shows how someone could use this information to figure out how much energy is used by different household activites.

14 14 Analyze: Get better information about how you use energy and what you can do to be more efficient. Save: Reduce your energy bills and carbon footprint by making smart decisions about your energy use. Share: Strike up a little friendly competition to see how your energy consumption compares to your friends and neighbors.

15 15 Google Power Meter

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17 17 Ecometer display (source: Landis & Gyr) Disaggregated Data - Sentec and Navetas Energy Management Ltd

18 18 Fonte Landys Gir

19 19 Types of feedback instruments tested in the UK trial with the number of participants

20 20 Integração – Energia, Água e Gás

21 21 Desagregação de Carga http://www.enetics.com/prod-LDS1070.html

22 Tarifas - Custos

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27 Tarifa social de baixa renda

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30 REAJUSTES TARIFÁRIOS Reajuste tarifário anual - O objetivo do Reajuste Tarifário Anual (IRT) é restabelecer anualmente o poder de compra da receita obtida pelo concessionário. Revisão tarifária periódica - tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão (geralmente de 4 anos), o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Revisão tarifária extraordinária - por meio do qual a ANEEL, poderá, a qualquer tempo, por solicitação da empresa de distribuição e quando devidamente comprovada, proceder a revisão das tarifas, visando manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, caso haja alterações significativas nos custos da empresa de distribuição, incluindo as modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais ou encargos de uso das redes elétricas que possam ser estabelecidos durante o período.

31 TARIFAS B1 - Residencial (R$/kWh) 2013

32 Revisão tarifária anual o fator X - índice fixado pela ANEEL na época da revisão tarifária. Sua função é repartir com o consumidor os ganhos de produtividade da concessionária, decorrentes do crescimento do número de unidades consumidoras e do aumento do consumo do mercado existente, o que contribui para a modicidade tarifária.

33 Revisão tarifária periódica Esse mecanismo se diferencia do reajuste anual por ser mais amplo e levar em conta todos os custos, investimentos e receitas para fixar um novo patamar de tarifa, adequado à estrutura da empresa e ao seu mercado. Para obter um resultado que não dependa apenas das informações fornecidas pela própria distribuidora, o que poderia contaminar o processo de revisão, a ANEELutiliza a metodologia da “empresa de referência”. Trata-se de um modelo teórico que reflete os custos operacionais eficientes de uma concessionária ideal e os investimentos prudentes realizados pela distribuidora para a prestação dos serviços e que terão direito à remuneração das tarifas cobradas dos consumidores. Esse investimento é chamado de Base de Remuneração.

34 Outras Informações na Conta de Luz


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