A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma nova metodologia para uma nova escola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma nova metodologia para uma nova escola"— Transcrição da apresentação:

1 Uma nova metodologia para uma nova escola

2 Instituto Paulo Montenegro
Organização sem fins lucrativos criada pelo IBOPE Brasil em , para desenvolver e executar projetos na área de Educação. SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

3 ONG Ação Educativa Organização sem fins lucrativos que atua há 10 anos na área de educação e juventude no Brasil. SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

4 Programa “Nossa Escola Pesquisa sua Opinião”
Uso da pesquisa de opinião, como instrumento pedagógico, em escolas públicas: ensino fundamental ensino médio cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

5 Práticas educativas inovadoras
Promove atividades pedagógicas centradas nos professores e alunos, como sujeitos do processo educativo. SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

6 Práticas educativas inovadoras
motivação: torna o processo de aprendizagem mais interessante para o aluno protagonismo: o aluno é autor de seu próprio aprendizado contextualização: o conhecimento se constrói a partir do universo do aluno e ganha significado SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

7 Práticas educativas inovadoras
integração da escola e comunidade: A realização dos projetos de pesquisa promove relação entre escolas; relação escola e organizações locais; A escola como um centro irradiador de educação e de ação cultural SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

8 Painel de Apresentação
Como trabalhamos? Painel de Apresentação Convite para adesão Oficina de Formação Inicial Vivência da metodologia NEPSO Encontros de Assessoria Nas etapas da pesquisa SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

9 Congresso IBOPE UNESCO
Como divulgamos? Evento na escola Divulgação dos resultados Seminário Regional Socialização entre escolas Congresso IBOPE UNESCO Encontro nacional daqueles que realizaram projetos de pesquisa durante o ano letivo Parceria: Unesco Brasil SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

10 O início em 2000 projeto-piloto Pólo São Paulo: Pólo Rio de Janeiro:
Cidade: São Paulo Parceria: ONG Ação Educativa 01 escola pública na Zona Leste Pólo Rio de Janeiro: Cidade: Rio de Janeiro Parceria: Idéias Futuras 01 escola pública no centro antigo SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

11 A disseminação: 2001 Pólo Rio Grande do Sul Pólo Pernambuco
Cidades: Porto Alegre e Caxias do Sul Parceria: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pólo Pernambuco Cidades: Recife Parceria: Centro de Cultura Luís Freire

12 I Congresso IBOPE UNESCO
A disseminação: 2002 Pólo Virtual Site: reúne textos, banco de projetos, vídeos, notícias, gráficos, serviços, análises, opiniões, entrevistas etc I Congresso IBOPE UNESCO Em São Paulo, reuniu professores e alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, governo, universidades e ONGs.

13 A disseminação: 2003 Pólo Minas Gerais Núcleo Mauá
Cidade: Belo Horizonte Parceria: Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Núcleo Mauá Cidade: Mauá/ SP Parceria: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Mauá

14 A disseminação: 2004 Núcleo Araraquara Núcleo Rio Bonito
Cidade: Araraquara/SP Parceria: Professor Thomas Suzuki Núcleo Rio Bonito Cidade: Rio Bonito/RJ Parceria: Professora Fabiana Ronzani

15 A disseminação: 2004 Núcleo Sergipe Núcleo Brasília
Cidade: Laranjeiras Parceria: Instituto Votorantim/ Cimesa Núcleo Brasília Cidade: Planaltina Parceria: WWF Núcleo Capão Bonito Cidade: Capão Bonito Parceria: Instituto Votorantim/ VCP Florestal

16 NEPSO na Argentina Com especial apoio da UNESCO, o IPM iniciou contato com outros países para disponibilização da metodologia NEPSO. Contatos com IBOPE Argentina Articulação com educadores e instituições de educação argentinas Oscar Garcia, da Universidade de San Martin, apresentou o projeto para um grupo de educadores.

17 Estudantes Mais de 10 mil alunos de escolas públicas do Brasil já utilizaram a metodologia.

18 Projetos de Pesquisa Mais de 249 projetos de pesquisa de opinião foram realizados nas escolas da rede pública de ensino.

19 Alguns títulos de pesquisas realizadas
Drogas: vício ou diversão? (SP) Brasil sem preconceito! (SP) Gravidez na adolescência: o que eu tenho a ver com isso? (RS) Violência: você já parou para pensar?(SP) TV: influi em mim?!?! (SP) Trabalho Infantil: escravidão (SP) São Paulo: um dia um pequeno colégio, hoje uma grande cidade.(SP) Cartas: é coisa do passado?(SP)

20 Alguns títulos de pesquisas realizadas
Relação pais e filhos (PE) A imagem da mulher na telenovela (MG) Problemas no transporte coletivo em Belo Horizonte e na Grande BH (MG) Torcidas Organizadas (SP) Racismo: imaginário coletivo (SP) Drogas: esse problema também é seu (SP) Doação de Órgãos: mitos e realidade (SP) A importância da leitura na aprendizagem (RS)

21 Publicações NEPSO: Manual
Para orientar, inspirar e desafiar os professores a realizarem projetos de ensino com pesquisas de opinião.

22 Publicações NEPSO: Diário
É uma publicação direcionada para os jovens pesquisadores. Adaptado do Manual do Professor, pela escritora de textos infanto juvenis, Januária Alves, o livro tem o formato de um diário de campo. Uma jovem pesquisadora registra sua experiência e descobertas ao participar do desenvolvimento de um projeto de pesquisa.

23 Publicações NEPSO: Boletim
O boletim SUA OPINIÃO, informativo bimestral dirigido aos participantes do programa NEPSO, no Brasil, já está em sua décima segunda edição.


Carregar ppt "Uma nova metodologia para uma nova escola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google