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Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = 32.608 Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.

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1 Ampla Energia e Serviços

2 Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = 32.608 Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda = 700 mil 66 municípios

3 Concessionária de distribuição  Concessionária de Prestação de Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica -Serviço público prestado por concessão (lei 8.987 – Lei das Concessões)  Atividade regulada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) ‏ -Contrato de Concessão (005/96) ‏ -Parâmetros de qualidade: Serviço definido pela ANEEL e submetido a fiscalização -Tarifas (custos + remuneração): calculadas pela ANEEL  Representante de todo o setor elétrico para o consumidor

4 Fluxo Econômico se inicia na distribuição... TRANSMISSÃO DISTRIBUIÇÃO GERAÇÃO CONSUMIDOR R$ Consumo de Energia x Tarifa... e remunera todo o setor elétrico 25% 5% Impostos Encargos 47% 23%

5 5 Tarifas Médias dos Serviços Públicos Fontes: IBGE 113,9% 108,5% 104,4% 104,0% 95,9% 93,2% 87,6% 80,6% 75,2% 64,7% 55,1% 0% 20% 40% 60% 80% 100% 120% Taxa de água e esgoto Ônibus urbano Ônibus intermunicipal Gás de bujão IGPM Energia elétrica Plano de saúde Metrô Telefone fixo IPCA Gasolina Evolução - 2001/2008 (IBGE)‏

6 Tributos e Encargos Setoriais Fonte: CVM, Abradee Redução do Custo da Distribuição foi minimizada pelo aumento dos custos não-gerenciáveis (Encargos e Tributos)‏ 546,4% 287,9% 218,9% 189,7% 131,6% 138,7% 89,0% 0% 100% 200% 300% 400% 500% 600% Encargos Setoriais TributosGeração + Transmissão Tarifa MédiaDistribuiçãoIGP-MIPCA Variação entre 1998-2006 Ampla em 2007 IGP-M: 3,66% Reajuste: -4,1%

7 Resultado do Reajuste Tarifário da Ampla Fatores de influencia no Reajuste Tarifário de 2008: Compra de Energia 6,5% Encargos Setoriais 1,75% Reajuste Total 10,95% Inflação (IGPM : 8,7%) ‏ 2,7%

8 Composição da Tarifa paga pelo Consumidor Destino dos Recursos arrecadados na Conta de Luz Tributos e Impostos Energia e Transporte Encargos Setoriais 40% 7% 30% 12% 6% 5% Despesa Pessoal e Material Reposição Investimento Remuneração

9 Conta de Luz - Consumidor Residencial Consumo = 100kwh Consumidor Baixa Renda Conta de Luz R$ 38,45 Consumidor Residencial Normal Conta de Luz R$ 58,48 - 34%

10 Crescimento do Número de Clientes Evolução – Número de Clientes 40% 200 mil clientes conectados nos últimos 4 anos Universalização 99.8% dos domicílios atendidos

11 Evolução dos Investimentos Após a privatização foram investidos mais de 3 bilhões de Reais

12 Perdas atingem menor nível em sete anos Perdas de Energia Valores 12 meses Meta 2008 19,19% 23,6% 22,8% 22,1% 20,4% 19,91% 20032004200520062007 -3,73pp

13 Melhoria da Qualidade de Fornecimento Horas/ano sem energia Freqüência de Interrupção de energia 22,21 19,81 19,70 16,54 14,47 20032004200520062007 17,02 14,37 13,55 11,55 10,64 20032004200520062007 Renovação da Rede de distribuição Rapidez no atendimento

14 Reconhecimento da Sociedade Vencedora na Categoria: Ações de Responsabilidade Social Ampla – Finalista do Prêmio ABRADEE 2007 3º lugar na categoria de Gestão da Qualidade Ampla entre as 150 Melhores empresas para se trabalhar Selo de certificação Empresa Amiga da Criança Duas vezes premiada pela excelência em serviços ao cliente

15 José Alves Mello Franco Diretor de Regulação Muito Obrigado


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