A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA ELEITORAL EM REDES SOCIAIS: INCLUSAO DA ANÁLISE DE NOVAS DIMENSÇÕES AUTORES: RENATO MIRANDA FILHO, JUSSARA M. ALMEIDA, GISELE L. PAPPA IF707 –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA ELEITORAL EM REDES SOCIAIS: INCLUSAO DA ANÁLISE DE NOVAS DIMENSÇÕES AUTORES: RENATO MIRANDA FILHO, JUSSARA M. ALMEIDA, GISELE L. PAPPA IF707 –"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA ELEITORAL EM REDES SOCIAIS: INCLUSAO DA ANÁLISE DE NOVAS DIMENSÇÕES AUTORES: RENATO MIRANDA FILHO, JUSSARA M. ALMEIDA, GISELE L. PAPPA IF707 – SEMINÁRIOS EM IA (2016.1) ALUNO: JOSÉ RODOLFO DE LIMA FARIAS

2 ROTEIRO Introdução Método Preparação dos dados Análise de sentimento Caracterização comportamental Resultado Conclusão

3 INTRODUÇÃO Como funciona uma pesquisa eleitoral hoje? 1. Questionário 2. Treinamento 3. Coleta de dados 4. Checagem 5. Processamento 6. Análise

4 INTRODUÇÃO Abordagem antiga: - Contagem simples

5 MÉTODO Preparação dos dados Análise de sentimento Caracterização comportamental Resultado estimado

6 PREPARAÇÃO DOS DADOS Cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo Termos identificadores 200 tweets 10 semanas Aproximadamente 1,3 milhões de tweets 222 mil usuários

7 ANÁLISE DE SENTIMENTO Dicionário léxico - Apoio, Voto, Ladrão, Corrupto. Algoritmo supervisionado - 200 tweets, 2000 tweets Análise de polaridade

8 CARACTERIZAÇÃO COMPORTAMENTAL Spammers Jornalístico

9 RESULTADO

10 CONCLUSÃO Vantagens : Redução de custos associados Não direcionamento da resposta Maior escalabilidade Desvantagens : Taxa de acerto

11 DUVIDAS


Carregar ppt "PESQUISA ELEITORAL EM REDES SOCIAIS: INCLUSAO DA ANÁLISE DE NOVAS DIMENSÇÕES AUTORES: RENATO MIRANDA FILHO, JUSSARA M. ALMEIDA, GISELE L. PAPPA IF707 –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google