Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNeusa Franco de Mendonça Alterado mais de 8 anos atrás
1
PESQUISA ELEITORAL EM REDES SOCIAIS: INCLUSAO DA ANÁLISE DE NOVAS DIMENSÇÕES AUTORES: RENATO MIRANDA FILHO, JUSSARA M. ALMEIDA, GISELE L. PAPPA IF707 – SEMINÁRIOS EM IA (2016.1) ALUNO: JOSÉ RODOLFO DE LIMA FARIAS
2
ROTEIRO Introdução Método Preparação dos dados Análise de sentimento Caracterização comportamental Resultado Conclusão
3
INTRODUÇÃO Como funciona uma pesquisa eleitoral hoje? 1. Questionário 2. Treinamento 3. Coleta de dados 4. Checagem 5. Processamento 6. Análise
4
INTRODUÇÃO Abordagem antiga: - Contagem simples
5
MÉTODO Preparação dos dados Análise de sentimento Caracterização comportamental Resultado estimado
6
PREPARAÇÃO DOS DADOS Cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo Termos identificadores 200 tweets 10 semanas Aproximadamente 1,3 milhões de tweets 222 mil usuários
7
ANÁLISE DE SENTIMENTO Dicionário léxico - Apoio, Voto, Ladrão, Corrupto. Algoritmo supervisionado - 200 tweets, 2000 tweets Análise de polaridade
8
CARACTERIZAÇÃO COMPORTAMENTAL Spammers Jornalístico
9
RESULTADO
10
CONCLUSÃO Vantagens : Redução de custos associados Não direcionamento da resposta Maior escalabilidade Desvantagens : Taxa de acerto
11
DUVIDAS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.